Paulo escreveu quase que a metade do Novo Testamento, com suas 13 cartas, que são os textos cristãos bíblicos mais antigos. Só mais tarde é que os evangelhos foram escritos, cujos autores se basearam muito nas cartas paulinas. E, assim, o cristianismo tem muito a ver com a teologia do Apóstolo dos Gentios. Ademais, a tônica das suas cartas é teológica. E o próprio Jesus o denomina de vaso escolhido para divulgar o cristianismo entre os gentios, os reis e o povo de Israel (Atos 9:15).

       Os pregadores cristãos, com exceção dos espíritas, sempre fogem da abordagem sobre o fato de que Paulo não conheceu Jesus encarnado e que, pois, todos os contatos entre ele e o Nazareno aconteceram quando o excelso Mestre já havia passado para o chamado mundo dos espíritos, impropriamente chamado de mundo dos mortos. Se Paulo só conheceu Jesus em Espírito, todos os seus contatos com o Mestre são mediúnicos. E para uma comunicação direta com Jesus, que muito dificilmente se manifesta, só mesmo por meio de um médium do nível espiritual e moral de Paulo ou de alguém semelhante a ele. Para saber mais sobre esse assunto de mediunidade na Bíblia e de um modo geral, recomendo os capítulos 12, 13 e 14 de 1 Coríntios, “O Livro dos Médiuns”, de Kardec, de várias editoras, o meu “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM, SP,  e “Espiritismo – Princípios, Práticas e Provas”, Ed. GEEC.

       E a teologia paulina, perfeita ou imperfeita, influenciou, principalmente, a teologia da Eucaristia (1 Coríntios 11: 23, 24, 25 e 26) e da divindade de Jesus decretada no Concílio de Nicéia (325). Paulo começou a escrever suas cartas pelos anos 50. Seu discípulo Lucas o engrandece, dando-lhe destaque em grande parte em Atos. E Paulo se considerava um apóstolo privilegiado de Jesus, dizendo que sua escolha foi feita pelo Cristo celestial e não segundo a carne, como no caso dos demais apóstolos, e até fala em seu próprio evangelho. (2 Coríntios 5:16 e 17; Gálatas 1:15 e 16; e Romanos 2:16). Paulo fala que ouvia a voz desencarnada de Jesus. (2 Coríntios 12:9; e 1 Tessalonicenses 4,15). E outros fenômenos mediúnicos aconteceram com ele, não só com o Espírito de Jesus, mas também com outros espíritos humanos.

        Com Jesus tudo começou na estrada de Damasco, quando a voz do Mestre retumba em seus ouvidos, dizendo-lhe: Saulo, Saulo, por que me persegues? E uma luz através da qual Jesus se lhe manifesta é tão intensa, que Paulo fica cego e desmaia. Lembremo-nos aqui de que a maneira mais comum de um espírito se manifestar é em forma de luz (fogo) e nuvem (fumaça). Daí a sarça ardente, a nuvem e a tocha na caminhada de Moisés com seu povo para a Terra Prometida, e a Estrela de Belém. Outro exemplo de o Espírito de Jesus ter aparecido a Paulo foi quando esse apóstolo foi aconselhado a não ir para Bitínia. (Atos 16:7). E a Paulo apareceu também o espírito de um homem macedônio, pedindo-lhe que fosse para a Macedônia. (Atos 16:9).

      Deve-se a Paulo, como vimos, grande parte do Novo Testamento e da teologia cristã. Mas não nos esqueçamos de que as revelações que ele recebeu foram por meio de fenômenos mediúnicos ou espíritas. 

      E qual cristão não espírita ousaria falar que se trata de questões visionárias e alucinatórias e que, pois, elas não merecem crédito, como o fazem, geralmente, os teólogos, os dirigentes religiosos e seus inocentes úteis, referindo-se aos fenômenos mediúnicos espíritas?      

(1) N.R.: Conforme o livro Paulo e Estêvão, de Emmanuel, as anotações de Levi ou Mateus já circulavam quando Paulo de Tarso se iniciou no Cristianismo. O Consolador - Ano 5 - N° 233 - 30 de Outubro de 2011 JOSÉ REIS CHAVES jreischaves@gmail.com Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil)

O Consolador - Ano 5 - N° 233 - 30 de Outubro de 2011

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil)

Exibições: 368

Respostas a este tópico

Egdemberguer Magalhaes:

Este texto é muito interessante. O cristianismo aceita a visão do espírito de Jesus por Saulo e não aceita os fenômenos mediúnicos. Ou deveria dizer o catolicismo?

Obrigada.

Curioso, isso.

No capítulo 7 do livro 'Paulo e Estevão' (as epístolas) Emmanuel assevera que as próprias cartas de Paulo se configuraram psicografias do pensamento do Cristo, passado por intermédio de Estevão ("Doravante Estevão permanecerá mais conchegado a ti, transmitindo-te meu pensamento", teria dito Jesus a Paulo), exceção feita à epístola aos hebreus, que o Apóstolo quis escrever de próprio punho e, curiosamente, é uma das poucas cartas que a teologia ortodoxa não diverge em não considerá-la autêntica de Paulo, dado a diversidade de estilos, que Emmanuel também comenta no livro. Ou seja, a única carta que Paulo escreveu, realmente sozinho (não por via mediúnica) é aquela que a teologia imagina como não sendo a dele (rsrsrs).

Abraços fraternos,

Paulo Lara

Peço a alguém que nos explique porq tantos ensinamentos sérios e esclarecedores de Paulo não são aceitos pela doutrina espírita, e porq a doutrina nem mesmo explica porq não os aceita? Alguém poderá contribuir para esclarecer isso?

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
15 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
A vontade de servir - Evangelho na Rede com Cleusa Severino: https://t.co/LfnHlNODMX via @YouTube
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"A riqueza real (Emmanuel)" : https://t.co/J1mLPq3av1
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/M6SjcQESgL: "O Livro dos Espíritos" - João Korngold
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
3 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Selfies associadas às carências afetivas (Jorge Hesssen) de os pae
3 horas atrás
Ícone do perfilHeimar Orlandi, Edvania Alves, Maria Cristina Saliba do vale e mais 1 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/6a8A1DWcoo"O Peixe é Grande..." - Júlio Fornazari
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
maria das graças costa de sena curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
5 horas atrás
NILO DAMASCENO REZENDE curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
7 horas atrás
Heimar Orlandi curtiram a página Regras de Publicação de Amigo Espírita
11 horas atrás
Heimar Orlandi curtiram a página Regras de Conduta de Amigo Espírita
11 horas atrás
Adelina Escobar Inda curtiram o evento Artigos Espíritas de Amigo Espírita
11 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Obsessão Entre Entes Queridos (O excesso de apego dos que ficam ode atrapalhar nosso entes queridos no plano espir… https://t.co/DEazH6Kuxl
Twitter11 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/9wN5BaRiFião estamos sós no Universo - (76) Cartas de Paulo com Carlos
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Áudio da palestra ‘O Sentido da Vida à Luz do Espiritismo - Ana Tereza Camasmie – 4ª Semana Espírita de Dourados’ n… https://t.co/yWb9EBVj3h
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Momento Musical no encerramento do II Encontro Fraternidade sem Fronteiras: https://t.co/uk4JUEJziI via @YouTube
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Trecho da apresentação de dança coletivo Big Field Crew no II Encontro Fraternidade sem Fronteiras: https://t.co/hPpWtrT1yd via
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço