REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

José Reis Chaves (Belo Horizonte/SP)

       No nível atual de nossa evolução espiritual, é difícil alguém ser um cristão verdadeiro, já que a nossa tendência normal é de satisfazermos aos interesses individuais e materiais de nosso ego. Daí Jesus ter-nos aconselhado que devemos buscar primeiramente as coisas do Reino de Deus, ou seja, as que dizem respeito à evolução do nosso eu superior (Mateus 6: 33) através da prática do amor. E Ele reforça esse ensino dizendo que se alguém quiser ser seu discípulo, deve renunciar-se a si mesmo, pegar sua cruz e segui-lo. A cruz a ser pega é o nosso carma de sofrimento. E, realmente, temos que pagar os nossos pecados até o último centavo (Mateus 16: 24; e 5: 26).

       O cristianismo, com exceção do Espiritismo, ao contrário das religiões orientais, tem dado pouca importância a essas duas grandes verdades evangélicas. Mas, com razão, diz um antigo provérbio: “Lux ex oriente” (“A luz vem do Oriente”). E o cristianismo tem-se preocupado muito, também, com a adoração de Deus e pouco com a nossa reforma íntima. Vale a boa intenção dos teólogos. Mas Deus mesmo não dá muita importância a isso, pois Ele é imutável e totalmente independente de nós, sendo o mesmo ontem, hoje e sempre. A adoração a Deus não deixa de ser um ato de demonstração de nosso amor para com Ele. Mas nós é que nos beneficiamos com ela!

       E, segundo o que Jesus nos deu a entender, no seu diálogo com a Samaritana, à beira do Poço de Jacó (João 4: 23), Deus quer ser adorado em Espírito e verdade, o que nos leva a crer que a verdadeira adoração a Deus não é bem com cerimônias e rituais pomposos, mas reservadamente. Ademais, o meigo Galileu ensinou que se uma pessoa estiver no altar fazendo oferendas a Deus, mas se lembrar de que não está bem com alguém, ela deve interromper sua oferenda a Deus e ir reconciliar-se primeiro com seu desafeto, e então, somente depois disso, ela pode voltar ao altar para continuar as suas oferendas a Deus. (São Mateus 5: 23 e 24). Isso nos demonstra que estarmos bem com todas as pessoas é mais importante do que fazermos oferendas a Deus. E é mais importante exatamente porque, como já foi dito, Deus não precisa de nossas adorações e ofertas, mas nós precisamos estar reconciliados com todas as pessoas que, sem exceção, devemos amar, mesmo que sejam nossas inimigas! (São Mateus 5: 44). E, confirmando esse seu amor incondicional para com todos, Jesus disse que não veio para ser servido, mas para servir! Aliás, João nos ensina também que quem disser que ama a Deus, mas odeia seu inimigo, é mentiroso. (1 João 4: 20).

       Realmente, para sermos cristãos verdadeiros, temos que combater sempre as mazelas dos vícios materiais de nosso ego, indo, pois, na contra mão do que é normal nas pessoas, isto é,  revidar as ofensas feitas contra nós, o que levou Paulo a dizer: a palavra da cruz é loucura para o mundo! (1 Coríntios 1: 18).

       E vamos a dois exemplos, um evangélico (Lucas 6: 29) e o outro de santa Teresa de Calcutá, canonizada pelo Papa Francisco em 4-9-2016, exemplos esses que nos ensinam grandes verdades cristãs que, infelizmente, são realmente rejeitadas pela tendência normal de nosso ego: “Ao que tirar tua capa, deixe levar também a túnica”; e “As mãos que servem são mais importantes do que os lábios que oram”, sim, porque orar é mais fácil do que servir!


 

 

José Reis Chaves (Belo Horizonte/SP)

estudou para padre na Congregação dos Redentoristas, é formado em Comunicação e Expressão na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Escritor, durante vários anos lecionou Português, Literatura, História, Geografia e Latim. É Teósofo, parapsicólogo, biblista, e ao longo de toda a sua vida, o autor vem desenvolvendo pesquisas sobre a Bíblia, as religiões e a Parapsicologia. Por último, passou a estudar o Espiritismo, Doutrina que assimilou com facilidade, tendo em vista o seu longo tempo de estudo da Bíblia, da História e da Teologia Cristãs. Aposentado, atualmente dedica-se ao trabalho de escrever e proferir palestras na área espiritualista, mas principalmente Espírita, por todo o Brasil.

É autor dos livros, entre outros:  “A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência”,

“Quando chega a Verdade” e "A Face Oculta das Religiões. 

e-mail: jreischaves@gmail.com

 

 

Exibições: 187

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Vem ouvir o meu novo áudio: Objetivos Do Mediunismo 4ª Parte - Estudando a Mediunidade 157 https://t.co/ovImyDwuFh on #SoundCloud
Twitter18 minutos atrás · Responder · Retweet
os pae curtiu a postagem no blog As bebidas alcoólicas são tóxicos fatais (Jorge Hessen) de Carlos Pointier
55 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/evnVvjuTIQ
Twitter59 minutos atrás · Responder · Retweet
Alexandre Nunes compartilhou o post do blog de Carlus Martel em Facebook
1 hora atrás
Fernando Soares Campos curtiram a discussão Eu, espírito transformador (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
1 hora atrás
KATIA REGINA VIGANON curtiram a discussão Eu, espírito transformador (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Vem ouvir o meu novo áudio: 2017 - 08 - 18 - 76º - Apocalipse - O Encontro Com O Cristo - https://t.co/4jpNOsmaEy on #SoundCloud
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/mFi04bgkIY
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilAna Isaura Diogenes Câmara Albuq, Michel, CLAUDIO WICHR e mais 5 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
4 horas atrás
João Carlos dos Reis de Souza respondeu à discussão Questão 124 de "O Livro dos Espíritos" de Marco Túlio Ferreira Silva
4 horas atrás
os pae curtiram o perfil de Josue Oliveira
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/LZTQaxDJqM
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ieslen curtiram a discussão Eu, espírito transformador (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
8 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram a discussão Eu, espírito transformador (Por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
14 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/ir8IxyjSxy - Mil Nadas ... Que acabam por ferir... - 28º
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Diovani Souza curtiu a postagem no blog QUEM FOI O ESPÍRITO DE DOM PEDRO II? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
14 horas atrás
Vivi curtiu a postagem no blog QUEM FOI O ESPÍRITO DE DOM PEDRO II? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
16 horas atrás
ADRIANA VIEIRA MARTINS está participando do evento de Amigo Espírita
Miniatura

6º Congresso Espírita de Mato Grosso em Hotel Fazdeda Mato Grosso

17 agosto 2017 às 20 a 20 agosto 2017 às 14
17 horas atrás
Antonio Carlos Navarro curtiu o vídeo de Amigo Espírita
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/vIDoChhg71
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço