José Reis Chaves (Belo Horizonte/SP)

       No nível atual de nossa evolução espiritual, é difícil alguém ser um cristão verdadeiro, já que a nossa tendência normal é de satisfazermos aos interesses individuais e materiais de nosso ego. Daí Jesus ter-nos aconselhado que devemos buscar primeiramente as coisas do Reino de Deus, ou seja, as que dizem respeito à evolução do nosso eu superior (Mateus 6: 33) através da prática do amor. E Ele reforça esse ensino dizendo que se alguém quiser ser seu discípulo, deve renunciar-se a si mesmo, pegar sua cruz e segui-lo. A cruz a ser pega é o nosso carma de sofrimento. E, realmente, temos que pagar os nossos pecados até o último centavo (Mateus 16: 24; e 5: 26).

       O cristianismo, com exceção do Espiritismo, ao contrário das religiões orientais, tem dado pouca importância a essas duas grandes verdades evangélicas. Mas, com razão, diz um antigo provérbio: “Lux ex oriente” (“A luz vem do Oriente”). E o cristianismo tem-se preocupado muito, também, com a adoração de Deus e pouco com a nossa reforma íntima. Vale a boa intenção dos teólogos. Mas Deus mesmo não dá muita importância a isso, pois Ele é imutável e totalmente independente de nós, sendo o mesmo ontem, hoje e sempre. A adoração a Deus não deixa de ser um ato de demonstração de nosso amor para com Ele. Mas nós é que nos beneficiamos com ela!

       E, segundo o que Jesus nos deu a entender, no seu diálogo com a Samaritana, à beira do Poço de Jacó (João 4: 23), Deus quer ser adorado em Espírito e verdade, o que nos leva a crer que a verdadeira adoração a Deus não é bem com cerimônias e rituais pomposos, mas reservadamente. Ademais, o meigo Galileu ensinou que se uma pessoa estiver no altar fazendo oferendas a Deus, mas se lembrar de que não está bem com alguém, ela deve interromper sua oferenda a Deus e ir reconciliar-se primeiro com seu desafeto, e então, somente depois disso, ela pode voltar ao altar para continuar as suas oferendas a Deus. (São Mateus 5: 23 e 24). Isso nos demonstra que estarmos bem com todas as pessoas é mais importante do que fazermos oferendas a Deus. E é mais importante exatamente porque, como já foi dito, Deus não precisa de nossas adorações e ofertas, mas nós precisamos estar reconciliados com todas as pessoas que, sem exceção, devemos amar, mesmo que sejam nossas inimigas! (São Mateus 5: 44). E, confirmando esse seu amor incondicional para com todos, Jesus disse que não veio para ser servido, mas para servir! Aliás, João nos ensina também que quem disser que ama a Deus, mas odeia seu inimigo, é mentiroso. (1 João 4: 20).

       Realmente, para sermos cristãos verdadeiros, temos que combater sempre as mazelas dos vícios materiais de nosso ego, indo, pois, na contra mão do que é normal nas pessoas, isto é,  revidar as ofensas feitas contra nós, o que levou Paulo a dizer: a palavra da cruz é loucura para o mundo! (1 Coríntios 1: 18).

       E vamos a dois exemplos, um evangélico (Lucas 6: 29) e o outro de santa Teresa de Calcutá, canonizada pelo Papa Francisco em 4-9-2016, exemplos esses que nos ensinam grandes verdades cristãs que, infelizmente, são realmente rejeitadas pela tendência normal de nosso ego: “Ao que tirar tua capa, deixe levar também a túnica”; e “As mãos que servem são mais importantes do que os lábios que oram”, sim, porque orar é mais fácil do que servir!


 

 

José Reis Chaves (Belo Horizonte/SP)

estudou para padre na Congregação dos Redentoristas, é formado em Comunicação e Expressão na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Escritor, durante vários anos lecionou Português, Literatura, História, Geografia e Latim. É Teósofo, parapsicólogo, biblista, e ao longo de toda a sua vida, o autor vem desenvolvendo pesquisas sobre a Bíblia, as religiões e a Parapsicologia. Por último, passou a estudar o Espiritismo, Doutrina que assimilou com facilidade, tendo em vista o seu longo tempo de estudo da Bíblia, da História e da Teologia Cristãs. Aposentado, atualmente dedica-se ao trabalho de escrever e proferir palestras na área espiritualista, mas principalmente Espírita, por todo o Brasil.

É autor dos livros, entre outros:  “A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência”,

“Quando chega a Verdade” e "A Face Oculta das Religiões. 

e-mail: jreischaves@gmail.com

 

 

Exibições: 197

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
16 minutos atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog Ser "Espírita" é.... (Jorge Hessen) de os pae
1 hora atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog ORGULHO DE SER ESPIRITA! de Jaqueline Marques
1 hora atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog Onde está a felicidade? de Antonio Carlos Navarro
1 hora atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog FALANDO DE OBSESSÃO (31) - Mediunidade em Crianças, o que Fazer? parte III de Alfredo Zavatte
1 hora atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog O “apelo” e a “advertência” aos pais de Antonio Cesar Perri de Carvalho
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/3UvpZX99Kh
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
2 horas atrás
Ícone do perfilElisangela Catai, Luciana Rezende Barroso, Jeani F. dos Santos Bringhenti e mais 10 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
2 horas atrás
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
3 horas atrás
Rogerio Oliveira e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Como lidar com a Ansiedade nos dias atuais?" : https://t.co/Ret8hXEqfQ
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
No convívio de Cristo - Evangelho na Rede com Elisabete Azevedo: https://t.co/n2mut3cWJU via @YouTube
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de Amigo Espírita
9 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Momentos finais do II Encontro Fraternidade sem Fronteiras com todos os trabalhadores: https://t.co/BD4T1uBwvm via @YouTube
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Trecho de Vansan cantando no II Encontro Fraternidade sem Fronteiras: https://t.co/gbi2RaI5Dp via @YouTube
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Barbara Lini Boberg curtiram a página Bate-Papo de Amigo Espírita
17 horas atrás
Naná curtiram o evento Downloads de Amigo Espírita
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/UDcnkcfzUM
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/GqhOUQnsvs
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço