REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Estudos do Livro Gênesis (11) - Continua a Evolução... Produza a terra alma vivente O PI se prepara sua inserção no Reino Humano

E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

E Deus os abençoou, dizendo…; a benção de Deus representa a homologação da consciência, nós a sentimos quando concluímos que estamos ajustados ao projeto do Criador no encaminhamento da evolução. É a paz da consciência tranquila, o descanso natural daquele que trabalhou com amor.

É importante compreendermos que os sete dias (ciclos) da criação se acham presentes em cada dia, como também em cada evento realizado. A bênção de Deus se dá na conclusão da sétima etapa, é quando encerramos um determinado processo e nos preparamos para outro.

E isto é também imprescindível que compreendamos, que após a conclusão de um evento a vida sempre nos apresentará outro iniciando uma nova laçada da espiral evolutiva, faz parte do dinamismo universal.

Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares. Temos aqui a continuidade do processo definindo a necessidade de em todas as faixas da criação serem perpetuados os valores positivos. É ao mesmo tempo o dever de multiplicação do bem através do campo operacional - produza a terra… - e através deste a fixação das conquistas.

A criação divina é extremamente dinâmica, não há estagnação, se obedecermos aos Desígnios do Alto estaremos sempre atuando na faixa do Bem, quando há estacionamento, o que entendemos como perda de oportunidade de realizar o Bem, é por conta do Espírito; a Lei é frutificai e multiplicai-vos…

Água simboliza vida, mesmo após o que entendemos como morte, em todos os planos da evolução há vida, renascimento. A semente representa perpetuidade, mas para que o ciclo jamais se interrompa ela tem de morrer, se assim não for não há frutos e novamente semente.

Encher as águas nos mares significa assim, nossa capacidade de colaborar com todo este processo que jamais se extingue. Independente de nossa posição assim se dará; porém, se quisermos participar desta produção de benefícios ajustados ao Projeto Divino temos de estar sempre dispostos a atuar nas faixas construtivas da virtude seja pelo campo mental do qual nos dão notícias as aves pela capacidade de voar acima da terra, ou mesmo pelo campo operacional representado pela própria terra significando as vinculações necessárias à efetivação deste processo.

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

Temos que ter em conta que quando o texto diz produza a terra alma vivente estas “almas” que seriam os princípios inteligentes em evolução em condições de naquele momento se vincular à experiência física naquela condição seja no reino animal ou no reino vegetal [erva verde], já existiam no mundo espiritual.

Como? Podemos perguntar. A Doutrina Espírita nos mostra que a evolução não é feita em um orbe apenas, e muitos outros mundos já existiam antecedendo a Terra onde estes PI (princípios inteligentes) na sua caminhada natural chegaram à condição de estarem nesta faixa já necessitando da experiência que vieram ter aqui na Terra. Tudo isto é feito, conforme já comentamos, com a supervisão dos Técnicos Espirituais que são os Espíritos já em condições de ajudar a Deus e ao Seu Cristo no encaminhamento da evolução planetária.

Assim podemos entender esta produção de almas viventes como sendo o aparecimento do ser vivo no orbe na condição dos primeiros animais, o que se deu a partir do verso vinte, e aqui neste que ora analisamos como sendo a multiplicação das espécies.

Tudo isto se deu em milhões de anos. Nestes movimentos iniciais do Gênesis de um versículo para o outro passam-se milhares de séculos.

Assim temos:

Gado – animais domésticos

Répteis – podem ser os dinossauros, os grandes monstros, grandes répteis que também por sua configuração muitos deles se assemelhavam a aves.

Feras – algumas traduções falam em bestas-feras, seriam os animais selvagens.

Estava sendo preparado o terreno para o aparecimento natural do homem o que se daria a partir de mais alguns milhões de anos.

Os proscênios terrenos assistem a lutas titânicas entre os seres dotados de mirabolantes mecanismos de ataque e destruição. Época de transição, em que verdadeiros ensaios biológicos produzem monstruosidades como a se preparar para a delicadeza de uma nova vida, a dos mamíferos, que deveria se estabelecer na Terra. Foi preciso que as forças divinas convocassem um extraordinário feito para encerrar a escomunal “era dos grandes répteis”: um bólido de proporções consideráveis caiu no golfo do México, há 60 milhões de anos, nos alvores do “6º dia”, pondo fim a aventura dos monstruosos seres. Por pouco a vida não sucumbe em nosso orbe, que se viu envolvido por convulsões telúricas e densas trevas, mas o fato era indispensável para se permitir o desenvolvimento dos mamíferos que já existiam e com dificuldades sobreviviam no hostil ambiente daquelas revolutas eras. Segundo pesquisas recentes, estima-se que este tenha sido o fato que se responsabilizou pela extinção em massa dos dinossauros, pondo fim ao seu extenso domínio no planeta.1

1 FREIRE, Gilson T.. Arquitetura Cósmica:dos mitos da criação à visão unitária do universo. Belo Horizonte: Inede, 2006.

Autor:

Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)

é membro da Rede Amigo Espírita

Cláudio Fajardo é bancário, escritor desde 1997, dedica-se ao estudo do Novo Testamento à luz da Doutrina. Coordenou curso de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade em Goiânia – GO, denominado de Curso de Espiritismo e Evangelho. A partir daí surgiram seus livros: O Sermão do Monte, Jesus Terapeuta I e II, O Sermão Profético e O Sermão do Cenáculo, todos publicados pela Editora Itapuã.

Blogs: http://espiritismoeevangelho.webnode.com/

e-mail: fajardo1960@gmail.com

 

Artigos do Grupo "Espiritismo e Evangelho

Exibições: 192

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Jose Lucio Barbosa Rodrigues respondeu à discussão Mediunidade - dom ou castigo? de Bárbara Martins de Castro
33 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/V1FJI5iMwY
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estamos ao vivo, venha participar conosco!!! via Restream.io
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Antonio Francisco e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
8 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/u5e7UUdHxL
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/8gE4ewU3RB
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilValéria Maia, Regina, Vera Kalil e mais 5 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
13 horas atrás
Aparecida Braz curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
14 horas atrás
ARI DE SOUSA LIMA curtiu a postagem no blog O espírita deve abrigar e conviver com todos os grupos sociais (Jorge Hessen) de Casa de Jaco - Lar do idoso
14 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Mediunidade - dom ou castigo? de Bárbara Martins de Castro
14 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Livre arbítrio de Sergio Ruiz
15 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/NgfSgxuNFX
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estamos ao vivo, venha participar conosco!!! Multistreaming with https://t.co/W3cDGMksrg
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estamos ao vivo, venha participar conosco!!!
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estamos ao vivo, venha participar conosco!!! via @restreamio
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Mario Augusto Serrano e Luciano agora são amigos
15 horas atrás
Antonio Carlos Navarro curtiram a discussão Apliquei a ideia de Kardec. A priori, parecer ter dado certo. de Wellington Balbo
15 horas atrás
maria de jesus da silva curtiu a postagem no blog SUICIDAS - MORREM... MAS... NÃO DESENCARNAM... de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
16 horas atrás
♥ Cláudia Helena ♥ entrou no grupo de Amigo Espírita
16 horas atrás
Ícone do perfil♥ Cláudia Helena ♥ e Helena entraram no grupo de Amigo Espírita
16 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço