E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. (Gn, 1: 9)

A expressão ajuntem-se as águas nos mostra que após a separação há novamente um ajuntamento. Esta passa a ser a mecânica cósmica, o respiro do Universo, expansão e contração…

A matéria fluídica - águas debaixo dos céus - vai se condensando e formando a porção seca, a terra propriamente dita. Tudo sob as ordens do Pai e a orientação dos Espíritos superiores. E assim foi, e podemos dizer que assim é até hoje no sentido de que toda proposta positiva de criação e atuação do Bem vem do Alto, nós somos meros instrumentos da Vontade Soberana do Criador e de Seus prepostos espirituais para que o equilíbrio do Universo seja restabelecido.

Todo o Cosmos, o físico e o espiritual, o que conhecemos, o que julgamos conhecer, e o que não temos a mínima noção, vive imerso numa Lei Única, esta Lei em última instância é Amor.

É importante conhecermos todo este processo de criação pois daí podemos depreender consequências morais de largo alcance. O Bem, que é fruto do amor dinamizado, é expressão que verte do Criador para nós, é, como se pudéssemos dizer, o alimento essencial do Espírito. Daí a necessidade, mesmo que inconsciente, de o buscarmos sempre, de termos a intuição de que o devemos praticar. A ética é o Bem segundo o nosso alcance espiritual, à medida que evoluímos ela evolui. Só através de sua prática nos ajustaremos a Deus vivendo em harmonia. Não é por outro motivo que sentimos que somos mais felizes doando do que recebendo, e que só há saúde e paz se a este contexto superior nos adequarmos.

E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. (Gn, 1:10)

Há matéria e matéria, matérias em várias dimensões. A ciência moderna comprova que há o elemento material tão quintessenciado que para nós é como se não existisse.1

O redator bíblico por via da intuição espiritual captou a informação de que parte da matéria extrafísica se condensou formando a terra, ou o que conhecemos como os continentes; outra parte menos condensada formou os mares, os rios, os lagos, mostrando-nos que mesmo em dimensões parecidas há diversidades de estados em que a Criação do Pai se apresenta.

Tudo tinha um propósito, mesmo após a separação da Unidade inicial, a presença do Criador se faz em todo o Universo gerenciando através de sua Lei, fazendo com que tudo se adapte à Nova Ordem com objetivos superiores de evolução. É o plano de Qualidade Total de Deus que os iniciados hebreus perceberam e grafaram: e viu Deus que era bom.

Esta expressão define a presença de Deus em todas as fases da vida, é o acompanhamento do Criador em relação à Sua criação. Dentro de nossa ótica acanhada [não esqueçamos que quem escreveu isto foi o redator do Gênesis] é como se houvesse uma avaliação por parte Dele.

Tudo vindo de Deus é bom. Mesmo que não compreendamos a finalidade tudo tem a sua razão de ser dentro da Contabilidade da Vida. Às vezes não compreendemos as aparentes derrotas, as dores, as separações, e tudo o que nos traz sofrimentos. Se hoje vivêssemos este início de formação planetária acharíamos que tudo era um caos, que ali haveria ausência de Deus, entretanto, nada disso é realidade. Deus está presente em toda Criação. Mesmo se existisse o inferno como pregam algumas religiões, ali também haveria a presença de Deus. Aliás a doutrina espírita nos ensina que nas regiões de maior treva do Mundo Espiritual tem a presença constante de Espíritos de elevada condição evolutiva trabalhando em nome da Luz.

Assim, não nos aquietemos em excesso se o momento atual é desfavorável aos nossos desígnios, há a Presença Divina em nossa vida constantemente, e se viu Deus que era bom, que assim se desse, é porque esta é a melhor forma de acontecer para a nossa recomposição íntima.

1 Cf. (KARDEC, 1980), questão 22

Autor:

Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)

é membro da Rede Amigo Espírita

Cláudio Fajardo é bancário, escritor desde 1997, dedica-se ao estudo do Novo Testamento à luz da Doutrina. Coordenou curso de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade em Goiânia – GO, denominado de Curso de Espiritismo e Evangelho. A partir daí surgiram seus livros: O Sermão do Monte, Jesus Terapeuta I e II, O Sermão Profético e O Sermão do Cenáculo, todos publicados pela Editora Itapuã.

Blogs: http://espiritismoeevangelho.webnode.com/

e-mail: fajardo1960@gmail.com

 

Artigos do Grupo "Espiritismo e Evangelho

Exibições: 840

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Últimas atividades

Ori Pombal Franco curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
2 horas atrás
Conceição Valadares curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
8 horas atrás
Raquel Eilert curtiu a postagem no blog SABER SOFRER - Richard Simonetti ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
11 horas atrás
Raquel Eilert curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
11 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog CUIDADO COM A OVER-DOSE! “VIVER É MELHOR QUE SONHAR" de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Entrevista 27 agosto 2019 Aspectos Espiritas da Dependência Quimica https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2389351081304967&set=a.1876084972631583&type=3&theater"
21 horas atrás
Ina Maria A. S.Lima curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Ina Maria A. S.Lima curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Shirley Cristiane Amaral curtiram a discussão MÉDIUNS E MEDIUNIDADE de Amigo Espírita
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O IDEAL DE CADA UM - André Luiz de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Luiz Otavio Lemos Bastos curtiram a discussão Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas? de Wellington Balbo
ontem
Michel Jean Quete curtiu a postagem no blog Vigoroso convite! – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
ontem
Michel Jean Quete curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Michel Jean Quete curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

CHICO XAVIER FALOU DA IMPORTÂNCIA DE AJUNTARMOS TESOUROS DA ALMA

"Sobre a Terra, tudo é ilusão, tudo passa, tudo se transforma de um instante para outro. O que conta é o que guardamos dentro de nós; tudo mais há de ficar com o corpo, que se desfará em pó... Não vale a pena tanta luta por nada! Precisamos crescer interiormente, adquirir valores que sejamos eternos... Uma simples célula cancerígena que nos apareça no corpo joga tudo no chão. Vamos partir para o Além com os tesouros da alma. Como é que haveremos de nos apresentar aos que nos endossaram a…Ver mais...
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

"Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

25 agosto 2019 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo 25 de agosto de 2019, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com a professora, escritora e oradora Dalva Silva Souza de Vitória-ES. Ela abordará o tema “Equilíbrio do Corpo e da Alma”. Dalva Souza é ex-presidente da FEEES – Federação Espírita de Estado do Espírito Santo. Ela utiliza seu talento de poetiza e nos…Ver mais...
ontem
Ícone do perfilSergio Bini e Shirley Cristiane Amaral entraram no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
quinta-feira
Sergio Bini curtiram o evento Joanna de Ângelis e Divaldo Franco de Amigo Espírita
quinta-feira
Sergio Bini curtiram a discussão O uso da palavra, segundo Joanna de Ângelis de Amigo Espírita
quinta-feira
Shirley Cristiane Amaral entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
quinta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço