Paulo de Tarso numa Perspectiva Espírita - Jesus é Deus?

 

Continuando nossos estudos afirmávamos da necessidade do conhecimento dos princípios fundamentais da Doutrina Espírita como forma de auxiliar no entendimento da teologia paulina.

 

Temas como Deus, Jesus (Cristo), Espírito, Perispírito, Evolução, Mediunidade, Imortalidade da Alma, Livre Arbítrio, entre outros, são essenciais para verdadeiramente entendermos o que quis dizer ao mundo este Bandeirante do Evangelho.

Só para termos uma breve ideia da importância dos conhecimentos destes princípios doutrinários para o melhor entendimento da proposta paulina vamos destacar neste momento apenas três destes princípios: Deus, Espírito e Jesus.

 

Deus

Para a doutrina espírita, o entendimento de Deus é como na Bíblia em seus primeiros movimentos, Deus é o Criador do Universo.

Na primeira questão de O Livro dos Espíritostemos: Deus é a Inteligência Suprema e Causa Primária de todas as coisas.

Deus é Espírito, é imaterial, onipotente, onipresente, onisciente, imanente e transcendente. Segundo os Espíritos Ele não atua diretamente na matéria1, para isto tem agentes dedicadosque O auxiliam.

 

Espírito

O Espírito é o princípio inteligente do Universo2, os Espíritos são os seres inteligentes da criação3.

Eles estão em constante evolução, o que fazem através das diversas reencarnações. Quando atingem o cume da escala evolutiva, tornam-se Espíritos Perfeitos, Espíritos Puros, Cristos4...

 

Jesus

Jesus é para a doutrina espírita um Espírito criado, não é Criador, é criatura.

Porém é um Espírito especial, não porque tenha sido criado de forma diferente dos demais, mas porque se fez especial. Percorreu toda escala evolutiva em mundos que já nem existem mais, e tornou-se Perfeito, um Espírito Puro. É assim, um Cristo. Daí, Jesus-Cristo, onde Cristo não é sobrenome, mas condição espiritual, estado evolutivo.

Podemos assim dizer que ele é um dos Agentes Dedicados5que auxiliam Deus na governança de Sua criação.

Ele não é Criador, é Construtor; é conforme orientação do Espírito André Luiz, um Co-criador em Plano Maior.6

Para o nosso planeta, Jesus é o Construtor dele, é o Mentor Espiritual; os Espíritos o definem como Governador Espiritual da Terra.

Não compreendendo tudo isto e sentindo a Sua superioridade muitos pensam ser Jesus o próprio Deus Criador. Só o Espiritismo através das revelações dos Espíritos Superiores pôde elucidar esta questão, e assim nos dar mais uma ferramenta para compreendermos Paulo, e porque não dizer todo o Evangelho, que é a Boa Nova de Deus.

******

Dito isto faz-se necessário buscar Alguns textos de Paulo e os interpretarmos dentro desta nova ótica proposta. Lembrando que por ser o Evangelho a Mensagem do Cristo trazida aos homens através da inspiração do Espírito de Verdade, outras interpretações além das aqui propostas poderão haver sem contradição. Neste passo não vamos nos preocupar com as minúcias, mas com o que achamos mais importante para o objetivo deste estudo.

 

Jesus é Deus?

agora, nestes dias que são os últimos, [Deus] falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e pelo qual fez os séculos. É ele o resplendor de sua glória e a expressão de seu ser; sustenta o universo com o poder de sua palavra… (Hebreus, 1: 2 e 3)1

 

Como dissemos no início deste texto para compreendermos Paulo e a essência de sua mensagem é preciso nos descondicionarmos em relação às interpretações das escrituras que até então fizemos levando em conta as teologias cristãs tradicionais. Dentro da ótica antiga, a primeira ideia que vem ao lermos estes versículos é que Jesus é Deus. Porém não é o que pensava o autor de Hebreus. Além de ser inconcebível para um judeu como ele o pensamento de que Deus pudesse encarnar, a tradição judaica nunca disse ser o Messias igual a Deus.

Temos no texto em epígrafe a afirmativa do apóstolo de que Jesus é Filho. Como sabemos, Deus é Pai, portanto, não é a mesma coisa. Entretanto a teologia cristã posterior disse que o Filho faz parte da Trindade e que seria uma pessoa de Deus. Teríamos assim, Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo.

Não é objetivo deste estudo, devido a sua singeleza, aprofundar-se nestas questões teológicas, mas temos, entretanto, de manifestarmo-nos de alguma forma.

A teoria do Deus trino e da trindade não tem claramente um respaldo bíblico, pode-se ver a mesma expressa nas entrelinhas de alguns textos, entretanto trata-se de opinião pessoal e liberdade de interpretação daqueles detentores desta forma de pensar.

Temos nestes versículos a afirmação do autor sagrado de que Jesus fez os séculos. Num primeiro instante podemos pensar que Jesus fez o “tempo” já que séculos expressa uma noção de tempo. Como o Criador do tempoé Deus, supõe-se através de uma leitura rápida que Jesus é Deus.

Todavia o que o texto expressa que é Deus quem fez por meio do Filho, o que é diferente. Outra questão a ser compreendida é que a expressão grega aion também pode ser vista como uma tradução de uma expressão idiomática hebraica que dizer mundo, universo.

Assim, o autor de Hebreus quer dizer que Jesus fez o mundo. Dentro da teologia tradicional caímos na mesma dificuldade, pois quem criou o mundo foi Deus.

É aqui que a doutrina espírita entra fazendo a diferença. Mundo ou Universo aqui expressam os Universos físicos, isto é materiais. O mesmo se dá com séculosque é uma medida de tempo. Só existe tempo quando falamos de dimensões materiais.

Como vimos anteriormente Deus não opera diretamente na matéria, isto ele faz por meio dos Espíritos, e no caso da construção dos Universos Ele faz por meio dos Espíritos Puros que são os Cristos ou os Messias.

Assim, o autor de Hebreus inspirado pelo Espírito de Verdade está correto e coerente com o ensino que os Espíritos nos deram a partir da Codificação Kardequiana. Deus por intermédio de Jesus que é um Cristo fez o mundo em que vivemos que é o planeta Terra

Na sequência do versículo ele ainda diz que Jesus é a expressão de seu ser, isto é a expressão de Deus.

Está corretíssimo; Jesus é a expressão exata de Deus, a expressa imagem Dele. Como sabemos os Espíritos Puros já se reintegraram na Unidade Divina2. Todavia é preciso convir, a expressão de uma coisa não é a coisa em si por mais perfeita que ela seja. Uma imagem de uma pessoa num espelho é a cópia fiel desta, porém não é a pessoa, o mesmo podemos dizer de uma poema, ele pode expressar com perfeição um evento, mas não se trata do próprio; o mapa não é o território, e assim por diante.

Jesus é a expressão exata de Deus, daí ser confundido com Ele, porém não é a Divindade por excelência.

 

1Aqui é preciso considerar que os eruditos modernos não têm Paulo como autor da carta aos Hebreus. Neste texto não vamos entrar nesta questão, vamos apenas considerar, como Emmanuel através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, que foi Paulo quem escreveu esta valiosa carta.

2Cf. (KARDEC 1980), Q. 1009

 

1(KARDEC, O Livro dos Espíritos. 50ª ed. 1980). Q. 536 item b

2Idem, Q. 23

3Id. Ib., Q. 76

4 Do grego Christosque significa “ungido”. Tanto os reis quanto os sacerdotes eram investidos de sua autoridade numa cerimônia com óleo de oliva. Deste modo Cristo é aquele que recebe a autoridade diretamente de Deus, e neste caso é autoridade moral e espiritual que só é dada àquele que chegou ao cume da escala evolucional.

5(KARDEC 1980), Q. 536 item b

6 XAVIER, Francisco C./ Waldo Vieira/André Luiz (Espírito). Evolução em Dois Mundos, 13a Ed.Rio de Janeiro: FEB, 1993.

 

Autor: Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)

Cláudio Fajardo é bancário, escritor desde 1997, dedica-se ao estudo do Novo Testamento à luz da Doutrina. Coordenou curso de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade em Goiânia – GO, denominado de Curso de Espiritismo e Evangelho. A partir daí surgiram seus livros: O Sermão do Monte, Jesus Terapeuta I e II, O Sermão Profético e O Sermão do Cenáculo, todos publicados pela Editora Itapuã.

Blogs: http://espiritismoeevangelho.blogspot.com/

e-mail: fajardo1960@gmail.com

 

Exibições: 2750

Respostas a este tópico

Parabens Cláudio. Sua colocação é perfeita e dentro do nosso imaginável.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
"Evitando um mal espírito - Receita do Chico": https://t.co/NkG3c4mjJp
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estranha Moral - Yasmin Madeira - Vivências com Jesus assista pelo youtube https://t.co/2KkKxuJKmN https://t.co/kEaJgbQtrQ
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"DISSERTAÇÕES DE ALÉM-TÚMULO.": https://t.co/BDgMV6JKnB
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"A família humana" : https://t.co/8MZ0Dj8jsD
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
claudina charaba marqui curtiram o perfil de EDEVANIR ANTONIO PREVIDELLI
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Sobre a Liberdade e a Obsessão": https://t.co/ogNlPMv4ya
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Sobre a Liberdade e a Obsessão

Em se tratando de obsessão e liberdade sempre haverá o que reavaliar.O livro Roteiro, ditado por Emmanuel ao grande médium Francisco Cândido Xavier, traz lições altamente esclarecedoras a respeito do intercâmbio mental entre as criaturas humanas, estejam elas encarnadas ou desencarnadas.No capítulo vinte e cinco da referida obra,…Ver mais...
7 horas atrás
Gilberto Gonzaga Pereira curtiu o vídeo de Amigo Espírita
8 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
De portas abertas - Leidson Adelino assista no youtube https://t.co/4YvaWL9PZI https://t.co/kZmDnVihXO
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Parábola dos trabalhadores da Vinha - Rafael Papa assista no youtube https://t.co/uHqrcWAYTy https://t.co/8EjEYG5HA9
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Deixa a sua capa - Roracy Correa assista pelo youtube https://t.co/rc0TbIg3RM https://t.co/v4VI9Vzp01
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Saudações e conselhos - (119) Cartas de Paulo - Carlos Alberto Braga assista pelo youtube https://t.co/XfPpA1WmzT https://t.co/RaONVK4A0U
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
20 horas atrás
Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
20 horas atrás
Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
20 horas atrás
Virgilio Augusto Esteves curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
20 horas atrás
Nadia Rosangela e Gilvan Gomes da Silva agora são amigos
21 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A fraternidade no diálogo espiritual" : https://t.co/ucep36wIoG
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por Antonio Cesar Perri de Carvalho

A fraternidade no diálogo espiritual

A fraternidade no diálogo espiritual Antonio Cesar Perri de CarvalhoO Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo, tem promovido estudos continuados em que o seminário “papel dos esclarecedores nos grupos mediúnicos” tem sido repetido e aprofundado. Trata-se de tema que deve merecer muita atenção nesses grupos dos centros espíritas.O tema nos remete, de início, a Chico…Ver mais...
22 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço