REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

A Desencarnação de Allan Kardec

Foi em 31/3/1869, em Paris, com 64 anos, entre 11 e 12 horas, pelo rompimento de um aneurisma, em pleno labor de estudo e organização de novas tarefas espíritas e assistenciais que Kardec desencarna, cumprindo, e muito bem, a missão. O lema de Kardec era: Trabalho, Solidariedade e Tolerância.

O corpo de Kardec foi sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, com a frase esculpida no frontispício do dólmen de Allan Kardec:

“Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei.”

 

 

31 de março de 1869

No dia em que Allan Kardec desencarnava, constituindo este fato dolorosa surpresa para todos os seus amigos e para os espíritas em geral, nesse mesmo dia o sr. E. Muller, grande amigo do Codificador e de sua digna esposa, mandou telegrama aos espíritas lioneses: "Morreu o Sr. Allan Kardec, será enterrado sexta-feira." E, no mesmo dia, assim se expressa por carta ao sr. Finet, de Lião:

"Paris, 31 de março de 1869

 

Amigo:

Agora, que já estou um pouco mais calmo, eu vos escrevo . Enviando-vos meu aviso, como o fiz, talvez tenha agido um tanto brutalmente, mas me parecia que devíeis receber a comunicação imediata desse falecimento.

Eis alguns pormenores:

Ele morreu esta manhã, entre onze e doze horas, subitamente, ao entregar um número da Revue a um caixeiro de livraria que acabava de comprá-lo; ele se curvou sobre si mesmo, sem proferir uma única palavra: estava morto.

Sozinho em sua casa (Rue de Sant'Ana), Kardec punha em ordem seus livros e papéis para a mudança que se vinha processando e que deveria terminar amanhã. Seu empregado, aos gritos da criada e do caixeiro, acorreu ao local, ergueu-o ... nada, nada mais. Delanne ¹ acudiu com toda a presteza, friccionou-o, mas em vão. Tudo estava acabado.

Venho de vê-lo. Penetrando a casa, com móveis e utensílios diversos atravancando a entrada, pude ver, pela porta aberta da grande sala de sessões, a desordem que acompanha os preparativos para uma mudança de domicílio; introduzido numa pequena sala de visitas, que conheceis bem, com seu tapete encarnado e seus móveis antigos, encontrei a sra. Kardec assentada no canapé, de face para a lareira; ao seu lado, o sr. Delanne; diante deles, sobre dois colchões colocados no chão, junto à porta da pequena sala de jantar, jazia o corpo, restos inanimados daquele que todos amamos. Sua cabeça, envolta em parte por um lenço branco atado sob o queixo, deixava ver toda a face, que parecia repousar docemente e experimentar a suave e serena satisfação do dever cumprido.

Nada de tétrico marcara a passagem de sua morte; se não fosse a parada da respiração, dir-se-ia que ele estava dormindo.

Cobria-lhe o corpo uma coberta de lã branca, que, junto aos ombros dele, deixava perceber a gola do robe de chambre, a roupa que ele vestia quando fora fulminado; a seus pés, como que abandonadas, suas chinelas e meias pareciam possuir ainda o calor do corpo dele. 
Tudo isto era triste, e, entretanto, um sentimento de doce quietude penetrava-nos a alma; tudo na casa era desordem, caos, morte, mas tudo aí parecia calmo, risonho e doce, e, diante daqueles restos, forçosamente meditamos no futuro.

Eu vos disse que na sexta-feira é que o enterraríamos, mas ainda não sabemos a que horas; esta noite seu corpo está sendo velado por Desliens ² e Tailleur; amanhã o será por Delanne e Morin. 
Procuram-se, entre os seus papéis, suas últimas vontades, se é que ele as escreveu; de qualquer forma, o enterro será puramente civil.

Escrever-vos-ei, dando-vos os pormenores da cerimônia.

Amanhã, creio eu, cuidaremos em nomear uma comissão de espíritas mais ligados à Causa, aqueles que melhor conhecem as necessidades dela, a fim de aguardar e de saber o que se irá fazer.

De todo o coração, vosso amigo,

(a) MULLER. "

 

1. Alexandre Delanne, pai do engenheiro e pesquisador espírita Gabriel Delanne 
2. Armand Théodore Desliens, secretário-gerente da Revista Espírita

 

 

 

Os despojos do Codificador, enterrados inicialmente no Cemitério de Montmartre (2.4.1869), foram transferidos para o do Père-Lachaise em 31 de março de 1870


Exibições: 7138

Respostas a este tópico

Interessante, em uma coletânea de Allan Kardeck que ganhei de presente, está os discursos dos amigos no momento do enterro. Sou fã desse grande homem, e penso que a cada dia devemos resgatá-lo. Ele dizia que os fenômenos mediúnicos são simples e naturais... assim devemos mantê-los. Que Jesus nos permita sempre ter entre nós espíritos como este.
O que vejo? Vejo três pilares em pedra bruta, "in natura"...distante das lápides convencionais, a legislação ali postada é indício, natural, da extensão do portal por ele, deixado em aberto para que volvêssemos, em esperança e fé, aos braços do Pai Maior; desconhecia seu túmulo, e me...não me "emocionou" de prantear, mas esboçando-me sorriso de felicitação por vislumbrar o busto representativo de alma cumpridora de tão grande e edificadora missão. F.

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Celso LUiz Velloso Brandão curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
19 minutos atrás
Carlos Leonardo Gomes respondeu à discussão Contato com Espíritos no presídio. de Wellington Balbo no grupo Artigos Espíritas
54 minutos atrás
Carlos Leonardo Gomes entrou no grupo de Amigo Espírita
54 minutos atrás
Carlos Leonardo Gomes curtiram a discussão Contato com Espíritos no presídio. de Wellington Balbo
1 hora atrás
Carlos Leonardo Gomes curtiu a postagem no blog Tomadas obsessivas de Antonio Carlos Navarro
1 hora atrás
Salomão Raia comentou a postagem no blog Tomadas obsessivas de Antonio Carlos Navarro
2 horas atrás
Salomão Raia curtiu a postagem no blog Tomadas obsessivas de Antonio Carlos Navarro
2 horas atrás
Anna Maria MMiranda curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
2 horas atrás
adauto de oliveira serra filho curtiu o vídeo de Amigo Espírita
2 horas atrás
Aurélio Cosme Brasil Rocha compartilhou o vídeo de Canal Amigos da Luz em Facebook
2 horas atrás
Aurélio Cosme Brasil Rocha curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
2 horas atrás
Ana Fátima Sales comentou o vídeo de Amigo Espírita
3 horas atrás
Mario Mazzei postou um evento
Miniatura

Peça Teatral: Há dois Mil Anos em Teatro Municipal de Ubatuba

4 novembro 2017 o dia inteiro
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/EIj7TRABFp
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilBENEDITO ANTONIO DE OLIVEIRA e Elaine entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
4 horas atrás
The Spiritist Psychological Soci postou vídeos
4 horas atrás
Feeak Minas postou vídeos
5 horas atrás
Celina Sobral postou vídeos
5 horas atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou um vídeo

LUIZ PRETTI LEAL- " A LEI DO TRABALHO " - 26/09/2017 - Irmão Tomé - Vitória/ES

Palestra de LUIZ PRETTI LEAL, em 26/09/2017, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé. em Vitória/ES.
5 horas atrás
Ronaldo Marcelo Pacce postou um vídeo

Dra. Anete Guimarães (Psicóloga) - "Dependência Química"

Grupo Manoel Philomeno de Miranda Palestrante: Dra. Anete Guimarães (Psícologa) Agradecimento a Presidência e vice Presidência E Corpo Diretivo Gravação Ediç...
5 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço