Transformar é a melhor saída.

 

“No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer ...”

Novo Tempo – Ivan Lins

 

O que separa um ano de outro é apenas um segundo. Um segundo que faz a diferença nas mentes e nos corações humanos, pois renasce a esperança com a sensação de que tudo o mais ficou para trás.

E o que pensamos é determinante na construção dos nossos dias. Na Gênese, no capítulo XIV encontramos a seguinte citação: “ ...São os pensamentos e as palavras que dão vida aos nossos dias.”

Ao pensarmos criamos, logo somos mães e pais de infinitas formas pensamentos. Então pergunto: O que você vem pensando é o que você gostaria que acontecesse em sua vida?

Se a reposta for sim, provavelmente você é um cuidador do pensar, aquele que no princípio de um pensamento ruim, substitui por outro bom mudando de sintonia imediatamente. Significa que o seu vigiai e orai está em ação. Parabéns!

Se a resposta for não ou hesitante significa que você não conserva bons pensamentos e teme por essa realidade. Mas, não é necessário temer, uma vez que essa é a sua realidade. Daí você viver mais ou menos ou ainda, levando. O modo como você vem pensando e agindo não estão fazendo os seus dias felizes. Já que dá trabalho administrar dias assim sofridos, porque não se esforçar num trabalho que trará bons frutos?

Assim, chegamos à chave da solução do problema. Bem, se ao pensar crio coisas ou situações, basta então que eu mude a minha forma de pensar e sentir as coisas e tudo ao meu redor se transforma. Sim, é isso mesmo.

No entanto, não nos enganemos com milagres que ocorrem de uma hora para outra. É necessário vontade e determinação, caso contrário, você vai desistir no segundo dia. E toda e qualquer mudança que estamos dispostos a promover em nossa vida precisamos de no mínimo sessenta dias para que ela tome corpo em nossos hábitos. Caso contrário não vale a pena começar nada, ou você vai viver começando e desistindo. O que são sessenta dias diante da eternidade? São sessenta dias iniciais que vão promover alegria e paz em sua vida.

Passado os sessenta dias você já está mais confiante, pois começa ver alguns resultados. E então o problema está resolvido? Não. Agora vem outra etapa de suma importância. Vamos ter que regar a semente diariamente a fim de que deem frutos, ou seja, vigie o que vai em sua mente  e em seu coração e ore suplicando a Jesus para não cair em tentação.

Por exemplo, tenho uma fraqueza para a vida sexual desregrada, logo se eu estiver atento ao que penso e sinto, no primeiro sinal de que posso cair na tentação das minhas más tendências, suplico a Jesus forças e sabedoria para não ceder aos meus impulsos inferiores e passados alguns minutos estou fora dessa sensação. Lembrando que vida sexual comprometida é absolutamente saudável.

E assim procedemos em todas as más tendências que temos como: álcool, cigarros, drogas, ócio, maledicência, intolerância, entre outras. Não é tão difícil, basta querer.

Há pessoas que me pedem um só motivo para que mudem se a vida delas está em frangalhos. Eu respondo: Você é o maior e melhor motivo para começar agora a se transformar, por você, vale muito a pena passar os ajustes do recomeço na construção de um futuro melhor, ainda que doa. Não vivemos dias de tristeza e dificuldades com o que criamos ao pensar? Dá para passar pelas dificuldades iniciais já que vamos construir dias de alegria, paz e felicidade.

Sabe o que é mais difícil na fase inicial? Quebrar a rotina, os hábitos, bagunçar para arrumar. Isso gera desconforto, medo e insegurança e por medo é melhor deixar como está. Está doendo, mas eu consigo conviver com isso.

Recomeçar pede ajuste, aprendizado, atenção, paciência e uma série de virtudes morais que ainda estamos a desenvolver e o Evangelho Segundo o Espiritismo está recheado de excelentes lições, faça dele o seu livro de cabeceira.

As coisas acontecem com determinação, insistência, paciência e muita vontade. A mudança é possível a quem queira, ainda que tenham dores e dificuldades diferentes, uma vez que a nossa dor é sempre a pior, não é mesmo? Tudo é possível àquele que quer. Vamos, recomece.

Mas isso não parece egoísta? Não, pois ninguém dá aquilo que não tem. Cuide de você para compartilhar o melhor com os seus irmãos.

E, finalizamos com a questão 909 de “O Livro dos Espíritos” .

Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?

 

“Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”

 

Luz e paz aos nossos dias, que sejam eles de alegria e gratidão ao Deus da vida pela oportunidade bendita da reparação dos erros de outrora.

 

Rosângela Pires

Rosângela Pires (Guarulhos/SP) 

É membro da Rede Amigo Espírita, nascida em Guarulhos/SP. Fundadora do Centro Cultural Espírita Reflorescer na cidade de Arujá/SP, onde trabalha como dirigente do tratamento espiritual e com o passe magnético. Ministra cursos doutrinários, faz palestras pelo Brasil e apresenta as videoaulas "Aprendendo Espiritismo". Pedagoga com extensão em gestão de pessoas.

 

Exibições: 1296

Respostas a este tópico

Reflexões extremamente oportunas! Parábens!

Maravilhosa reflexão,que é uma lição de amor é paz.

Irmã obrigado pelas palavras e orientação , eu consigo ainda bem me policiar ! quando vem um pensamento ruim paro e  penso porque isso eu não quero este . sai de minha mente , é automático , se vai , mas tem dias e pensamentos que voltam  eu repito de novo não quero , vai embora !! voltando sobre nos cuidar, acho que melhorei , estou a falar de mim porque dos outros é muito difícil !! e preciso cuidar de mim primeiro ,para só assim depois poder cuidar os outros . e sobre pensar em coisas boas , sonhos eu tenho e sei que vou conseguir com a graça de Deus , se eu merecer vai acontecer , creio no grande pai . pensar neste sonho já penso ha  anos : plantei a semente , mas vou continuar a regar e esperar e crer e pensar positivo e quando for a hora chegará !! abraço fraterno Constancia do Divina Luz .

.    

Muito bacana o artigo. Realmente, mudar é difícil no início, por quebrar a zona de conforto e exigir disciplina, determinação, muita vontade e, muito importante, a paciência. No entanto, continuar no "erro" também é difícil. O sofrimento não é difícil? A persistência nos hábitos que nos fazem infelizes é tão difícil quanto romper a inércia, a zona de conforto. Uso isso como estímulo para mudar sempre que é preciso, e tenho encontrado forças para isso, principalmente nas amizades.

Grande abraço e muito luz a todos.

Perfeito!!! tudo depende do nosso querer, buscar é sempre conseguir, nada é impossível!!

DEUS estarar sempre ao nosso lado, muito bom o texto, parabéns. 

Muito bom e rico o conteúdo!

Se possível, disponibiliza o material A dinâmica da preçe aprendi um pouco durante a sua palestra no GEBEM e desejo rever o material para tentar assimilar mais,  foi de grande proveito.Obrigada.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

Amilton Gomes de Souza e ISA SOARES agora são amigos
21 horas atrás
ISA SOARES entrou no grupo de Ari Carrasco Silveira
Miniatura

Reforma Intima

"CONHECE-TE A TI MESMO"Textos de reflexão para a reforma íntimaVer mais...
ontem
ISA SOARES entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mensagens de Reflexão

Mensagens, frases e pensamentos para reflexão iluminando nossas vidas.
ontem
ISA SOARES entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Espiritismo e Evangelho

Grupo destinado a estudos do Evangelho a Luz da Doutrina EspíritaVer mais...
ontem
Ori Pombal Franco curtiram o evento Votação para escolha do Projeto Médicos do Bem no Prêmio Euro de Marcílio Dias Henriques
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Não temos para onde fugir de Nilton Cardoso Moreira
sexta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"DEPOIS DA MORTE Em 1965, Yvonne Pereira diz que “o Evangelho é imortal, uma vez que sempre existirão cérebros e corações necessitados de renovação." Ela fala também sobre “uma…"
7 Jul
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
6 Jul
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
6 Jul
Helena Padilha de Meneses curtiram o perfil de Helena Padilha de Meneses
6 Jul
Ícone do perfilNilton Cardoso deu um presente para José Ricardo Fernandes
4 Jul

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço