DEFINIÇÃO DE CLARIVIDÊNCIA: (de clari + vidência). Faculdade de conhecimento extra-sensorial consistente em pacientes, em estado sonambúlico, de transe ou de vigília, perceberem imagens ou acontecimentos por meio de obstáculos, isto é, de corpos opacos. J. Grasset desfaz-nos a confusão entre vidência e clarividência, quando deixa à palavra Clarividência o seu significado etimológico de faculdade de ver por meio de corpos opacos, portanto à distância, pouca ou longa (1).

DEFINIÇÃO DE CLARIAUDIÊNCIA: (de clari + audiência). Faculdade mediúnica consistente na audição, com nitidez, de vozes dos Espíritos (1).

CLARIVIDÊNCIA NA PARAPSICOLOGIA: capacidade de perceber visualmente sem usar o sentido da vista, cenas, imagens, seres, tanto visíveis como invisíveis para as pessoas comuns, está ligada à função psi-gama na classificação de Rhine. Este vocábulo adquiriu ao longo do tempo um significado mais amplo, abrangendo toda a gama de fenômenos compreendida pela criptestesia geral na nomenclatura de Richet (2).

CAPTAÇÃO DAS PERCEPÇÕES: toda percepção é mental… Ainda mesmo no campo das impressões comuns, embora a criatura empregue os ouvidos e os olhos, ela vê e ouve pelo cérebro, e, apesar de o cérebro usar as células do córtex para selecionar os sons e imprimir as imagens, quem ouve e vê na realidade, é a mente. Todos os sentidos na esfera fisiológica, pertencem à alma, que os fixa no corpo carnal, de conformidade com os princípios estabelecidos para a evolução dos Espíritos reencarnados na Terra. Somos, por outro lado, receptores de reduzida capacidade, à frente das inumeráveis formas de energia que nos são desfechadas por todos os domínios do Universo, captando apenas humilde fração delas (3).

CLARIVIDÊNCIA E CLARIAUDIÊNCIA: atuando sobre os raios mentais do medianeiro, o desencarnado transmite-lhe quadros e imagens, valendo-se dos centros autônomos da visão profunda, localizados no diencéfalo, ou lhe comunica vozes e sons, utilizando-se da cóclea. Portanto, pela associação dos raios mentais entre a entidade e o médium dotado de mais amplas percepções visuais e auditivas, a visão e a audição se fazem diretas, do recinto exterior para o campo íntimo, graduando-se, contudo, em expressões variadas (4).

VIDÊNCIA E AUDIÊNICA, MÉDIUNS VIDENTES: são dotados da faculdade de ver os Espíritos. Pode-se dar no estado normal ou sonambúlico. MÉDIUNS AUDITIVOS: ouvem a voz dos Espíritos, algumas vezes uma voz íntima que se faz ouvir na consciência, de outras vezes é uma voz exterior, clara e distinta como a de uma pessoa viva (5).

Exibições: 7687

Respostas a este tópico

Ah! Se a medicina abrisse os olhos para tais fenômenos!Ajudaria a tantos enfermos!

Obrigada.bjus

Esse texto me ajudou muito enteder o processo que esta acontecendo comigo. A minha mediunidade esta se aflorando e

alguns meses atras ouvi meu pai falando e vinha da minha consciência,  cheguei a  pensar que eu estava criando a situação,mais o pensamento eu sabia que era dele, fique tão confusa que acabei afastando ele de mim, mais só acreditei qdo tudo  que me falou já tinha acontecido com as pessoas e eu não sabia! E agora eu comecei a ouvir de fora muito nitido! E neste momento vc me  tirou algumas dúvidas.

Obrigada!

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Aline Esnarriaga e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
22 minutos atrás
ARI DE SOUSA LIMA curtiu a postagem no blog O CÂNCER - BREVES REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DO PENSAMENTO NO PROCESSO TERAPÊUTICO (Jorge Hessen) de os pae
1 hora atrás
Camila Nogueira da Silva e Fábio Lavor Bezerra agora são amigos
1 hora atrás
Miguel Damato Neto agora é amigo de susan e Marluce Souza
3 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

“A Terapia do Perdão”, com Alexandre Moraes “Kaiê”

Palestra no domingo 20 de maio de 2018, de 09h às 10h da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o tema "A Terapia do Perdão", ministrada pelo pesquisador e orador Alexandre Moraes “Kaiê” de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Alexandre é…
4 horas atrás
Feeak Minas postou um vídeo

Sangue dos Mártires - (107) Apocalipse - Carlos Alberto Braga e Júlio Moreira

Sangue dos Mártires - (107) Apocalipse - 6:9 Carlos Alberto Braga e Júlio Moreira Obs: Proibida a cópia deste vídeo ou de nosso acervo para outros canais do Yout...
4 horas atrás
Ícone do perfilLindacir Martins, Lurdes Remondes, Lilian Santos Muniz e mais 10 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Julio Cesar Pereira Reis
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Camila Nogueira da Silva
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Aline Esnarriaga
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Alexandre de Oliveira Moraes
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Marcos Antonio Corrêa
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de eduardo de jesus
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Ana Lúcia
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Vanessa de Menezes Pereira
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de ACACIO AMORELLI MARTINS
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Marcos J Oliveira
6 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Marcia Silva Moreira
6 horas atrás
Aline Esnarriaga comentou a página Rádio Amigo Espírita 1 - Música Instrumental e Estudos ao vivo de Amigo Espírita
12 horas atrás
os pae comentou a postagem no blog O CÂNCER - BREVES REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DO PENSAMENTO NO PROCESSO TERAPÊUTICO (Jorge Hessen) de os pae
12 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço