REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Gênesis, 1: 2)

E a terra era sem forma e vazia; este é o modo em que o redator bíblico se manifestou, para ele a terra era informe, isto é, sem forma.

Quando alguém compra um terreno e planeja ali a construção de sua casa, em seu campo mental a casa já está pronta, ele consegue visualizar tudo, e até transitar mentalmente entre os cômodos. Ao chegar um desconhecido ele tenta mostrar a casa para este que não consegue visualizar nada, para este o terreno está vazio e sem forma.

Para o Deus o tempo não passa, o tempo é; Ele é anterior ao tempo. No Campo Mental do Criador tudo sempre existiu e de forma organizada.

Nada é vazio. “O que te parece vazio está ocupado por matéria que te escapa aos sentidos e aos instrumentos.”1

O “gérmen primitivo”2 de tudo sempre existiu em estado latente,eles ficam aguardando o momento propício para se desenvolverem3.

Para o homem existe o antes e o depois ele tem de construir e construir-se, o princípio é vazio e sem forma cabe a cada um dar a sua forma preenchendo o vazio. Esta é a oportunidade de trabalho, e a partir daí, de sua própria edificação.

e havia trevas sobre a face do abismo; a luz irradia pelo infinito. Deus é luz, Deus é amor; deste modo a luz é anterior a tudo. Porém em nosso universo material e devido aos nossos sentidos adaptados a este universo a luz expressa-se nas trevas. É preciso a treva para que ela reflita. A luz precisa de seu oposto para manifestar-se. Do mesmo modo é a relação entre bem e mal.

Na criação de nosso orbe a treva sobre a face do abismo expressa o caos inicial quando os elementos ainda estavam em confusão.4 Pouco a pouco cada coisa tomou o seu lugar.

Na intimidade do Espírito se dá do mesmo modo, antes da revelação crística em nós reina as trevas, após a absorção da Luz, que representa o entendimento da Revelação, apaga-se a noite do desequilíbrio que gera a desarmonia.

havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Passam-se milhares de anos… desde a terra sem forma e vazia [o princípio de formação planetária , momento em que os técnicos espirituais sob a coordenação do governador planetário iniciam a construção do orbe físico], até o princípio da vida orgânica com o surgimento do protoplasma.

OS PRIMEIROS HABITANTES DA TERRA

Dizíamos que uma camada de matéria gelatinosa envolvera o orbe terreno em seus mais íntimos contornos. Essa matéria, amorfa e viscosa, era o celeiro sagrado das sementes da vida. O protoplasma foi o embrião de todas as organizações do globo terrestre, e, se essa matéria, sem forma definida, cobria a crosta solidificada do planeta, em breve a condensação da massa dava origem ao surgimento do núcleo, iniciando-se as primeiras manifestações dos seres vivos.

Os primeiros habitantes da Terra, no plano material, são as células albuminóides, as amebas e todas as organizações unicelulares, isoladas e livres, que se multiplicam prodigiosamente na temperatura tépida dos oceanos.

Com o escoar incessante do tempo, esses seres primordiais se movem ao longo das águas, onde encontram o oxigênio necessário ao entretenimento da vida, elemento que a terra firme não possuía ainda em proporções de manter a existência animal, antes das grandes vegetações; esses seres rudimentares somente revelam um sentido - o do tato, que deu origem a todos os outros, em função de aperfeiçoamento dos organismos superiores.5

Este momento representa a reunião dos elementos que refletem o pensamento de Deus no plano aplicativo (dinâmico), e as unidades psíquicas que já se ajustam ao desenvolvimento natural do orbe neste estágio em que se encontra a evolução.

Os espíritos superiores estão presentes porque há trabalho.

O campo dinâmico do psiquismo desde o psiquismo do homem até uma bactéria estão amplamente conjugados.

Nosso próprio organismo é um ótimo exemplo, existem nele unidades psíquicas que iniciam no processo evolutivo, tudo sob a orientação do Espírito já em fase superior de evolução.

O espírito de Deus se movia é a representação do plano operacional.

Se moviam (dualidade), saindo de um lugar e indo para outro. O plano da caridade através do trabalho é dual.

Face das águas; são os elementos receptores do espírito de Deus. Importância do campo mental na estruturação das realizações, do preparo da “face das águas” para que o espírito de Deus produza algo positivo.

Face do abismo; tipos de elementos que ficam estagnados, como se fosse a unidade psíquica vinculada ao mineral.

Face das águas – movimento dinâmico.

Abismo –profundidade que acolhe os elementos embrionários. (germe)

Temos no abismo dois tipos de elementos:

  • Em evolução normal.

  • Em queda das faixas superiores.

  • O erro, ou o pecado dentro da concepção das religiões, é o mesmo que a queda das áreas superiores do psiquismo para as profundidades do abismo, da consciência para a inconsciência.

1 KARDEC, 1980,questão 36

2 Idem, Ibidem, questão 46

3 Id., ib., questão 44

4 Id.,ib., questão 43

5 (XAVIER F. C. / Emmanuel (Espírito), 1980), cap. II

Autor: Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)

 

 

Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)

é membro da Rede Amigo Espírita

Cláudio Fajardo é bancário, escritor desde 1997, dedica-se ao estudo do Novo Testamento à luz da Doutrina. Coordenou curso de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade em Goiânia – GO, denominado de Curso de Espiritismo e Evangelho. A partir daí surgiram seus livros: O Sermão do Monte, Jesus Terapeuta I e II, O Sermão Profético e O Sermão do Cenáculo, todos publicados pela Editora Itapuã.

Blogs: http://espiritismoeevangelho.webnode.com/

e-mail: fajardo1960@gmail.com

Exibições: 1952

Respostas a este tópico

Amigo  Claudio

Pelo que  sei  atraves  dos estudos é que  fomos mineral, vegetal, animal e hominal hj, só não entendi sobre o unico sentido inicial foi o tato..  poderia me  explicar?


Ivone, obrigado pela participação.

O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano. Emmanuel afirma que dele se originam os outros.

Nos seres primordiais,(unicelulares) que se moviam nas águas só existia este sentido. É o que nos informa este Mentor.


IVONE DE JESUS disse:

Amigo  Claudio

Pelo que  sei  atraves  dos estudos é que  fomos mineral, vegetal, animal e hominal hj, só não entendi sobre o unico sentido inicial foi o tato..  poderia me  explicar?

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Oswadir aparecido de Oliveira curtiu a postagem no blog Biografia comemorativa revela a surpreendente história de superação de Benedita Fernandes. E muitas outras, de uma mulher que ‘causou’… de Amigo Espírita
1 hora atrás
cecy bragança curtiu a postagem no blog Biografia comemorativa revela a surpreendente história de superação de Benedita Fernandes. E muitas outras, de uma mulher que ‘causou’… de Amigo Espírita
1 hora atrás
cecy bragança curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
1 hora atrás
Ícone do perfilIria Ignacio Loyola dos Santos, Mackenzie Mendes de Melo, Marcos Aparecido Andrade e mais 8 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
1 hora atrás
Ícone do perfilRede Amigo Espírita via Facebook
Miniatura

Neste vídeo o orador espírita Vinicius Lara realiza um pequeno comentário a respeito da necessidade de olhar para os próprios sentimentos e emoções como forma de superar o sofrimento e redescobrir…

Ver mais...
Facebook1 hora atrás · Responder
Ronan Silva curtiu a postagem no blog "SEMANA SANTA NA VISÃO ESPÍRITA" de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Josue Oliveira comentou a postagem no blog Biografia comemorativa revela a surpreendente história de superação de Benedita Fernandes. E muitas outras, de uma mulher que ‘causou’… de Amigo Espírita
1 hora atrás
elisabete rodrigues e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
2 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiu a postagem no blog Biografia comemorativa revela a surpreendente história de superação de Benedita Fernandes. E muitas outras, de uma mulher que ‘causou’… de Amigo Espírita
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
às 19hs Programa Momento Espirita com Fabio Peroni entrevistando Rubens Silvestre, Tema: O Perdão e o auto perdão:… https://t.co/mgwqHzI15r
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Feeak Minas postou um vídeo

O que significa Autoridade Espiritual? - 62º Apocalipse

Estudo do Apocalipse com Carlos Alberto Braga e Júlio Cesar * Inscreva-se em nosso canal http://www.youtube.com/c/RedeAmigoEspirita1 * Crie seu perfil em nos...
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/HMHIO0rTEF que significa Autoridade Espiritual? - 62º Apocalipse
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/VQBb8Jcgwb: “Os Caminhos do Amor” com Dalva Silva Souza
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Anna Maria MMiranda curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
4 horas atrás
Amigo Espírita curtiu a postagem no blog Biografia comemorativa revela a surpreendente história de superação de Benedita Fernandes. E muitas outras, de uma mulher que ‘causou’… de Amigo Espírita
5 horas atrás
Ícone do perfilRede Amigo Espírita via Facebook
Miniatura

O ano de 2017 engloba quatro datas marcantes na história de Benedita Fernandes. Por esse motivo, associado ainda aos 160 anos de nascimento da Doutrina Espírita, com o lançamento de ‘O Livro dos Espíritos’,…

Ver mais...
Facebook5 horas atrás · Responder
Ícone do perfil via Twitter
Biografia comemorativa revela a surpreendente história de superação de Benedita Fernandes. E muitas outras,:… https://t.co/ZcntwBk2r8
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Biografia comemorativa revela a surpreendente história de superação de Benedita Fernandes. E muitas outras, de uma mulher que ‘causou’… de Amigo Espírita
5 horas atrás
Posts no blog por Amigo Espírita
5 horas atrás
Flávia curtiram a página Canal 6 de Amigo Espírita
6 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço