Tudo o que existe mostra dois comportamentos típicos: a) a criação de formas e maneiras de ser, as quais lhes proporcionam a geração de condições e veículos necessários à atualização de suas potencialidades, que é o que faz a evolução; b) o de se associar a outros princípios inteligentes pra gerar sistemas de convivência, os quais são igualmente criadores de formas e maneiras de existir.

A energia sexual é uma das formas de manifestação do arquétipo criativo da alma. Ao ser criado, o princípio inteligente o recebe, juntamente com outros arquétipos, o qual é especializado na geração do impulso criativo que proporcionará o desenvolvimento do ser, em múltiplos aspectos. A energia sexual se manifesta em todos os aspectos da existência, quer na matéria inorgânica, quer na orgânica.

Na matéria inorgânica, apresenta-se na capacidade de associação: desde as formas primordiais: supercordas, as quais concentram em si formas de energias, que aparecem com quarks; estes, por sua vez se associam para formar as demais partículas que se agregam para formar o átomo, os quais se agrupam e formam as moléculas.

Em todos esses níveis, podem-se notar a presença de forças que atraem as partículas para criar novas coisas, e elas podem ser denominadas de energia, ou força sexual, pois têm a mesma função: gerar o novo.

No final do cambriano, aparece a cópula, a forma de reprodução sexual que acontece pela inserção do pênis do macho na vagina da fêmea, e a colocação aí do esperma, o qual vai promover a fecundação do óvulo, o qual vai formar a primeira célula, e desta, por sucessivas meioses, a formação do embrião. Durante um tempo variável, o embrião se desenvolve para, ao final da gestação, ser expelido, ou seja, nascer.

É importante notar que a fecundação sexual acontece das mais variadas formas, tanto entre animais como vegetais. São tão diversificadas essas formas que podemos afirmar que tudo o que hoje é denominado de “desvio sexual” entre humanos, são formas normais de prática sexual, experimentadas pelo espírito durante sua passagem por alguns dos diversos filos que antecedem à humanização.

O sexo, entre quase todos os seres do mundo animal, acontece das seguintes maneiras: a) pela necessidade de reprodução, ou seja, pelo instinto sexual; b) por mera busca de prazer, como na masturbação e nos acasalamentos homossexuais; c) entre os seres humanos acontecem as formas citadas, mais a elas se agrega outros fatores como a paixão e o amor. (Chamo atenção aqui para o fato de haver uma variedade do lagarto Teiú, na qual somente existem fêmeas, que se reproduzem por estimulação homossexual, a qual induz à partenogênese, sem a necessidade de qualquer instilação de sêmen).

“Os Espíritos têm sexo? ‘Não da maneira como entendeis, pois os sexos dependem da organização física. Existe entre eles amor e simpatia, mas fundados na afinidade dos sentimentos’.” (O L. E. questão 200). Esta resposta dos espíritos nos leva a entender o fenômeno descrito por essa outra que se lhe segue: “O Espírito que animou o corpo de um homem pode, numa nova existência, animar o de uma mulher, e vice-versa? ‘Sim, são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres’.” ( O L. E. questão 201).

Assim, podemos inferir que a energia sexual no espírito é única em si mesma, mas com a possibilidade de se expressar tanto numa estrutura fisiológica masculina, quanto feminina. Somos forçados a concluir, pois, que o que determina o sexo são os fatores hereditários, aos quais o espírito reencarnante é submetido. Com exceção, é claro, dos casos, que são minoria, das reencarnações planejadas.

É importante verificar que existem fatores físicos e psíquicos a agirem sobre a vida sexual dos indivíduos. O meio pode forçar uma tendência sexual que não está de acordo com as características fisiológicas, como sejam: o assexualismo, o homossexualismo (episódico ou permanente), o travestismo e o bissexualismo (que acontece em algumas espécies de cobras).

Estudando o comportamento sexual dos animais, encontramos essas práticas sexuais como maneiras de ser. Inclusive o hermafroditismo, que permeia todo o reino vegetal, e existe entre muitos seres animais.

Podemos concluir que as formas das forças sexuais da alma se manifestarem são diversificadas, e merecedoras de uma análise mais acurada e sem preconceitos, pois todas as nossas vivências passadas, próximas ou remotas, permanecem agindo em nós, incitando os comportamentos sexuais mais diversos e diferenciados.

Por Djalma Motta Argollo

 

 

Postado Por;

IAKEE - Instituto Allan Kardec de Estudos Espíritas - Ciência e filosofia com espiritualidade

07-08-2012

Exibições: 2230

Respostas a este tópico

Concordo pois acho que o espirito intui ao ser em evolução tendo tendencia feminina ou masculina

e isto trais transtorno ao corpo conforme sua moral

contudo isto fais parte do todo

e fais corrermos em busca de conhecimento e moral melhorada

querendo ou não querendo somos fardados á ser anjo ou como queira espirito evoluido



Texto maravilhoso!Extremamente esclarecedor....

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

Ícone do perfilFranz Hippler Neto, José Maria Silva, Pedro Luiz Gianoto e mais 3 pessoas entraram em RAE
1 minuto atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog O arrependimento como um convite à extração da pureza íntima para reparação do erro (Jorge Hessen) de os pae
1 hora atrás
os pae curtiu a postagem no blog O arrependimento como um convite à extração da pureza íntima para reparação do erro (Jorge Hessen) de os pae
10 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiu a postagem no blog Culpa e consciência (Jorge Hessen) de os pae
16 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiu a postagem no blog Culpa e consciência (Jorge Hessen) de os pae
16 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

FÉ SEM OBRAS É MORTA

Certa vez, Chico Xavier chegou ao Centro Espírita e viu uma multidão na porta. Ele perguntou:- O que estas pessoas querem?- Eles vieram buscar passe. - respondeu um trabalhador da casa.Chico respondeu:- Eles não precisam de passe, precisam de "pá".Os ensinamentos de Jesus pedem "pá", ou seja, trabalho no campo do espírito: sacrifício, renúncia, esforço, força de vontade, transformação moral, atitude no bem comum.Precisamos aprender a não olhar para Deus, Jesus e outros espíritos iluminados…Ver mais...
18 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
18 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Lembretes para a Vida de PATRIZIA GARDONA
19 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog SILENCIO MENTAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
19 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O Poder e Sua Força Corruptora de PATRIZIA GARDONA
20 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O Poder e Sua Força Corruptora de PATRIZIA GARDONA
20 horas atrás
Posts no blog por os pae
23 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog O arrependimento como um convite à extração da pureza íntima para reparação do erro (Jorge Hessen) de os pae
ontem
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
ontem
constancia mello de carvalho sou curtiram a discussão Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei) de Amigo Espírita
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Aparando as próprias rebarbas — Sidney Fernandes de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Um materialista cristão de PATRIZIA GARDONA
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog As Drogas e suas Implicações Espirituais de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
"O que diz o psiquiatra Jorge Andréa em “Drogas, Mediunidade e Chico…"
ontem
ALJACYRO FIRMINO DE SOUZA talvez participe do evento de Carlos Pretti - SCEE
Miniatura

“GRATIDÃO”, com Stela Maris Sâncio Gonçalves em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

20 outubro 2019 de 9 a 10:15
“GRATIDÃO”, este será o tema da palestra da pedagoga e professora de língua italiana Stela Maris Sâncio Gonçalves de Santa Teresa-ES, no próximo domingo 20 de outubro de 2019, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Stela Maris é uma das fundadoras e está como dirigente da Casa Espírita Cristã Mensageiros de Luz, localizada no Centro de Santa Teresa. Se possível…Ver mais...
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Como Atuam os Médicos Espirituais? de PATRIZIA GARDONA
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço