ALEX entrevista ORSON PETER CARRARA


     Ele nasceu em Mineiros do Tietê, São Paulo, em 1960.
     Atualmente ele reside em Matão, é casado e pai de três filhos.
     É espírita desde a infância, auto-didata, editor por profissão, palestrante e escritor.
     Escreveu vários livros: "Tensão Emocional", "Morte", "Médiuns", "Reencarnação", "Espíritos", "Causa e Casa Espíritas", "Ontem e Hoje com Kardec, Sempre Atual", "A Alma do Espiritismo", "Arena de Conflitos", "Por que Adoecemos?", etc...
     Escreve também artigos para vários periódicos espiritas.
     Seu nome é Orson Peter Carrara.

* Entrevista realizada em 21 de agosto de 2011, antes do Encontro Anual Cairbar Schutel *

ALEX - Para começarmos nossa entrevista, eu gostaria de lhe perguntar como você se iniciou na Doutrina Espirita?

ORSON - Nasci em família espírita. Meu avô já era espírita. Desde criança, portanto, estou vinculado à atividade espírita, especialmente pela influência direta de meus pais.

ALEX - E os livros, como começaram a surgir?

ORSON - Sempre gostei muito de escrever. Os livros são resultantes dessa característica essencial de inesgotabilidade da Doutrina Espírita que nos fornece farto material de pesquisa e estudo. Como gosto muito de estudar e pesquisar, o surgimento dos livros aconteceu naturalmente. 

ALEX - As obras literárias atuais, você acha que algumas fogem dos ensinamentos de Kardec?

ORSON - Temos visto o surgimento de valiosas obras. Aquelas que fogem aos ensinos de Kardec, por si só se excluem, pois que não pertencentes à literatura espírita. Quem estuda, saberá discernir. 

ALEX - "Ontem e Hoje com Kardec" fale um pouco para nós como você o tornou tão atual nesta obra de sua autoria?

ORSON - Considero este livro a minha "menina dos olhos". Ela foi inspirada em textos da Revista Espírita, de Kardec. Pelo incentivo que oferece ao estudo e pesquisa daquela publicação, a tenho carinhosamente no coração. E também porque ela está em parceria com o grande amigo e estudioso espírita Rogério Coelho.

ALEX - E Yvonne Pereira do Amaral, você acha que os espiritas hoje se esquecem um pouco dela?

ORSON - Yvonne é um tesouro doutrinário. Meu maior sonho (ainda não tive tempo para isso) é debruçar-me sobre toda a obra que ela produziu para igualmente gerar estudos, livros e palestras. Ela não pode ser esquecida, sua contribuição é muito valiosa.

ALEX - Chico Xavier, você o conheceu pessoalmente?

ORSON - Sim, o visitamos uma única vez. Almoçamos com ele, em sua casa. Ele já estava bastante fragilizado, mas pudemos trocar algumas palavras. O que me chamou muito a atenção foi a serenidade e paciência como se portava e se expressava.

ALEX - Recentemente você lançou o livro "Tensão Emocional", título de uma mensagem de Emmanuel recebida por Chico Xavier que está no livro "Companheiro", conte um pouco para nós sobre como surgiu este livro.

ORSON - Surgiu por sugestão de muitos amigos diante da palestra que eu já proferia utilizando-se da referida mensagem. Cada parágrafo da mensagem transformou-se num capítulo da obra e no final colocamos a mensagem na íntegra. 

ALEX - Eu particularmente gosto muito das mensagens do Grupo Espirita Mensageiros, da capital paulista, inclusive possuo um livro deles que fala de fatos extraordinários que já ocorreram em decorrência de recebimentos destas mensagens em momentos oportunos. O que você pode nos falar á respeito destas mensagens? 

ORSON - Penso que nós os espíritas, como pessoas físicas ou instituições, devemos colaborar mais com o grupo, destinando-lhes recursos financeiros para manutenção e expansão desse extraordinário trabalho. Basta citar o trabalho, o site, e solicitar ajuda mesmo, em nossas reuniões públicas. Afinal a maioria das casas recebe os benefícios das mensagens impressas e distribuídas gratuitamente. 

ALEX - Então aí vai o site www.mensageiros.org.br Ainda falando do "Tensão Emocional", que capa linda! Encantei-me com ela desde o seu pré-lançamento, como surgiu a idéia e o como foi finalizado este trabalho?

ORSON - Ah, isso é mérito da editora. Não tive participação na capa. Foi mesmo a criatividade do garoto que a construiu com muita competência. 

ALEX - Há uma palestra maravilhosa que você faz, cujo título é o mesmo de um livro de sua autoria, "Por que adoecemos"?

ORSON - Sim, ela é fruto de trabalho conjunto com o grande amigo Américo Sucena, do conhecido Projeto Imagem - www.projetoimagem.com.br, que construiu a sequencia de imagens da palestra. Ambos a proferimos, embora com o detalhe do estilo próprio de cada um.

Dona Kika
ALEX - Nesta mesma palestra, você narrou a história de alguém muito especial, inclusive, mande um abraço para ela : a dona Kika (risos).
ORSON - Dona Kika é doce cachorrinha que a vida nos encaminhou. Abandonada na rua com poucos meses, foi trazida em casa por um dos filhos. Travessa e doce, conquistou a família toda. Resistimos em adotá-la no primeiro instante, mas ela nos conquistou. A história completa está em artigo disponível e que pode ser encontrada na net com o título DONA KIKA ou pelo endereçowww.orsonpetercarrara.blogspot.com/2011/01/dona-kika.html

ALEX - Recomendo que acessem (risos). Você estará em breve no Encontro Anual Cairbar Schutel, em Matão, você poderia nos falar um pouco sobre o que este vulto do Espiritismo representa pra você? 

ORSON - Cairbar é um espírito a quem guardo imensa gratidão. Ele modificou minha vida e da família, com sua presença marcante. Seu perfil lúcido e determinado, destemido e consciente, conquistou-nos inteiramente.

Orson P. Carrara e Alex S. C. Guimarães 
ALEX - Você conheceu pessoalmente Jerônimo Mendonça Ribeiro?

ORSON - Sim, inclusive tive a oportunidade de apresentá-lo numa palestra em Jaú-SP. Penso ser ele um valoroso exemplo de persistência e fé. 

ALEX - E agora um pequeno Pinga-Fogo :

- Livros - de Kardec e Yvonne Pereira.
- Familia - tesouro incomparável
- Chico - exemplo a ser seguido
- Kardec - lucidez 
- Jesus - Mestre amigo
- Deus - razão de nossas vidas.

ALEX - Orson, muito obrigado pela atenção concedida nesta entrevista, que Jesus continue a lhe iluminar neste trabalho de divulgação do Espiritismo. São suas as considerações finais.

ORSON - Desejo transmitir aos leitores meu entusiasmo pela vida e pelas oportunidades, convidando a todos para que PROSSIGAM destemidos em suas tarefas, confiando no bem e na presença Divina que nunca nos desampara. Um abraço fraterno!

Exibições: 351

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Carlos Ser compartilhou o post do blog de os pae em Facebook
8 horas atrás
Carlos Ser curtiu a postagem no blog Charlatanismo, redes sociais e a fake new do além (Jorge Hessen) de os pae
8 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
“Nada muda se Você não muda!”, com Cel. José Carlos Fiorido assista pelo youtube https://t.co/KGTzyhOY1m https://t.co/A1jezLuds8
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
“Nada muda se Você não muda!”, com Cel. José Carlos Fiorido assista pelo youtube https://t.co/KGTzyhOY1m https://t.co/ZwqqTXsfk3
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
“Nada muda se Você não muda!”, com Cel. José Carlos Fiorido assista pelo youtube https://t.co/KGTzyhOY1m https://t.co/QQoxkPb2MC
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
“Nada muda se Você não muda!”, com Cel. José Carlos Fiorido assista pelo youtube https://t.co/KGTzyhOY1m https://t.co/GHjC7GKhRi
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Cristo Consolador - Suênya Freire assista pelo youtube https://t.co/7QQBqwii3d https://t.co/LO4fTuSR72
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Semeador - Rafael Papa (Lançamento Livro Parábolas de Jesus à Luz da Doutrina Espírita) assista pelo y… https://t.co/o5TOlLxZM1
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
45º Estudo Impermanência e Imortalidade /cap.17 - Conquistas internas 2ª parte - Mauro M Guimarães assista pelo y… https://t.co/0EsNYMikju
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
45º Estudo Impermanência e Imortalidade /cap.17 - Conquistas internas 2ª parte - Mauro M Guimarães assista pelo y… https://t.co/pIc3APzwsD
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Semeador - Rafael Papa (Lançamento Livro Parábolas de Jesus à Luz da Doutrina Espírita) assista pelo y… https://t.co/lMC9x8mBBp
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
45º Estudo Impermanência e Imortalidade /cap.17 - Conquistas internas 2ª parte - Mauro M Guimarães assista pelo y… https://t.co/VeRjbvbfQO
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Semeador - Rafael Papa (Lançamento Livro Parábolas de Jesus à Luz da Doutrina Espírita) assista pelo y… https://t.co/Xdb1GZ2fPg
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Cristo Consolador - Suênya Freire assista pelo youtube https://t.co/7QQBqwii3d https://t.co/anVomge5hF
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"1 - Não escolhemos ser tão profundamente ignorantes. Isso foi consequência da opção pelo egoísmo e não uma escolha direta. 2 - A perfeita sabedoria jamais cria a ignorância. Somente um grande…"
10 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"O Ego."
11 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"De jeito nenhum."
11 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"1 - Erra porque é livre, caso não fosse não erraria. 2 - Não é livre de quê e sim para quê. Não distorça o sentido. 3 - Examente por isso...Por se tornar egoísta."
11 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço