REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Medo e Doença

Alírio de Cerqueira Filho

Atualmente temos percebido uma postura de muitos colegas médicos gerarem uma verdadeira cultura do medo da doença em seus pacientes. Apesar de percebermos que a intenção dos mesmos é alertar para os problemas que podem acontecer com a pessoa, achamos que esta é uma postura que se deve evitar pelos motivos que analisamos a seguir.

Em uma visão holística da saúde existem vários fatores que contribuem para a geração da doença, além dos exclusivamente materiais. Em uma postura materialista analisa-se apenas os fatores físicos relacionados à doença, esquecendo-se dos principais que são os espirituais/emocionais.

Citemos um exemplo em que isso acontece de forma bem intensa.

Menopausa-climatério: de alguns anos para cá as mulheres tem sido submetidas a uma verdadeira cultura de terror em relação ao processo natural da menopausa. Os médicos em geral e, particularmente, os ginecologistas colocam que após a menopausa acontecerão inúmeros problemas devido ao decréscimo da produção hormonal, se a mulher não começar a fazer reposição hormonal. Doenças várias surgirão tais como: envelhecimento precoce, osteoporose (fragilidade nos ossos), cardiopatias, diminuição da libido ou frigidez, ondas de calor, depressão, angústia, ansiedade, etc. Isso é colocado carregando-se nas letras como se tudo fosse acontecer de forma inevitável e que só existe uma salvação a reposição hormonal. Resultado: as mulheres começam a ficar apavoradas com o "monstro" da menopausa a partir dos 38 a 40 anos. Nessa idade já querem começar a tomar hormônio para prevenir a chegada do "monstro".

Analisemos a questão sobre uma perspectiva holístico-transpessoal. Em uma visão integral da saúde em que se analisam os aspectos físicos, mentais e espirituais percebemos que existe um decréscimo natural na produção de hormônios a partir dos 45 aos 55 anos, data que em média acontece a menopausa e se inicia o climatério, que é o período iniciado após a última menstruação, que em linguagem popular é colocado como sendo a menopausa. Essa diminuição hormonal gera no organismo algumas alterações funcionais devido ao corpo vir num ritmo em os estrogênios estão em concentração alta e, após a cessação do funcionamento dos ovários, essa concentração baixa. Nesses casos pode-se fazer de preferência um tratamento homeopático para se normalizar os sintomas que surgem nesta fase. Se a mulher preferir uma reposição hormonal, também pode ser feita até que o organismo se acostume com a nova taxa de hormônio. Tudo de forma muito natural, pois esta é uma fase normal que toda mulher passa.

O grande problema que acontece aqui é essa excessiva cultura de doença a que as mulheres estão sendo submetidas, de modo a que fiquem apavoradas com a perspectiva de se ter todas as doenças associadas ao climatério. Mas o que os médicos não dizem é que apenas existe uma predisposição a se contrair osteoporose e outros males, baseados em dados estatísticos e que é uma minoria que contrai esses problemas.

Nós não temos apenas um corpo físico, temos um corpo sutil, energético- quântico, e somos um espírito. O maior problema que podemos analisar aqui é o medo, esse sim uma doença grave, que gera uma inibição energética do espírito que irá repercutir em seu corpo sutil, e que, por sua vez, irá bombardear energeticamente o corpo físico, ampliando os efeitos da deficiência hormonal. Este é um outro lado da questão que não é considerado pelos médicos que não conhecem a medicina holística.

É necessário portanto, analisar a questão sobre todos os aspectos e não puramente de forma material. Quando a pessoa cultiva hábitos salutares de saúde que começa no espírito, com bons pensamentos, equilíbrio emocional, harmonia, uma alimentação.

 

 

Alírio de Cerqueira Filho (Cuiabá-MT)

acerqueira@plenitude.com.br

É médico, biólogo com ênfase em ecologia, pós-graduado em psiquiatria, psicologia e psicoterapia transpessoal e medicina homeopática.
Com formação em Terapia Regressiva a Vivências Passadas, bem como Master practitioner na Arte de Programação Neurolingüística. Como expositor espírita, realiza palestras e seminários por todo o Brasil e o Exterior.
Possui larga experiência no trabalho com o psiquismo humano, tanto como psicoterapeuta quanto como educador transpessoal. 
Experiência adquirida em 16 anos de prática clínica e nos inúmeros cursos, workshops e palestras que tem realizado ao longo de sua carreira. Participa do movimento espírita há 26 anos, tendo já exercido vários cargos na diretoria executiva da FEEMT – Federação Espírita Estado do Mato Grosso. Atualmente é coordenador de assuntos da família da FEEMT.

Obras do autor publicadas pela Ebm Editora

Suicídio: Falsa Solução!, A Obsessão e o Movimento EspíritaEnergia Mental e AutocuraModelos de Liderança, Trabalho e AutotransformaçãoMedite e Viva Melhor Vl. 2Fora da Caridade Não Há SalvaçãoSaúde da Relação Pais e FilhosParábolas Terapêuticas
Medite e Viva Melhor Vl. 1Saúde ExistencialPsicoterapia a Luz do Evangelho de Jesus,
Jesus e KardecSaúde EspíritualCura Espíritual da DepressãoSaúde das Relações Familiares

Tags: Alírio, Cerqueira, Doença, Filho, Medo, de

Exibições: 1467

Respostas a este tópico

OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO MUITO ÚTEIS. 

Este "terrorismo" que é imposto a nós mulheres deveria ser considerado um crime.

 

Precisamos de profissionais que esclareçam a respeito de nossa saúde e vale lembrar que as pessoas mais espiritualizadas entendem que pensamentos e atitudes são forças geradoras de saúde e bem-estar.Muita paz!!!

Como foi bom para mim esta explanação, muito obrigada

Muito bom ,estou nessa fase e é bem isso que os médicos nos informam ,como uma sentença que não tem volta.Não deixam nenhuma boa espectativa,apenas postergar algo que não sabemos o que vai ser,mas que voce será sucumbido com alguma dessas doenças vai é só questão de tempo e esperar.Mudar alguns abitos de vida para ganhar mais um tempo,como um prêmio.

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

jacqueline comentou o grupo Preces e Orações de Amigo Espírita
4 minutos atrás
jacqueline entrou no grupo de Amigo Espírita
11 minutos atrás
Vera Knuth curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
14 minutos atrás
jacqueline curtiram o perfil de jacqueline
20 minutos atrás
TIAGO MISTIERI MARTINS compartilhou o post do blog deles em Facebook
33 minutos atrás
TIAGO MISTIERI MARTINS compartilhou o post do blog deles em Facebook
33 minutos atrás
Ícone do perfilFátima Cristina Domingos, Luciano Mello, Carlos Alberto Ribeiro Maydana e mais 24 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
47 minutos atrás
Roberto Gastón Cabral Carneiro curtiu a postagem no blog TEMOS DATA E HORA CERTA PARA DESENCARNAR? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
49 minutos atrás
Posts no blog por SANDRO ALEX DA SILVA
50 minutos atrás
Carlos Ribeiro postou vídeos
51 minutos atrás
Jesus Carlos Sanchez Perez e Joselita Eloi Teles agora são amigos
57 minutos atrás
Rosana Garcia Saltys curtiu a postagem no blog Disciplina do pensamento de TIAGO MISTIERI MARTINS
58 minutos atrás
Amigo Espírita compartilhou o evento deles em Google +1
1 hora atrás
Rosana Garcia Saltys curtiu o vídeo de Feeak Minas
1 hora atrás
Amigo Espírita compartilhou o evento deles em Google +1
1 hora atrás
ANGELA BARNETT compartilhou o grupo de Amigo Espírita em Facebook
1 hora atrás
ANGELA BARNETT curtiram o evento Áudios Espíritas de Amigo Espírita
1 hora atrás
Carlos Alberto Ribeiro Maydana curtiu a postagem no blog TEMOS DATA E HORA CERTA PARA DESENCARNAR? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Rosana Garcia Saltys curtiu a postagem no blog TEMOS DATA E HORA CERTA PARA DESENCARNAR? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Amigo Espírita compartilhou o post do blog de TIAGO MISTIERI MARTINS em Google +1
1 hora atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2015   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço