AS EQUIPES MEDIÚNICAS ESPÍRITAS (Projeto Manoel Philomeno de Miranda)

AS EQUIPES MEDIÚNICAS ESPÍRITAS

 

       As atividades das equipes mediúnicas nos Centros Espíritas são de fundamental importância para a solução de problemas psíquicos, desenvolvimento, educação da personalidade mediúnica e atendimento desobsessivo dos seus integrantes com uma perspectiva socorrista para os Espíritos sofredores e perturbadores que renteiam na esfera de ação dos encarnados.

         Todas as Instituições espíritas precisam destas atividades para manterem inclusive a coesão de pensamento nos ideais de enobrecimento das criaturas humanas, que se propõem a trabalhar pela causa do amor ao próximo e sofrem as investidas de Espíritos malévolos, empenhados em criar desentendimentos e malquerenças nas hostes espiritistas.

          Por esta razão, o bom senso recomenda que a prioridade na composição da primeira equipe mediúnica, de qualquer Centro espírita, deve recair sobre aqueles que fazem parte da Diretoria em exercício, presumindo-se que todos esses possuam conhecimento doutrinário razoável, vida moral sadia e estejam integrados às tarefas de promoção humana.

          Sem convites precipitados, os encarregados do Departamento Doutrinário aguardam as solicitações dos frequentadores das reuniões públicas doutrinárias, integrados na Instituição, para receberem a permissão depois do estudo prévio de O Livro dos Médiuns, a fim de se incorporarem aos grupos mediúnicos espíritas analisando-se cada caso com um critério de seleção cuidadoso, com bases nas diretrizes exaradas nas diretrizes traçadas por Allan Kardec, antes de conceder-se a necessária autorização

           O dirigente encarnado que será o representante no plano físico do Mentor espiritual da equipe deve ser preferencialmente, um elemento que faça parte da Diretoria executiva ou então alguém de inteira confiança dela, devendo preencher os requisitos mínimos para o desempenho da função, notadamente o conhecimento teórico sobre a mediunidade, características de liderança natural, e ascendência moral na convivência com os encarnados, refletindo nos desencarnados.

            No seu impedimento, não existindo um substituto devidamente credenciado pelo titular, não é recomendável que se processe a parte prática do intercâmbio espiritual.

            Nesses casos as leituras preparatórias serão realizadas normalmente, com posterior conversação edificante sobre as questões lidas, com os cuidados compreensíveis para evitar-se polêmicas, finalizando-se as atividades com vibrações salutares e a prece de encerramento.

            No transcorrer destas atividades, os Orientadores espirituais farão o atendimento aos Espíritos sofredores programados, no nível do plano espiritual com os recursos energéticos simultâneos, do plano físico e extra físico.

            Na hipótese de um grupo iniciante, sem médiuns ostensivos atuantes, as atividades devem tomar um caráter de estudo sistemático das obras básicas do Espiritismo, notadamente de O Livro dos Médiuns, desdobradas através de comentários objetivos e resumidos, devendo-se evitar a dinâmica discursiva e desnecessária.

            No final dos estudos reservar alguns minutos para aclimatação daqueles possuidores da faculdade em afloramento, para uma convivência mental mais estreita com os Espíritos sofredores trazidos pelos Orientadores no plano extrafisico para um atendimento de enfermagem espiritual. Quando os médiuns atuantes iniciarem as comunicações com frequência, deve-se suspender o estudo sistemático passando somente para as leituras preparatórias sem necessidade de comentários.

            Sobre o número de pessoas que devem compor as equipes mediúnicas existem variadas opiniões de estudiosos encarnados e desencarnados. Todavia, caberá ao dirigente encarnado dimensionar a quantidade ideal de participantes para a formação de um grupo bem afinado.

            Seria conveniente elaborar-se um regulamento interno, consultando o capítulo específico existente em O Livro dos Médiuns e em outras obras de autores confiáveis para as normas disciplinares a serem seguidas de referência: a assiduidade, o número de comunicações dadas por cada médium, e outros detalhes que ficarão a cargo do encarregado do Departamento Doutrinário da Instituição

            Importante frisar que o êxito dos trabalhos com a participação da equipe espiritual vai depender da postura pessoal dos seus integrantes encarnados. Imprescindível uma preparação antecipada, principalmente na conduta mental e moral, cuidados alimentar, de repouso físico para relaxar as tensões físicas e psicológicas, provenientes das atividades cotidianas.

 

 Artigo da Autoria de José Ferraz, trabalhador da Mansão do Caminho, Salvador/Ba e membro do Projeto Manoel Philomeno de Miranda.

           

José Couto Ferraz

Brasileiro, Espírita atuante desde 1965 no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador. Dedica-se às atividades de medium, de atendente fraterno e membro da equipe de passes.

Como membro da equipe do Projeto Manoel Philomento de Miranda, é coautor dos seguintes livros: Reuniões Mediúnicas (1993), Vivência Mediúnica (1994), Terapia pelos Passes (1996), Atendimento Fraterno (1998), Qualidade na Prática Mediúnica (2000), Consciência e Mediunidade (2003), Passes – Aprendendo com os Espíritos (2006), Estudando o Livro dos Médiuns (2008) ; e, por fim, Reuniões Doutrinárias e Mediúnicas no Centro Espírita (2001), em parceria com Adilton Santos.

Artigos do Autor:

MÉDIUNS E MEDIUNIDADE

FUNÇÃO DO DOUTRINADOR

 

 

Exibições: 5593

Respostas a este tópico

Muito boa leitura.

nos como mediuns temos por dever estudar sempre, muito bom artigo parabens

Obras excelentes, as do Projeto Manoel Philomeno de Miranda. Todo grupo mediúnico deve estudá-las sistematicamente.

Ótimo texto.

MUITO EXCLARECEDORA ,PARA OS MÉDIUNS .....

Bom o artigo, No entanto sugiro refletirmos com cuidado sobre a composição do grupo mediúnico. Diretoria é transitória na adm do Centro, e não poder-se-á dar um peso sacerdotal ou espiritual, em detrimento dos demais aprendizes do Evangelho. Sds Fraternas Beto Costa 

GOSTARIA DE COLOCAR QUE O TEXTO VEIO ELUCIDAR O TRABALHO QUE REALIZAMOS EM NOSSA CASA . AGRADEÇO !!!

Muito bom o Texto. Bem explicado. Confesso li 2 livros do Philomeno. Estão excelentes um
Atendimento Fraterno, e outro Divaldo Franco Espirito Philomeno. Adorei desculpem os escritores
Psicografadam gostando do Espirito.vou ler outras obras.
Parabéns.

Parabéns pelo texto e tenho certeza que ao aderirmos a este projeto, os trabalhos dentro das Instituições serão muito mais apropriados e proveitosos, pois ampliando o conhecimento, cada vez mais caminharemos na direção certa para a verdadeira caridade, evitando pequenos contratempos derivados de desavenças pessoais e briga de egos, posturas estas que desestabilizam as vibrações de amor, paz e harmonia tão necessárias para servirmos ao nosso propósito maior , que é o de bons servos do Pai Maior e discípulos de Jesus.

Não aguento ler frases como essas:  Por esta razão, o bom senso recomenda que a prioridade na composição da primeira equipe mediúnica, de qualquer Centro espírita, deve recair sobre aqueles que fazem parte da Diretoria em exercício.... tem espíritas que alegam anos de doutrina, mas não possuem o amor necessario por ela para acolher os irmãos sofredores na casa espírita.. Por isso , que a doutrina está ameaçada de extinção.... falta oportunidade para os jovens trabalharem.... Façam um teste. contem na plateia das suas casas, quantos jovens menos de 25 anos estão frequentando. bjus

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Controle Universal do Ensino dos Espíritos 5ª parte - 46º Reconstruindo Paradigmas - André Sobreiro assista pelo yo… https://t.co/9FqxPDCbyC
Twitter38 minutos atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Controle Universal do Ensino dos Espíritos 5ª parte - 46º Reconstruindo Paradigmas - André Sobreiro assista pelo yo… https://t.co/3KFmfNhsrx
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Controle Universal do Ensino dos Espíritos 5ª parte - 46º Reconstruindo Paradigmas - André Sobreiro assista pelo yo… https://t.co/Z2qL1sGnz7
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Dupla Renovação" - Evangelho na Rede com Carla Fabres assista pelo youtube https://t.co/LskC5XrOtb https://t.co/WRRLex2Tvw
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Energia Mental e Saúde Espiritual - Estudo Reflexivo com Alírio de Cerqueira Filho assista pelo youtube… https://t.co/pPiCsHzZuv
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Tempos de mudanças - Carlos Alberto Braga assista pelo youtube https://t.co/Azxrat1eNP https://t.co/pGtwvic8ME
Twitter21 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Espiritismo - Palestra com Revair Lopes assista pelo youtube https://t.co/zsWPOFdU2n https://t.co/cO7HS642Ol
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Onde está o teu coração, aí está o teu tesouro - Hélio Tinoco assista pelo youtube https://t.co/CzSYpcJ024 https://t.co/bqR774JCaV
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"A herança do pecado" - Mauro Rodrigues assista pelo youtube https://t.co/ceDagqztEt https://t.co/phVohEizh0
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Diovani Souza curtiu a postagem no blog ACEITAÇÃO de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
22 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog Esquecimento do passado e consciência de PATRIZIA GARDONA
22 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog SUA FÉ SUPORTA AS TEMPESTADES DA VIDA ? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
22 horas atrás
Diovani Souza curtiu a postagem no blog Como os Espíritos nos Influenciam? de PATRIZIA GARDONA
22 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Tempos de mudanças - Carlos Alberto Braga assista pelo youtube https://t.co/Azxrat1eNP https://t.co/PHqtzba1Xc
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"SUA FÉ SUPORTA AS TEMPESTADES DA VIDA ?": https://t.co/00TpXxpWb2
Twitterontem · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

SUA FÉ SUPORTA AS TEMPESTADES DA VIDA ?

Então Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve grande agitação no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, estava dormindo. Os discípulos se aproximaram e o acordaram, dizendo: - Senhor, salva-nos, porque estamos afundando!Jesus respondeu:- Por que vocês tem medo, homens de pouca fé?E, levantando-se, ordenou os ventos e o mar, e tudo ficou calmo. Os homens ficaram admirados e disseram:- Quem é esse que até os ventos e o mar lhe…Ver mais...
ontem
Ícone do perfilSusana Schulz e claudia martins entraram em RAE
ontem
Ícone do perfil via Twitter
"Como os Espíritos nos Influenciam?" : https://t.co/QKfn2ID0oj
Twitterontem · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Como os Espíritos nos Influenciam?

Primeiro, porque estão ao nosso lado e vêem tudo o que fazemos. Não existe um segredo que possamos esconder deles – mesmo aqueles que escondemos de nós mesmos.Além disso, existem os espíritos que conhecem também os atos que praticamos em outras vidas e dos quais, momentaneamente, não nos lembramos.É muito mais fácil esconder algo de pessoas vivas do que dos…Ver mais...
ontem
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão RESILIÊNCIA – Espiritismo e Espírita de Feeak Minas
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço