Transformar é a melhor saída.

 

“No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer ...”

Novo Tempo – Ivan Lins

 

O que separa um ano de outro é apenas um segundo. Um segundo que faz a diferença nas mentes e nos corações humanos, pois renasce a esperança com a sensação de que tudo o mais ficou para trás.

E o que pensamos é determinante na construção dos nossos dias. Na Gênese, no capítulo XIV encontramos a seguinte citação: “ ...São os pensamentos e as palavras que dão vida aos nossos dias.”

Ao pensarmos criamos, logo somos mães e pais de infinitas formas pensamentos. Então pergunto: O que você vem pensando é o que você gostaria que acontecesse em sua vida?

Se a reposta for sim, provavelmente você é um cuidador do pensar, aquele que no princípio de um pensamento ruim, substitui por outro bom mudando de sintonia imediatamente. Significa que o seu vigiai e orai está em ação. Parabéns!

Se a resposta for não ou hesitante significa que você não conserva bons pensamentos e teme por essa realidade. Mas, não é necessário temer, uma vez que essa é a sua realidade. Daí você viver mais ou menos ou ainda, levando. O modo como você vem pensando e agindo não estão fazendo os seus dias felizes. Já que dá trabalho administrar dias assim sofridos, porque não se esforçar num trabalho que trará bons frutos?

Assim, chegamos à chave da solução do problema. Bem, se ao pensar crio coisas ou situações, basta então que eu mude a minha forma de pensar e sentir as coisas e tudo ao meu redor se transforma. Sim, é isso mesmo.

No entanto, não nos enganemos com milagres que ocorrem de uma hora para outra. É necessário vontade e determinação, caso contrário, você vai desistir no segundo dia. E toda e qualquer mudança que estamos dispostos a promover em nossa vida precisamos de no mínimo sessenta dias para que ela tome corpo em nossos hábitos. Caso contrário não vale a pena começar nada, ou você vai viver começando e desistindo. O que são sessenta dias diante da eternidade? São sessenta dias iniciais que vão promover alegria e paz em sua vida.

Passado os sessenta dias você já está mais confiante, pois começa ver alguns resultados. E então o problema está resolvido? Não. Agora vem outra etapa de suma importância. Vamos ter que regar a semente diariamente a fim de que deem frutos, ou seja, vigie o que vai em sua mente  e em seu coração e ore suplicando a Jesus para não cair em tentação.

Por exemplo, tenho uma fraqueza para a vida sexual desregrada, logo se eu estiver atento ao que penso e sinto, no primeiro sinal de que posso cair na tentação das minhas más tendências, suplico a Jesus forças e sabedoria para não ceder aos meus impulsos inferiores e passados alguns minutos estou fora dessa sensação. Lembrando que vida sexual comprometida é absolutamente saudável.

E assim procedemos em todas as más tendências que temos como: álcool, cigarros, drogas, ócio, maledicência, intolerância, entre outras. Não é tão difícil, basta querer.

Há pessoas que me pedem um só motivo para que mudem se a vida delas está em frangalhos. Eu respondo: Você é o maior e melhor motivo para começar agora a se transformar, por você, vale muito a pena passar os ajustes do recomeço na construção de um futuro melhor, ainda que doa. Não vivemos dias de tristeza e dificuldades com o que criamos ao pensar? Dá para passar pelas dificuldades iniciais já que vamos construir dias de alegria, paz e felicidade.

Sabe o que é mais difícil na fase inicial? Quebrar a rotina, os hábitos, bagunçar para arrumar. Isso gera desconforto, medo e insegurança e por medo é melhor deixar como está. Está doendo, mas eu consigo conviver com isso.

Recomeçar pede ajuste, aprendizado, atenção, paciência e uma série de virtudes morais que ainda estamos a desenvolver e o Evangelho Segundo o Espiritismo está recheado de excelentes lições, faça dele o seu livro de cabeceira.

As coisas acontecem com determinação, insistência, paciência e muita vontade. A mudança é possível a quem queira, ainda que tenham dores e dificuldades diferentes, uma vez que a nossa dor é sempre a pior, não é mesmo? Tudo é possível àquele que quer. Vamos, recomece.

Mas isso não parece egoísta? Não, pois ninguém dá aquilo que não tem. Cuide de você para compartilhar o melhor com os seus irmãos.

E, finalizamos com a questão 909 de “O Livro dos Espíritos” .

Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?

 

“Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”

 

Luz e paz aos nossos dias, que sejam eles de alegria e gratidão ao Deus da vida pela oportunidade bendita da reparação dos erros de outrora.

 

Rosângela Pires

Rosângela Pires (Guarulhos/SP) 

É membro da Rede Amigo Espírita, nascida em Guarulhos/SP. Fundadora do Centro Cultural Espírita Reflorescer na cidade de Arujá/SP, onde trabalha como dirigente do tratamento espiritual e com o passe magnético. Ministra cursos doutrinários, faz palestras pelo Brasil e apresenta as videoaulas "Aprendendo Espiritismo". Pedagoga com extensão em gestão de pessoas.

 

Exibições: 1195

Respostas a este tópico

Reflexões extremamente oportunas! Parábens!

Maravilhosa reflexão,que é uma lição de amor é paz.

Irmã obrigado pelas palavras e orientação , eu consigo ainda bem me policiar ! quando vem um pensamento ruim paro e  penso porque isso eu não quero este . sai de minha mente , é automático , se vai , mas tem dias e pensamentos que voltam  eu repito de novo não quero , vai embora !! voltando sobre nos cuidar, acho que melhorei , estou a falar de mim porque dos outros é muito difícil !! e preciso cuidar de mim primeiro ,para só assim depois poder cuidar os outros . e sobre pensar em coisas boas , sonhos eu tenho e sei que vou conseguir com a graça de Deus , se eu merecer vai acontecer , creio no grande pai . pensar neste sonho já penso ha  anos : plantei a semente , mas vou continuar a regar e esperar e crer e pensar positivo e quando for a hora chegará !! abraço fraterno Constancia do Divina Luz .

.    

Muito bacana o artigo. Realmente, mudar é difícil no início, por quebrar a zona de conforto e exigir disciplina, determinação, muita vontade e, muito importante, a paciência. No entanto, continuar no "erro" também é difícil. O sofrimento não é difícil? A persistência nos hábitos que nos fazem infelizes é tão difícil quanto romper a inércia, a zona de conforto. Uso isso como estímulo para mudar sempre que é preciso, e tenho encontrado forças para isso, principalmente nas amizades.

Grande abraço e muito luz a todos.

Perfeito!!! tudo depende do nosso querer, buscar é sempre conseguir, nada é impossível!!

DEUS estarar sempre ao nosso lado, muito bom o texto, parabéns. 

Muito bom e rico o conteúdo!

Se possível, disponibiliza o material A dinâmica da preçe aprendi um pouco durante a sua palestra no GEBEM e desejo rever o material para tentar assimilar mais,  foi de grande proveito.Obrigada.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Qual o pior analfabeto? O que diz odiar a política. Da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos  - o político vigarista e corrupto.”…"
9 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estudo 9 - Cap. 6 - Cristianismo (parte 5) - Vinicius Lara - Livro Depois da Morte / Léon Denis assista pelo youtu… https://t.co/ubGG1bmclM
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/safpIUyVp1
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/9d2WszBjZ4
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/WyPqEyUzmo
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/Ghw8e9aA4G
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Deixai que venham a mim as criancinhas - Evangelho na Rede com Simone Neto https://t.co/r2kLxGs6gO https://t.co/7UlNRdzurk
Twitterontem · Responder · Retweet
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
Miniatura

Estudando o Livro dos Espíritos

Grupo para estudo e discussão do "Livro dos Espíritos".Sejam bem vindos!Os temas são livres.Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Estudando o Livro dos Espíritos de Nelson Peixoto de Souza Filho
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Dicas de Livros Espíritas

Nada mais relaxante do que ler um bom livro. Este espaço é para divulgar, deixar comentários, dicas, opinar sobre os livros espíritas e indicar alguns lançamentos.   Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Dicas de Livros Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Áudios Espíritas

Espaço para divulgação de áudios espiritas, mensagens, reflexões, palestras, programas de rádio, entrevistas, congressos, seminários, etcPara baixar os mp3 e ter acesso é necessário ser membro cadastrado no GrupoVer mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Áudios Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Filmes e Documentários

Grupo para postagens de filmes com conteúdo e temas espirituais, retratando a vida após a morte. Este é um espaço para divulgação de filmes Espíritas, Espiritualistas, bem como filmes edificantes, com fundo moral e documentários do gênero. que encontramos na internet.Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Filmes e Documentários de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Estudando Espiritismo

Estudos da Doutrina Espírita para troca de conhecimentos, através de Estudos Semanais em salas de conferênciaparticipe de nosso Grupo no Facebook, acesse:http://www.facebook.com/groups/salaestudandoespiritismo/Ver mais...
ontem
Vanessa Faria agora é amigo de Jardel Filipe de Carvalho e Fernando José de Araujo
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Consciência Moral - Otávio Tobias Mandrá assista no youtube https://t.co/QZaa3omXjL https://t.co/qtTjr7vqQk
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"O Quanto Basta?" - Programa Momento Espírita com Marcos Cassoni assista no youtube https://t.co/KbyfTOeuN1 https://t.co/UmTeChljhg
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço