Divulgando, Instruindo e Unificando!!!
Mulheres Sujeitai-vos a Vosso Marido - Parte 2
Efésios, 5: 22 a 33:
22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor;
23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.
25 Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.
29 Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30 porque somos membros do seu corpo.
31 Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.
32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
33 Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
Ao iniciarmos este estudo queremos antes de tudo lembrar dois pontos importantes. O primeiro, o versículo da epístola de Pedro que diz:
…sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.1
Isto porque a interpretação que daremos a este texto de Paulo é apenas uma, outras poderão existir e até melhores que a nossa. Porém esta é o que de melhor pudemos fazer neste momento.
Outro aspecto que queremos salientar é quanto a uma pergunta que nos é constantemente dirigida, se não estaríamos divagando muito em nossas interpretações do Evangelho. Teria o apóstolo realmente pensado nesta hipótese quando escreveu o texto?
É preciso que fique claro uma coisa, a Bíblia é uma revelação de Deus; segundo Kardec o Antigo Testamento nos traz os textos da 1ª Revelação, e o Novo o da 2ª.
A primeira revelação previu a vinda da 2ª, do mesmo modo a 2ª nos apontou a necessidade de uma 3ª que viria posteriormente, a do Consolador ou Paráclito.
Assim temos a unidade das revelações sob três aspectos ou momentos distintos. Isto deixa–nos claro o seguinte fato, do mesmo modo que o Espírito de Verdade orientou o advento da terceira revelação, também o fez com a primeira e a segunda. Assim, os textos destas revelações também foram inspirados pelos Espíritos Prepostos do Cristo encarregados de implantarem na Terra o Reino de Deus no coração dos homens.
Isto quer dizer que respeitadas as tradições, o contexto histórico, social e cultural em que foram formados, todo texto revelado pelos Espíritos através destas revelações transcendem tempo e espaço e podem na medida de nosso progresso espiritual revelar–nos novos ângulos a auxiliar no processo reeducativo de todos o que estiverem preparados para tal mister. Isto está de acordo com o versículo citado acima da epístola de Pedro e nos deixa bem tranquilo quanto às interpretações que temos feito do Evangelho neste estudo que carinhosamente aprendemos a chamar de Estudo Miudinho do Evangelho.
Costumamos dizer que um dos trechos mais importantes de toda esta revelação, é que base para compreensão de toda a Bíblia, está contida no livro Deuteronômio, no capítulo 6:
Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.2
Todo o texto da Bíblia gira em torno deste versículo anotado no livro atribuído a Moisés. Pois a história contida na Bíblia nada mais é do que a da relação de Deus com a humanidade, no livro, representado pelo povo hebreu, o Israel de Deus.
Fidelidade e traição, estes os dois momentos distintos que fizeram toda a trama da história e que representam bem toda a nossa trajetória evolucional.
Diz–nos os primeiros movimentos do livro Gênesis, que quando Deus criou o homem, o colocou num Jardim no Éden, e fez com ele uma Aliança: “de toda a árvore do jardim comerás livremente...3”. E ali havia vários tipos de árvores representadas pelas que eram agradáveis à vista, as boas para comida, a árvore da vida que ficava no meio do jardim e a árvore da ciência do bem e do mal. Mas, continuou o Senhor Deus, da árvore da ciência do bem e do mal dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.4
Isto significa que Deus ao criar o homem deu a ele todas as condições para viver bem, feliz, e saudável, mas para isso era preciso se manter na Aliança, fiel aos desígnios do Senhor. Deus criara uma Lei para gerir o funcionamento do Cosmos, e era preciso obedecê-la para manter a harmonia.
Já nos primeiros versículos do capítulo três deste mesmo livro, o homem inicia seu processo de infidelidade. Notemos que Eva no diálogo com a serpente já deturpa o que Deus dissera ao dizer que não deveria comer da árvore colocada no meio do jardim. (cf. Gn, 3: 3). Ora, o que o Senhor dissera é que no meio do jardim estava a árvore da vida, e a que não deveria ser comida era a da ciência do bem e do mal. É que Eva elegera como centro de seus interesses a árvore da ciência do bem e do mal, quando o interesse maior do ser humano deveria ser a da vida, aquela que mais tarde o Cristo viria trazer como objetivo para todos nós.
Tendo valorizado mais o interesse pessoal que a obediência à harmonia universal, outra não poderia ser a consequência, a queda moral do homem, o distanciamento de Deus: “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”5
Estava rompida a Aliança.
Todavia Deus é Misericórdia, e para fazer o homem voltar à vida renova a Aliança com este através de Noé. (cf. Gn, 6: 18)
E mais uma vez o humano faz-se infiel e cai.
Porém Deus renova com Abraão o pacto. E mais uma vez o homem rompe; a aliança é renovada com Moisés e a história se repete.
Por fim Deus envia à Terra Seu Filho maior, o Cristo, e através deste dá oportunidade ao homem de refazer a Aliança e voltar à vida:
…eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.6
Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.7
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.8
1 2 Pedro 1:20
2 Deuteronômio, 6: 4 a 9
3 Gênesis, 2: 16
4 Gênesis, 2: 17
5 Idem
6 João, 10: 10
7 João, 14: 6
8 João, 6: 51
Tags:
teremos de nos contextualizar ao tempo em que foi isto dito e escrito por Paulo. Ao corrermos no estudo dos comportamentos sociais de todos os tempos e culturas, a mulher foi sempre abusada pelo homem. - Insultos verbais, insultos corporais, insultos sociais...insultos de todo o tipo que se queira imaginar. A mulher não é pau mandado do homem, nem foi criada para andar atrás domesmo, qual escrava, ou servente, ou objecto de serviço mesmo no sexo! Paulo, era solteiro, vindo de uma cultura farisaica(religiosa), ditatorial, portanto, para pouco serve esta leitura, senão para levar ao abuso da secundarização daquela que gera vida no seu vente! Que se ponha no lugar dela todo o homem que entende que deve ela ser um capacho de caprichos e de preguiças masculinas. Quem muda as fraldas de uma criança? quem lhe faz a papa? quem a deita? que a levanta, quem vai com ela ao médico, quem vai com ela ao hospital? quem vai com ela à escola? quem sofre quando ela se aleija? quem a embala quando chora?.... bem muia coisa há para dizer. Que se preze o homem de respeitar, venerar, amar,ajudar,colaborar com a mulher. Porque, um dia, quem hoje é homem, amanhã será mulher... os "maxismos" serão reprovados, se´~ao sofridos numa próxima encarnação! Por muitas citações que se façam das Escrituras Bíblicas, elas não oferecem, para o dia de hoje senão, apenas um meio de de nos orientarmos no aspecto moral das questões que nos apresenta! A quem Jesus honrou mais? a mulher!!! a quem apareceu em primeiro lugar na sua ressurreição? à mulher? quem foram até hoje as melhores evangelistas? a mulher! quem são as mais fiéis na veneração? a mulher!!! Logo, deixemos de lado estas pretensões de obediências bacocas que apenas pretendem que a mulher continue a ser coisa. Jesus ama a todos/as em igual medida, em igual medida é essa a nossa obrigação Olhemos a mulher com muito respeito, não a usemos, como se está a usar, para fins comerciais, oferecendo sua imagem para anunciar um produto.Pessoalmente, não compro um produto que usa a mulher para ser explorada. Tenhamos em conta que a santidade de vida deve começar no ventre materno. Haja inteligência e consideração pela criação de Deus.
teremos de nos contextualizar ao tempo em que foi isto dito e escrito por Paulo. Ao corrermos no estudo dos comportamentos sociais de todos os tempos e culturas, a mulher foi sempre abusada pelo homem. - Insultos verbais, insultos corporais, insultos sociais...insultos de todo o tipo que se queira imaginar. A mulher não é pau mandado do homem, nem foi criada para andar atrás domesmo, qual escrava, ou servente, ou objecto de serviço mesmo no sexo! Paulo, era solteiro, vindo de uma cultura farisaica(religiosa), ditatorial, portanto, para pouco serve esta leitura, senão para levar ao abuso da secundarização daquela que gera vida no seu vente! Que se ponha no lugar dela todo o homem que entende que deve ela ser um capacho de caprichos e de preguiças masculinas. Quem muda as fraldas de uma criança? quem lhe faz a papa? quem a deita? que a levanta, quem vai com ela ao médico, quem vai com ela ao hospital? quem vai com ela à escola? quem sofre quando ela se aleija? quem a embala quando chora?.... bem muia coisa há para dizer. Que se preze o homem de respeitar, venerar, amar,ajudar,colaborar com a mulher. Porque, um dia, quem hoje é homem, amanhã será mulher... os "maxismos" serão reprovados, se´~ao sofridos numa próxima encarnação! Por muitas citações que se façam das Escrituras Bíblicas, elas não oferecem, para o dia de hoje senão, apenas um meio de de nos orientarmos no aspecto moral das questões que nos apresenta! A quem Jesus honrou mais? a mulher!!! a quem apareceu em primeiro lugar na sua ressurreição? à mulher? quem foram até hoje as melhores evangelistas? a mulher! quem são as mais fiéis na veneração? a mulher!!! Logo, deixemos de lado estas pretensões de obediências bacocas que apenas pretendem que a mulher continue a ser coisa. Jesus ama a todos/as em igual medida, em igual medida é essa a nossa obrigação Olhemos a mulher com muito respeito, não a usemos, como se está a usar, para fins comerciais, oferecendo sua imagem para anunciar um produto.Pessoalmente, não compro um produto que usa a mulher para ser explorada. Tenhamos em conta que a santidade de vida deve começar no ventre materno. Haja inteligência e consideração pela criação de Deus.
Faço minhas as palavras do amigo de cima José Sobral Ribeiro. Ja tinha lido a matéria de manhã e como mulher preferi não dar minha opinião assim logo de cara, para não parecer arrogante, mas transcrevo abaixo apenas uma parte do que escreveu tão bem o amigo J. S. Ribeiro.
" A quem Jesus honrou mais? A mulher!!! A quem apareceu em primeiro lugar na sua ressurreição? à mulher? Quem foram até hoje as melhores evangelistas? a mulher! quem são as mais fiéis na veneração? a mulher!!! Logo, deixemos de lado estas pretensões de obediências babacas que apenas pretendem que a mulher continue a ser coisa. Jesus ama a todos/as em igual medida, em igual medida é essa a nossa obrigação. Olhemos a mulher com muito respeito, não a usemos, como se está a usar, para fins comerciais, oferecendo sua imagem para anunciar um produto.Pessoalmente, não compro um produto que usa a mulher para ser explorada. Tenhamos em conta que a santidade de vida deve começar no ventre materno. Haja inteligência e consideração pela criação de Deus."
Obrigada pela defesa em nome de todas as mulheres que sofrem nas mãos de seus homens...
Queridos amigos, paz para todos.
Em primeiro lugar quero agradecer a todos que têm tido atenção de ler os textos que temos postados na Rede Amigo Espírita e àqueles que têm feito comentários sobre os mesmos.
Quero deixar claro que estes textos de Paulo sobre a situação da mulher são bastante polêmicos, pois o tema é polêmico por si mesmo independente de época. Só para se ter ideia, o capítulo 20 do livro Nosso Lar de André Luiz que é obra espírita e do nosso tempo, ainda não foi digerido por grande parte dos espíritas.
O que pretendo com estes estudos é deixar claro que em momento algum Paulo achou que a mulher fosse inferior ao homem, e que jamais pregou a sua subserviência a este.
Nos posts anteriores mostramos que ele tinha várias mulheres como líderes de suas igrejas, e que tinha um carinho muito grande com elas o que não era comum naquele tempo.
Ainda vamos ter outros textos e o assunto vai ser aprofundado.
Outro objetivo, é que façamos uma releitura de Paulo pois ele tem sido pelos cristãos de todas épocas, muito mal interpretado, não só com relação a este assunto, mas também de muitos outros.
Estejamos atentos, vamos conversar mais a respeito na continuidade do assunto. Lembremos, nós espíritas que temos a orientação de Kardec precisamos ver a Bíblia de outro modo, reinterpretá-la como ele mesmo nos orientou.
Abraços a todos.
teremos de nos contextualizar ao tempo em que foi isto dito e escrito por Paulo. Ao corrermos no estudo dos comportamentos sociais de todos os tempos e culturas, a mulher foi sempre abusada pelo homem. - Insultos verbais, insultos corporais, insultos sociais...insultos de todo o tipo que se queira imaginar. A mulher não é pau mandado do homem, nem foi criada para andar atrás domesmo, qual escrava, ou servente, ou objecto de serviço mesmo no sexo! Paulo, era solteiro, vindo de uma cultura farisaica(religiosa), ditatorial, portanto, para pouco serve esta leitura, senão para levar ao abuso da secundarização daquela que gera vida no seu vente! Que se ponha no lugar dela todo o homem que entende que deve ela ser um capacho de caprichos e de preguiças masculinas. Quem muda as fraldas de uma criança? quem lhe faz a papa? quem a deita? que a levanta, quem vai com ela ao médico, quem vai com ela ao hospital? quem vai com ela à escola? quem sofre quando ela se aleija? quem a embala quando chora?.... bem muia coisa há para dizer. Que se preze o homem de respeitar, venerar, amar,ajudar,colaborar com a mulher. Porque, um dia, quem hoje é homem, amanhã será mulher... os "maxismos" serão reprovados, se´~ao sofridos numa próxima encarnação! Por muitas citações que se façam das Escrituras Bíblicas, elas não oferecem, para o dia de hoje senão, apenas um meio de de nos orientarmos no aspecto moral das questões que nos apresenta! A quem Jesus honrou mais? a mulher!!! a quem apareceu em primeiro lugar na sua ressurreição? à mulher? quem foram até hoje as melhores evangelistas? a mulher! quem são as mais fiéis na veneração? a mulher!!! Logo, deixemos de lado estas pretensões de obediências bacocas que apenas pretendem que a mulher continue a ser coisa. Jesus ama a todos/as em igual medida, em igual medida é essa a nossa obrigação Olhemos a mulher com muito respeito, não a usemos, como se está a usar, para fins comerciais, oferecendo sua imagem para anunciar um produto.Pessoalmente, não compro um produto que usa a mulher para ser explorada. Tenhamos em conta que a santidade de vida deve começar no ventre materno. Haja inteligência e consideração pela criação de Deus.
A questão de gênero que estar a ser discutida aqui é, para mim, uma grande surpresa! Isso, por conta de estarmos a desconsiderarmos algo elementar e de que tanto se fala/reflete a respeito: SOMOS ESPÍRITOS!
Se temos a convicção dessa situação, mesmo estando usando as vestes corpóreas masculina ou feminina, deveríamos em nossas falas e ações contribuirmos para que junto a nossos familiares, amigos, colegas e conhecidos, pudéssemos repensar nosso comportamento no contexto socio-cultural em que estamos inseridos!
Enquanto espíritas precisamos estar atentos aos conceitos que norteiam nossas vidas, de modo que possamos resignifica-los de acordo com a amplitude do nosso entendimento/conhecimento dos mesmos!
Vivemos em uma sociedade conceitualmente paternalista, onde o poder e o domínio sobre as chamadas "minorias" é o que tem determinado a construção dos sistemas constituintes que nos rege: social, político, econômico, cultural e religioso! Infelizmente!
Entretanto, estou certa que com a efetivação da transição planetária, uma nova sociedade será reestruturada a partir dos princípios éticos-morais que a Doutrina Espírita nos ensina, sem que a questão de gênero (ser homem ou mulher), seja fator determinante para a o ser humano mas, que a nobreza de caráter e de alma, sejam sim!..., os elementos estruturais da humanidade!
Agradeço, enquanto espécime do gênero feminino, a bela exposição do Sr. José Sobral Ribeiro, em nossa defesa!
Roda de conversa sobre "Dificuldades de relacionamento" com André Sobreiro, José Antonio da Cruz, Ary Dourado e Orson Carrara
17/02 - 9:00 as 10:30h
“Granjeai Amigos”, com Cristiano Abreu Paiva
17/02 - 9:00 as 10:00h
Palestra com Júlio César André (CEFA-Rio Preto/SP)
17/02 - 9:00 as 10:00h
Palestra: Prece Dominical - Joel Beraldo
17/02 - 10:00 às 10:45h
"Estudando a Prece" - Programa Momento espírita com Telma Eid
17/02 - 19:00 as 20:00h
Palestra: As ideias básicas do espiritismo com Sergio Avelhaneda
17/02 - 19:30 as 20:45h
© 2019 Criado por Amigo Espírita.
Ativado por