Transformar é a melhor saída.

 

“No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer ...”

Novo Tempo – Ivan Lins

 

O que separa um ano de outro é apenas um segundo. Um segundo que faz a diferença nas mentes e nos corações humanos, pois renasce a esperança com a sensação de que tudo o mais ficou para trás.

E o que pensamos é determinante na construção dos nossos dias. Na Gênese, no capítulo XIV encontramos a seguinte citação: “ ...São os pensamentos e as palavras que dão vida aos nossos dias.”

Ao pensarmos criamos, logo somos mães e pais de infinitas formas pensamentos. Então pergunto: O que você vem pensando é o que você gostaria que acontecesse em sua vida?

Se a reposta for sim, provavelmente você é um cuidador do pensar, aquele que no princípio de um pensamento ruim, substitui por outro bom mudando de sintonia imediatamente. Significa que o seu vigiai e orai está em ação. Parabéns!

Se a resposta for não ou hesitante significa que você não conserva bons pensamentos e teme por essa realidade. Mas, não é necessário temer, uma vez que essa é a sua realidade. Daí você viver mais ou menos ou ainda, levando. O modo como você vem pensando e agindo não estão fazendo os seus dias felizes. Já que dá trabalho administrar dias assim sofridos, porque não se esforçar num trabalho que trará bons frutos?

Assim, chegamos à chave da solução do problema. Bem, se ao pensar crio coisas ou situações, basta então que eu mude a minha forma de pensar e sentir as coisas e tudo ao meu redor se transforma. Sim, é isso mesmo.

No entanto, não nos enganemos com milagres que ocorrem de uma hora para outra. É necessário vontade e determinação, caso contrário, você vai desistir no segundo dia. E toda e qualquer mudança que estamos dispostos a promover em nossa vida precisamos de no mínimo sessenta dias para que ela tome corpo em nossos hábitos. Caso contrário não vale a pena começar nada, ou você vai viver começando e desistindo. O que são sessenta dias diante da eternidade? São sessenta dias iniciais que vão promover alegria e paz em sua vida.

Passado os sessenta dias você já está mais confiante, pois começa ver alguns resultados. E então o problema está resolvido? Não. Agora vem outra etapa de suma importância. Vamos ter que regar a semente diariamente a fim de que deem frutos, ou seja, vigie o que vai em sua mente  e em seu coração e ore suplicando a Jesus para não cair em tentação.

Por exemplo, tenho uma fraqueza para a vida sexual desregrada, logo se eu estiver atento ao que penso e sinto, no primeiro sinal de que posso cair na tentação das minhas más tendências, suplico a Jesus forças e sabedoria para não ceder aos meus impulsos inferiores e passados alguns minutos estou fora dessa sensação. Lembrando que vida sexual comprometida é absolutamente saudável.

E assim procedemos em todas as más tendências que temos como: álcool, cigarros, drogas, ócio, maledicência, intolerância, entre outras. Não é tão difícil, basta querer.

Há pessoas que me pedem um só motivo para que mudem se a vida delas está em frangalhos. Eu respondo: Você é o maior e melhor motivo para começar agora a se transformar, por você, vale muito a pena passar os ajustes do recomeço na construção de um futuro melhor, ainda que doa. Não vivemos dias de tristeza e dificuldades com o que criamos ao pensar? Dá para passar pelas dificuldades iniciais já que vamos construir dias de alegria, paz e felicidade.

Sabe o que é mais difícil na fase inicial? Quebrar a rotina, os hábitos, bagunçar para arrumar. Isso gera desconforto, medo e insegurança e por medo é melhor deixar como está. Está doendo, mas eu consigo conviver com isso.

Recomeçar pede ajuste, aprendizado, atenção, paciência e uma série de virtudes morais que ainda estamos a desenvolver e o Evangelho Segundo o Espiritismo está recheado de excelentes lições, faça dele o seu livro de cabeceira.

As coisas acontecem com determinação, insistência, paciência e muita vontade. A mudança é possível a quem queira, ainda que tenham dores e dificuldades diferentes, uma vez que a nossa dor é sempre a pior, não é mesmo? Tudo é possível àquele que quer. Vamos, recomece.

Mas isso não parece egoísta? Não, pois ninguém dá aquilo que não tem. Cuide de você para compartilhar o melhor com os seus irmãos.

E, finalizamos com a questão 909 de “O Livro dos Espíritos” .

Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?

 

“Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”

 

Luz e paz aos nossos dias, que sejam eles de alegria e gratidão ao Deus da vida pela oportunidade bendita da reparação dos erros de outrora.

 

Rosângela Pires

Rosângela Pires (Guarulhos/SP) 

É membro da Rede Amigo Espírita, nascida em Guarulhos/SP. Fundadora do Centro Cultural Espírita Reflorescer na cidade de Arujá/SP, onde trabalha como dirigente do tratamento espiritual e com o passe magnético. Ministra cursos doutrinários, faz palestras pelo Brasil e apresenta as videoaulas "Aprendendo Espiritismo". Pedagoga com extensão em gestão de pessoas.

 

Exibições: 1218

Respostas a este tópico

Reflexões extremamente oportunas! Parábens!

Maravilhosa reflexão,que é uma lição de amor é paz.

Irmã obrigado pelas palavras e orientação , eu consigo ainda bem me policiar ! quando vem um pensamento ruim paro e  penso porque isso eu não quero este . sai de minha mente , é automático , se vai , mas tem dias e pensamentos que voltam  eu repito de novo não quero , vai embora !! voltando sobre nos cuidar, acho que melhorei , estou a falar de mim porque dos outros é muito difícil !! e preciso cuidar de mim primeiro ,para só assim depois poder cuidar os outros . e sobre pensar em coisas boas , sonhos eu tenho e sei que vou conseguir com a graça de Deus , se eu merecer vai acontecer , creio no grande pai . pensar neste sonho já penso ha  anos : plantei a semente , mas vou continuar a regar e esperar e crer e pensar positivo e quando for a hora chegará !! abraço fraterno Constancia do Divina Luz .

.    

Muito bacana o artigo. Realmente, mudar é difícil no início, por quebrar a zona de conforto e exigir disciplina, determinação, muita vontade e, muito importante, a paciência. No entanto, continuar no "erro" também é difícil. O sofrimento não é difícil? A persistência nos hábitos que nos fazem infelizes é tão difícil quanto romper a inércia, a zona de conforto. Uso isso como estímulo para mudar sempre que é preciso, e tenho encontrado forças para isso, principalmente nas amizades.

Grande abraço e muito luz a todos.

Perfeito!!! tudo depende do nosso querer, buscar é sempre conseguir, nada é impossível!!

DEUS estarar sempre ao nosso lado, muito bom o texto, parabéns. 

Muito bom e rico o conteúdo!

Se possível, disponibiliza o material A dinâmica da preçe aprendi um pouco durante a sua palestra no GEBEM e desejo rever o material para tentar assimilar mais,  foi de grande proveito.Obrigada.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
3 horas atrás
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
3 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiram a discussão Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação. de Wellington Balbo
6 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
6 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira

ENCONTRAMOS EXPLICAÇÕES

           É comum para todos os eventos que acontecem em nossa vida querermos achar explicações. É da natureza humana o ato investigativo, pois que todos nós temos anseios de querer saber o motivo pelo qual determinado fato aconteceu, mesmo que o evento tenha sido com outra pessoa.           Existem situações na vida que embora procuremos esclarecimentos a respeito, não…Ver mais...
16 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Postura Altamente Humanitária – Orson Peter Carrara

Toda cidade tem seu vulto histórico de destaque ou vários, a depender de sua história e origens no tempo. É comum que todos recordemos fatos da infância ou ainda que não tenhamos tido contato direto, até por questão cronológica, mas tenhamos conhecimento das ações e legado deixado por esses homens e mulheres que marcaram época, projetando suas ações no futuro.Vim de…Ver mais...
ontem
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
ontem
Posts no blog por os pae

Implicações da culpa (Jorge Hessen)

Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DFMuitas crianças são induzidas a agir de forma sempre “correta”, conforme o padrão do seu meio ambiente, dos valores éticos, das pressões existentes. Quando a criança é obrigada a fazer as coisas dessa ou daquela maneira, todas as vezes que faz de forma diferente desenvolve a culpa. A…Ver mais...
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Procura-se urgentemente quem ouça. E ouça com atenção! de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Dolorosa advertência de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão O Homem que fizer estas coisas viverás por elas - Estudo (67) Cartas de Paulo de Feeak Minas
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de luciane Duarte de souza
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de André M
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Alberto Neto
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de André Psicologo
quarta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço