REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Prezada companheira

 

Você me pede, comentários sobre o Espírito que se autodenominou Cárita (ou Cáritas). Salvo melhor juízo e sujeito a correções, passo-lhe o comentário.

 

1 - Sobre o Espírito Cárita

 Não se pode dizer quem, de fato, foi esse Espírito quando encarnado. Há quem diga, por tradição, que, no passado, esse Espírito tenha sido a figura de Irene, que foi martirizada em Roma no ano 305, quando das perseguições do Imperador Diocleciano. Canonizada por sua religião, veio a ser conhecida como Santa Irene - ela e suas irmãs foram convertidas ao Cristianismo. Diocleciano determinou perseguição aos cristãos, e ela foi acusada de possuir "livros proibidos" e, por isso mesmo, foi condenada à fogueira, enquanto suas irmãs foram degoladas à sua frente. Como disse, é uma informação desprovida de provas, que se deve considerar apenas e tão somente como especulativa, valendo-se do fato que, na mensagem reproduzida abaixo, do Espírito Cárita, estar colocado que ele (o Espírito) foi martirizado em Roma.

 

2 - Sobre a Prece de Cáritas

A prece de Cáritas foi psicografada na noite de Natal, 25 de dezembro, do ano de 1873, ditada pela pelo Espírito Cáritas. A prece de cáritas não se encontra no livro " O Evangelho Segundo o Espiritismo”, mas ela (a prece) está no livro "Rayonnements la Vie Spirituelle", de autoria da W. Krell , que, além dessa prece, psicografou, ainda, as comunicações: "Como servir a religião espiritual"e "A esmola espiritual". . Esse livro ainda é editado na Bélgica.

 

Wallace Leal V. Rodrigues, que foi um dos que traduziram a prece, se valeu da segunda edição do livro referido, editado pela Union Spirite Belga/1949. Nessa edição a palavra é CARRIT. Segundo ele, como em francês ou francês-belga não há duplo erre (RR), o nome correto para o Espírito seria Cárita. Devido ao aportuguesamento desse vocábulo, acabou por ficar Cáritas, como é mais conhecido no Brasil. Nas traduções de O Evangelho Segundo o Espiritismo manteve-se Cárita.

 A médium, Madame W. Krell, era respeitada em sua época, tida como uma excelente médium, o que nos leva a dar crédito à prece como sendo do mesmo Espírito que ditou as mensagens que se encontram no Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

3 - Algumas observações

 A palavra caridade é o aportuguesamento da palavra cárita, que, por sua vez deriva da palavra Caritates, cujo significado é amor. Por isso encontra-se no texto contido na carta do apóstolo Paulo aos Coríntios as duas traduções: caridade e amor .. "Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tivesse amor" ou, em outras traduções, "ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos se não tivesse caridade". São duas palavras cujo significado é o mesmo. Por isso caridade não é o ato material, mas o ato revestido de sentimento.

 Em função do significado da palavra Cáritas (aportuguesada) ser amor, esse nome foi utilizado por uma organização católica, de âmbito internacional, chamada Cáritas Internacional, que no Brasil se chama  Cáritas do Brasil", cuja missão é amparar as pessoas necessitadas por meio de educação, instrução e qualificação profissional. A primeira instituição Cáritas surge na Alemanha, em 1897, e o nome da instituição foi inspirado na afirmação de São Paulo: "Caritas Christus urget nos!" (2Cor 5,14). (traduzindo: “O amor de Cristo nos impulsiona”).

 

Veja que o nome Cáritas foi utilizado pelo Espírito e também por um órgão religioso católico, creio que ambos inspirados no significado da palavra, que é AMOR.

Com esse significado, ou seja, amor, uma das mensagens do Espírito Cárita, contida no Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo XII, item 13, toma uma feição mais carinhosa, meiga e, ao mesmo tempo, de profundo significado para a beneficência: Vejamo-la:

Chamo-me Caridade (Amor); sigo o caminho principal que conduz a Deus. Acompanhai-me, pois conheço a meta a que deveis todos visar.

Dei esta manhã o meu giro habitual e, com o coração amargurado, venho dizer-vos: Oh! meus amigos, que de misérias, que de lágrimas, quanto tendes de fazer para secá-las todas! Em vão, procurei consolar algumas pobres mães, dizendo-lhes ao ouvido: Coragem! há corações bons que velam por vós; não sereis abandonadas; paciência! Deus lá está; sois dele amadas, sois suas eleitas. Elas pareciam ouvir-me e volviam para o meu lado os olhos arregalados de espanto; eu lhes lia no semblante que seus corpos, tiranos do Espírito, tinham fome e que, se é certo que minhas palavras lhes serenavam um pouco os corações, não lhes reconfortavam os estômagos. Repetia-lhes: Coragem! Coragem! Então, uma pobre mãe, ainda muito moça, que amamentava uma criancinha, tomou-a nos braços e a estendeu no espaço vazio, como a pedir-me que protegesse aquele entezinho que só encontrava, num seio estéril, insuficiente alimentação.

Alhures vi, meus amigos, pobres velhos sem trabalho e, em conseqüência, sem abrigo, presas de todos os sofrimentos da penúria e, envergonhados de sua miséria, sem ousarem, eles que nunca mendigaram, implorar a piedade dos transeuntes. Com o coração túmido de compaixão, eu, que nada tenho, me fiz mendiga para eles e vou, por toda a parte, estimular a beneficência, inspirar bons pensamentos aos corações generosos e compassivos. Por isso é que aqui venho, meus amigos, e vos digo: Há por aí desgraçados, em cujas choupanas falta o pão, os fogões se acham sem lume e os leitos sem cobertas. Não vos digo o que deveis fazer; deixo aos vossos bons corações a iniciativa. Se eu vos ditasse o proceder, nenhum mérito vos traria a vossa boa ação. Digo-vos apenas: Sou a caridade e vos estendo as mãos pelos vossos irmãos que sofrem.

Mas, se peço, também dou e dou muito. Convido-vos para um grande banquete e forneço a árvore onde todos vos saciareis! Vede quanto é bela, como está carregada de flores e de frutos! Ide, ide, colhei, apanhai todos os frutos dessa magnificente árvore que se chama a beneficência. No lugar dos ramos que lhe tirardes, atarei todas as boas ações que praticardes e levarei a árvore a Deus, que a carregará de novo, porquanto a beneficência é inexaurível. Acompanhai-me, pois, meus amigos, a fim de que eu vos conte entre os que se arrolam sob a minha bandeira. Nada temais; eu vos conduzirei pelo caminho da salvação, porque sou - a Caridade (o amor). - Cárita, martirizada em Roma. (Lião, 1861.)

 

Um fraternal abraço

Simão Pedro

 

SIMÃO PEDRO DE LIMA – Professor universitário, historiador e contabilista, com Mestrado em Educação Superior e três Especializações em Administração (na área de Gestão Empresarial), História Moderna e Economia Contemporânea. Atualmente, é membro da “Sociedade Espírita Casa do Caminho” em Patrocínio (MG), onde exerce as atividades administrativas e doutrinárias e membro do Conselho Regional Espírita do Alto Paranaíba - MG, onde auxilia na área de assuntos da mediunidade.

Tags: Cárita, Cáritas, Espírito, Lima, Pedro, Simão

Exibições: 10386

Respostas a este tópico

A prece de cáritas ao ser lida traz uma energia, uma força revigorante àquele que lê e ao ambiente. Bjus

Lindo!  Shalom

Caro irmão

Obrigada pela  tua disponibilidade do estudo\pesquisa.

Muito esclarecedor.

Abraços em luz.

Nossa gratidão por tão bela e esclarecedora postagem ... e particularmente, concebo a Prece de Cáritas como um das mais belas expressões da Providência Divina aos seres humanos (espíritos imortais e em constante aprendizado) e a nos enfatizar que só o verdadeiro Amor revestido da caridade prática nos poderá alçar ao divino destino que nos cabe trilhar por desígnio e misericórdia de Deus Pai. Abraços fraternos aos caros irmãos de Rede Amigo Espírita.

Obrigado, pelo esforço de formular um texto tão lindo, dando a nós a oportunidade de pensar e sentir. Abraço

Adorei o esclarecimento, obrigada.

Gosto muito da prece de Cáritas e sabia muito pouco sobre ela.

Ah! sempre que leio este trecho do Evangelho me emociono, como todos nós precisamos de nos envolver por esta ávore da beneficência, quanto precisamos doar amor, e também saber receber com humildade.Obrigada, Simão Pedro, Agradeçamos à Jesus todas estas oportunidades de aprendizado. um abraço fraterno Nieta Ede.

Caríssimo,

Quanto ao nome Cáritas usado pelo Espírito, conforme nos informou Rosália(o mesmo Espírito do Evangelho S.Espiritismo), o Espírito que o usa  o RECEBEU  de uma comunidade formada dos 150 Espíritos mais evoluídos do planeta, após a aprovação do Cristo. Portanto, Cáritas foi agraciada com este nome por méritos. Informou também Bezerra de Menezes, que o Espírito Cáritas vivera na Terra sempre se dedicando à prática da caridade, jamais tivera filhos de seu próprio ventre e se dedicara em todas as encarnações que teve na Terra à prática do bem. Por isso foi o escolhido para receber o nome "Cáritas". Não foi um nome tomado por ela, e nem poderia ser, afinal quem teria esta coragem de usar por conta própria um nome desses?

Cáritas atualmente encontra-se encarnada, desde fevereiro de 1987.

Deixou mais duas preces através da médium Claudet de Souza:

 

Oh Deus, por teu imenso universo me enviaste à Terra.

Vivi e morri por teus filhos,

Agora vivo a vida eterna que me deste.

 

Oh Pai bondoso, 

Sofro e choro por aqueles que sentem a dor,

Amo aqueles que te renegam o amor.

Caminho cada vez mais em busca de aliviar

A dor dos que sofrem e choram,

Dar alívio com o poder que deste às minhas mãos.

Oh Pai, não mereço.

Com todo amor a Ti,como as flores

Que desabrocham com seus perfumes,

No teu jardim de amor,

Eu agradeço Senhor!

Vivendo para todos,

Ateus, Cristãos, e também com a pureza dois animais,

que correm e vivem a tua bondade, Senhor!

Com os pássaros que voam com o poder das asas ,em busca do alimento e da paz,

Cantam e alegram nossos sentimentos,

Trazendo da flor o perfume embriagador,

Eu e agradeço Senhor!

 

Cáritas,

24.12.85

 

Senhor, estejais comigo!

Ensina-me a perdoar

Para q  eu me perdoes também.

 

Ensina-me a a amar a Ti

E a todos que a mim chegar.

Senhor,se sofro,me ensina sofrer

Se choro, me ensina  chorar

Sem me exaltar.

 

Sorrir eu quero, Senhor

Para pedir que estejais comigo

Mesmo não sabendo sorrir.

Amar a mim e a todos,

Pois só amando uns aos outros

Que tu nos amarás.

Viver quero muito,

Pois é vivendo que posso

Cada vez mais amar.

 

Lutar é para todos

Só os fortes  é que podem exaltar,

Mas se sou fraca,

Em Ti vou confiar

As,minhas dores, os meus sofrimentos

A Ti vou entregar.

Cáritas - 5 de abril de 1985

 

Um abração a todos

Muniz de Souza

José Aparecido,

Excelente artigo.

Simão Pedro,

Parabéns novamente. Você é nota 10!

A Prece de Cáritas, na minha singela opinião, é uma das orações mais lindas e completas que existem.

Eu fiz um pequenino trabalho pessoal para meu Evangelho no Lar. Cataloguei muitas orações e preces. E a cada uma a sua imagem real.

A imagem de Cáritas foi a única que não encontrei em pesquisa na Internet. Creio que isto "pode ajudar" a especulativa de que é um espírito que se denominou AMOR  ou CARIDADE. Santa Irene?

A Esfera Espiritual com a qual trabalho confirma. Porém, não posso provar.

 

 

Perfeita a colocação de ambos. Parabens

Novamente obrigada.

Lindos  poemas em forma de oração! amei.

Parabens

Boa tarde Jose Aparecido,A prece de carita e bela traz uma energia,e uma força espiritual que nosso ambiente transforma  em luz.Adoro ouvir e meditar, e uma excelente prece, adoro ouvir e meditar para que eu posso melhorar meu intimo e trabalhar para progredir no mundo espiritual.Parabens Jose Aparecido por seu trabalho,esta me ajudando muito co seus conhecimento .Que Jesus te abençoa.Parabens Simao Pedro pelo seu artigo que nos ajuda muito.Obrigada. 

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Katia Barcellos curtiu o vídeo de Amigo Espírita
5 minutos atrás
temi mary faccio simionato curtiram a discussão Jesus e o Evangelho, o Terapeuta e a Terapêutica - Haroldo Dutra Dias de Amigo Espírita
8 minutos atrás
Ícone do perfilAline Costa Padilha, Ana Cláudia de Melo e carlos alberto freire de souza entraram no grupo de Amigo Espírita
17 minutos atrás
Aline Costa Padilha curtiram o evento Mensagens de Reflexão de Amigo Espírita
18 minutos atrás
Patricia Martins curtiu a postagem no blog O Anjo da Limpeza de Patrizia Gardona
26 minutos atrás
Maurício de Araújo Zomignani respondeu à discussão ESE Cap. 17 – SEDE PERFEITOS – Os superiores e os inferiores de Maurício de Araújo Zomignani no grupo Espiritismo e Evangelho
31 minutos atrás
Lucio Fagundes curtiu o vídeo de Amigo Espírita
35 minutos atrás
Ana Cláudia de Melo curtiram o evento Mensagens de Reflexão de Amigo Espírita
39 minutos atrás
Ana Cláudia de Melo curtiu o vídeo de Feeak Minas
44 minutos atrás
Ana Cláudia de Melo comentou o vídeo de Feeak Minas
45 minutos atrás
Ana Cláudia de Melo curtiu o vídeo de Feeak Minas
45 minutos atrás
Rita de Cássia Faune Fabris respondeu à discussão Ao fazer o bem, não espere facilidades. de Wellington Balbo no grupo Artigos Espíritas
46 minutos atrás
Rita de Cássia Faune Fabris entrou no grupo de Amigo Espírita
46 minutos atrás
Rita de Cássia Faune Fabris curtiram a discussão Ao fazer o bem, não espere facilidades. de Wellington Balbo
49 minutos atrás
lucia celia de souza silva compartilhou o vídeo de Feeak Minas em Facebook
1 hora atrás
lucia celia de souza silva curtiu o vídeo de Feeak Minas
1 hora atrás
SANDRO ALEX DA SILVA curtiu a postagem no blog Onde está Deus??? de Rita de Cassia Almeida
1 hora atrás
temi mary faccio simionato curtiram a discussão Palestra "A parábola do festim de bodas", por Haroldo Dutra Dias de Amigo Espírita
1 hora atrás
SANDRO ALEX DA SILVA curtiu a postagem no blog LIBERDADE E RESPONSABILIDADE de Sirlei Stavis
1 hora atrás
SANDRO ALEX DA SILVA comentou a postagem no blog LIBERDADE E RESPONSABILIDADE de Sirlei Stavis
1 hora atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2014   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço