A Desencarnação de Allan Kardec

Foi em 31/3/1869, em Paris, com 64 anos, entre 11 e 12 horas, pelo rompimento de um aneurisma, em pleno labor de estudo e organização de novas tarefas espíritas e assistenciais que Kardec desencarna, cumprindo, e muito bem, a missão. O lema de Kardec era: Trabalho, Solidariedade e Tolerância.

O corpo de Kardec foi sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, com a frase esculpida no frontispício do dólmen de Allan Kardec:

“Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei.”

 

 

31 de março de 1869

No dia em que Allan Kardec desencarnava, constituindo este fato dolorosa surpresa para todos os seus amigos e para os espíritas em geral, nesse mesmo dia o sr. E. Muller, grande amigo do Codificador e de sua digna esposa, mandou telegrama aos espíritas lioneses: "Morreu o Sr. Allan Kardec, será enterrado sexta-feira." E, no mesmo dia, assim se expressa por carta ao sr. Finet, de Lião:

"Paris, 31 de março de 1869

 

Amigo:

Agora, que já estou um pouco mais calmo, eu vos escrevo . Enviando-vos meu aviso, como o fiz, talvez tenha agido um tanto brutalmente, mas me parecia que devíeis receber a comunicação imediata desse falecimento.

Eis alguns pormenores:

Ele morreu esta manhã, entre onze e doze horas, subitamente, ao entregar um número da Revue a um caixeiro de livraria que acabava de comprá-lo; ele se curvou sobre si mesmo, sem proferir uma única palavra: estava morto.

Sozinho em sua casa (Rue de Sant'Ana), Kardec punha em ordem seus livros e papéis para a mudança que se vinha processando e que deveria terminar amanhã. Seu empregado, aos gritos da criada e do caixeiro, acorreu ao local, ergueu-o ... nada, nada mais. Delanne ¹ acudiu com toda a presteza, friccionou-o, mas em vão. Tudo estava acabado.

Venho de vê-lo. Penetrando a casa, com móveis e utensílios diversos atravancando a entrada, pude ver, pela porta aberta da grande sala de sessões, a desordem que acompanha os preparativos para uma mudança de domicílio; introduzido numa pequena sala de visitas, que conheceis bem, com seu tapete encarnado e seus móveis antigos, encontrei a sra. Kardec assentada no canapé, de face para a lareira; ao seu lado, o sr. Delanne; diante deles, sobre dois colchões colocados no chão, junto à porta da pequena sala de jantar, jazia o corpo, restos inanimados daquele que todos amamos. Sua cabeça, envolta em parte por um lenço branco atado sob o queixo, deixava ver toda a face, que parecia repousar docemente e experimentar a suave e serena satisfação do dever cumprido.

Nada de tétrico marcara a passagem de sua morte; se não fosse a parada da respiração, dir-se-ia que ele estava dormindo.

Cobria-lhe o corpo uma coberta de lã branca, que, junto aos ombros dele, deixava perceber a gola do robe de chambre, a roupa que ele vestia quando fora fulminado; a seus pés, como que abandonadas, suas chinelas e meias pareciam possuir ainda o calor do corpo dele. 
Tudo isto era triste, e, entretanto, um sentimento de doce quietude penetrava-nos a alma; tudo na casa era desordem, caos, morte, mas tudo aí parecia calmo, risonho e doce, e, diante daqueles restos, forçosamente meditamos no futuro.

Eu vos disse que na sexta-feira é que o enterraríamos, mas ainda não sabemos a que horas; esta noite seu corpo está sendo velado por Desliens ² e Tailleur; amanhã o será por Delanne e Morin. 
Procuram-se, entre os seus papéis, suas últimas vontades, se é que ele as escreveu; de qualquer forma, o enterro será puramente civil.

Escrever-vos-ei, dando-vos os pormenores da cerimônia.

Amanhã, creio eu, cuidaremos em nomear uma comissão de espíritas mais ligados à Causa, aqueles que melhor conhecem as necessidades dela, a fim de aguardar e de saber o que se irá fazer.

De todo o coração, vosso amigo,

(a) MULLER. "

 

1. Alexandre Delanne, pai do engenheiro e pesquisador espírita Gabriel Delanne 
2. Armand Théodore Desliens, secretário-gerente da Revista Espírita

 

 

 

Os despojos do Codificador, enterrados inicialmente no Cemitério de Montmartre (2.4.1869), foram transferidos para o do Père-Lachaise em 31 de março de 1870


Exibições: 8497

Respostas a este tópico

Interessante, em uma coletânea de Allan Kardeck que ganhei de presente, está os discursos dos amigos no momento do enterro. Sou fã desse grande homem, e penso que a cada dia devemos resgatá-lo. Ele dizia que os fenômenos mediúnicos são simples e naturais... assim devemos mantê-los. Que Jesus nos permita sempre ter entre nós espíritos como este.
O que vejo? Vejo três pilares em pedra bruta, "in natura"...distante das lápides convencionais, a legislação ali postada é indício, natural, da extensão do portal por ele, deixado em aberto para que volvêssemos, em esperança e fé, aos braços do Pai Maior; desconhecia seu túmulo, e me...não me "emocionou" de prantear, mas esboçando-me sorriso de felicitação por vislumbrar o busto representativo de alma cumpridora de tão grande e edificadora missão. F.

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Mas, se absolutamente todos são criados perfeitamente iguais, como explicar q as identidades ajam desigualmente? Onde aí está a igualdade?"
55 minutos atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Como compreender isso: Jesus, segundo vc lembrou, diz q "a cada um é dado segundo suas obras" e, por outro lado e ao contrario do que disse Jesus, Paulo afirma "não sois salvos por vossas obras"?!!!"
1 hora atrás
Jussara G. Estevam curtiu a postagem no blog O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel ) de Jocélia Quintiliano Maurício
1 hora atrás
Jussara G. Estevam curtiu a postagem no blog O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel ) de Jocélia Quintiliano Maurício
1 hora atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Porque é a Lei que opera em nós e por nós até que adquirindo consciência suficiente possamos tomar decisões por conta própria. Mas a salvação não vem das obras e sim de Deus que as…"
7 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Enquanto Temos Tempo - Evangelho na Rede com Carla Fabres assista pelo youtube https://t.co/Cx3l8RuHDK https://t.co/wleBn8XFhs
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Maria Isabel da Silva entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
16 horas atrás
Maria Isabel da Silva curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
16 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Reflexões sobre as causas espirituais do vício em drogas - Alírio de Cerqueira Filho assista pelo youtube… https://t.co/9MYR9LDwcP
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Reflexões sobre as causas espirituais do vício em drogas - Alírio de Cerqueira Filho assista pelo youtube… https://t.co/Tq09aZIjIk
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Tratamento com Jesus | Thiago Brito | Américo Nunes / Programa Despertar Espírita assista pelo youtube… https://t.co/04DOjlRDed
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Melindre, uma barreira para a evolução - Vitor Antenore Rossi assista pelo youtube https://t.co/iYGm0lIgjf https://t.co/xhb9QSdg6U
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Gratidão a Luz do Evangelho - Evaldo Botazzo assista pelo youtube https://t.co/DqWnWZIcx0 https://t.co/qxVSlnEdyn
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Fé, virtude indispensável - Palestra com Orson Peter Carrara assista pelo youtube https://t.co/Vf8jJaZSQf https://t.co/raSEcQS4Ah
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
A suprema excelência da caridade - Júlio César Moreira da Silva assista pelo youtube https://t.co/pdUyytFoHo https://t.co/gB3TsbTqJH
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Se a cada um é dado segundo suas obras, porq Paulo, antes Saulo, afirma que não somos salvos por nossas obras? E q é o Sr q operam em nós o obrar?"
ontem
Ícone do perfil via Twitter
"INSPIRAÇÃO Emmanuel - Chico Xavier" : https://t.co/U6Jh5kCctp
Twitterontem · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Ícone do perfil via Twitter
"O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel )" : https://t.co/JI3O5th0aW
Twitterontem · Responder · Retweet
Posts no blog por Jocélia Quintiliano Maurício

O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel )

O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel )Espiritismo- Como será o tecido sutil da espiritual roupagem que o homem envergará, sem o corpo de carne, além da morte?Tão arrojada é a tentativa de transmitir informes sobre a questão aos companheiros encarnados, quão difícil se faria esclarecer à lagarta com respeito ao que será ela depois de vencer a inércia da…Ver mais...
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço