São muito justas as alegrias que nos envolvem pela ocorrência sempre grata trazida pelo dia 18 de abril, data comemorativa do lançamento de O Livro dos Espíritos, em 1857na cidade de Paris. A lucidez da obra, o alicerce granítico dos fundamentos que representa e os desdobramentos próprios de sua grandeza oferecem perspectivas inesgotáveis para o progresso intelecto-moral da humanidade.

      Selecionei pequenos trechos em algumas respostas das questões da obra para saudar a data (a numeração que antecede o texto é o número da pergunta no livro):

a)     826 – “(...) Desde que haja dois homens juntos, eles têm direitos a respeitar e não têm mais, por conseguinte, liberdade absoluta”.

b)     837 – “(...) A liberdade de consciência é um dos caracteres da verdadeira civilização e do progresso”.

c)      851 –“(...) para o que é prova moral e tentações, o Espírito, conservando seu livre arbítrio sobre o bem e sobre o mal, é sempre senhor de ceder ou resistir (...)”.

d)     860 – “(...) Ademais, para fazer o bem, como o deve ser, e como isso é o único objetivo da vida, pode impedir o mal, sobretudo aquele que poderia contribuir para um mal maior”.

e)     779 – “(...) nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma forma; é então que os mais avançados ajudam o progresso dos outros, pelo contato social”.

f)       783 – “(...) quando um povo não avança muito depressa, Deus lhe suscita, de tempos em tempos, um abalo físico ou moral, que o transforma”.

g)     784 – “(...) É preciso o excesso do mal para  fazer compreender a necessidade do bem e das reformas”.

h)     785 – “O orgulho e o egoísmo são o maior obstáculo ao progresso”.

i)       793 – “(...) não tereis, verdadeiramente, o direito de vos dizer civilizados senão quando  houverdes banido de vossa sociedade os vícios que a desonram e puderdes viver, entre vós, como irmãos, praticando a caridade cristã (...)”.

Os trechos acima, parciais, foram extraídos dos capítulos Lei de Liberdade eLei do Progresso. Cada item destes é material suficiente para desenvolvimento de teses e reflexões de profundidade, fornecendo ainda conteúdo para debates, encontros, congressos, simpósios e abordagens inesgotáveis, tamanha a riqueza de suas linhas.

Por outro lado, note-se a atualidade de tais conceitos e ensinos. São muito oportunos para o tempo que estamos vivendo, ensejando compreender mais os desafios da atualidade e, ao mesmo tempo, oferecendo roteiros de mudanças para melhorar a sociedade e partir da melhora individual.

Sugiro ao leitor deter-se pausadamente em cada um dos itens, individualmente, pensar e refletir sobre o ensino que trazem e situá-lo na atualidade de nosso tempo com seus desafios imensos e perspectivas que se apresentam à humanidade. Ver-se-á, com clareza, a lucidez de suas afirmações, com ensejo até da elaboração de um programa de autoaperfeiçoamento e igualmente motivador para a coletividade.

Percebe-se, pois, o dever de divulgar tais ensinos. Mas não apenas a divulgação, mas também a inclusão em debates, temas para encontros e estudos e uso nas diversas mídias disponíveis motivando ao grande público, especialmente os que não conhecem o Espiritismo, para essas reflexões na ampliação do conhecimento que sensibilize para as grandes transformações necessárias que todos esperamos.

Saudações, pois, ao 18 de abril, data magna da Doutrina Espírita!

Autor:

Orson Peter Carrara (Matão/SP) é membro da Rede Amigo Espírita

Escritor e orador espírita. Constultor Editorial residente em Matão/SP, Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais.  Autor dos livros "Causa e Casa Espírita" "Espíritos - Quem são? O que fazem? Onde estão? Por que nos procuram?", seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Seu site www.orsonpcarrara.com.br

e-mail: orsonpeter@yahoo.com.br

Blog: http://orsonpetercarrara.blogspot.com/

 

Exibições: 1319

Respostas a este tópico

Para quem conhece e absorve a Doutrina Espírita entronizada pelo "O Livro dos Espíritos" sente que ele é um divisor de águas do conhecimento espiritual em antes e depois. Saudações! 

PARABÉNS, LIVRO BASE DE KARDEC,18 ABRIL, É MOTIVO DE TODOS

ESPÍRITAS ESTAEM FELIZES COM TEXTO, NÓS ACEITAMOS.

ABRAÇOS A TODOS ESPÍRITAS

Que honra participar deste momento tão significativo...

Obrigado amigos e colaboradores da REDE, obrigado caro Orson pelo seu sempre nobre e lúcido contributo pela causa do bem com o auxílio da Doutrina Espírita.

Obrigado ilustre mestre de França, Allan Kardec. Teu Trabalho registrado na Terra, tua Solidariedade para com os indivíduos que somos e tua Tolerância para com todos quantos estiveram em favor à obra da Codificação ou contra ela, são exemplos que sempre estarão conosco. O teu legado, em nome Daquele que te enviou, é o aprimoramento moral dos Espíritos e Almas que habitamos a Terra.

E na citação de Emmanuel (Prefácio da obra "AVE, CRISTO!") digamos:

"Ave, Cristo! os que aspiram à glória de servir em teu nome te glorificam e saúdam!"

E de Alma em festa, pela oportunidade de estarmos aqui na Terra, agradeçamos:

Obrigado Senhor, por ter enviado o apóstolo da Era Nova, ensinando-nos qual o significado verdadeiro do Teu amor.

OBRIGADA PELA MENSAGEM  ADOREI

EU ACHO QUE NO MOMENTO TODOS OS ESTUDOS ESTÃO ESTUDOS DE KARDEC E O EVANGELHO DE JESUS

CONFORME DOUTRINA ESPÍRITA. ACHO QUE NO MOMENTO SÃO DIRETRIZ FEB.

MINHA OPINIÃO. PAZ E LUZ A TODOS

REDE AMIGA ESPÍRITA.

Saudações! O Livro dos Espíritos é magnânimo, atual e imprescindível sua leitura. Grata.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
3 horas atrás
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
3 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiram a discussão Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação. de Wellington Balbo
6 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
6 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira

ENCONTRAMOS EXPLICAÇÕES

           É comum para todos os eventos que acontecem em nossa vida querermos achar explicações. É da natureza humana o ato investigativo, pois que todos nós temos anseios de querer saber o motivo pelo qual determinado fato aconteceu, mesmo que o evento tenha sido com outra pessoa.           Existem situações na vida que embora procuremos esclarecimentos a respeito, não…Ver mais...
17 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Postura Altamente Humanitária – Orson Peter Carrara

Toda cidade tem seu vulto histórico de destaque ou vários, a depender de sua história e origens no tempo. É comum que todos recordemos fatos da infância ou ainda que não tenhamos tido contato direto, até por questão cronológica, mas tenhamos conhecimento das ações e legado deixado por esses homens e mulheres que marcaram época, projetando suas ações no futuro.Vim de…Ver mais...
ontem
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
ontem
Posts no blog por os pae

Implicações da culpa (Jorge Hessen)

Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DFMuitas crianças são induzidas a agir de forma sempre “correta”, conforme o padrão do seu meio ambiente, dos valores éticos, das pressões existentes. Quando a criança é obrigada a fazer as coisas dessa ou daquela maneira, todas as vezes que faz de forma diferente desenvolve a culpa. A…Ver mais...
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Procura-se urgentemente quem ouça. E ouça com atenção! de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Dolorosa advertência de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão O Homem que fizer estas coisas viverás por elas - Estudo (67) Cartas de Paulo de Feeak Minas
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de luciane Duarte de souza
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de André M
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Alberto Neto
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de André Psicologo
quarta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço