São muito justas as alegrias que nos envolvem pela ocorrência sempre grata trazida pelo dia 18 de abril, data comemorativa do lançamento de O Livro dos Espíritos, em 1857na cidade de Paris. A lucidez da obra, o alicerce granítico dos fundamentos que representa e os desdobramentos próprios de sua grandeza oferecem perspectivas inesgotáveis para o progresso intelecto-moral da humanidade.

      Selecionei pequenos trechos em algumas respostas das questões da obra para saudar a data (a numeração que antecede o texto é o número da pergunta no livro):

a)     826 – “(...) Desde que haja dois homens juntos, eles têm direitos a respeitar e não têm mais, por conseguinte, liberdade absoluta”.

b)     837 – “(...) A liberdade de consciência é um dos caracteres da verdadeira civilização e do progresso”.

c)      851 –“(...) para o que é prova moral e tentações, o Espírito, conservando seu livre arbítrio sobre o bem e sobre o mal, é sempre senhor de ceder ou resistir (...)”.

d)     860 – “(...) Ademais, para fazer o bem, como o deve ser, e como isso é o único objetivo da vida, pode impedir o mal, sobretudo aquele que poderia contribuir para um mal maior”.

e)     779 – “(...) nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma forma; é então que os mais avançados ajudam o progresso dos outros, pelo contato social”.

f)       783 – “(...) quando um povo não avança muito depressa, Deus lhe suscita, de tempos em tempos, um abalo físico ou moral, que o transforma”.

g)     784 – “(...) É preciso o excesso do mal para  fazer compreender a necessidade do bem e das reformas”.

h)     785 – “O orgulho e o egoísmo são o maior obstáculo ao progresso”.

i)       793 – “(...) não tereis, verdadeiramente, o direito de vos dizer civilizados senão quando  houverdes banido de vossa sociedade os vícios que a desonram e puderdes viver, entre vós, como irmãos, praticando a caridade cristã (...)”.

Os trechos acima, parciais, foram extraídos dos capítulos Lei de Liberdade eLei do Progresso. Cada item destes é material suficiente para desenvolvimento de teses e reflexões de profundidade, fornecendo ainda conteúdo para debates, encontros, congressos, simpósios e abordagens inesgotáveis, tamanha a riqueza de suas linhas.

Por outro lado, note-se a atualidade de tais conceitos e ensinos. São muito oportunos para o tempo que estamos vivendo, ensejando compreender mais os desafios da atualidade e, ao mesmo tempo, oferecendo roteiros de mudanças para melhorar a sociedade e partir da melhora individual.

Sugiro ao leitor deter-se pausadamente em cada um dos itens, individualmente, pensar e refletir sobre o ensino que trazem e situá-lo na atualidade de nosso tempo com seus desafios imensos e perspectivas que se apresentam à humanidade. Ver-se-á, com clareza, a lucidez de suas afirmações, com ensejo até da elaboração de um programa de autoaperfeiçoamento e igualmente motivador para a coletividade.

Percebe-se, pois, o dever de divulgar tais ensinos. Mas não apenas a divulgação, mas também a inclusão em debates, temas para encontros e estudos e uso nas diversas mídias disponíveis motivando ao grande público, especialmente os que não conhecem o Espiritismo, para essas reflexões na ampliação do conhecimento que sensibilize para as grandes transformações necessárias que todos esperamos.

Saudações, pois, ao 18 de abril, data magna da Doutrina Espírita!

Autor:

Orson Peter Carrara (Matão/SP) é membro da Rede Amigo Espírita

Escritor e orador espírita. Constultor Editorial residente em Matão/SP, Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais.  Autor dos livros "Causa e Casa Espírita" "Espíritos - Quem são? O que fazem? Onde estão? Por que nos procuram?", seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Seu site www.orsonpcarrara.com.br

e-mail: orsonpeter@yahoo.com.br

Blog: http://orsonpetercarrara.blogspot.com/

 

Exibições: 1298

Respostas a este tópico

Para quem conhece e absorve a Doutrina Espírita entronizada pelo "O Livro dos Espíritos" sente que ele é um divisor de águas do conhecimento espiritual em antes e depois. Saudações! 

PARABÉNS, LIVRO BASE DE KARDEC,18 ABRIL, É MOTIVO DE TODOS

ESPÍRITAS ESTAEM FELIZES COM TEXTO, NÓS ACEITAMOS.

ABRAÇOS A TODOS ESPÍRITAS

Que honra participar deste momento tão significativo...

Obrigado amigos e colaboradores da REDE, obrigado caro Orson pelo seu sempre nobre e lúcido contributo pela causa do bem com o auxílio da Doutrina Espírita.

Obrigado ilustre mestre de França, Allan Kardec. Teu Trabalho registrado na Terra, tua Solidariedade para com os indivíduos que somos e tua Tolerância para com todos quantos estiveram em favor à obra da Codificação ou contra ela, são exemplos que sempre estarão conosco. O teu legado, em nome Daquele que te enviou, é o aprimoramento moral dos Espíritos e Almas que habitamos a Terra.

E na citação de Emmanuel (Prefácio da obra "AVE, CRISTO!") digamos:

"Ave, Cristo! os que aspiram à glória de servir em teu nome te glorificam e saúdam!"

E de Alma em festa, pela oportunidade de estarmos aqui na Terra, agradeçamos:

Obrigado Senhor, por ter enviado o apóstolo da Era Nova, ensinando-nos qual o significado verdadeiro do Teu amor.

OBRIGADA PELA MENSAGEM  ADOREI

EU ACHO QUE NO MOMENTO TODOS OS ESTUDOS ESTÃO ESTUDOS DE KARDEC E O EVANGELHO DE JESUS

CONFORME DOUTRINA ESPÍRITA. ACHO QUE NO MOMENTO SÃO DIRETRIZ FEB.

MINHA OPINIÃO. PAZ E LUZ A TODOS

REDE AMIGA ESPÍRITA.

Saudações! O Livro dos Espíritos é magnânimo, atual e imprescindível sua leitura. Grata.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Deixai que venham a mim as criancinhas - Evangelho na Rede com Simone Neto https://t.co/r2kLxGs6gO https://t.co/7UlNRdzurk
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
9 horas atrás
Vanessa Faria entrou no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
Miniatura

Estudando o Livro dos Espíritos

Grupo para estudo e discussão do "Livro dos Espíritos".Sejam bem vindos!Os temas são livres.Ver mais...
17 horas atrás
Vanessa Faria curtiram o evento Estudando o Livro dos Espíritos de Nelson Peixoto de Souza Filho
17 horas atrás
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Dicas de Livros Espíritas

Nada mais relaxante do que ler um bom livro. Este espaço é para divulgar, deixar comentários, dicas, opinar sobre os livros espíritas e indicar alguns lançamentos.   Ver mais...
17 horas atrás
Vanessa Faria curtiram o evento Dicas de Livros Espíritas de Amigo Espírita
17 horas atrás
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Áudios Espíritas

Espaço para divulgação de áudios espiritas, mensagens, reflexões, palestras, programas de rádio, entrevistas, congressos, seminários, etcPara baixar os mp3 e ter acesso é necessário ser membro cadastrado no GrupoVer mais...
17 horas atrás
Vanessa Faria curtiram o evento Áudios Espíritas de Amigo Espírita
17 horas atrás
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Filmes e Documentários

Grupo para postagens de filmes com conteúdo e temas espirituais, retratando a vida após a morte. Este é um espaço para divulgação de filmes Espíritas, Espiritualistas, bem como filmes edificantes, com fundo moral e documentários do gênero. que encontramos na internet.Ver mais...
17 horas atrás
Vanessa Faria curtiram o evento Filmes e Documentários de Amigo Espírita
17 horas atrás
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Estudando Espiritismo

Estudos da Doutrina Espírita para troca de conhecimentos, através de Estudos Semanais em salas de conferênciaparticipe de nosso Grupo no Facebook, acesse:http://www.facebook.com/groups/salaestudandoespiritismo/Ver mais...
17 horas atrás
Vanessa Faria agora é amigo de Jardel Filipe de Carvalho e Fernando José de Araujo
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Consciência Moral - Otávio Tobias Mandrá assista no youtube https://t.co/QZaa3omXjL https://t.co/qtTjr7vqQk
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"O Quanto Basta?" - Programa Momento Espírita com Marcos Cassoni assista no youtube https://t.co/KbyfTOeuN1 https://t.co/UmTeChljhg
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"O Quanto Basta?" - Programa Momento Espírita com Marcos Cassoni assista no youtube https://t.co/KbyfTOeuN1 https://t.co/DahB73Mbpw
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Maria Sílvia Leite curtiram o evento Estudo das Obras de Emmanuel de Amigo Espírita
20 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Santo Agostinho, missionário do Cristianismo e Espiritismo - Fábio Dionisi assista pelo youtube… https://t.co/4Y1NjbsFOY
Twitter21 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Santo Agostinho, missionário do Cristianismo e Espiritismo - Fábio Dionisi assista pelo youtube… https://t.co/DavdhH11le
Twitter21 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
A quem muito foi dado, muito será pedido - Palestra com Afonso Moreira Jr. assista pelo youtube… https://t.co/njRxwDB0d7
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
“Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denílson Ferrara assista pelo youtube… https://t.co/VqZE9TprEI
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço