DEFINIÇÃO DE CLARIVIDÊNCIA: (de clari + vidência). Faculdade de conhecimento extra-sensorial consistente em pacientes, em estado sonambúlico, de transe ou de vigília, perceberem imagens ou acontecimentos por meio de obstáculos, isto é, de corpos opacos. J. Grasset desfaz-nos a confusão entre vidência e clarividência, quando deixa à palavra Clarividência o seu significado etimológico de faculdade de ver por meio de corpos opacos, portanto à distância, pouca ou longa (1).

DEFINIÇÃO DE CLARIAUDIÊNCIA: (de clari + audiência). Faculdade mediúnica consistente na audição, com nitidez, de vozes dos Espíritos (1).

CLARIVIDÊNCIA NA PARAPSICOLOGIA: capacidade de perceber visualmente sem usar o sentido da vista, cenas, imagens, seres, tanto visíveis como invisíveis para as pessoas comuns, está ligada à função psi-gama na classificação de Rhine. Este vocábulo adquiriu ao longo do tempo um significado mais amplo, abrangendo toda a gama de fenômenos compreendida pela criptestesia geral na nomenclatura de Richet (2).

CAPTAÇÃO DAS PERCEPÇÕES: toda percepção é mental… Ainda mesmo no campo das impressões comuns, embora a criatura empregue os ouvidos e os olhos, ela vê e ouve pelo cérebro, e, apesar de o cérebro usar as células do córtex para selecionar os sons e imprimir as imagens, quem ouve e vê na realidade, é a mente. Todos os sentidos na esfera fisiológica, pertencem à alma, que os fixa no corpo carnal, de conformidade com os princípios estabelecidos para a evolução dos Espíritos reencarnados na Terra. Somos, por outro lado, receptores de reduzida capacidade, à frente das inumeráveis formas de energia que nos são desfechadas por todos os domínios do Universo, captando apenas humilde fração delas (3).

CLARIVIDÊNCIA E CLARIAUDIÊNCIA: atuando sobre os raios mentais do medianeiro, o desencarnado transmite-lhe quadros e imagens, valendo-se dos centros autônomos da visão profunda, localizados no diencéfalo, ou lhe comunica vozes e sons, utilizando-se da cóclea. Portanto, pela associação dos raios mentais entre a entidade e o médium dotado de mais amplas percepções visuais e auditivas, a visão e a audição se fazem diretas, do recinto exterior para o campo íntimo, graduando-se, contudo, em expressões variadas (4).

VIDÊNCIA E AUDIÊNICA, MÉDIUNS VIDENTES: são dotados da faculdade de ver os Espíritos. Pode-se dar no estado normal ou sonambúlico. MÉDIUNS AUDITIVOS: ouvem a voz dos Espíritos, algumas vezes uma voz íntima que se faz ouvir na consciência, de outras vezes é uma voz exterior, clara e distinta como a de uma pessoa viva (5).

Tags: CLARIAUDIÊNCIA, CLARIVIDÊNCIA

Exibições: 2552

Respostas a este tópico

Ah! Se a medicina abrisse os olhos para tais fenômenos!Ajudaria a tantos enfermos!

Obrigada.bjus

Esse texto me ajudou muito enteder o processo que esta acontecendo comigo. A minha mediunidade esta se aflorando e

alguns meses atras ouvi meu pai falando e vinha da minha consciência,  cheguei a  pensar que eu estava criando a situação,mais o pensamento eu sabia que era dele, fique tão confusa que acabei afastando ele de mim, mais só acreditei qdo tudo  que me falou já tinha acontecido com as pessoas e eu não sabia! E agora eu comecei a ouvir de fora muito nitido! E neste momento vc me  tirou algumas dúvidas.

Obrigada!

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

SIGA-NOS

 

 

 

 

 

Últimas atividades

ANTONIA MARIA DA SILVA compartilhou o post do blog de Jesus Carlos Sanchez Perez em Facebook
49 minutos atrás
Ícone do perfilANTONIA MARIA DA SILVA, Simone Regina, MARIA JOSE BUENO e mais 17 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
50 minutos atrás
Ícone do perfilRede Amigo Espírita via Facebook

Neste domingo as 21:30h ao vivo

Facebook51 minutos atrás · Responder
angela carneiro da cunha curtiram a discussão 14º ESDE - Comunicabilidade dos Espíritos de Feeak Minas
1 hora atrás
angela carneiro da cunha curtiu o vídeo de Regina Hespanha Correa Correa
1 hora atrás
angela carneiro da cunha respondeu à discussão 14º ESDE - Comunicabilidade dos Espíritos de Feeak Minas no grupo Áudios Espíritas
1 hora atrás
José Patrocinio de Oliveira compartilhou a discussão de Amigo Espírita em Facebook
1 hora atrás
Luzia de Fátima Cardozo compartilhou a discussão de Margarida Maria Madruga em Facebook
1 hora atrás
angela carneiro da cunha respondeu à discussão ESTUDANDO A MEDIUNIDADE nº 31 (por André Sobreiro) de André Luiz Iesi Sobreiro no grupo Áudios Espíritas
1 hora atrás
Luzia de Fátima Cardozo compartilhou o grupo de Evandro Oliva em Facebook
1 hora atrás
angela carneiro da cunha curtiram a discussão ESTUDANDO A MEDIUNIDADE nº 31 (por André Sobreiro) de André Luiz Iesi Sobreiro
1 hora atrás
Luzia de Fátima Cardozo curtiu a postagem no blog PRECE DE GRATIDÃO de marcia helena diniz
2 horas atrás
Eliane Aida Graterol curtiu o vídeo de Amigo Espírita
2 horas atrás
Vera Maria de Carvalho curtiu o vídeo de Amigo Espírita
2 horas atrás
Vera Maria de Carvalho curtiu o vídeo de Feeak Minas
2 horas atrás
Vera Maria de Carvalho curtiu o vídeo de Maria Emília Gomes de Souza
2 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2014   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço