(Texto de Delcio Carvalho)

 

Findo o 2º Congresso Espírita Sul americano, em 15 de setembro deste 2013, Divaldo Franco, após breve estada em Salvador deslocou-se, no dia 20 do corrente, para Miami e, dali, a Toronto (Canadá), a fim de iniciar uma nova programação naquele país, a convite do Conseil Spirite Canadien (Canadien Spirit Council).

No dia imediato viajou a Québec (Província de Québec) para atender ao compromisso firmado com os caros confrades do Centre d’Étude Allan Kardec, pioneiro na divulgação da Doutrina Espírita naquela região de predominância da língua francesa.

 

              *

 

A primeira reunião foi dedicada a debate de onze questões, apresentadas pelos trabalhadores e adrede formuladas, em grande abrangência de temas doutrinários e sociológicos. Ocorreu esse maravilhoso encontro na sede do Centro Espírita.

Com a presença de mais de cinquenta membros, brasileiros e quebequianos, por duas horas Divaldo respondeu com a clareza e a jovialidade que lhe são peculiares a todas as questões que lhe foram apresentadas, transferindo com suas palavras cheias de energia, genialidade e sabedoria os tesouros do conhecimento espírita aos atentos e emocionados ouvintes, que se deixaram comover, sensibilizados pelo brilhantismo e amorosidade do seu verbo. O encontro foi traduzido simultaneamente ao francês.

 

                               *

 

Logo após, houve um lanche de confraternização, oportunidade de aproximação marcada por ondas de alegria, em que a vivência da fraternidade está a estruturar a formação da grande família universal.

No dia 21, às 13 horas, no belíssimo auditório Hydro-Québec – Pavillon Desjardins – Université Laval, a mais antiga das Américas – foi lançada a versão francesa do livro O Homem Integral,ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis ao nosso médium, que ficou com o título de L’Homme Integral, em excelente tradução de Dulce e Miguel Bertolucci.

Às 14h, para um público de 180 interessados, alguns dos quais viajaram de Montreal e Sherbrooke, a fim de estarem presentes, iniciou-se a conferência intitulada La Psychologie de la Gratitude,com a tradução de Ivon Doyle,  que se prolongou por 75 minutos.

 

                          *

 

A abordagem foi feita fundamentando-se nas modernas provas científicas da existência de Deus e do Espírito imortal, ilustradas com notáveis exemplos vivos e reais do valor da gratidão, inclusive, na área da saúde, temática essa que suscitou intensas e proveitosas reflexões, a deduzir-se pelas interrupções ocorridas durante sua exposição, mediante aplausos.  

Após um intervalo de vinte minutos, durante os quais os autógrafos solicitados foram atendidos, deu-se início às respostas de perguntas formuladas por escrito, com mais uma hora de labores esclarecedores. A responsável pela cerimônia fazia a tradução ao francês.

Concluída a gratificante tarefa, Divaldo viajou de automóvel com os seus anfitriões a Montreal, numa jornada de mais 2h30min, para a continuidade de atendimento ao seu nobre ministério.

 

                           *

 

No dia 23, às 19 horas, Divaldo, acompanhado pelo confrade Miguel Bertolucci, seguiu aoCentre d’Études Spirites Fraternité, para o encontro com os trabalhadores espíritas de Montreal e de cidades próximas, como Toronto, Vancouver e Otawa, numa reunião bastante produtiva e rica de fraternidade.

Estiveram presentes 62 interessados que se devotam ao serviço espírita nas suas respectivas instituições. Um momento de aprendizado expressamente aguardado pelas oportunidades de estudo e aprofundamento no conhecimento espírita.

 

                              *

 

Após uma prece e as palavras iniciais do Presidente José Mussi, do Conseil Spirite Canadien, foram sorteadas as perguntas adrede apresentadas, em número de 28, que Divaldo respondeu durante duas horas seguidas, sem intervalo.

Na sequência, encerrando-se a bela reunião, ei-lo ainda a brindar seus ouvintes com uma narrativa comovente sobre a vida de Jesus, quando, envolvido por uma auréola singular, levou alguns presentes às lágrimas, sensibilizados por sua terna voz e dulcidamente gratificados por ignoto magnetismo que passou a envolver o ambiente.

Na mesma ocasião, foi lançado o livro L’Homme Integral, logo seguido de autógrafos por um bom período, ocorrendo então as despedidas.

 

                           *

 

No dia 24, Divaldo dirigiu-se com a família Bertolucci, que o hospedou em Montreal, ao Hotel Europa, onde proferiu a conferência intitulada La santé psichique et médiumnité (A saúde psíquica e a mediunidade), lá chegando às 19h e ficando à disposição do público para os autógrafos do lançamento e outras obras da sua autoria mediúnica e de Allan Kardec.

Para um público de 240 pessoas que superlotavam a bela sala do Hotel, Divaldo abordou, a partir das 19h30min, o tema proposto, realizando o histórico psiquiátrico da esquizofrenia e de outros transtornos mentais, culminando com o estudo da obsessão conforme os postulados da Doutrina Espírita, num tempo de 80 minutos. Houve um intervalo e logo o retorno para atendimento das questões que foram apresentadas pelo público ávido de conhecimentos. Às 22h30min foram encerrados os trabalhos. Toda a atividade foi traduzida ao francês por Yvon Doyle, que viajou de Québec especialmente com alguns confrades, a fim de participar do Evento. Estiveram presentes representantes de diversos grupos e cidades.

                      *

No dia 25, acompanhado pelo casal José e Sandra Mussi, Divaldo viajou a Toronto, a fim de dar prosseguimento à sua atividade.

 

                              *

 

Às 19 horas, na sede do Toronto Spiritist Society, fundado e dirigido pelo casal acima referido, houve a reunião com os trabalhadores de diversos Centros Espíritas da cidade, em torno de 40 pessoas, quando Divaldo fez uma oportuna introdução à atividade, para logo depois colocar-se às ordens para as perguntas adrede programadas. Após concluí-las, permaneceu mantendo considerações em torno dos postulados doutrinários numa abrangência de tempo entre às 19h e 22h30min, quando retornou ao lar hospedeiro, em Oakville, uma cidade periférica. No dia 26, o ilustre visitante e os seus anfitriões regressaram a Toronto, para nova conferência programada: The Psychology of Gratitude, no Innis Town Hall, University of Toronto, com um público de 250 pessoas e tradução ao inglês pelo companheiro José Mussi.

 

                            *

 

Após algumas considerações do presidente do Conselho Espírita Canadense, José Mussi, foi concedida a palavra ao aguardado convidado, que iniciou o estudo aprofundando a análise das cinco características do ser humano: personalidade, conhecimento, identificação, consciência e individualidade.

Divaldo permaneceu autografando livros a partir das 18h até o momento em que teve início a solenidade, ocasião em que houve números de canto e de violão antecedendo à prece de abertura e sua apresentação, ditada em inglês pela Dra. Sandra Mussi.

 

                            *

 

 

Com a segura tradução ao inglês de José Mussi, Divaldo examinou cada uma dessas características, ampliando o elenco de análises na individualidade, avançando considerações na busca da harmonia e da saúde integral, decorrentes da gratidão, da busca incessante pela imortalidade em triunfo e da superação das más inclinações.

 

                             *

 

Durante 80 minutos o notável baiano manteve o público em silenciosa atenção, porquanto tem o extraordinário dom de polarizar atenções, resultado de uma invisível força de que é dotado, a qual se alia uma eloquência inigualável. Vez que outra, como parte da sua habilidade didática ─ emérito Professor que é ─ propôs toques de humor saudável, e demonstrou a importância da gratidão em todas as vidas humanas, concluindo com excelentes exemplos como o do piloto americano Charles Plumb, na guerra contra o Vietnam, em que este, após ter seu avião derrubado em território Vietcong (comunista), salva-se, e é aprisionado durante 7 anos, até o momento em que se firma a paz. A partir dali, como herói americano, dedicou-se a proferir conferências até o dia em que foi informado de quem lhe dobrara o paraquedas salvador, pelo próprio soldado. Comovido e em gratidão, ele passou a iniciar as suas atuais conferências, perguntando: - Quem dobrou o seu paraquedas hoje?

 

                         *

 

Divaldo encerrou a linda conferência proferindo a Oração da Gratidão, que lhe foi ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues, levando o auditório a um estado de unção e às lágrimas. Encerrada a solenidade, foi concluída a jornada do querido amigo em terras canadenses.

No dia 27 Divaldo viajou a São Paulo, a fim de passar o domingo na Creche Amélia Rodrigues, fundada por Miguel e Terezinha Sardano, como vem fazendo há mais de 25 anos, ininterruptamente, mantendo o programa de um mini-seminário das 9h às 12h, atendimento fraterno a partir das 14h30min e a conferência de encerramento às 18 horas. Nessa mesma noite, retornará a Salvador, lá chegando por volta de 1h30min da madrugada de segunda-feira.

 

                         *

 

Deus abençoe esse dedicado servidor de Jesus, que não mede esforços para desincumbir-se do compromisso com os Benfeitores espirituais! Uma trajetória de luz e extraordinário exemplo de ação cristã, por amor ao nosso Mestre, levando em seu vibrante coração a força da mensagem do Evangelho.

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Baixe arquivo em PPS com fotos

2013-Divaldo Franco-Canadá.pps

Exibições: 795

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Qual o pior analfabeto? O que diz odiar a política. Da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos  - o político vigarista e corrupto.”…"
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estudo 9 - Cap. 6 - Cristianismo (parte 5) - Vinicius Lara - Livro Depois da Morte / Léon Denis assista pelo youtu… https://t.co/ubGG1bmclM
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/safpIUyVp1
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/9d2WszBjZ4
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/WyPqEyUzmo
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/Ghw8e9aA4G
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Deixai que venham a mim as criancinhas - Evangelho na Rede com Simone Neto https://t.co/r2kLxGs6gO https://t.co/7UlNRdzurk
Twitterontem · Responder · Retweet
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
Miniatura

Estudando o Livro dos Espíritos

Grupo para estudo e discussão do "Livro dos Espíritos".Sejam bem vindos!Os temas são livres.Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Estudando o Livro dos Espíritos de Nelson Peixoto de Souza Filho
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Dicas de Livros Espíritas

Nada mais relaxante do que ler um bom livro. Este espaço é para divulgar, deixar comentários, dicas, opinar sobre os livros espíritas e indicar alguns lançamentos.   Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Dicas de Livros Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Áudios Espíritas

Espaço para divulgação de áudios espiritas, mensagens, reflexões, palestras, programas de rádio, entrevistas, congressos, seminários, etcPara baixar os mp3 e ter acesso é necessário ser membro cadastrado no GrupoVer mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Áudios Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Filmes e Documentários

Grupo para postagens de filmes com conteúdo e temas espirituais, retratando a vida após a morte. Este é um espaço para divulgação de filmes Espíritas, Espiritualistas, bem como filmes edificantes, com fundo moral e documentários do gênero. que encontramos na internet.Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Filmes e Documentários de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Estudando Espiritismo

Estudos da Doutrina Espírita para troca de conhecimentos, através de Estudos Semanais em salas de conferênciaparticipe de nosso Grupo no Facebook, acesse:http://www.facebook.com/groups/salaestudandoespiritismo/Ver mais...
ontem
Vanessa Faria agora é amigo de Jardel Filipe de Carvalho e Fernando José de Araujo
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Consciência Moral - Otávio Tobias Mandrá assista no youtube https://t.co/QZaa3omXjL https://t.co/qtTjr7vqQk
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"O Quanto Basta?" - Programa Momento Espírita com Marcos Cassoni assista no youtube https://t.co/KbyfTOeuN1 https://t.co/UmTeChljhg
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço