80 ANOS DA OBRA DE BENEDITA FERNANDES

Benedita Fernandes Benedita Fernandes, uma mulher simples e sem cultura, notabilizou-se pela sua dedicação ao próximo e se transformou numa das referências históricas e de repercussão de Araçatuba. No dia 6 de março de 1932 fundou a Associação das Senhoras Cristãs, que originou o atual hospital. Esta instituição, a primeira obra assistencial espírita da cidade e região é um dos marcos históricos do movimento espírita.

Durante sua profícua atuação assistencial e espírita, inclusive como médium, desde 1927, e até sua partida para o mundo espiritual, em 1947, Benedita Fernandes manteve uma casa da criança, o asilo Dr. Jaime de Oliveira, albergue noturno e escolas mistas, todos esses núcleos funcionando na então Rua Newton Prado, no Bairro Santana, próximos ao local onde hoje funciona o hospital.

Era a caridade em ação, dentro de um dinamismo e boa vontade exemplares. Em função disso é que conquistou o respeito e admiração do povo e das autoridades. Após sua desencarnação, as instituições referidas se resumiram apenas ao hospital e houve uma fase de distanciamento dos espíritas.

No contexto de nossa família ocorreu caso de atendimento domiciliar de Benedita à nossa bisavó materna, em 1939 e, em seguida, alguns contatos com outros familiares. Espírita desde criança e acompanhando nossa Genitora Bebé, Tio Rolandinho e Emília Santos, ainda no final dos anos 1950 nós presenciamos fatos inusitados, como a instituição fundada por Benedita Fernandes não receber ofertas de Natal propiciadas por grupos de espíritas.

Na década seguinte, nos entusiasmamos com a psicografia de Chico Xavier, do ano de 1963, intitulada Num Domingo de Calor, assinada pelo espírito Hilário Silva e referente à dona Benedita. E passamos a providenciar a impressão e distribuição.

Desde 1967 propusemos eventos alusivos ao vulto local, como a comemoração dos 20 anos de sua desencarnação. Situação em princípio estranha, mas definidora de rumos, ocorreu em 1971, como presidente recém- eleito da então União Municipal Espírita de Araçatuba (UMEA). Após a publicação de uma coluna espírita no jornal Tribuna da Noroeste, em que enaltecemos o trabalho de Benedita e transcrevemos a mensagem Num Domingo de Calor, houve uma réplica da direção do então sanatório, levantando discordâncias irrelevantes.

Na semana seguinte publicamos a tréplica, esclarecendo os fatos. Pouco tempo depois teve início o processo de aproximação com a direção. O processo de confraternização culminou com a realização do evento Semana Benedita Fernandes, pela UMEA, em março de 1982, com palestras alusivas ao Jubileu de Ouro da obra da homenageada, nas dependências do sanatório, centros espíritas da cidade e oferta de painel alusivo à obra de Benedita ao museu local. Na oportunidade, lançamos o nosso livro Dama da Caridade, biografia dela.

Na obra, comentamos fatos pitorescos sobre Benedita, incluímos a mensagem psicográfica de Chico Xavier já citada, textos ditados por seu espírito a Divaldo Pereira Franco e relacionamos os logradouros e instituições espíritas de várias partes do País que a homenageiam. Com a circulação do livro, o vulto araçatubense tornou-se mais conhecido.

Temos a felicidade de ouvir referências sobre sua atuação espiritual e de conhecer novas instituições que a homenageiam como em Cuiabá (MT), São Gabriel do Oeste (MS) e Belém (PA). São locais onde já comparecemos para falar sobre a vida e obra dela.

Benedita Fernandes, que se notabilizou por ser amiga de todos, sem distinção de faixa religiosa, à época admirada pelo povo, por prefeitos da cidade e governadores do Estado, e reverenciada pelos espíritas de muitos locais do País é um marco de Araçatuba! Antonio Cesar Perri de Carvalho foi dirigente espírita em Araçatuba, é diretor da Federação Espírita Brasileira e do Conselho Espírita Internacional. Descreve esta Face Espírita para publicação exclusiva na Folha da Região.

(Publicado no Jornal Folha da Região, Araçatuba, SP, Quarta-feira, 7/3/2012, Página A2)

Exibições: 753

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
16 horas atrás
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
16 horas atrás
Helena Padilha de Meneses curtiram o perfil de Helena Padilha de Meneses
ontem
Ícone do perfilNilton Cardoso deu um presente para José Ricardo Fernandes
domingo
Nilton Cardoso e José Ricardo Fernandes agora são amigos
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Hanseníase. Você o conhece? de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"  N.F.P, 23, noiva, não consegue sentir mais os pés, (...) e sua sensibilidade totalmente debilitada. Ela tem hanseníase, doença mais conhecida como lepra. Sua primeira atitude foi querer se suicidar, mas agora,…"
sábado
José Ricardo Fernandes curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
sexta-feira
José Ricardo Fernandes curtiram o perfil de Nilton Cardoso
sexta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Especial de Natal" é Repudiado. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" A atriz Paris Jackson deve interpretar Jesus como uma mulher lésbica no próximo filme. https://observatoriodemusica.uol.com.br/noticia/filha-de-michael-jackson-vai-interpretar-jesus-em-filme-com-artista-que-fez-porno No Brasil…"
quarta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Empoderamento da Mulher. O Exemplo de Norberta de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"NASA renomeia sua sede em homenagem à engenheira Mary W. Jackson A primeira engenheira negra da agência espacial norte-americana trabalhou na construção do túnel de pressão supersônico, que…"
1 Jul
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Fenômenos Mediúnicos, Metapsíquicos e Parapsicológicos de PATRIZIA GARDONA
29 Jun

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço