REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Penitenciárias – Orson Peter Carrara

Coincidindo com a crise prisional no país, encontro na sabedoria de Amália Domingo Soler, no fabuloso livro A Luz do Caminho, que está esgotado e logo estará reeditado, o notável capítulo A Eterna Justiça, que parece foi escrito para a atualidade do país, embora escrito há mais de um século. Faço aqui pequenas transcrições parciais do citado capítulo:

1)     Você então acredita que com suas prisões se consegue a cura do criminoso? É um equívoco gravíssimo, porque, como regra geral, seus condenados são homens quando entram nos calabouços, mas ali se convertem em feras indomáveis (...);

2)     (...) se dobram o corpo sob o poder do chicote, não dobram seu Espírito, pois continuamente se está vendo que os crimes mais terríveis, que os atentados mais cruéis, que o ódio mais concentrado, quem os sente ou os comete?

3)     Eis como funciona a corrigenda de um criminoso de ontem, e não é porque seja um monstro da iniquidade, mas porque matou, sem estudar a natureza do seu crime, as leis o condenaram a alguns anos de prisão.

4)     (...) entrou na prisão aturdido, surpreso e assustado por sua própria obra; entrou como aprendiz, como se costuma dizer, na oficina dos crimes e saiu mestre consumado, o que prova que seus castigos violentos produzem um resultado completamente negativo, o que não ocorreria se os criminosos fossem tratados como se tratam os enfermos.

5)     (...) embora falte muito para que os enfermos pobres sejam tratados nos hospitais com as considerações e atenções devidas, não os golpeiam e não os submetem a continuados jejuns para curar suas doenças; dão-lhes medicamentos, alimentos, fazem operações que, conquanto dolorosas, têm por objetivo separar o membro gangrenado do resto do corpo, para que este se conserve saudável.

6)     Ora, se assim tratam as enfermidades do organismo, com relativo acerto e com o sadio desejo de conseguir a cura completa, por que não fazem o mesmo com as enfermidades da alma?

7)     Que vocês pensam que são os criminosos? (...) cada um deles apresenta distinta enfermidade (...) quanta diferença existe na origem da criminalidade!

8)     Curar a doença por meio de um tratamento geral é como se num hospital cheio de enfermos, cada um com sua doença particular, dessem a todos o mesmo medicamento, pretendendo que se curasse com o mesmo remédio o tuberculoso incurável e aquele que somente tivesse uma leve febre.

9)     Dia chegará (...) em que suas horríveis prisões serão substituídas por casas de saúde, onde os criminosos serão julgados, não por juízes, mas por sábios psiquiatras, e cada ser que cometa um delito será um livro aberto no qual o médico encarregado de sua cura lerá constantemente.

10)  A doçura é o modo de corrigir os culpados; (...) os crimes diminuirão à medida que os criminosos sejam considerados doentes em estado gravíssimo que necessitam de especiais cuidados e múltiplas atenções, e de alguém que os ensine a trabalhar e, o que é mais difícil, a amar o trabalho (...)

11)  Que diferentes resultados obterá o sistema penitenciário de que se fará uso nos séculos vindouros!

Nossas autoridades precisam conhecer uma sábia orientação dessa natureza. O império do materialismo, da indiferença e o predomínio do egoísmo formam esse quadro complexo que estamos enfrentando no país. Daí a imperiosa necessidade da expansão da visão imortalista da vida, que não se resume a algumas décadas nesse corpo frágil que utilizamos.

Concluo com trecho no final do capítulo: “(...) eduquem-nos (...) para que comecem a ser úteis a seus semelhantes, porque toda água que se dá aos sedentos, encontra-la-ão depois em gotas de precioso bálsamo que lhes servirá mais tarde de alimento e vida (...)”.

Não é o grande desafio da nação? Até onde vamos com nossa indiferença? Multiplicam-se os condenados e penitenciárias, esquecidas as autoridades do poder da educação (e sua estrutura, claro!) Que, curiosamente, começa em casa, antes do berço, no aconchego familiar, no exemplo dos pais e no Evangelho do Cristo, único capaz de formar autênticos homens de bem.

 

 

Autor:

 

Orson Peter Carrara (Matão/SP) é membro da Rede Amigo Espírita

Escritor e orador espírita. Constultor Editorial residente em Matão/SP, Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais.  Autor dos livros "Causa e Casa Espírita" "Espíritos - Quem são? O que fazem? Onde estão? Por que nos procuram?", seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Seu site www.orsonpcarrara.com.br

e-mail: orsonpeter@yahoo.com.br

Blog: http://orsonpetercarrara.blogspot.com/

 

 

Exibições: 495

Respostas a este tópico

boa    tarde    SR    Orson      muito    certo    a    educaçao    começa     no   lar    ensinar    os    filhos    que    teem    de   trabalhar    para    ganhar    seu    pao     ensinar    os    valores    morais    assim    seria    melhor    cada    ser    humano    gostei    deste   texto    obrigada    bençoes    de   Jesus    em    seu    caminho

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Elciene Maria Tigre Galindo comentou o evento “A contribuição de Kardec para o autoconhecimento”, cosme Cosme Massi de Carlos Pretti - SCEE
6 horas atrás
Ícone do perfilElciene Maria Tigre Galindo e Diovani Souza estão participando do evento de Carlos Pretti - SCEE
Miniatura

“A contribuição de Kardec para o autoconhecimento”, cosme Cosme Massi em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

20 agosto 2017 de 9 a 10:15
6 horas atrás
Elciene Maria Tigre Galindo curtiram o evento “A contribuição de Kardec para o autoconhecimento”, cosme Cosme Massi de Carlos Pretti - SCEE
6 horas atrás
Raul Barroquelo curtiu o vídeo de Amigo Espírita
7 horas atrás
Cyntia Freitas entrou no grupo de Amigo Espírita
7 horas atrás
Cyntia Freitas entrou no grupo de Acacia Maria Picoli
7 horas atrás
Cyntia Freitas entrou no grupo de Amigo Espírita
7 horas atrás
Cyntia Freitas entrou no grupo de Amigo Espírita
7 horas atrás
Ícone do perfilCLEUNICE FREITAS, Andréa Stambassi Souza, Silvana Rodrigues e mais 5 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
8 horas atrás
Elizabete Cota curtiu a postagem no blog QUEM FOI O ESPÍRITO DE DOM PEDRO II? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
João Luiz do Rego Monteiro curtiram o perfil de João Luiz do Rego Monteiro
8 horas atrás
Nadia Rosangela e Dete laporte agora são amigos
8 horas atrás
Cidinha Mota curtiram o perfil de Cidinha Mota
8 horas atrás
NILO DAMASCENO REZENDE curtiu a postagem no blog QUEM FOI O ESPÍRITO DE DOM PEDRO II? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
9 horas atrás
Juarez Pereira da Costa comentou a postagem no blog As expressões “Kardecismo” e/ou “kardecista” não devem ser desestimadas (Jorge Hessen) de Carlus Martel
9 horas atrás
Paulo Fernando Alves de Farias curtiu a postagem no blog QUEM FOI O ESPÍRITO DE DOM PEDRO II? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
10 horas atrás
Cyntia Freitas curtiram a discussão MEDIUNIDADE TORTURADA de Amigo Espírita
10 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “A contribuição de Kardec para o autoconhecimento”, cosme Cosme Massi de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Juarez Pereira da Costa respondeu à discussão Questão 124 de "O Livro dos Espíritos" de Marco Túlio Ferreira Silva
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/rD2LyAXxO5
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço