E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. (Gn, 1: 9)

A expressão ajuntem-se as águas nos mostra que após a separação há novamente um ajuntamento. Esta passa a ser a mecânica cósmica, o respiro do Universo, expansão e contração…

A matéria fluídica - águas debaixo dos céus - vai se condensando e formando a porção seca, a terra propriamente dita. Tudo sob as ordens do Pai e a orientação dos Espíritos superiores. E assim foi, e podemos dizer que assim é até hoje no sentido de que toda proposta positiva de criação e atuação do Bem vem do Alto, nós somos meros instrumentos da Vontade Soberana do Criador e de Seus prepostos espirituais para que o equilíbrio do Universo seja restabelecido.

Todo o Cosmos, o físico e o espiritual, o que conhecemos, o que julgamos conhecer, e o que não temos a mínima noção, vive imerso numa Lei Única, esta Lei em última instância é Amor.

É importante conhecermos todo este processo de criação pois daí podemos depreender consequências morais de largo alcance. O Bem, que é fruto do amor dinamizado, é expressão que verte do Criador para nós, é, como se pudéssemos dizer, o alimento essencial do Espírito. Daí a necessidade, mesmo que inconsciente, de o buscarmos sempre, de termos a intuição de que o devemos praticar. A ética é o Bem segundo o nosso alcance espiritual, à medida que evoluímos ela evolui. Só através de sua prática nos ajustaremos a Deus vivendo em harmonia. Não é por outro motivo que sentimos que somos mais felizes doando do que recebendo, e que só há saúde e paz se a este contexto superior nos adequarmos.

E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. (Gn, 1:10)

Há matéria e matéria, matérias em várias dimensões. A ciência moderna comprova que há o elemento material tão quintessenciado que para nós é como se não existisse.1

O redator bíblico por via da intuição espiritual captou a informação de que parte da matéria extrafísica se condensou formando a terra, ou o que conhecemos como os continentes; outra parte menos condensada formou os mares, os rios, os lagos, mostrando-nos que mesmo em dimensões parecidas há diversidades de estados em que a Criação do Pai se apresenta.

Tudo tinha um propósito, mesmo após a separação da Unidade inicial, a presença do Criador se faz em todo o Universo gerenciando através de sua Lei, fazendo com que tudo se adapte à Nova Ordem com objetivos superiores de evolução. É o plano de Qualidade Total de Deus que os iniciados hebreus perceberam e grafaram: e viu Deus que era bom.

Esta expressão define a presença de Deus em todas as fases da vida, é o acompanhamento do Criador em relação à Sua criação. Dentro de nossa ótica acanhada [não esqueçamos que quem escreveu isto foi o redator do Gênesis] é como se houvesse uma avaliação por parte Dele.

Tudo vindo de Deus é bom. Mesmo que não compreendamos a finalidade tudo tem a sua razão de ser dentro da Contabilidade da Vida. Às vezes não compreendemos as aparentes derrotas, as dores, as separações, e tudo o que nos traz sofrimentos. Se hoje vivêssemos este início de formação planetária acharíamos que tudo era um caos, que ali haveria ausência de Deus, entretanto, nada disso é realidade. Deus está presente em toda Criação. Mesmo se existisse o inferno como pregam algumas religiões, ali também haveria a presença de Deus. Aliás a doutrina espírita nos ensina que nas regiões de maior treva do Mundo Espiritual tem a presença constante de Espíritos de elevada condição evolutiva trabalhando em nome da Luz.

Assim, não nos aquietemos em excesso se o momento atual é desfavorável aos nossos desígnios, há a Presença Divina em nossa vida constantemente, e se viu Deus que era bom, que assim se desse, é porque esta é a melhor forma de acontecer para a nossa recomposição íntima.

1 Cf. (KARDEC, 1980), questão 22

Autor:

Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)

é membro da Rede Amigo Espírita

Cláudio Fajardo é bancário, escritor desde 1997, dedica-se ao estudo do Novo Testamento à luz da Doutrina. Coordenou curso de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade em Goiânia – GO, denominado de Curso de Espiritismo e Evangelho. A partir daí surgiram seus livros: O Sermão do Monte, Jesus Terapeuta I e II, O Sermão Profético e O Sermão do Cenáculo, todos publicados pela Editora Itapuã.

Blogs: http://espiritismoeevangelho.webnode.com/

e-mail: fajardo1960@gmail.com

 

Artigos do Grupo "Espiritismo e Evangelho

Exibições: 713

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
"Onde está a felicidade?" : https://t.co/nDtCQ3Fch2
Twitter30 minutos atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por Antonio Carlos Navarro
36 minutos atrás
Ícone do perfilClóvis Antonio Brighenti, Gilzete Ribeiro, Eva Maria Martins Terra e mais 1 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Ser "Espírita" é.... (Jorge Hessen)" : https://t.co/3TEDImwk4q
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por os pae
1 hora atrás
Murilo e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
3 horas atrás
Sheila Maria Rangel Marques respondeu à discussão O Espírita e a Política: uma reflexão a respeito das manifestações em redes sociais de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
4 horas atrás
Sheila Maria Rangel Marques curtiram a discussão O Espírita e a Política: uma reflexão a respeito das manifestações em redes sociais de Amigo Espírita
4 horas atrás
Regina Máris compartilhou um perfil em Facebook
5 horas atrás
Regina Máris compartilhou um perfil em Facebook
5 horas atrás
Regina Máris curtiram o perfil de Carlos Pretti - SCEE
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Murilo
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Eva Maria Martins Terra
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/lVaoWRXR3x
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Alexander Rodrigues Silva curtiram o perfil de Anete Guimarães
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/GRxI9z4rau
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/QQEjDbfxr9
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/R3qCS7zMxb
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/BLTy2IPGGL Encontro Fraternidade sem Fronteiras (com Adriana Melo,
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
II Encontro Fraternidade sem Fronteiras: https://t.co/NzkIglygpO via @YouTube
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço