“O Cristo foi o iniciador da mais pura, da mais sublime moral, da moral evangélico-cristã, que há de renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos; que há de fazer brotar de todos os corações a caridade e o amor do próximo e estabelecer entre os humanos uma solidariedade comum; de uma moral, enfim, que há de transformar a Terra, tornando-a morada de Espíritos superiores aos que hoje a habitam. É a lei do progresso, a que a Natureza está submetida, que se cumpre, e o Espiritismo é a alavanca de que Deus se utiliza para fazer que a Humanidade avance” (texto encontrável em O Evangelho segundo o Espiritismo, páginas 64 e 65 da 124ª edição, comemorativa de seus 140 anos de lançamento, FEB, 2004 - o livro espírita de maior vendagem). "

 

Esse texto, de apenas oito linhas (no original sem negrito), permite que dele retiremos importantes ensinamentos e conclusões, que podem e devem ser usados em nosso dia-a-dia, ampliando a nossa compreensão do todo e, de modo particularmente especial, aperfeiçoando o nosso relacionamento, com o que passaremos a ser homens e mulheres melhores e, de quebra, muito mais agradáveis.
Com efeito, a moral cristã, toda vez que empregada na prática, implica renovação do mundo, ainda que parcialmente, uma vez que, como já o sabemos pela questão 629 de O Livro dos Espíritos, a obra fundamental da Doutrina Espírita: “Moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O Homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus”, razão por que quem procede bem está agindo com correção de conduta, não está prejudicando a quem quer que seja e, exatamente por isto, está prestando valioso contributo à renovação do mundo. Não é a toa, assim, que a renovação íntima do ser humano, para melhor, é uma das bandeiras do Espiritismo.
Por outra parte, como o afirma o texto acima reproduzido, a moral evangélico-cristã há de aproximar os homens e torná-los irmãos.
Destaque-se desde logo que, do ponto de vista da vida verdadeira, que é a vida permanente, a vida espiritual, de onde proviemos e para onde retornaremos, somos todos irmãos por sermos filhos do mesmo Pai Celestial que nos criou simples e ignorantes e que nos concedeu as mesmas oportunidades, sem distinção de qualquer espécie, sem privilégios, uma vez que todos partimos do mesmo ponto e com idênticas condições.
Ocorre que, neste momento, neste planeta chamado Terra, encontramo-nos em posições diferentes, como as de pai, mãe, irmão, filho, tio, sobrinho, cunhado, sogro, etc., que são necessárias, importantes e tantas vezes absolutamente indispensáveis para a nossa evolução, para o nosso progresso. Seguramente, não estamos nessas posições por acaso e tampouco sem merecê-las e as mudanças que se verificam decorrem do exercício de nosso livre-arbítrio, que nos torna responsáveis pelas decisões que tomamos e também pelas conse-qüências delas advindas.
Ademais disso, como temos insistido em outros artigos, todos estamos na Terra para aprender, muito aprender, a começar pelo aprendizado da fraternidade.
Mas, afinal de contas, o que vem a ser fraternidade? “Fraternidade. Do latim “fraternitate”, substantivo, feminino. 1. Parentesco de irmãos; irmandade. 2. Amor ao próximo; fraternização. 3. União ou convivência como de irmãos; harmonia, paz, concórdia, fraternização” (encontrável em Novo Aurélio, O Dicionário da Língua Portuguesa, página 940, Editora Nova Fronteira, 1999).
Ora, o ensino máximo de Jesus, o Cristo, o ser mais puro que já pisou na Terra, está consubstanciado em célebre sentença que aconselha e recomenda que amemos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Nos termos do dicionário: que tenhamos união ou convivência como de irmãos.
Numa palavra, que vivamos fraternalmente.
Parece-nos que quem ama ao próximo como a si mesmo estará, exatamente por esta razão, amando a Deus sobre todas as coisas.
No entanto, para amar ao próximo como a si mesmo é absolutamente necessário amar-se. E para amar-se é preciso conhecer-se.
A este propósito, recordemo-nos da questão 919 de O Livro dos Espíritos: Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal? Resposta: Um sábio da antiguidade vo-lo disse: “Conhece-te a ti mesmo”. Esta mesma questão, que merece ser lida por inteiro e refletida pausadamente, contém instrução passada por Santo Agostinho, pela via mediúnica, de enorme importância para todos nós, dentre tantas outras, a saber: “O conhecimento de si mesmo é a chave do progresso individual”.
Há um longo caminho pela frente, ainda. Mas, com certeza absoluta, um dia no futuro todos nos amaremos como verdadeiros irmãos, uma vez que o amor é a lei maior da vida. Sendo lei divina ou natural, e por isso mesmo perfeita, haverá de prevalecer.
Entretanto, enquanto este sentimento não for geral, feliz daquele que já ama ao próximo como a si mesmo por enxergá-lo como irmão.
(negritos do autor)

Antônio Moris Cury  

Exibições: 1676

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Não podemos sequer começar uma investigação a partir de prova ilícita”. O desembargador Victor Laus, presidente do…"
17 horas atrás
Ícone do perfilluciane Duarte de souza, André M, Alberto Neto e mais 3 pessoas entraram em RAE
20 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Fé em meio à Novela

Até gostei do início de uma das novelas de determinado canal aberto de TV. Narrou sobre troca de exames de análise clínica de pacientes, coisa comum de acontecer, sendo que um dos diagnósticos demonstra estado grave de saúde, que não sendo tratado imediatamente pode ensejar o óbito do doente.Também mostra que a rede pública…Ver mais...
21 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Suicídio. Quando ... de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"QUE TAL SAIR POR AÍ SEMEANDO ESPERANÇA?   Título questão convite espírita (1). O Centro Espírita poderia formar um grupo pequeno, cinco pessoas, para elaborar um projeto para divulgar o Espiritismo aos…"
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Somos Responsáveis de PATRIZIA GARDONA
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Conceição Valadares curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Rosângela Felicio curtiu a postagem no blog Preparação de Trabalhadores Espíritas - O Trabalho de Feeak Minas
sexta-feira
Rosângela Felicio curtiram a discussão Ridículo silêncio de Feeak Minas
sexta-feira
Rosângela Felicio curtiram a discussão 21º ESDE - Retorno da vida corporal - Infância de Feeak Minas
sexta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Suicídio. Quando ... de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Alegria de Viver”, com Valmia Ferrari em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

15 setembro 2019 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo 15 de setembro de 2019, de 09h às 10h da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o tema “Alegria de Viver”, será ministrada pela militar e conferencista Valmia Ferrari de Guarapari-ES. Valmia é natural de Nova Venécia-ES, é trabalhadora e uma das fundadoras do Lar Espírita Cristão, em Guarapari. Muita saúde, paz e alegrias!…Ver mais...
quinta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Suicídio. Quando ... de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
Gabriele Riccardo Giacomo Carlet e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
quinta-feira
Cláudia de Jesus curtiu a postagem no blog O HOMEM: CORPO, ALMA E PERISPÍRITO de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
quarta-feira
Cláudia de Jesus curtiu a postagem no blog O HOMEM: CORPO, ALMA E PERISPÍRITO de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Luciana Morales Leite
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Saul Alves de Souza
quarta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço