REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

O Sexo e o Espírito

“Os Espíritos encarnam como homens ou mulheres, porque não têm sexo. Como devem progredir em tudo, cada sexo, assim como cada posição social, lhes oferece provas, deveres especiais e a ocasião de adquirir experiência.” (1)

A organização sexual é inerente ao corpo biológico, como esclarece a Doutrina (2), que lhe permite a geração de novos corpos, para que os espíritos possam realizar seus progressos no mundo material, e o desenvolvimento humano obedece, física e espiritualmente, uma diretriz, do mais animalizado para o mais espiritualizado:

“Na sua origem, o homem possui instintos; mais avançado e corrompido, possui sensações; mais instruído e purificado, possui sentimentos. No ponto mais delicado e evoluído dos seus sentimentos, surge o amor…” (3)

No trajeto evolutivo as sensações aparecem quando ainda não há razão e conhecimento, sedimentando a paixão pelo prazer físico que a atividade sexual proporciona, fortalecidas pelo egoísmo provocado pelos instintos animalizados, resultando em comportamentos infelizes tais, que provocam prejuízos físicos e emocionais a si mesmo e ao próximo, e todo prejuízo causado deverá ser ressarcido em maior ou menor tempo, por aquele que lhe deu causa.

Mas não é só isso. A alma continua a ter a sua individualidade, mesmo sem o corpo físico:

 “Ela ainda tem um fluido que lhe é próprio, tomado da atmosfera de seu planeta e que representa a aparência de sua última encarnação: seu perispírito(4)

E o Perispírito possui forma determinada e pode ser palpável:

 “… tem a forma que lhe convém. É assim que se apresenta, algumas vezes, nos sonhos, ou quando estais acordados, podendo tomar uma forma visível e até mesmo palpável.” (5)

O Espírito carrega após a morte do corpo físico, na sua configuração perispiritual, todos os reflexos de sua mente, incluindo seus vícios e paixões, com a consequente vontade de satisfazê-las, como atesta o Espírito Santo Agostinho:

“Quando o Espírito deixa a Terra leva consigo as paixões ou as virtudes de sua natureza e vai para o Espaço se aperfeiçoar, ou permanece estacionário até que deseje esclarecer-se.” (6)

 E a satisfação das paixões é buscada pelo espírito tanto no plano espiritual, quanto junto aos encarnados viciosos, em simbiose, conforme nos orienta a Codificação:

 Os Espíritos influem sobre nossos pensamentos e ações?

– A esse respeito, sua influência é maior do que podeis imaginar. Muitas vezes são eles que vos dirigem.(7)

 Pode o homem se libertar da influência dos Espíritos que procuram arrastá-lo ao mal?

– Sim, porque apenas se ligam àqueles que os solicitam por seus desejos ou os atraem pelos seus pensamentos.” (8)

O atual panorama humano mostra, de forma direta e contundente, o quanto o sexo se encontra aviltado e incompreendido pela humanidade, e por isso a sujeita aos mais profundos processos obsessivos, com a participação ativa dos desencarnados junto aos encarnados em suas atividades sexuais infelizes:

“Um Espírito pode momentaneamente entrar no corpo de uma pessoa viva, isto é, se introduzir num corpo animado e agir no lugar daquele que está encarnado?

– O Espírito não entra num corpo como entrais numa casa. Ele se identifica com um Espírito encarnado que tem os mesmos defeitos e as mesmas qualidades para agir conjuntamente; mas é sempre o Espírito encarnado que age como quer, sobre a matéria em que está…” (9)

A cultura humana conhece, de há muito, as figuras espirituais chamados Íncubos e Súcubos (10), que são tidos como espíritos masculinos e femininos, que buscam os encarnados, durante o sono ou mesmo em vigília, tanto por perseguição e tortura, quanto para satisfação de suas paixões infelizes na área do sexo.

As respostas acima, ditadas pelos Espíritos Superiores, atestam a veracidade da existência desses espíritos, e a possibilidade de suas ações. No entanto, sempre estará no encarnado a responsabilidade pela ocorrência, seja pelos vícios desenvolvidos no passado, seja pelos decorrentes de desequilíbrio moral na existência atual.

A propósito, a respeito da inviolabilidade espiritual do ato conjugal, sugerimos a leitura do capítulo treze do livro Missionários da Luz, ditado por André Luiz à Francisco Cândido Xavier.

Dia vem, por força da destinação que a Divina Providência determina, em que as paixões saturam o espírito que a desenvolveu, e então ele buscará o progresso moral desenvolvendo as ações necessárias:

“O homem pode encontrar nos Espíritos uma assistência eficaz para superar suas paixões?

– Se ele orar a Deus e a seu protetor com sinceridade, os bons Espíritos certamente virão em sua ajuda, porque é missão deles. (11)

Como se pode neutralizar a influência dos maus Espíritos?

– Fazendo o bem e colocando toda a confiança em Deus, repelis a influência dos Espíritos inferiores e anulais o domínio que querem ter sobre vós…” (12)

Pode-se por si mesmo afastar os maus Espíritos e se libertar de sua dominação?

– Sempre se pode libertar de um domínio quando se tem vontade firme(13)

Assim sendo, não basta querer o progresso, é preciso fazê-lo acontecer, e isso se dará em maior ou menor tempo, conforme nos propõe o Benfeitor Espiritual Áureo (14):

“No seio augusto do tempo, a mente se angeliza e a forma se transluz. A mente, que se manifesta na matéria, se expressará, um dia, em plena luz. O sexo, que vibra na carne, radiará, um dia, o puro amor.

No regaço insondável dos milênios, a crisálida de consciência acende, humilde, o primeiro raio da coroa de glórias arcangélicas. Os genes cromossomáticos, que partem dos núcleos celulares e do citoplasma, iniciam, com modesta nota, a sinfonia cósmica da comunhão dos querubins.

Atritada pelos problemas e acicatada pelo trabalho, a mente freme na eclosão do conhecimento, para o esplendor da sapiência. Acrisolado pela dor, nos torniquetes da experiência, o sexo emerge, transformado, para as excelsas criações da beleza.

Torna-se a mente em poder; torna-se o sexo em amor. O poder constrói os mundos; o amor os apura e diviniza. A mente se fortalece e expande; o sexo se desdobra e auto completa. Entretanto, só a mente é eterna; o sexo, que a reflete, acaba por ela absorvido.

Dia chega em que só a mente existe, na plenitude da vida, gloriosa de sabedoria e de amor, na comunhão divina. Então, o verme humilde, que se transformara, com o tempo, em homem problema, será, no império do Universo, um príncipe de luz.”

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Referências bibliográficas:

(1) O Livro dos Espíritos, item 202; comentário de Allan Kardec;

(2) Idem, item 201;

(3) O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap XI, item 8;

(4) O Livro dos Espíritos, item 150a;

(5) Idem, item 95;

(6) O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap XIV, item 9;

(7) O Livro dos Espíritos, item 459;

(8) Idem, item 467;

(9) Idem, item 473;

(10) Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dncubo

(11) O Livro dos Espíritos, item 910;

(12) Idem, item 469;

(13) Idem, item 475;

(14) Universo e Vida, Hernani T. Sant’Anna, Espírito Áureo (mensagem completa disponível em:

http://www.bvespirita.com/Universo%20e%20Vida%20 (psicografia%20Hernane%20T.%20SantAnna%20-%20espirito%20Aureo).pdf

Nota do Autor:

Grifos do Autor.

Antônio Carlos Navarro  é membro da Rede Amigo Espírita, estudioso e palestrante espírita. Trabalhador do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto - SP.

e-mail: antoniocarlosnavarro@gmail.com

 

Exibições: 913

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Rosangela Araujo Pereira respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
19 minutos atrás
Ícone do perfilVanda dos reis duarte, Jesus Nogueira Cardoso, Lucimar da Silva Ottoboni Finott e mais 8 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
28 minutos atrás
Eliane Assis Quintão curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
2 horas atrás
Rosangela Araujo Pereira respondeu à discussão Questão 124 de "O Livro dos Espíritos" de Marco Túlio Ferreira Silva
3 horas atrás
Gelson Garcia de Carvalho postou um vídeo

Gelson - Depressão, Ansiedade e Suicídio - Como você pode se ajudar?

Espiritismo e Homeopatia Homeopatia: tratamento para o espírito e para o corpo Reflexões com Jesus - Coletânea de súplicas A fé é a nossa força, a oração é a...
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

"As Doenças podem ser evitadas?", com Alda Maria

Palestra no domingo dia 26 de março de 2017, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com a pesquisadora e médium Alda Maria de Belo Horizonte-MG. Ela abordou o tema "As Doenças podem ser evitadas?". Alda faz parte do…
4 horas atrás
Adelmar Oliveira postou um vídeo

Fernando Ben explica sobre as Cartas de Fátima em Belo Horizonte

Filmagem e edição em Belo Horizonte: David Silva. Site das Cartas de Fátima: www.cartasdefatima.com.br
4 horas atrás
Vicente de Paula Cardoso postou um vídeo

Nova Era 13 Março 2017

3º Programa Nova Era, realização AME Aliança Municipal Espírita de Divinópolis, MG Brasil.
4 horas atrás
Feeak Minas postou vídeos
4 horas atrás
The Spiritist Psychological Soci postou um vídeo
4 horas atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou um vídeo

HÉLIO TINOCO REIS - " TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA " - 21/03/2017 - Irmão Tomé - Vitória/ES

Palestra de HÉLIO TINOCO REIS, em 21/03/2017, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé. em Vitória/ES.
4 horas atrás
Ícone do perfilRede Amigo Espírita via Facebook
Facebook4 horas atrás · Responder
Lygia dos Santos R.Brusselmans curtiram o evento Mensagens Mediúnicas - Psicografias e Psicofônias de Amigo Espírita
4 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
5 horas atrás
Ícone do perfilCristiane de Paula Magaldi e Walfrido Joaquim Monteiro Franco estão participando do evento de Carlos Pretti - SCEE
Miniatura

“Bem Aventurados os Brandos e Pacíficos”, com Luiz Pretti Leal ao vivo no Canal 4 em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

2 abril 2017 de 9 a 10:15
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa
7 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de TANIA REGINA SANTOS GARCIA
7 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Vitor Bellini
7 horas atrás
Marcelo Fernandes respondeu à discussão Questão 124 de "O Livro dos Espíritos" de Marco Túlio Ferreira Silva
12 horas atrás
Marcelo Fernandes respondeu à discussão Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo? de Jandyra Helena
12 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço