(Texto de Delcio Carvalho)

 

Findo o 2º Congresso Espírita Sul americano, em 15 de setembro deste 2013, Divaldo Franco, após breve estada em Salvador deslocou-se, no dia 20 do corrente, para Miami e, dali, a Toronto (Canadá), a fim de iniciar uma nova programação naquele país, a convite do Conseil Spirite Canadien (Canadien Spirit Council).

No dia imediato viajou a Québec (Província de Québec) para atender ao compromisso firmado com os caros confrades do Centre d’Étude Allan Kardec, pioneiro na divulgação da Doutrina Espírita naquela região de predominância da língua francesa.

 

              *

 

A primeira reunião foi dedicada a debate de onze questões, apresentadas pelos trabalhadores e adrede formuladas, em grande abrangência de temas doutrinários e sociológicos. Ocorreu esse maravilhoso encontro na sede do Centro Espírita.

Com a presença de mais de cinquenta membros, brasileiros e quebequianos, por duas horas Divaldo respondeu com a clareza e a jovialidade que lhe são peculiares a todas as questões que lhe foram apresentadas, transferindo com suas palavras cheias de energia, genialidade e sabedoria os tesouros do conhecimento espírita aos atentos e emocionados ouvintes, que se deixaram comover, sensibilizados pelo brilhantismo e amorosidade do seu verbo. O encontro foi traduzido simultaneamente ao francês.

 

                               *

 

Logo após, houve um lanche de confraternização, oportunidade de aproximação marcada por ondas de alegria, em que a vivência da fraternidade está a estruturar a formação da grande família universal.

No dia 21, às 13 horas, no belíssimo auditório Hydro-Québec – Pavillon Desjardins – Université Laval, a mais antiga das Américas – foi lançada a versão francesa do livro O Homem Integral,ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis ao nosso médium, que ficou com o título de L’Homme Integral, em excelente tradução de Dulce e Miguel Bertolucci.

Às 14h, para um público de 180 interessados, alguns dos quais viajaram de Montreal e Sherbrooke, a fim de estarem presentes, iniciou-se a conferência intitulada La Psychologie de la Gratitude,com a tradução de Ivon Doyle,  que se prolongou por 75 minutos.

 

                          *

 

A abordagem foi feita fundamentando-se nas modernas provas científicas da existência de Deus e do Espírito imortal, ilustradas com notáveis exemplos vivos e reais do valor da gratidão, inclusive, na área da saúde, temática essa que suscitou intensas e proveitosas reflexões, a deduzir-se pelas interrupções ocorridas durante sua exposição, mediante aplausos.  

Após um intervalo de vinte minutos, durante os quais os autógrafos solicitados foram atendidos, deu-se início às respostas de perguntas formuladas por escrito, com mais uma hora de labores esclarecedores. A responsável pela cerimônia fazia a tradução ao francês.

Concluída a gratificante tarefa, Divaldo viajou de automóvel com os seus anfitriões a Montreal, numa jornada de mais 2h30min, para a continuidade de atendimento ao seu nobre ministério.

 

                           *

 

No dia 23, às 19 horas, Divaldo, acompanhado pelo confrade Miguel Bertolucci, seguiu aoCentre d’Études Spirites Fraternité, para o encontro com os trabalhadores espíritas de Montreal e de cidades próximas, como Toronto, Vancouver e Otawa, numa reunião bastante produtiva e rica de fraternidade.

Estiveram presentes 62 interessados que se devotam ao serviço espírita nas suas respectivas instituições. Um momento de aprendizado expressamente aguardado pelas oportunidades de estudo e aprofundamento no conhecimento espírita.

 

                              *

 

Após uma prece e as palavras iniciais do Presidente José Mussi, do Conseil Spirite Canadien, foram sorteadas as perguntas adrede apresentadas, em número de 28, que Divaldo respondeu durante duas horas seguidas, sem intervalo.

Na sequência, encerrando-se a bela reunião, ei-lo ainda a brindar seus ouvintes com uma narrativa comovente sobre a vida de Jesus, quando, envolvido por uma auréola singular, levou alguns presentes às lágrimas, sensibilizados por sua terna voz e dulcidamente gratificados por ignoto magnetismo que passou a envolver o ambiente.

Na mesma ocasião, foi lançado o livro L’Homme Integral, logo seguido de autógrafos por um bom período, ocorrendo então as despedidas.

 

                           *

 

No dia 24, Divaldo dirigiu-se com a família Bertolucci, que o hospedou em Montreal, ao Hotel Europa, onde proferiu a conferência intitulada La santé psichique et médiumnité (A saúde psíquica e a mediunidade), lá chegando às 19h e ficando à disposição do público para os autógrafos do lançamento e outras obras da sua autoria mediúnica e de Allan Kardec.

Para um público de 240 pessoas que superlotavam a bela sala do Hotel, Divaldo abordou, a partir das 19h30min, o tema proposto, realizando o histórico psiquiátrico da esquizofrenia e de outros transtornos mentais, culminando com o estudo da obsessão conforme os postulados da Doutrina Espírita, num tempo de 80 minutos. Houve um intervalo e logo o retorno para atendimento das questões que foram apresentadas pelo público ávido de conhecimentos. Às 22h30min foram encerrados os trabalhos. Toda a atividade foi traduzida ao francês por Yvon Doyle, que viajou de Québec especialmente com alguns confrades, a fim de participar do Evento. Estiveram presentes representantes de diversos grupos e cidades.

                      *

No dia 25, acompanhado pelo casal José e Sandra Mussi, Divaldo viajou a Toronto, a fim de dar prosseguimento à sua atividade.

 

                              *

 

Às 19 horas, na sede do Toronto Spiritist Society, fundado e dirigido pelo casal acima referido, houve a reunião com os trabalhadores de diversos Centros Espíritas da cidade, em torno de 40 pessoas, quando Divaldo fez uma oportuna introdução à atividade, para logo depois colocar-se às ordens para as perguntas adrede programadas. Após concluí-las, permaneceu mantendo considerações em torno dos postulados doutrinários numa abrangência de tempo entre às 19h e 22h30min, quando retornou ao lar hospedeiro, em Oakville, uma cidade periférica. No dia 26, o ilustre visitante e os seus anfitriões regressaram a Toronto, para nova conferência programada: The Psychology of Gratitude, no Innis Town Hall, University of Toronto, com um público de 250 pessoas e tradução ao inglês pelo companheiro José Mussi.

 

                            *

 

Após algumas considerações do presidente do Conselho Espírita Canadense, José Mussi, foi concedida a palavra ao aguardado convidado, que iniciou o estudo aprofundando a análise das cinco características do ser humano: personalidade, conhecimento, identificação, consciência e individualidade.

Divaldo permaneceu autografando livros a partir das 18h até o momento em que teve início a solenidade, ocasião em que houve números de canto e de violão antecedendo à prece de abertura e sua apresentação, ditada em inglês pela Dra. Sandra Mussi.

 

                            *

 

 

Com a segura tradução ao inglês de José Mussi, Divaldo examinou cada uma dessas características, ampliando o elenco de análises na individualidade, avançando considerações na busca da harmonia e da saúde integral, decorrentes da gratidão, da busca incessante pela imortalidade em triunfo e da superação das más inclinações.

 

                             *

 

Durante 80 minutos o notável baiano manteve o público em silenciosa atenção, porquanto tem o extraordinário dom de polarizar atenções, resultado de uma invisível força de que é dotado, a qual se alia uma eloquência inigualável. Vez que outra, como parte da sua habilidade didática ─ emérito Professor que é ─ propôs toques de humor saudável, e demonstrou a importância da gratidão em todas as vidas humanas, concluindo com excelentes exemplos como o do piloto americano Charles Plumb, na guerra contra o Vietnam, em que este, após ter seu avião derrubado em território Vietcong (comunista), salva-se, e é aprisionado durante 7 anos, até o momento em que se firma a paz. A partir dali, como herói americano, dedicou-se a proferir conferências até o dia em que foi informado de quem lhe dobrara o paraquedas salvador, pelo próprio soldado. Comovido e em gratidão, ele passou a iniciar as suas atuais conferências, perguntando: - Quem dobrou o seu paraquedas hoje?

 

                         *

 

Divaldo encerrou a linda conferência proferindo a Oração da Gratidão, que lhe foi ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues, levando o auditório a um estado de unção e às lágrimas. Encerrada a solenidade, foi concluída a jornada do querido amigo em terras canadenses.

No dia 27 Divaldo viajou a São Paulo, a fim de passar o domingo na Creche Amélia Rodrigues, fundada por Miguel e Terezinha Sardano, como vem fazendo há mais de 25 anos, ininterruptamente, mantendo o programa de um mini-seminário das 9h às 12h, atendimento fraterno a partir das 14h30min e a conferência de encerramento às 18 horas. Nessa mesma noite, retornará a Salvador, lá chegando por volta de 1h30min da madrugada de segunda-feira.

 

                         *

 

Deus abençoe esse dedicado servidor de Jesus, que não mede esforços para desincumbir-se do compromisso com os Benfeitores espirituais! Uma trajetória de luz e extraordinário exemplo de ação cristã, por amor ao nosso Mestre, levando em seu vibrante coração a força da mensagem do Evangelho.

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Baixe arquivo em PPS com fotos

2013-Divaldo Franco-Canadá.pps

Exibições: 808

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Postura Altamente Humanitária – Orson Peter Carrara

Toda cidade tem seu vulto histórico de destaque ou vários, a depender de sua história e origens no tempo. É comum que todos recordemos fatos da infância ou ainda que não tenhamos tido contato direto, até por questão cronológica, mas tenhamos conhecimento das ações e legado deixado por esses homens e mulheres que marcaram época, projetando suas ações no futuro.Vim de…Ver mais...
4 horas atrás
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
4 horas atrás
Posts no blog por os pae

Implicações da culpa (Jorge Hessen)

Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DFMuitas crianças são induzidas a agir de forma sempre “correta”, conforme o padrão do seu meio ambiente, dos valores éticos, das pressões existentes. Quando a criança é obrigada a fazer as coisas dessa ou daquela maneira, todas as vezes que faz de forma diferente desenvolve a culpa. A…Ver mais...
4 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Procura-se urgentemente quem ouça. E ouça com atenção! de PATRIZIA GARDONA
12 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Dolorosa advertência de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
12 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
12 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão O Homem que fizer estas coisas viverás por elas - Estudo (67) Cartas de Paulo de Feeak Minas
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de luciane Duarte de souza
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de André M
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Alberto Neto
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de André Psicologo
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Evelyn Lima de Sousa
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Fernanda M. A. Sequeira
quarta-feira
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Allan Kardec e John Huss - personalidades do mesmo Espírito de Feeak Minas
quarta-feira
Joao Iudes Nodari curtiu a postagem no blog PAPEL DEL ESPIRITISMO EN EL FUTURO DEL MUNDO (nueva conferencia) de MERCEDES CRUZ REYES
quarta-feira
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
terça-feira
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Procura-se urgentemente quem ouça. E ouça com atenção!

Este seria um cartaz que procura ansiosamente pessoas dispostas a doar sua atenção à quem precise desabafar.Espero que ele nunca seja divulgado, espero mesmo que nunca precisemos chegar a este ponto.Mas o fato é que realmente estamos carecendo de quem possa doar um pouquinho mais de seus ouvidos.Isso é caridade pura.Disse Allan Kardec que “Fora da caridade não há salvação”, e…Ver mais...
terça-feira
Auera do Rosario Neves curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
terça-feira
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo) de Amigo Espírita
segunda-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço