Informação

Evangelho no Lar

O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte onde o Cristianismo lance raízes de aperfeiçoamento e sublimação."Emmanuel"



Ilumine seu Lar. Saiba como implantar o Evangelho no Lar.

Membros: 240
Última atividade: 8 Set


O EVANGELHO NO LAR
(Emmanuel)

O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte onde o Cristianismo lance raízes de aperfeiçoamento e sublimação.
A Boa-Nova seguiu da Manjedoura para a praças públicas e avançou da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação no Pentecostes.
A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o teto simples de Nazaré e, certo, se fará ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no círculo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender às obrigações que nos competem no tempo.
Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum.
A observação impensada é ouvida sem revolta.
A calúnia é isolada no algodão do silêncio.
A enfermidade é recebida com calma.
O erro alheio encontra compaixão.
A maldade não encontra brechas para insinuar-se. E aí, dentro desse paraíso que alguns já estão edificando, a benefício deles e dos outros, o estímulo é um cântico de solidariedade incessante, a bondade é uma fonte inexaurível de paz e entendimento, a gentileza é inspiração de todas as horas, o sorriso é a sombra de cada um e a palavra permanece revestida de luz, vinculada ao amor que o Amigo Celeste nos legou.
Somente depois da experiência evangélica do lar, o coração está realmente habitado para distribuir o pão divino da Boa-Nova, junto da multidão, embora devamos o esclarecimento amigo e o conselho santificante aos companheiros da romagem humana, em todas as circunstâncias.
Não olvidemos, assim, os impositivos da aplicação com o Cristo, no santuário familiar, onde nos cabe o exemplo de paciência, compreensão, fraternidade, serviço, fé e bom ânimo, sob o reinado legítimo do amor, porque, estudando a Palavra do Céu em quatro Evangelhos, que constituem o Testamento da Luz, somos, cada um de nós, o quinto Evangelho inacabado, mas vivo e atuante, que estamos escrevendo com os próprios testemunhos, a fim de que a nossa vida seja uma revelação de Jesus, aberta ao olhar e à apreciação de todos, sem necessidade de utilizarmos muitas palavras na advertência ou na pregação.

(Fonte: XAVIER, Francisco Cândido. Luz no Lar. Por diversos Espíritos. 8. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1997. Cap. 1, p. 11-12. )


>


EVANGELHO NO LAR
"Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas
em meu nome, eu com elas estarei".
Jesus (Mateus, 18:20)


O que é ?
Trata-se de um momento que reservamos à prece e ao estudo metódico dos ensinamentos de Jesus, em nosso próprio lar. O "Culto do Evangelho" não é um ritual de adoração. Foi implantado pela primeira vez por Jesus na casa de Simão Pedro (O livro "Jesus no Lar", de Neio Lúcio, relata 50 Cultos em seu lar). O principal objetivo do Culto é o de incentivar o esforço pessoal para uma reforma íntima consciente, através da compreensão da moral cristã para a nossa própria evolução. Porém, outros ganhos são obtidos com a implantação do Culto: saneamento do ambiente espiritual do lar, fortalecimento perante as dificuldades, melhoria no relacionamento familiar, doutrinação e esclarecimento a espíritos desencarnados. Os benefícios do Culto transcendem o ambiente do lar. Portanto, pela luz do Evangelho, "os dramas passionais, as ocorrências infelizes, os temores e as discórdias cedem lugar à compreensão fraternal, à caridade recíproca, à paciência, ao amor". (Joanna de Angelis)

Quem deve participar?
Parentes, vizinhos e amigos. É importante que o ambiente seja de alegria, mas não de agitação ou bagunça. As discussões devem ser evitadas a todo custo, mas os debates sadios são bem vindos. A participação deve ser livre: não se obriga, tampouco se impede a quem quer que seja, por qualquer motivo. As crianças também devem ser incentivadas a participar e para elas reserva-se um tempo especial para leitura de literatura apropriada, dentro do culto, em função da idade e do amadurecimento delas. Pode ser realizado sozinho. Mesmo estando sozinho, deve ser realizado o Culto sempre em voz audível.

Preparação
Especialmente no dia do Culto, procure manter o equilíbrio físico, mental e espiritual, evitando bebidas alcoólicas, alimentação pesada, fadiga mental, brigas, discussões e condutas inadequadas. Busque na serenidade da prece e na vigilância das atitudes o apoio espiritual que o dia requer. Apesar de realizar o Culto na intimidade doméstica, o ambiente exige o uso de trajes adequados.

Onde e como deve ser o ambiente?
No seu lar, no cômodo onde haja melhor condição de tranqüilidade e concentração. Evite realizar o Culto no terraço, na varanda ou em outro lugar fora das paredes do lar. Se houver enfermo no lar e se ele desejar, o Culto pode ser realizado junto dele. Não há necessidade de enfeites, imagens, velas, roupas desta ou daquela cor e etc. Música suave pode ser usada, se não desviar a atenção dos participantes. Providencie um recipiente com água para ser fluidificada durante o Culto e distribua-a ao final entre os presentes. Havendo enfermo no lar, disponibilize um recipiente com água em separado para ele.

Realização
Escolha um dia da semana e um horário fixo, por consenso familiar para que todos possa participar e que possam ser respeitados sempre. A disciplina do dia e da hora é fundamental para receber o auxilio dos benfeitores espirituais durante o Culto. Evite mudanças de dia e horário o máximo possível; faça-as quando necessário, porém em caráter duradouro. A duração do Culto é de 30 minutos aproximadamente.

Lembretes adicionais
Uma vez iniciado o Culto, evite interrupções. Evite o sono e as dispersões, como atender ao telefone, à chamados da rua e etc. Se resolver atender, avise educadamente que se encontra fazendo o Culto no Lar e que retorna em seguida.

Se um participante chegar atrasado, convide-o a unir-se ao grupo. Se você receber visitas no horário do Culto, convide-as explicando do que se trata. Se por qualquer motivo, elas não quiserem participar, respeite a decisão, mas realize o Culto, afinal são por poucos minutos.

Se estiver viajando no dia do Culto, faça-o, se possível, onde estiver. Se desejar, anote antes do Culto os nomes e os endereços completos das pessoas por quem deseja orar. Se for um desencarnado, anote o seu nome completo e especifique: "desencarnado".

Embora a assistência do Plano Espiritual seja indispensável para o andamento normal do Evangelho no Lar, acautelar-se para não transformar a reunião em trabalho mediúnico. Mediunidade e a Assistência Espiritual devem, sempre que possível, ser praticadas em Centros Espíritas.


Livros
Para os adultos:
"O Evangelho Segundo o Espiritismo" (preferencialmente)
"Jesus no Lar"
E, como leitura complementar, uma mensagem de uma das seguintes obras (todas são interpretações do Novo Testamento, pelo Espírito Emmanuel): "Pão Nosso" "Palavras de Vida Eterna" "Fonte Viva", "Caminho, Verdade e Vida" "Vinha de Luz" "Segue-me"

Para as crianças, livros de moral infantil, como: "Pai Nosso" "A Tartaruguinha Verde" "A Visão de Joaquina" "O Lobo Mau Reencarnado" "O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância" "Bingo, em vida nova para Zé Mutreta" "Os filhos do Grande Rei" e outros. Para os adolescentes, os livros: "Alvorada Cristã" "Histórias que Jesus Contou" "João Vermelho" e outros. O Culto não é a melhor ocasião para a utilização de livros de estudos filosóficos ou científicos, tais como "O Livro dos Espíritos", "Livro dos Médiuns" ou "A Gênese", tampouco romances, porque o ideal é trabalhar-se aspectos do evangelho, desenvolver o sentimento, consoante nossas experiências do dia-a-dia.

Roteiro
1. Inicie o Culto com uma prece simples.
2. Se houver crianças no lar, comece por elas (dez a quinze minutos), usando livros infantis. Devem ser incentivadas a comentar os trechos lidos e também de fazer preces.
3. Leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo" em seqüência, do capítulo 1 ao capítulo 27.
4. Estude pequenos trechos de cada vez, comentando-os, de acordo com o seu entendimento. Os comentários de todos devem se ater aos trechos lidos, se possível com exemplos relativos ao dia a dia.
5. Se você for estudar o livro "Jesus no Lar", estude uma lição por Culto.
6. Respeite sempre a opinião alheia e evite discussões. Pontos de vista conflitantes devem ser abordados com respeito.
7. Uma prece pode ser realizada ao final do Culto em favor de amigos, parentes, enfermos, carentes, desencarnados, pessoas com as quais temos dificuldade de relacionamento, governantes, pelos espíritos que não mais recebem orações, etc...
8. Encerre o Culto com uma prece de agradecimento.
9. Anote em uma folha à parte o ponto do "Evangelho Segundo o Espiritismo" onde parou a leitura, para dar prosseguimento na semana seguinte.
10. Distribua a água fluidificada a todos, guardando o restante no filtro ou na geladeira.
11. Após o término, mantenha a vibração de paz interior, com pensamentos e conversação elevados.






Fórum de discussão

No lar

Iniciado por Rosemary Cler da Silva 4 Jan, 2013. 0 Respostas

Começar na intimidade do templo doméstico a exemplificação dos princípios que esposa, com sinceridade e firmeza, uniformizando o próprio procedimento, dentro e fora dele. Fé espírita no clima da…Continuar

Luz no Lar

Iniciado por Rosemary Cler da Silva. Última resposta de Nadia Rosangela 20 Jul, 2012. 1 Resposta

 Organizemos o nosso agrupamento…Continuar

Tags: lar, luz

Evangelho no Lar

Iniciado por Rosemary Cler da Silva. Última resposta de Nadia Rosangela 20 Jul, 2012. 3 Respostas

r1° O que é o evangelho no Lar? É…Continuar

Tags: Lar, Evangelho

Culto Cristão no Lar

Iniciado por Rosemary Cler da Silva. Última resposta de Nadia Rosangela 20 Jul, 2012. 1 Resposta

    O Culto do evangelho no lar…Continuar

Pai nosso que estás no céus

Iniciado por Naiara Rossana Souza de Almeida. Última resposta de Nadia Rosangela 21 Jul, 2012. 1 Resposta

Oração dominical iniciada por Jesus:- Pai nosso que estás nos césu...O Mestre queria nos dizer que Deus, acima de tudo, é nosso Pai.Criador do homem, das estrelas e das flores.Senhor dos céus e da…Continuar

QUEIXUMES - EMANNUEL

Iniciado por Maura V. Dias 28 Fev, 2011. 0 Respostas

“Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais reprovados.” (TIAGO, 5:9.)Cada vez que nossos lábios cedem ao impulso da queixa, quase sempre estamos simplesmente julgando a vida que…Continuar

SOMOS TODOS IRMÃOS

Iniciado por Maura V. Dias 10 Fev, 2011. 0 Respostas

“O Cristo foi o iniciador da mais pura, da mais sublime moral, da moral evangélico-cristã, que há de renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos; que há de fazer brotar de todos os…Continuar

O CULTO DO EVANGELHO NO LAR - NEI LÚCIO

Iniciado por Maura V. Dias 9 Fev, 2011. 0 Respostas

Povoara-se o firmamento de estrelas, dentro da noite prateada de luar, quando o Senhor, instalado provisoriamente em casa de Pedro, tomou os Sagrados Escritos e, como se quisesse imprimir novo rumo à…Continuar

VIVENDO O EVANGELHO

Iniciado por LÍDIA MARIA DUARTE 21 Jan, 2011. 0 Respostas

 Comentários a “O Evangelho Segundo O Espiritismo”Autor (a): Antônio Baduy FilhoEspírito: André LuizEditora: IDE  Formato: 14,0 x 21,0Páginas: 320  Publicação: 09/2010  Edição: 1ª.  Importante…Continuar

Tags: LIVRO, -, EVANGELHO, O, VIVENDO

O EVANGELHO NO LAR

Iniciado por Amigo Espírita. Última resposta de Nadia Rosangela 28 Ago, 2012. 2 Respostas

O EVANGELHO NO LARTrabalhemos pela implantação do Evangelho no lar, quando estiver ao alcance de nossas possibilidades. A seara depende da sementeira. Se a gleba sofre o descuido de quem lavra e…Continuar

Tags: Menezes, de, Bezerra, LAR, EVANGELHO

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Evangelho no Lar para adicionar comentários!

Comentário de Cristiane Moreira em 16 agosto 2014 às 15:57

Eu já fiz uma vez evangelho no lar pelo skipe com um amigo e foi muito bom.

Faço na minha casa com minha família sempre aos domingos 20 horas.

Lemos o Evangelho Segundo o Espiritismo, 3 perguntas do L.E e 2 questões ou parágrafos do L.Médiuns. 

Comentário de Andréia Regina Pessino em 22 julho 2014 às 13:53

Pessoal...

Podíamos fazer um Culto do Evangelho no Lar ONLINE... e formaríamos uma grande família online!!!

Que vocês acham?

Comentário de angela carneiro da cunha em 24 abril 2013 às 23:52

amiga giovana marcella,

estou de novo dando parabéns pela sua escolha,muito bom.

eu faço todo domingo em casa. Faça aqui vc. aprende mais

de novo repito estou a disposução. Detalhe verá como sentirá

mais fortalecida para enfrentar a vida de prova e expiação.

abraços fraternos,

angela carneiro da cunha

Comentário de Gilka Rodrigues Pacheco em 11 fevereiro 2013 às 22:05

Com o Evangelho no Lar nos sentimos equilibrados e fortalecidos para enfrentarmos as provações da nossa jornada. Agradeço a Jesus esse presente. 

Comentário de Joniceia Paranhos do Amaral em 10 fevereiro 2013 às 8:21

Praticamos e procuramos viver no dia a dia, cada aprendizado, pois seguimos as instruções: Sermos exemplos sempre! Todas as terças, graças a Deus e Jesus eternamente!!!! Grata Nadia e a todos da Rede Amigo pelo carinho! ♥♥♥....

Comentário de marcia helena diniz em 9 fevereiro 2013 às 16:56

Espíritos bem-amados, anjos guardiões que, com a permissão de Deus, pela sua infinitamisericórdia, velais sobre os homens, sede nossos protetores nas provas da vida terrena.Dai-nos força, coragem e resignação; inspirai-nos tudo o que é bom, detende-nos no declivedo mal; que a vossa bondosa influência nos penetre a alma; fazei com que sintamos que umamigo devotado está ao nosso lado, que vê os nossos sofrimentos e partilha das nossasalegrias. E vós, nossos bons anjos, não nos abandoneis. Necessitamos de toda a vossaproteção, para suportar com fé e amor as provas que praza a Deus enviar-nos.

Comentário de Nadia Rosangela em 21 julho 2012 às 17:38
  • O evangelho no lar e uma luz em nosso caminho,pratico e sinto feliz por Jesus ter me dado esta dadiva de caminhar e ter em meu coraçao paz espiritual.. 
Comentário de Maria Delza Freitas Dantas em 15 abril 2012 às 21:42

O lar é o local onde os seres precisam refazer suas energias, com o Evangelho no Lar as mesmas ficam revigorantes e benévolas. Feliz Semana a todos.

Comentário de Antonia Elenice Gomes Moreira em 10 junho 2011 às 1:51

Fomos orientados fazermos o Culto do Evagelho no Lar diariamente.

Nunca poderia imaginar que fosse tão sublime; estamos conseguindo

enfrentar nossas deficiências, provações, dificuldades, com muito mais

serenidade, confiança, equilibrio, porque estamos vendo tudo isso, com

outro ângulo e rogamos a DEUS para que nunca mais deixemos de fazê-lo.

Muita Paz.

Comentário de Hugo Dagoberto Martins Carvalho em 3 junho 2011 às 1:33
Em nossa Sociedade Espirita, a  resposta mais satisfatoria que encontramos para orientar a ajudar quem precisou e necessita do atendimento fraterno, foi esclarecer e motivar quem realizassem o Evangelho no Lar de forma dinamizada. Desta forma, descobriram e sentiram o poder sublime da prece consciente feita com sinceridade e alegria, e, tambem,  o amor dos seus protetores espirituais, renovando-os para tudo enfrentarem e vencerem mais confiantes em Deus! Isso e muito gratificante!
 

Membros (240)

 
 
 

ASSOCIE-SE E COLABORE

SIGA-NOS

 

 

 

 

 

Últimas atividades

Ícone do perfilDenilson Muniz, Marco Antonio T. Castanon, Ivone Souza medeiros e mais 16 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
17 minutos atrás
Gilson Flavio Cordeiro Freitas deu um presente para Michelli Macedo Machado
43 minutos atrás
Gilson Flavio Cordeiro Freitas e Michelli Macedo Machado agora são amigos
44 minutos atrás
Gillianne curtiram a discussão Que é a verdade? de Amigo Espírita
46 minutos atrás
Márcia Regina Lopes agora é amigo de Carlos Pretti - SCEE e Mário Dos Anjos Neves
48 minutos atrás
Gillianne curtiu a postagem no blog A MÁQUINA DA VIDA de ANDRÉ LUIZ ZANOLI
52 minutos atrás
Emilio Carlos Leao Veloso curtiu o vídeo de Amigo Espírita
52 minutos atrás
Gillianne curtiu a postagem no blog Obrigações intransferíveis de Claudio Viana Silveira
54 minutos atrás
Gillianne curtiu o vídeo de Nazareno Vasconcelos Feitosa
57 minutos atrás
Emilio Carlos Leao Veloso curtiram a discussão Que é a verdade? de Amigo Espírita
1 hora atrás
Emilio Carlos Leao Veloso respondeu à discussão Que é a verdade? de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
1 hora atrás
Rosangela Araujo Pereira respondeu à discussão É UMA OBRIGAÇÃO SER MÉDIUM? de Lindomar Araújo de Siqueira
1 hora atrás
Ori Pombal Nunes curtiu o vídeo de Amigo Espírita
1 hora atrás
Ori Pombal Nunes compartilhou o vídeo de Amigo Espírita em Facebook
1 hora atrás
Ori Pombal Nunes compartilhou o vídeo de Amigo Espírita em Twitter
1 hora atrás
Ori Pombal Nunes compartilhou o vídeo de Amigo Espírita em Google +1
1 hora atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2014   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço