REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

A Luz dos Homens. A Luz Resplandece das Trevas

Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens… (João, 1: 4)

A antítese entre luz e trevas é recorrente no texto bíblico. Aqui, porém, o redator evangélico relaciona luz com vida. Nele, estava a vida… a Vida está em Deus desde antes do princípio, ela é o vivo de nossas vidas. Aqui falamos não de vida no sentido biológico que é fruto da Criação do Universo físico, mas da Vida que é na expressão de Paulo o dom gratuito de Deus.1 Deste modo, o Verbo que era a ação criadora estava impregnado de Vida, e a Vida é a Luz dos homens, a existência de toda realidade.

Toda a criação estava em Deus; o Criador por um ato pleno de amor cria, isto é, exterioriza de si a criação. Criação da qual nós os homens conhecemos apenas uma minúscula parte que é o Universo físico. Outras existem em dimensões tão superiores que são inabordáveis por nós por mais evoluídos que sejamos.

Deus em sua transcendência é o eterno desconhecido, todavia, através de Sua Lei se faz compreensível na medida de nossas possibilidades evolucionais. A Lei em última instância é Amor, deste modo, toda vez que agimos em pleno acordo com o amor fechamos uma conexão indestrutível com o Criador gerando assim, Luz, Vida, Saúde.

Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens. Compreendemos deste modo que se nos falta sentido para um maior entendimento sobre Deus, porém já fica claro para qualquer um de nós que somos responsáveis pelo nossos estados de alegria ou tristeza, saúde ou doença, de paz ou de conflito íntimo. Sejamos um com Ele através da vivência da moral, que é Lei, e faremos Luz e Vida em nossa existência.

“…mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna.” (Romanos, 6: 23)


e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.  (João, 1: 5)

Já dissemos e voltamos a repetir que não temos como saber sobre o início da Criação devido a nossa pouca evolução e porque não há como no relativo em que nos situamos compeender o Absoluto. Todavia, a lógica nos leva pensar que a Criação primária é espiritual. É pouco provável que Deus tenha criado a matéria e o Universo material primeiro e depois o espiritual.

Nos primeiros movimentos do livro Gênesis há anotação de que no princípio Deus criava os céus e a terra2, o que nos sugere a criação dos céus (mundo espiritual) antes da terra (mundo físico). Porém, segundo a narração deste mesmo livro, no versículo três do primeiro capítulo surge a luz quando no versículo dois já relatava sobre a existência das trevas. Existia treva antes da luz? Como dissemos, é pouco provável. A luz representando o bem, o espiritual, a ação original do Criador é anterior a tudo. Então, como resolver esta contradição?

Atribuímos isto, segundo nossa humilde forma de analisar, ao modo de relatar dos redatores primeiros do texto bíblico. Eles partiram do que conheciam, o mundo físico, para só depois falarem sobre o que ainda era desconhecido, o mundo espiritual. Por isso, os livros que narram a Criação partem do mundo material para o espiritual, como se o espírito partisse da matéria para só depois atingir a condição plena, espiritual.

No Evangelho de João há em parte a correção deste fato. Nele temos no princípio o verbo (logos), a vida, a luz, e só depois surgem as trevas. Hoje com a nossa mentalidade já mais evoluída podemos depreender que as trevas não pertencem à Criação original, elas têm origem no uso indevido do livre arbítrio por parte do espírito que se voltou contra a Lei de Deus.

A luz resplandece (brilha) nas trevas, esta é a lógica do nosso Universo. A luz por si mesma é invisível, a luz incriada é inacessível á nossa condição material. Deste modo, é preciso que aja trevas para que possamos ver a luz. Todavia as trevas não conseguem compreender a luz, não conseguem apreendê-la , impedi-la. O significado do termo grego catélaben é controvertido, podendo ainda significar conter. Porém o sentido espiritual do versículo é claro e otimista; por maior que seja a treva ou o tenebroso em nós mesmos jamais conseguiremos apagar a luminosidade da essência espiritual que somos. A Centelha Divina vencerá sempre mesmo que fique adormecida por longo tempo. Lembremos que ela praticamente se apaga no mineral vindo a brilhar com todo o seu fulgor no espírito voltado para o bem. A Inteligência Suprema nos marcou para sempre, por isso o sentido da vida é para frente e para o alto.

Gênesis, 1: 1

Autor:

Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)

Cláudio Fajardo é bancário, escritor desde 1997, dedica-se ao estudo do Novo Testamento à luz da Doutrina. Coordenou curso de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade em Goiânia – GO, denominado de Curso de Espiritismo e Evangelho. A partir daí surgiram seus livros: O Sermão do Monte, Jesus Terapeuta I e II, O Sermão Profético e O Sermão do Cenáculo, todos publicados pela Editora Itapuã.

Blogs: http://espiritismoeevangelho.webnode.com/

e-mail: fajardo1960@gmail.com

Exibições: 3240

Respostas a este tópico

Agradeço  por todos esses estudos que nos aumenta o conhecimento sobre o Evangelho  e Espiritismo-----                         FELIZ  ANO 2013  que a espiritualidade continue  protegendo a todos  e aumentando seus conhecimentos .MUITA LUZ  ---   MUITA PAZ  e  MUITAS FELICIDADES para todos.             Abraços Ester Ferrigato Martins.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Brilhante texto do Claudio, que toca num assunto que muitas vezes os textos não conseguem traduzir o que pensam os autores, de modo a que se consiga entender . Porem o texto consegue de uma maneira bem objetiva e didática chegar à todos . Parabéns .  

muito lindo esse estudo muito obrigado .

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Nadia Rosangela curtiu o vídeo de Feeak Minas
15 minutos atrás
Nadia Rosangela e Maria agora são amigos
19 minutos atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso comentou a postagem no blog As expressões “Kardecismo” e/ou “kardecista” não devem ser desestimadas (Jorge Hessen) de Carlus Martel
5 horas atrás
Ícone do perfilMarcos, cristina guedes de oliveira e Fernanda entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
6 horas atrás
Maria Livramento Dos Santos compartilhou um perfil em Facebook
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/aXjfKBYEgr
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/oA7uuRxPz3
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Patricia Martins curtiu o vídeo de Vitor Antenore Rossi
20 horas atrás
NILO DAMASCENO REZENDE curtiram o evento “Como acionar o Poder da Fé”, com Cristiano Abreu Paiva de Carlos Pretti - SCEE
21 horas atrás
Luci Rosa Brito Santana comentou a página Ao Vivo de Amigo Espírita
21 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/j6F4gOZ4pQ
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Maria curtiram o perfil de Maria
22 horas atrás
Maria curtiram o perfil de Maria
22 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/upwpjzHTOp
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
14h20 Estamos ao vivo Seminário: "Mediunidade: para entender e refletir" com Pedro Camilo https://t.co/E18gdj3374 https://t.co/HP81nIhOVH
Twitterontem · Responder · Retweet
Joao Iudes Nodari compartilhou a discussão de Marco Túlio Ferreira Silva em Facebook
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/Nsn3V2x0pM
Twitterontem · Responder · Retweet
Margareth Lacerda Dutra curtiram a página Canal 4 de Amigo Espírita
ontem
rosinara rejane souza cardoso curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
ontem
rosinara rejane souza cardoso curtiram o evento Joanna de Ângelis e Divaldo Franco de Amigo Espírita
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço