E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. (Gn, 1: 6 a 8)

E disse Deus; é a atuação sempre presente do Criador orientando e ordenando tudo com Sua Sábia Vontade. Vontade esta capaz de agir sabendo todas as necessidades que adviriam no infinito dos tempos.

Haja uma expansão no meio das águas; os antigos semitas criam que acima da terra e dos céus havia uma camada sólida que retinha as águas superiores, talvez por isso alguns tradutores usaram a palavra “firmamento” ao invés de expansão. Porém, para definir o que a genial intuição dos iniciados hebreus captaram, expansão fica melhor se observarmos os conceitos científicos atuais.

Se projetarmos este acontecimento para além da formação de nosso orbe, pensando na formação do Universo físico de um modo geral, não afirmam os estudiosos do assunto que após a “explosão” inicial entrou nosso mundo num processo de expansão?

Esta onda expansionista que persevera até hoje, segundo a comunidade científica, foi percebida intuitivamente pelos médiuns da literatura bíblica e expressam com segurança o impulso criador do princípio.

As águas inicias seriam assim, a Substância Divina original com que o Criador fez todas as coisas.

e haja separação entre águas e águas; mais uma vez podemos citar aqui a separação que originou a dualidade. Surgem dois ambientes em dimensões distintas, o Céu representando o Universo Espiritual que é preexistente e sobrevivente a tudo, e a terra representando o Universo material que é finito e se extinguirá um dia.

As águas representantes do universo material se condensarão ainda em inumeráveis dimensões o que por sua vez gerarão as galáxias, os sóis, planetas, e também as dimensões espirituais diversas que conhecemos como Plano Espiritual…

E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. As águas debaixo da expansão definem o elemento material já mais denso, entretanto sutil em relação à matéria no estado em que conhecemos. O verbo “fazer” fala-nos de uma ação que aqui devemos atribuir aos Espíritos, já que Deus não exerce ação direta sobre a matéria.

Deste modo, podemos ver neste passo, já muito tempo depois, a atuação dos Técnicos Espirituais, os Cocriadores em plano maior, aqueles Espíritos que operam em perfeito ajuste à Vontade Soberana da Inteligência Suprema, trabalhando com o elemento material formando os mundos necessários à evolução do Espírito em seu caminho de retorno ao Pai.

E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

Este segundo ciclo da criação é marcado como aquele em que surge a dualidade.

Céu, assim, representa o Plano da Perfeição, o Mundo do Puro Espírito, é para nós, em nosso estágio de evolução, um desafio, sabemos que existe, mas não o compreendemos. Qualquer coisa que falarmos a respeito não passa de mera suposição.

Para facilitar a nossa compreensão vamos formando concepções no plano mental e criando dimensões superiores às nossas, de acordo com estagio evolucional de cada um, e assim ampliando no relativo o nosso entendimento. Talvez por isso o redator bíblico fale em céus no plural significando a imensidade de dimensões de acordo com a compreensão de cada um.

Na casa de meu Pai há muitas moradas1

1 João, 14: 2

Exibições: 186

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
“A Necessidade da Caridade na Seara de Jesus ” - Evangelho na Rede com Cleusa Severino: https://t.co/ZYcftfm7FA via @YouTube
Twitter58 minutos atrás · Responder · Retweet
Galdino Pereira de Aguiar e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
3 horas atrás
sheila sobrinho compartilhou o vídeo de Amigo Espírita em Facebook
4 horas atrás
sheila sobrinho curtiu o vídeo de Amigo Espírita
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Preconceito”, com Ana Paula de Almeida Gesualdo de Carlos Pretti - SCEE
5 horas atrás
Araci de sousa Rodrigues entrou no grupo de Amigo Espírita
9 horas atrás
Araci de sousa Rodrigues entrou no grupo de Amigo Espírita
9 horas atrás
Raquel Eilert curtiu o vídeo de Amigo Espírita
11 horas atrás
Raquel Eilert curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
11 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/K32kQuhoU0
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilCintia Alen Coutinho, Paulo Teixeira de Castro, Lucila Calado e mais 8 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
14 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/BzYP7LfuHA
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/Fd6rMs0HVx
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/JiktDp8nmi
Twitter15 horas atrás · Responder · Retweet
Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/9vJt63WufF. Amanhã será outro dia - O Evangelho & Nós com Rosangela
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
18 horas atrás
Lucila Calado curtiram o evento Filmes e Documentários de Amigo Espírita
19 horas atrás
Aline Esnarriaga comentou a postagem no blog Em boa companhia de PATRIZIA GARDONA
19 horas atrás
Aline Esnarriaga curtiu a postagem no blog Em boa companhia de PATRIZIA GARDONA
19 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço