Quem foi o professor Rivail?

Orson Peter Carrara 

 

            A pergunta surgiu espontânea naquele pequeno grupo há pouco tempo formado. Ela assustou o visitante, que não imaginava uma informação histórica tão importante fosse ignorada pelo grupo todo, pois que os demais não souberam também responder.

            A ocorrência, contada por uma amiga, chamou-me a atenção. Percebi outro ângulo de abordagem também necessária e sempre oportuna. Vamos, então, a uma abordagem rápida e compacta.

            Muitos já ouviram falar, outros talvez ignorem totalmente, mas a verdade é que a personalidade cujo aniversário é comemorado na primeira semana de outubro ainda é um ilustre desconhecido. Imaginam que ele foi algum místico, líder religioso ou algo parecido. Chegam a pensar que fundou alguma religião e muitas vezes o desprezam completamente, justamente por desconhecê-lo. Na verdade, ele foi respeitado professor em sua época.

    Homem de princípios rígidos, educado em famoso instituto educacional da Suíça, observador atento que buscava razões para fatos e acontecimentos, criterioso pesquisador e comportamento avesso a práticas místicas ou fantasiosas. Ao mesmo tempo, porém, personalidade bondosa que chegou a fundar cursos gratuitos para pessoas carentes. Publicou inúmeros livros em sua área profissional, que foram inclusive adotados pelo governo, e tornou-se respeitável figura da sociedade de sua época.

Casado e sem filhos, aos cinquenta anos foi levado por amigos a observar estranhos fenômenos que se tornavam moda na França. 

Incrédulo a princípio, aplicou os métodos que usava como sério pesquisador e através da observação e da experimentação, concluiu pela existência dos espíritos como agentes dos estranhos fenômenos. Dedicou-se a estudar tais fenômenos, percebendo neles um mundo novo que se abria aos horizontes humanos, com a constatação plena da imortalidade da alma após a morte do corpo e a possibilidade do intercâmbio entre os chamados mortos com os chamados vivos através da mediunidade. Revelações antes já anunciadas por Jesus e ora estudadas com a profundidade que o assunto merece.

De posse de informações e pesquisas, colhidas de manifestações recebidas em diversos lugares do mundo, simultaneamente e por pessoas desconhecidas entre si, além do trabalho pessoal dele próprio nesse campo de pesquisa, publicou a obra O Livro dos Espíritos, obra basilar da Codificação Espírita, que surgiu em Paris, França, no dia 18 de abril de 1857. A partir daí, publicou outras obras que se seguiram, fundou uma revista que funcionava como verdadeiro laboratório de pesquisas, fundou ainda uma sociedade para reunir os interessados em estudar e pesquisar os mesmos assuntos e tornou-se o Codificador (organizador) do Espiritismo, ou seja aquele que organizou os ensinos trazidos pelos espíritos.

Poliglota, homem dotado de muita cultura, e essencialmente um pesquisador, Hippolyte Leon Denizard Rivail nasceu em Lion, na França, no dia 3 de outubro de 1804 (data que ora lembramos) e ao publicar as obras da Codificação Espírita, adotou o pseudônimo de Allan Kardec, como a dizer que aqueles não eram livros de sua autoria, mas fruto dos ensinos dos espíritos, que ele, Rivail, apenas fora o instrumento para organizar e coordenar os assuntos e dar-lhes publicidade. Não foi médium, líder religioso, místico ou qualquer outro título que lhe queiram dar. Apenas um respeitado cidadão francês, de muita cultura e personalidade firme e bondosa, que defrontado com estranhos fenômenos, dedicou-se a pesquisá-los, vencendo inicialmente as barreiras da própria incredulidade, mas sabedor de que ali se encontrava a resposta para as angustias humanas. Esta é a personalidade ímpar de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo.

Orson Peter Carrara (Matão/SP) é membro da Rede Amigo Espírita

Escritor e orador espírita. Constultor Editorial residente em Matão/SP, Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais.  Autor dos livros "Causa e Casa Espírita" "Espíritos - Quem são? O que fazem? Onde estão? Por que nos procuram?", seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Seu site www.orsonpcarrara.com.br

e-mail: orsonpeter@yahoo.com.br

Blog: http://orsonpetercarrara.blogspot.com/

Exibições: 1425

Respostas a este tópico

Imaginem se o nosso Codificador tivesse recusado o chamado, apesar da advertência a ele formulada pelos amigos espirituais, que se ele recuasse DEUS teria cem ( 100 ) homens preparados para a tarefa, vemos que Allan Kardec foi um instrumento fiel a codificação e a Jesus. Por tudo que nos encanta e esclarece esta doutrina as homenagem são devidas com muita honra e respeito a esse grande MISSIONÁRIO.

Rendemos nossa homenagem nesta data a Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo. Esse artigo é muito esclarecedor e realmente nos traz conhecimento, pois creio que muitas pessoas  ao longo dos anos não tiveram acesso a essa valiosa informação sobre a vida de Kardec. Muito obrigada ao Orson Carrara pela colaboração.  

homenegiemos nesta data o homem chamado allan cardec o codificador i grande  esclarecedor da nossa filosofia de grande valor  que nos tras  o grande conhecimentodo nosso  amopr au proximo como a nos mesmos aprendamos  com ele  que tudo fazia com amor a  jesusi faz

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Últimas atividades

Conceição Valadares respondeu à discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
"Grata por este lindo artigo  Vede que nada é proveitoso! Eis que o mundo vai atrás dele”, prossigamos, mesmo que em crises, buscando Jesus, o Cristo, para nossa real transformação. Gratidão!"
4 minutos atrás
Conceição Valadares entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
4 minutos atrás
Conceição Valadares curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
6 minutos atrás
Antonio Carlos Navarro curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
42 minutos atrás
luis conforti junior respondeu à discussão É lícito pedir para não deixar-nos cair em tentação, mas livrar-nos do mal? de Marcelo Pimentel
"Ao amigo André Goes; apenas uma pergunta: se tudo é uma questão de escolha, porq as escolhas são tão diferentes se, segundo a doutrina, todos somos criados perfeitamente iguais? O q é q desfaz aquela…"
1 hora atrás
Marlete Rodrigues dos Santos curtiu a postagem no blog Trajes nos recintos espíritas (Jorge Hessen) de os pae
5 horas atrás
ZELIA D SILVA ROBERTO GIOMETI curtiram a discussão A Transição Planetária - Joanna De Ângeles de Rosemary Cler da Silva
5 horas atrás
ZELIA D SILVA ROBERTO GIOMETI curtiram a discussão ESPIRITUALIDADE E REGENERAÇÃO de Maurício de Araújo Zomignani
5 horas atrás
ZELIA D SILVA ROBERTO GIOMETI curtiram a discussão O TITANIC ESPÍRITA NA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de Maurício de Araújo Zomignani
5 horas atrás
ZELIA D SILVA ROBERTO GIOMETI curtiu a postagem no blog SINÔNIMOS ESPÍRITAS de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
6 horas atrás
ZELIA D SILVA ROBERTO GIOMETI curtiu a postagem no blog TIPOS DE MEDIUNIDADE. de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
6 horas atrás
Tassiely Karine Passos curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
6 horas atrás
ZELIA D SILVA ROBERTO GIOMETI curtiram a discussão Questão 124 de "O Livro dos Espíritos" de Marco Túlio Ferreira Silva
6 horas atrás
Zezilda Gomes Santana curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
9 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram a discussão Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estudo 8 - Cap. 6 Cristianismo ( parte 4) - Vinicius Lara - Livro Depois da Morte / Léon Denis assista pelo youtub… https://t.co/iHhXjJSI5K
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Diovani Souza curtiu a postagem no blog O OFENDIDO - pelo espírito Emmanuel de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
18 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog PERANTE OS PROBLEMAS DO LAR - (Bezerra de Menezes) de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
18 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog O Hábito de Rotular Pessoas de PATRIZIA GARDONA
18 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A Revelação Espírita" : https://t.co/U5UegSJ5tZ
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço