Muita gente pergunta

Orson Peter Carrara

 

            É comum a interrogação sobre notícias do além. Alguns com ironia, outros com saudade, outros crédulos e mesmo incrédulos, muitos por curiosidade e alguns com vivo e salutar questionamento sobre tais possibilidades.

            O assunto é grave porque sempre há os charlatães de plantão e a ocorrência infeliz  dos pseudo-médiuns, ingênuos ou declarados, explorando a credulidade popular, causando decepções, instigando uma falsa imagem da realidade das manifestações mediúnicas e pior: prestando um desserviço à causa humanitária do esclarecimento e da harmonia social.

            A imortalidade da alma é palpável, real. Atingidos pela chamada “perda” de um ente querido – no fenômeno biológico da morte –, é natural que aquele que ficou e permanece saudoso ou aflito por notícias, queira ter informações daquele que partiu, especialmente nas ocorrências inesperadas e muitas vezes trágicas dos acidentes e enfermidades fulminantes. E surge a inevitável pergunta: posso ter notícias de fulano ou fulana?

            A ausência de conhecimento sobre a questão leva, muitas vezes, à procura de pessoas despreparadas, ingênuas, mal-intencionadas ou aos conhecidos exploradores da fé, com desdobramentos lamentáveis.

            Afinal, quem já partiu pela morte pode dar notícias? Sim, pode! Mas é necessário levar em conta vários fatores. Não é tão simples quanto parece.

            Valho-me de preciosa orientação da inesquecível médium Yvonne do Amaral Pereira (sugiro ao leitor pesquisar a rica biografia) que informou: “(...) Temos que levar em consideração o que os espíritos nos ensinam. A maioria dos desencarnados tem um período de perturbação no mundo espiritual, que pode durar semanas, meses... ou anos. Cada retorno para o Além tem suas características próprias. (...) Infelizmente, na busca ansiosa em que se encontram, poderão deparar-se com médiuns que se prestem a atendê-lo, dando-lhes mensagens escritas por eles mesmos, nem tanto por serem mistificadores ou interesseiros, mas por quererem minorar a dor sentida pelos irmãos. Desculpem-me a franqueza, mas tais mensagens, por não serem autênticas, não conseguirão consolá-los devidamente. (...)”.

            Yvonne se dirige a amigos diante do pedido de sofrida mãe cujo filho havia partido num lamentável acidente. E acrescenta mais adiante, perante as dúvidas e comentários que surgiram: “(...) Preocupo-me com aquilo que eu disse, alertando o casal que saiu daqui, agora há pouco. Vão aparecer pseudomédiuns, tantos nos centros espíritas, como fora deles. Estou antevendo uma fase de muitas mistificações, principalmente por gente ignorante e inescrupulosa, a se aproveitar de pessoas fragilizadas. Vocês sabem que é difícil obter uma comunicação psicografada de um espírito que não adquiriu ainda a lucidez necessária. (...)”.

            A advertência da incomparável Yvonne, em sua postura firme e humilde, é caminho a ser guardado para se evitar decepções dispensáveis nas pseudomensagens atribuídas aos espíritos, que surgem mesmo até como desrespeito ao sofrimento de alguém. Não temos o direito de forjar, iludir, enganar, para satisfazer vaidades ou projetar-se. Toda criatura merece respeito e os centros espíritas e médiuns devem levar em consideração a prudência que recomenda o Espiritismo diante também das notícias do além, onde igualmente estão os que iludem e buscam tirar proveito de criaturas fragilizadas. O valioso trecho, parcial, foi extraído do extraordinário livro Yvonne – a médium iluminada (capítulo 17 – O Amor que consola), de Gerson Sestini, com edição do CELD, e que poderá ser encontrado em nossas distribuidoras. Gerson conviveu com Yvonne por muitos anos e sua obra apresenta momentos peculiares dessa convivência, com casos, exemplos, advertências, experiências e lutas da conhecida e incomparável médium, que deixou valioso acervo de conhecimentos em suas valiosas obras.

            Entre os fatores que dificultam uma comunicação do além estão: a) preparo e condições do comunicante; b) preparo e condições do médium; c) local e ambientes adequados; d) necessidade e utilidade da comunicação; e) mérito dos envolvidos, entre outros.

            Não é tão simples quanto parece e é preciso prudência e cuidado com os aproveitadores. E melhor ainda é aguardar a notícia espontânea, que surge inesperada. Estudemos o assunto para evitar decepções e mais auxiliar as pessoas atingidas pela dor da separação. O tema não pode nem deve ser tratado com negligência e sem conhecimento! Ele merece respeito.  

 

 

Orson Peter Carrara (Matão/SP) é membro da Rede Amigo Espírita

Escritor e orador espírita. Constultor Editorial residente em Matão/SP, Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais.  Autor dos livros "Causa e Casa Espírita" "Espíritos - Quem são? O que fazem? Onde estão? Por que nos procuram?", seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Seu site www.orsonpcarrara.com.br

e-mail: orsonpeter@yahoo.com.br

Blog: http://orsonpetercarrara.blogspot.com/

Exibições: 1671

Respostas a este tópico

Agradecimentos Orson! e que DEUS te fortifique no trabalho que desenvolves !!

Muito exclarecedor o texto, fico muito feliz em poder ter a oportunidade!! parabéns ao irmão Orson Peter.

Parabéns pela bela postagem.Muito feliz na colocação mã/filho,pois é comum o desespero de qualquer mãe querer se comunicar c filho logo após o seu desecarne.paz,amor e luz!!

Quem é verdadeiro seguidor da Doutrina e aprendeu a respeitar os seus mais nobres representantes, como a querida D. Yvone, não teria coragem de desafiar a Lei,porque estaria buscando para sí mesmo terrível sofrimento. Infelizmente, como em todos os segmentos do conhecimento humano, os charlatães se infiltram buscando tão somente o próprio lucro e satisfação do ego. A eles toda a nossa compaixão e oração, pedindo a Jesus que nos livre de todo o mal.

Muito bom. Serve como alerta àqueles que em tudo acreditam, sem o crivo da auto-análise. Grata.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Últimas atividades

HEWERTON FERNANDES curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
1 hora atrás
Miguel Damato Neto curtiram o evento 5º Encontro Espírita de Inverno de Poços de Caldas de Amigo Espírita
2 horas atrás
ELIAZAR TIAGO SANTOS curtiram o evento Espiritismo e Evangelho de Amigo Espírita
2 horas atrás
Ícone do perfilAngela Nardelli, valdir souza, Jeferson Fraga e mais 2 pessoas entraram em RAE
2 horas atrás
Feeak Minas curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)": https://t.co/qXgqYYo67X
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Amigo Espírita adicionou uma discussão ao grupo Artigos Espíritas
Miniatura

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crisePor Jane Maiolo Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis que o mundo vai atrás dele.  ¹ As anotações contidas no capítulo 12 do versículo 19 do Evangelho de João nos traz o diálogo dos fariseus sobre a infrutífera armadilha de prender Jesus, que dias antes houvera ressuscitado Lázaro, o amigo de Betânia.…Ver mais...
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"O OFENDIDO - pelo espírito Emmanuel" : https://t.co/ULZbhkMu0P
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
PROJETO PARA AJUDAR A REDE AMIGO ESPÍRITA: Saiba mais: https://t.co/KCYLRbXOf1 Apoie o livro em sua PRÉ-VENDA "Car… https://t.co/Uw83kFpDlW
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"PERANTE OS PROBLEMAS DO LAR - (Bezerra de Menezes)" : https://t.co/kTGULqJa62
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"O Hábito de Rotular Pessoas": https://t.co/L5yuF3kmkA
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Alice Moura Costa curtiram a página Regras de Publicação de Amigo Espírita
5 horas atrás
Alice de Paula curtiram o perfil de Alice de Paula
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Os falsos profetas - Evangelho na Rede com Simone Neto, assista pelo youtube https://t.co/EMKDOKDmJU https://t.co/Q4evwuhBF7
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

O Hábito de Rotular Pessoas

O nosso planeta é habitado por vários tipos de criaturas, e entre elas os seres humanos. Plantas e animais apenas vivem.Agem e reagem sobre o meio-ambiente, guiados apenas pelos instintos. Mas o homem existe e pode modificar a sua existência e atuar em seu meio, modificando-o. À medida que o homem evolui ele não apenas existe, mas transcende à própria…Ver mais...
10 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog QUANDO ENTRAMOS EM ESTADO DE “REVOLTA”, FECHA TODA AJUDA DO ALTO. NÃO TEM COMO AJUDAR... de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
20 horas atrás
Jesus Carlos Sanchez Perez e Márcia da Silva Cardoso agora são amigos
20 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Observemo-nos - Palestra com Roberto César Santos assista pelo youtube https://t.co/o2qdr6ZXQ4 https://t.co/hj9v0NhEqv
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
22 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço