Nada no Universo ocorre como fenômeno caótico, resultado de alguma desordem que nele predomine. O que parece casual, destrutivo, é sempre efeito de uma programação transcendente, que objetiva a ordem, a harmonia.

     De igual maneira, nos destinos humanos sempre vige a Lei de Causa e Efeito, como responsável legítima por todas as ocorrências, por mais diversificadas apresentem-se.

     O Espírito progride através das experiências que lhe facultam desenvolver o conhecimento intelectual enquanto lapida as impurezas morais primitivas, transformando-as em emoções relevantes e libertadoras.

     Agindo sob o impacto das tendências que nele jazem, fruto que são de vivências anteriores, elabora, inconscientemente, o programa a que se deve submeter na sucessão do tempo futuro.

     Harmonia emocional, equilíbrio mental, saúde orgânica ou o seu inverso, em forma de transtornos de vária denominação, fazem-se ocorrência natural dessa elaborada e transata proposta evolutiva.

     Todos experimentam, inevitavelmente, as consequências dos seus pensamentos, que são responsáveis pelas suas manifestações verbais e realizações exteriores.

     Sentindo, intimamente, a presença de Deus, a convivência social e as imposições educacionais, criam condicionamentos que, infelizmente, em incontáveis indivíduos dão lugar às dúvidas atrozes em torno da sua origem espiritual, da sua imortalidade.

     Mesmo quando se vincula a alguma doutrina religiosa, com as exceções compreensíveis, o comportamento moral permanece materialista, utilitarista, atado às paixões defluentes do egotismo.

     Não fosse assim, e decerto, muitos benefícios adviriam da convicção espiritual, que sempre define as condutas saudáveis, por constituírem motivos de elevação, defluentes do dever e da razão.

     Na falta desse equilíbrio, adota-se atitude de rebeldia, quando não se encontra satisfeito com a sucessão dos acontecimentos tidos como frustrantes, perturbadores, infelizes...

     Desequipado de conteúdos superiores que proporcionam a autoconfiança, o otimismo, a esperança, essa revolta, estimulada pelo primarismo que ainda jaz no ser, trabalhando em favor do egoísmo, sempre transfere a responsabilidade dos sofrimentos, dos insucessos momentâneos aos outros, às circunstâncias ditas aziagas, que consideram injustas e, dominados pelo desespero fogem através de mecanismos derrotistas e infelizes que mais o degrada, entre os quais o nefando suicídio.

     Na imensa gama de instrumentos utilizados para o autocídio, o que é praticado por armas de fogo ou mediante quedas espetaculares de edifícios, de abismos, desarticula o cérebro físico e praticamente o aniquila...

     Não ficariam aí, porém, os danos perpetrados, alcançando os delicados tecidos do corpo perispiritual, que se encarregará de compor os futuros aparelhos materiais para o prosseguimento da jornada de evolução.

 

                           *

 

    É inevitável o renascimento daquele que assim buscou a extinção da vida, portando degenerescências físicas e mentais, particularmente a anencefalia.

    Muitos desses assim considerados, no entanto, não são totalmente destituídos do órgão cerebral.

     Há, desse modo, anencéfalos e anencéfalos.

     Expressivo número de anencéfalos preserva o cérebro primitivo ou reptiliano, o diencéfalo e as raízes do núcleo neural que se vincula ao sistema nervoso central…

     Necessitam viver no corpo, mesmo que a fatalidade da morte após o renascimento, reconduza-os ao mundo espiritual.

     Interromper-lhes o desenvolvimento no útero materno é crime hediondo em relação à vida. Têm vida sim, embora em padrões diferentes dos considerados normais pelo conhecimento genético atual...

     Não se tratam de coisas conduzidas interiormente pela mulher, mas de filhos, que não puderam concluir a formação orgânica total, pois que são resultado da concepção, da união do espermatozoide com o óvulo.

     Faltou na gestante o ácido fólico, que se tornou responsável pela ocorrência terrível.

     Sucede, porém, que a genitora igualmente não é vítima de injustiça divina ou da espúria Lei do Acaso, pois que foi corresponsável pelo suicídio daquele Espírito que agora a busca para juntos conseguirem o inadiável processo de reparação do crime, de recuperação da paz e do equilíbrio antes destruído.

     Quando as legislações desvairam e descriminam o aborto do anencéfalo, facilitando a sua aplicação, a sociedade caminha, a passos largos, para a legitimação de todas as formas cruéis de abortamento.

     ... E quando a humanidade mata o feto, prepara-se para outros hediondos crimes que a cultura, a ética e a civilização já deveriam haver eliminado no vasto processo de crescimento intelecto-moral.

     Todos os recentes governos ditatoriais e arbitrários iniciaram as suas dominações extravagantes e terríveis, tornando o aborto legal e culminando, na sucessão do tempo, com os campos de extermínio de vidas sob o açodar dos mórbidos preconceitos de raça, de etnia, de religião, de política, de sociedade...

     A morbidez atinge, desse modo, o clímax, quando a vida é desvalorizada e o ser humano torna-se descartável.

     As loucuras eugênicas, em busca de seres humanos perfeitos, respondem por crueldades inimagináveis, desde as crianças que eram assassinadas quando nasciam com qualquer tipo de imperfeição, não servindo para as guerras, na cultura espartana, como as que ainda são atiradas aos rios, por portarem deficiências, para morrer por afogamento, em algumas tribos primitivas.

     Qual, porém, a diferença entre a atitude da civilização grega e o primarismo selvagem desses clãs e a moderna conduta em relação ao anencéfalo?

     O processo de evolução, no entanto, é inevitável, e os criminosos legais de hoje, recomeçarão, no futuro, em novas experiências reencarnacionistas, sofrendo a frieza do comportamento, aprendendo através do sofrimento a respeitar a vida…

 

                      *

 

     Compadece-te e ama o filhinho que se encontra no teu ventre, suplicando-te sem palavras a oportunidade de redimir-se.

     Considera que se ele houvesse nascido bem formado e normal, apresentando depois algum problema de idiotia, de hebefrenia, de degenerescência, perdendo as funções intelectivas, motoras ou de outra natureza, como acontece amiúde, se também o matarias?

     Se exercitares o aborto do anencéfalo hoje, amanhã pedirás também a eliminação legal do filhinho limitado, poupando-te o sofrimento como se alega no caso da anencefalia.

     Aprende a viver dignamente agora, para que o teu seja um amanhã de bênçãos e de felicidade.

 

                            Joanna de Ângelis

 

(Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na reunião mediúnica da noite de 11 de abril de 2011, quando o Supremo Tribunal de Justiça, estudava a questão do aborto do anencéfalo, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia.)

Exibições: 15252

Respostas a este tópico

Senti um frio enorme correr pela minha espinha agora. A poucos minutos escrevi esses pensamentos a um amigo em outro blog espirita.

Sinto-me feliz, pois vemos, em pequenos detalhes que a espiritualidade está agindo sim nesse caso: não através do impedimento da lei "humana", mas nas pessoas que estão trabalhando na conscientização das pessoas frente ao crime do aborto assistido!

Olá José Aparecido, gostaria de dizer que as palavras de Joanna me fizeram refletir muito sobre o tema, que acho de importante discução no meio espirita, e tendo pensado me veio a mente algumas questões que se te for possivel me esclarecer agradeço.

É sabido que a questão do anencefalo é um caminho para a espiação do espirito reencarnante e alem de ser também uma espiação para pais e familiares, penso também se esta pequena existencia não poderia ser util na ordem da caridade como doadora de seus orgão que estejam em perfeita formação para que outros muitos recem nascidos com problemas cardiacos, pulmonares e outros possam viver, sou leiga nas questões médicas por isso não sei se isso é viavel, mas é algo que veio a minha mente com relação a este assunto.

Desde já agradeço!

Essa legalização realmente abre precedente para o que a Joanna chama no texto de "loucura eugênica". Temo que futuramente, qualquer anomalia genética fetal seja motivo para abortamento.

A anos atrás, uma senhora da minha família (tia da minha mãe), que era muito "sabida" da espiritualidade mesmo sem ter estudado a fundo, disse que a humanidade estava caminhando para um período de provas. Tudo de errado seria mais liberado e nesse momento é que seria visto quem realmente já aprendeu e quem só segue as regras que existem. Nesses comentários foi o primeiro contato que tive com a ideia da mudança de provas e expiações para regeneração.

Acredito que, mesmo sem ter muito conhecimento, minha tia estava certa.

Um exemplo foi assinado ontem: agora o aborto para anencefalos é permitido. Cabe ao disernimento ímpar de cada um de se apoiar nessa lei ou continuar sendo contra esse ato!

Abraços flor.

Monica Dib disse:

Essa legalização realmente abre precedente para o que a Joanna chama no texto de "loucura eugênica". Temo que futuramente, qualquer anomalia genética fetal seja motivo para abortamento.

Queridos amigoespíritas....ao contrário do que inicialmente poderia apresentar como sendo uma derrota da vida, a descriminalização do aborto de anencéfalos se nos apresenta num raciocínio mais profundo e destituído de emoções, a grande oportunidade de nós, os espíritas, demonstrarmos através dos depoimentos que a Doutrina Espírita nos proporciona, os verdadeiros resultados desta prática de aborto caso seja efetivada. O fato de deixar de ser crime perante a sociedade brasileira não exime os envolvidos na absolvição do crime perpetrado contra a vida e contra os planos desenvolvidos na Pátria Espiritual. Caberá agora a nós, Espíritas, esclarecermos o equívoco do aborto de anencéfalos, não apenas ás gestantes, eventuais partícipes, mas principalmente aos nossos irmãos da área da saúde a partir de agora os responsáveis legais pela execução desta barbárie. Que Jesus nos abençõe nesta nova responsabilidade.

Entendam uma coisa: há anencéfalos que vivem de um a dois anos de idade; há relatos de alguns que chegaram a viver mais ainda.O que eles não possuem são o encéfalo, mas a medula (parte do sistema nervoso central) ele possui.Não se trata de um mero doador de orgãos.

Outra coisa: a mentalidade da ciência atual acredita que a "alma", a parte pensante que dá sentido da vida ao corpo está no cérebro.Sem cérebro, seria uma espécie de "desalmado". Estudando as obras espíritas, dá para considerarmos que o cerne da alma fica no cérebro? Temos ABSOLUTA certeza disso?

Dra Marlene Nobre explica nesse vídeo o que é um enencéfalo: http://youtu.be/1RBQxakeW2o

Anencéfala de mais de um ano de idade: http://youtu.be/GKgixke7KZI

Visão médico espírita da anencefalia: http://youtu.be/WTkI3dHA9Z4

Olá meus queridos !

Bom, em primeiro lugar, sou contra a qualquer tipo de aborto provocado. Dito isso, a meu ver, foi importante, a liberalização do aborto do bebê anencéfalo. Porque digo isso: é que, para mim, foi dado um passo muito importante, para sermos mais responsáveis com nosso livre-arbítrio. Mesmo sendo ou não sendo, legalizado o aborto, não faria nenhuma diferença, no mundo espiritual, já que é uma questão de escolha pessoal, então, no que acarretaria, para cada ação há uma reação. Então isso, que me perdoem o judiciário, mas, eles não tem o desenvolvimento moral, suficiente, para decidir tal questão, tão elevada, que eles não compreendem.

Pax, a todos !

Muito oportuno o esclarecimento pelo espírito de Joanna de Ângelis e concordo com a Monica Dib, será que voltaremos às barbáries de séculos atrás??? Devemos orar muito...

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Colavida e a perseverança na divulgação

A perseverança de Fernández Colavida na divulgação do espiritismo na Espanha

Simoni Privato Goidanich

A escassez de material de estudo e de divulgação do espiritismo era uma limitação importante na Espanha.…

Educação para quê? Por Jane Maiolo

Educação para quê?

Por Jane Maiolo

 

A EDUCAÇÃO, SE BEM COMPREENDIDA, É A CHAVE DO PROGRESSO MORAL¹

 

A humanidade é, genuinamente, produtora de conhecimentos, desde os primórdios o…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
“Não ponhais a Candeia debaixo do alqueire” - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/kEby2KiDtj
Twitter40 minutos atrás · Responder · Retweet
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Existe realmente um Destino? de Decio Ney Rocha Naves
"Porque não existe homem sem ego."
47 minutos atrás
Carla Rezende e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Nova Geração: O que nos cabe fazer? - Marcia Cavazana Bastos assista no youtube https://t.co/kIOv1UWAqF https://t.co/goILd7PfGh
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
“A maturidade do senso moral”, com Delane Alves assista pelo youtube https://t.co/SkpSOVQ4T6 https://t.co/bXklKzYTDL
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Terapia Anti Queixa" - Programa Momento Espírita com Renan Carmona assista pelo youtube https://t.co/9Pjq1eEJqO https://t.co/tRbkDGpaug
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"A VIOLÊNCIA NA VISÃO ESPÍRITA Por Ana Luiza Nazareno" : https://t.co/5woIMFd2Zo
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
14 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A DOR NOS ANIMAIS" : https://t.co/MKxAFs76tz
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
“A maturidade do senso moral”, com Delane Alves assista pelo youtube https://t.co/SkpSOVQ4T6 https://t.co/b0xlt1QgYQ
Twitter21 horas atrás · Responder · Retweet
Rosane Martins Xavier curtiram a discussão Educação para quê? Por Jane Maiolo de Amigo Espírita
22 horas atrás
Cremilda Novais curtiram o perfil de Cremilda Novais
23 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Nascer de novo - Palestra com Fábio Fadel assista pelo youtube https://t.co/BcTFIAYrie https://t.co/i1x7MMrgiq
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Nascer de novo - Palestra com Fábio Fadel assista pelo youtube https://t.co/BcTFIAYrie https://t.co/j49wbWPnwT
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
“A maturidade do senso moral”, com Delane Alves assista pelo youtube https://t.co/SkpSOVQ4T6 https://t.co/XzfFwuEOrx
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Regeneração, dever e bem estar - Antônio Carlos Navarro assista pelo youtube https://t.co/zMI2rnU8Ma https://t.co/qgLH7Oixxb
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Terapia do perdão", Palestra com Ricardo Cavalcante assista pelo youtube https://t.co/Yl6VO5Z9bF https://t.co/ygIgKyQQWS
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Regeneração, dever e bem estar - Antônio Carlos Navarro assista pelo youtube https://t.co/zMI2rnU8Ma https://t.co/F6WR0ySpLB
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
“A maturidade do senso moral”, com Delane Alves assista pelo youtube https://t.co/SkpSOVQ4T6 https://t.co/pMIdWsAuko
Twitterontem · Responder · Retweet
Ícone do perfilSALOMÃO LEON DA SILVA, Vanessa, Luiz Braz da Silva Neto e mais 4 pessoas entraram em RAE
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço