Aos caravaneiros do amor

Todos os dias, ao acordar, pela fresta da janela, contemplava a natureza como sendo a presença de Deus a me desejar bom-dia.

Os verdes e as flores pareciam gargalhadas de cores para felicitar meus dias. Procurava, então, expressar, em forma de sorriso, a minha alegria por ter Jesus como guia. Por isso, indicava-O para todos os que batiam em minha porta à procura de remédios. Para as dores físicas dava remédios, para as dores morais dava o Evangelho, o mais lindo poema de amor que Deus ofertou aos Seus filhos, afastando-os da dor.

Venho, agora, na condição do velho amigo que conheceis, porém, hoje, mais moço, rejuvenescido... Embora não tendo possuído beleza física, quando na Terra, a jovialidade, reconheço, realmente fazia parte da minha personalidade, no meu dia-a-dia.

          Quero dizer-vos que continuo trabalhando, agora sem a necessidade de tanto repouso. Dedico-me, junto a tantos outros companheiros, a aliviar a dor daquele que se acha desgostoso com a vida.

          Muito limitado ainda na minha pequenez de servo e de trabalhador, rogo sempre a Maria, e também ao Nosso Senhor, para que me dêem condições de cumprir as tarefas que Deus me confiou.

          Deus deu-me, na Sua misericórdia, o Espírito que se fez conhecer como a Rainha da França², como sendo a grande orientadora dessa falange da qual hoje faço parte, em mais uma oportunidade redentora.

        Nada como colher desde a própria Terra os frutos do bem praticado! Mas, quando despojados da carne, sentimos Deus de modo mais esplendoroso, fazendo-nos questionar emocionado: Não sou merecedor! O que fiz, Senhor, para receber tanto amor de sua parte? E, no íntimo registramos sua resposta: “A cada um conforme às suas obras”.

      Grande é o mérito daqueles que tentam aliviar a dor do seu próximo, mesmo quando também mergulhados em dores intensas. Felizes os que esquecem de si em favor do outro.

         Desse modo, ide, meus irmãos de caravana, ide e levai a Boa Nova aos corações aflitos e sedentos de Jesus.

          Que vossas mãos sejam as mãos do Senhor a espalhar o pão da vida e da alegria.

          Que as vossas palavras sejam o bálsamo suavizante que cicatriza chagas em putrefação.

      Sede, por fim, meus irmãos, cartas vivas do Evangelho do Senhor a apaziguar os sentimentos daqueles que ainda não compreenderam o amor.

          Nunca deixeis que ninguém se afaste de vós sem levar algo de bom. E que isso seja sempre feito em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

           Já me estendo nesta carta.

         Rogo a Deus que a todos sustente e ampare, presenteando-vos com pétalas de rosas trazidas pelos trabalhadores amorosos, na presença de Scheilla e de Bezerra, servidores incansáveis de Jesus.

      Sede firmes. Coragem e bom ânimo é o que vos desejamos todos nós que vos antecedemos na viagem de volta, mas que retornamos para dizer a todos:

          Ninguém morre! Só há vida e vida em abundância.

         Sede felizes como feliz é aquele que tem Jesus no coração.

         Muita paz!

Amazonas Hércules.3
Mensagem psicografada por Fábio Caetano da Silva, em 30/10/2005, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro-RJ.

1. “Caravaneiros do Amor” foi o nome da primeira caravana espírita do Centro Espírita Filhos de Deus, localizado na Colônia de Hansenianos de Curupaití, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
2. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. II, item 8.
3. Amazonas Hércules foi espírita, tendo desencarnado em 28 de abril de 2004 aos 91 anos de idade, na Colônia de Curupaití, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

publicado com autorização do autor

Amazonas Hércules
1912-2004

Amazonas Hércules foi exemplo de coragem diante das adversidades da vida.


Nascido em Manaus, no dia 5 de setembro de 1912, ficou órfão do pai antes de nascer e da mãe aos quatro anos de idade.

 

Sua madrinha, Lydia Cardoso Fernandes, a partir de então, passou a criá-lo. Ela, por ser espírita, deu-lhe as primeiras noções do Espiritismo, conduzindo-o às reuniões da Federação Espírita do Amazonas, de cujas atividades participava como voluntária.

 

Em 1954, Amazonas, portador da doença causada pelo bacilo de Hansen, antigamente chamada de lepra, internou-se na Colônia de Curupaiti, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde desencarnou em 28 de abril de 2004, aos 91 anos de idade.

 

Amazonas Hércules fez jus ao seu nome e sobrenome, pois era fisicamente robusto, e grande também quando sorria. A sua gargalhada gostosa transmitia a todos muito otimismo. Por essa razão, muitas pessoas sadias o procuravam em busca de ânimo para as lutas da vida. Por telefone, e pessoalmente, enxugou muitas lágrimas com sua palavra doce e confortadora, inspirada no amor de Jesus. Inúmeras vezes, mesmo sofrendo, escondeu suas próprias lágrimas para confortar aqueles que precisavam do seu coração amigo e generoso.

 

No Centro Espírita Filhos de Deus, que funciona nas dependências da Colônia de Curupaiti, Amazonas Hércules foi secretário por muitos anos. Com as falanges dos dedos das mãos atrofiadas pela hanseníase, ele datilografava toda a correspondência pressionando as teclas da máquina de escrever com um lápis que segurava entre a parte superior do dedo indicador e a do dedo médio. Tendo amputado a perna esquerda, também em conseqüência da enfermidade, Amazonas se locomovia de muletas para proferir palestras em diversos Centros Espíritas do Estado, e participar do programa "Educar para Crescer" da Rádio Rio de Janeiro.

 

Ao longo dos 50 anos internado em Curupaiti, desenvolveu, no "Filhos de Deus", amplas atividades assistenciais para o amparo dos familiares carentes dos hansenianos, mantidas até hoje, sendo uma delas a sala de curativos "Maria de Nazaré".

 

Era poeta, e declamava com muita propriedade poesias suas e de diversos autores. Em seu livro Canção da Esperança, o poema "Esteira de Luz" lembra a ressurreição do Cristo, em cujos versos finais diz Amazonas: "Na Galiléia ridente/ no lago, vasto celeiro,/piscoso, imenso mar,/vogavam barcos, veleiros,/na faina do dia-a-dia/(...) E um pescador diferente,/de olhos azuis como o mar,/louros cabelos voando,/beijados pelas brisas trazidas/ de todos os continentes,/(...) e o fato surpreendente,/testemunho mais que sublime,/eloqüente,/(...) foi a vida vencendo a morte/ na radiosa alvorada da sua ressurreição,/ após o terceiro dia de sua crucificação,/marco sublime, sem dúvida,/da vida eterna,imortal,/sublime "esteira de luz"/dessa estrela peregrina/ que foi o Mestre Jesus!".


Gerson Simões Monteiro

Amazonas Hércules, nascido em 05-09-1912, parceiro e amigo do MAP-Movimento de Amor ao Próximo, padrinho junto com Altivo, da nossa Creche Irmã Scheilla. 
Seu Banco de Alimentos, durante anos, contou com a participação do MAP. Esta comunhão também foi expressiva por ocasião da enchente de 1996, quando 28 famílias foram assistidas, durante meses, com abrigo e alimentos, até seu reassentamento, na região de Rio das Pedras.
Nos seus últimos dias, num momento de lucidez, compareceu em nossa sede para despedidas. 
Detalhe: observar no filme momento de sua envolvente e gostosa gargalhada, que foi sempre símbolo de seu otimísmo.

Exibições: 2085

Respostas a este tópico

Tenho muita Gratidao de haver conhecido o Irmao Amazonas Hercules. 

Eu conheci Seu Amazonas quando o Centro em que eu trabalhava ia a Curupaiti, para rezarmos, visitá-los e levar um pouco de alegria e esperança a todos que encontrávamos...um espírito ENORME, preso a um corpo dilacerando-se aos poucos pela hanseníase...datilografava seus textos e mensagens com os cotocos de dedos que ainda lhe sobravam...um exemplo de ser humano, de espírito BOM, exemplo para todos nós, espíritos muitas vezes bem imperfeitos.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Últimas atividades

renato aquino e Hernândia Rosa Pereira agora são amigos
2 horas atrás
renato aquino curtiram o evento Dr.Bezerra de Menezes de Amigo Espírita
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Reflexões sobre a relação existente entre o cérebro e a energia mental e a sua importância para a saúde espiritual.… https://t.co/HfHz2H41CI
Twitter3 horas atrás · Responder · Retweet
Rose Costa curtiram o evento “Perdoar, para Recomeçar”, com Alda Maria de Carlos Pretti - SCEE
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"As valiosas lições de Zaqueu" - Waldenir Cuin assista pelo youtube https://t.co/XF6u6IA432 https://t.co/v4VJb5jSlQ
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
OS SÃOS NÃO PRECISAM DE MÉDICO - Palestra com Marco Antonio assista pelo youtube https://t.co/UQavaDN7CU https://t.co/VvbEnLfvQM
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Palestra com Dr. Aguinaldo de Paula Vasconcelos assista pelo youtube https://t.co/iBMruLwLDl https://t.co/arBAc2P1yp
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Sonambulismo - Palestra de Eduardo Mendes assista pelo youtube https://t.co/Rdb3jWgwXy https://t.co/2kDZ4RNiEi
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão É lícito pedir para não deixar-nos cair em tentação, mas livrar-nos do mal? de Marcelo Pimentel
"Amigo André, sinto, mas não entendi sua argumentação, pois somente perguntei porq hoje somos tão desiguais se, segundo a doutrina, somos todos criados perfeitamente iguais. Essa é uma dúvida q me…"
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"OS MAIORES INIMIGOS": https://t.co/HBF4XibmEo
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
6 horas atrás
ELIAZAR TIAGO SANTOS comentou o vídeo de Amigo Espírita
Miniatura

Minissérie "Chico Xavier" - 2º Capítulo

"Boa tarde! Não está mais disponível o vídeo! Tem como enviar novamente? Agradeço desde já. Abraços"
7 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Eu Sou - Palestra com Cássio Drumond assista pelo youtube https://t.co/wZdNy7YLV5 https://t.co/1mgpIbjB4e
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Perdoar, e Recomeçar”, com Alda Maria de Carlos Pretti - SCEE
14 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"O Espiritismo vem, pois, dizer aos homens" : https://t.co/Nv3XOgrbj5
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Perdoar, e Recomeçar”, com Alda Maria em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

30 junho 2019 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo dia 30 de junho de 2019, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com a pesquisadora e médium Alda Maria de Belo Horizonte-MG. Ela abordará o tema "Perdoar para Recomeçar". Alda faz parte do grupo de tarefeiros do Centro Espírita Manoel Felipe Santiago – CEMFS, sediado em Belo Horizonte. Há mais de 30 anos participa…Ver mais...
15 horas atrás
André Goes respondeu à discussão É lícito pedir para não deixar-nos cair em tentação, mas livrar-nos do mal? de Marcelo Pimentel
"Luis: Amigo André, "hoje" somos diferentes e, por isso, nossas escolhas são tb diferentes; R = O que você sabe de suas supostas outras vidas ou de um princípio de igualdade? Consegue comprovar isso…"
15 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Qual o pior analfabeto? O que diz odiar a política. Da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos  - o político vigarista e corrupto.”…"
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Estudo 9 - Cap. 6 - Cristianismo (parte 5) - Vinicius Lara - Livro Depois da Morte / Léon Denis assista pelo youtu… https://t.co/ubGG1bmclM
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/safpIUyVp1
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço