E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. (Gn, 1: 9)

A expressão ajuntem-se as águas nos mostra que após a separação há novamente um ajuntamento. Esta passa a ser a mecânica cósmica, o respiro do Universo, expansão e contração…

A matéria fluídica - águas debaixo dos céus - vai se condensando e formando a porção seca, a terra propriamente dita. Tudo sob as ordens do Pai e a orientação dos Espíritos superiores. E assim foi, e podemos dizer que assim é até hoje no sentido de que toda proposta positiva de criação e atuação do Bem vem do Alto, nós somos meros instrumentos da Vontade Soberana do Criador e de Seus prepostos espirituais para que o equilíbrio do Universo seja restabelecido.

Todo o Cosmos, o físico e o espiritual, o que conhecemos, o que julgamos conhecer, e o que não temos a mínima noção, vive imerso numa Lei Única, esta Lei em última instância é Amor.

É importante conhecermos todo este processo de criação pois daí podemos depreender consequências morais de largo alcance. O Bem, que é fruto do amor dinamizado, é expressão que verte do Criador para nós, é, como se pudéssemos dizer, o alimento essencial do Espírito. Daí a necessidade, mesmo que inconsciente, de o buscarmos sempre, de termos a intuição de que o devemos praticar. A ética é o Bem segundo o nosso alcance espiritual, à medida que evoluímos ela evolui. Só através de sua prática nos ajustaremos a Deus vivendo em harmonia. Não é por outro motivo que sentimos que somos mais felizes doando do que recebendo, e que só há saúde e paz se a este contexto superior nos adequarmos.

E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. (Gn, 1:10)

Há matéria e matéria, matérias em várias dimensões. A ciência moderna comprova que há o elemento material tão quintessenciado que para nós é como se não existisse.1

O redator bíblico por via da intuição espiritual captou a informação de que parte da matéria extrafísica se condensou formando a terra, ou o que conhecemos como os continentes; outra parte menos condensada formou os mares, os rios, os lagos, mostrando-nos que mesmo em dimensões parecidas há diversidades de estados em que a Criação do Pai se apresenta.

Tudo tinha um propósito, mesmo após a separação da Unidade inicial, a presença do Criador se faz em todo o Universo gerenciando através de sua Lei, fazendo com que tudo se adapte à Nova Ordem com objetivos superiores de evolução. É o plano de Qualidade Total de Deus que os iniciados hebreus perceberam e grafaram: e viu Deus que era bom.

Esta expressão define a presença de Deus em todas as fases da vida, é o acompanhamento do Criador em relação à Sua criação. Dentro de nossa ótica acanhada [não esqueçamos que quem escreveu isto foi o redator do Gênesis] é como se houvesse uma avaliação por parte Dele.

Tudo vindo de Deus é bom. Mesmo que não compreendamos a finalidade tudo tem a sua razão de ser dentro da Contabilidade da Vida. Às vezes não compreendemos as aparentes derrotas, as dores, as separações, e tudo o que nos traz sofrimentos. Se hoje vivêssemos este início de formação planetária acharíamos que tudo era um caos, que ali haveria ausência de Deus, entretanto, nada disso é realidade. Deus está presente em toda Criação. Mesmo se existisse o inferno como pregam algumas religiões, ali também haveria a presença de Deus. Aliás a doutrina espírita nos ensina que nas regiões de maior treva do Mundo Espiritual tem a presença constante de Espíritos de elevada condição evolutiva trabalhando em nome da Luz.

Assim, não nos aquietemos em excesso se o momento atual é desfavorável aos nossos desígnios, há a Presença Divina em nossa vida constantemente, e se viu Deus que era bom, que assim se desse, é porque esta é a melhor forma de acontecer para a nossa recomposição íntima.

1 Cf. (KARDEC, 1980), questão 22

Autor:

Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)

é membro da Rede Amigo Espírita

Cláudio Fajardo é bancário, escritor desde 1997, dedica-se ao estudo do Novo Testamento à luz da Doutrina. Coordenou curso de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade em Goiânia – GO, denominado de Curso de Espiritismo e Evangelho. A partir daí surgiram seus livros: O Sermão do Monte, Jesus Terapeuta I e II, O Sermão Profético e O Sermão do Cenáculo, todos publicados pela Editora Itapuã.

Blogs: http://espiritismoeevangelho.webnode.com/

e-mail: fajardo1960@gmail.com

 

Artigos do Grupo "Espiritismo e Evangelho

Exibições: 748

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Últimas atividades

Ícone do perfilSUZANA, Maria, Daniela Duarte Ferreira e mais 4 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
44 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
“MEU OBSESSOR NÃO PERMITIU QUE EU CASASSE. ”: https://t.co/Cr9ltxfi77
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/NH7ZSTRjFf
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/8JXJR7uOMN
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog “NOSSOS FILHOS SÃO ESPÍRITOS- COMO LIDAR COM ELES. ” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
3 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de ERICA DA SILVA MENESES
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de LUIZ GUSTAVO OLIVEIRA DOS SANTOS
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Andre Pereira Santana
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de João Carlos
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Camila Gomes Zanluchi
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Glayson Luiz
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de MARIA APARECIDA ABREU
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de RENATO SEVESTRIN RECHE
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Claudino Esteves
5 horas atrás
Graça Bertram curtiu a postagem no blog SAÚDE É TRABALHAR .....reflexão aos trabalhadores de uma casa espírita..... de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Vinheta RAETV 2018 com Locução: https://t.co/HRP4XsULbI via @YouTube
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
maria da Glória Lisboa comentou o grupo Estudando o Livro dos Espíritos de Nelson Peixoto de Souza Filho
14 horas atrás
maria da Glória Lisboa entrou no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
14 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/9oYiIusw94
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço