E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. Já existe aqui um amadurecimento onde se pode nomear as coisas. Luz ganha um nome, dia; treva, noite. Os dois se alternam como num processo de gestação do próprio amadurecimento. É nesse fluxo e refluxo que o Ser evolui e se autoilumina.

A luz é o momento em que recebemos do Alto, para aplicarmos em baixo [trevas] que é o campo operacional. Dinamizando nas trevas alcançamos mais condições de receber mais luz. Ou seja, a luz é constante e sempre presente, quando nos capacitamos e fazemos com ela sintonia a refletimos melhor. [é como quando liga-se o interruptor]

Estamos em um ponto onde a Unidade inicial se decompôs surgindo a dualidade. A partir daí temos: luz e treva, bem e mal, dia e noite, amor e ódio; entretanto, não foi assim desde o princípio.1

Notemos que este é o único momento desta narrativa inicial onde não é dito “e viu Deus que era bom”, talvez por ter havido o rompimento com a Unidade, rompimento este que é temporário, passará, tempo e espaço fazem parte de um instante transitório, só a eternidade prevalecerá.

Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.2

Podemos concluir então, que os fatores positivos são absolutos, os negativos relativos, transitórios; estes últimos serão um dia absorvidos pelos primeiros, são materiais didáticos necessários ao processo evolutivo, quando perdem a finalidade deixam de existir.

É preciso compreender que a “luz” sempre existiu, há luz inclusive na intimidade da “treva”. Nesta é como se houvesse um “congelamento” daquela. Ela está lá, quietinha, aguardando que o calor das emoções, que a luta gerada entre os polos da dualidade a descongelem, isto é, criem campo propício para que ela se manifeste.

Em nosso Universo há a necessidade da treva para que a luz se manifeste, não conseguimos perceber esta se não houver aquela, mas isso acontece porque este é um Universo de imperfeição, gerado justamente por esta separação. Na Criação original, na Perfeição do início, no mundo plenamente espiritual o qual só podemos conceber pelo pensamento3, há manifestação de luz sem treva, é o Reino dos Céus de que falou Jesus. Viemos dele e para ele caminhamos.

E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. A manhã significa o momento de nossas concepções, é o estado inicial do entendimento.

Aprendemos com nosso querido e saudoso Honório Abreu que “no plano das percepções temos tomado conhecimento, identificado mecanismos, sistematizado, coordenado, encaminhado no processo evolucional que tange nosso campo de dedução após a manhã, nunca na manhã.

Assim, tomamos o conhecimento sempre dos fatos à tarde, no próprio contexto observador do nosso despertar, nunca somos causa sempre efeito, somos preparados, amadurecidos, para depois tomarmos conhecimento. E no contexto geral somos observadores, só tomamos conhecimento do que já existe. Em relação ao início, à gênese, na realidade nós somos espectadores. Só temos a percepção dos eventos após estes terem acontecido, mesmo que seja fração de segundos depois. Dentro desta ótica somos sempre co-criadores, só Deus é o Creador4 de todas as coisas.

Assim, compreendemos o porquê de na narrativa bíblica a tarde vir antes da manhã. É que existe sempre algo anterior àquilo que percebemos como princípio. O dia bíblico começa com a tarde, mas não podemos deixar de entender que sempre existiu uma outra manhã anterior, sempre haverá uma manhã, um início que não conseguimos alcançar. É o que compreendemos do que não podemos compreender: a eternidade.

1 Mateus, 19: 8

2 Marcos, 13: 31

3 Cf. (KARDEC, 1980), questão 26

4 Palavra muito usada por Huberto Rohden em se referindo a Deus. Segundo este respeitado escritor e filósofo “Crear” é a manifestação da essência em forma de existência, enquanto criar é a transição de uma existência para outra.

Autor:

Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)

é membro da Rede Amigo Espírita

Cláudio Fajardo é bancário, escritor desde 1997, dedica-se ao estudo do Novo Testamento à luz da Doutrina. Coordenou curso de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade em Goiânia – GO, denominado de Curso de Espiritismo e Evangelho. A partir daí surgiram seus livros: O Sermão do Monte, Jesus Terapeuta I e II, O Sermão Profético e O Sermão do Cenáculo, todos publicados pela Editora Itapuã.

Blogs: http://espiritismoeevangelho.webnode.com/

e-mail: fajardo1960@gmail.com

 

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