Se não fosse por mais nada, a parábola do Festim das Bodas (Mateus 22) já mereceria muito de nossa atenção apenas por preparar-nos para a Transição Planetária como para uma fabulosa festa. Evidente que se trata de um momento importantíssimo para nossas existências individuais e coletivas, mas ele foi anunciado por tantas formas, em culturas tão diversas, que parte da humanidade, sempre obcecada pelo aspecto material das lições, alarmam-se com as catástrofes, planejam apenas a minimização dos efeitos físicos, buscando a sobrevivência do corpo, entre o terror e o alarme, preocupadíssimos, mas unicamente em salvar suas efêmeras vidas materiais.

 

Aqui o convite de Jesus – como o foram os convites de todos os profetas, gurus e iluminados de todos os tempos - é a olharmos a vida para muito além de sua expressão material. Efetivamente, aquele que olha a Transição Planetária sob o ponto de vista espiritual verá nesses tempos em que vivemos a supremacia total do espírito, os tempos em que os valores desenvolvidos, acumulados e consolidados, expressos em intenções e atitudes, apontará finalmente a supremacia do desenvolvimento moral sobre o material. Como nos exames escolares, nos concursos públicos, e em todas as provas humanas, aqueles que se distraíram, pegos de surpresa, deixar-se-ão tomar pelo medo e pela fuga, enquanto que aqueles que se prepararam profundamente só poderão alegrar-se e aliviar-se por finalmente haver chegado o tempo da expressão dos conhecimentos longamente maturados.

 

Diz-nos a parábola que, realizadas todas as preparações, os convidados recusaram o convite e fugiram atraídos pelo lazer (“um para a casa de campo”) ou pela luta pela ambição material (“outro para seu negócio”), ultrajando e depois matando os servos do Senhor que os vieram avisar. A conseqüência de tão grande descaso, de tão renitente teimosia no erro, no entanto, não foi e jamais será a desistência do Senhor. Ele nos tem trazido e ainda muito nos trará a morte não como punição, mas como mecanismo fundamental para a condução dos paralisados, petrificados em seu próprio passado de erros, a escolas mais rígidas, portadoras dos métodos necessários àqueles que demonstraram não saberem utilizar a liberdade concedida pelo Pai.

 

Desatendido por aqueles que foram longamente preparados para o momento crítico – nada mais nada menos que o orgulhoso e prepotente mundo autoproclamado cristão – , o Senhor passou então, como está passando exatamente agora, a chamar todos aqueles que foram encontrados pelos caminhos. Como anunciado, a porta estreita do amor vem sendo anunciada por toda a terra, convidando e trazendo povos que, embora até agora ignorantes dos perigos do momento e dos caminhos especiais para sua superação, mostram-se sensíveis e atenderam ao chamado (“a sala das bodas se encheu de pessoas que se puseram à mesa”). Sensíveis ao chamado, alguns, no entanto, demonstraram não haver assimilado a fraternidade verdadeira, procedendo a um atendimento do convite apenas como fruto de uma conveniência interesseira e esses, é claro não puderam ficar.

 

Aqui estão anunciadas as atitudes das quais nos devemos afastar nesse momento crítico. Primeiramente, a de não nos atentarmos para os convites feitos a nós com tão grande antecedência por acharmos, como disse o Mestre em outro momento, que o Senhor “demora a vir”. Depois, não atendermos ainda à confirmação dos convites, entorpecidos pelas distrações do mundo, agrupadas, de um lado, pelas forjadas alegrias do alegórico lazer e prazer dos sentidos, de outro, pelas falsas forças do ilusório poder do mundo. Por fim, precisaremos nos afastar também da atitude daqueles que aceitam o convite indo à festa, atendendo ao chamamento através do cumprimento das obrigações religiosas externas, mas na verdade sem estar preparado, em espírito, para uma apresentação à altura do convite feito.

 

Não nos iludamos. O Cristo nos deixa claro que nenhuma prerrogativa histórica, étnica, ou institucional – não por sermos os que sabem das verdades há mais tempo, por estarmos entre os povos primeiramente chamados, nem por julgarmo-nos cristãos, comido e bebido com o Mestre mas permanecendo na iniqüidade – nos garantirá um lugar à mesa do Mundo de Regeneração. Apenas, exclusivamente, se vinculados aos valores do espírito e do coração.

Exibições: 273

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Últimas atividades

Nelson de Oliveira curtiram o perfil de sandra cristina alves de araujo
3 horas atrás
Nelson de Oliveira curtiram o perfil de PATRIZIA GARDONA
3 horas atrás
Nelson de Oliveira curtiram o perfil de Ori Pombal Franco
3 horas atrás
Ícone do perfilLuciana Mara dos Santos, Fatima regina e Edna Luiza Chaves entraram em RAE
14 horas atrás
Valcimar da Silveira postou um evento
Miniatura

III CONFERÊNCIA ESPÍRITA CATARINENSE em Centro de Eventos Brand

4 outubro 2019 às 18 a 6 outubro 2019 às 12
III Conferência Espírita Catarinense Espiritismo: um olhar para o futuroPeríodo: dias 04, 05 e 06 de OutubroLocal: Centro de Eventos Brand - R. Fúlvio Aducci, 757A - Estreito, Florianópolis - SCExpositores:ANA GUIMARÃESANETE GUIMARÃESHAROLDO DUTRA DIAS (Abertura dia 04)SIMÃO PEDROJORGE ELARRATSIDNEY LOURENÇOARTHUR VALADARESMais informações em …Ver mais...
14 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Conceição Valadares curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Raquel Eilert curtiu a postagem no blog SABER SOFRER - Richard Simonetti ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Raquel Eilert curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog CUIDADO COM A OVER-DOSE! “VIVER É MELHOR QUE SONHAR" de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Entrevista 27 agosto 2019 Aspectos Espiritas da Dependência Quimica https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2389351081304967&set=a.1876084972631583&type=3&theater"
ontem
Ina Maria A. S.Lima curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sexta-feira
Ina Maria A. S.Lima curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sexta-feira
Shirley Cristiane Amaral curtiram a discussão MÉDIUNS E MEDIUNIDADE de Amigo Espírita
sexta-feira
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O IDEAL DE CADA UM - André Luiz de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sexta-feira
Luiz Otavio Lemos Bastos curtiram a discussão Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas? de Wellington Balbo
sexta-feira
Michel Jean Quete curtiu a postagem no blog Vigoroso convite! – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
sexta-feira
Michel Jean Quete curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sexta-feira
Michel Jean Quete curtiu a postagem no blog TRANSIÇÃO PLANETÁRIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sexta-feira
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

CHICO XAVIER FALOU DA IMPORTÂNCIA DE AJUNTARMOS TESOUROS DA ALMA

"Sobre a Terra, tudo é ilusão, tudo passa, tudo se transforma de um instante para outro. O que conta é o que guardamos dentro de nós; tudo mais há de ficar com o corpo, que se desfará em pó... Não vale a pena tanta luta por nada! Precisamos crescer interiormente, adquirir valores que sejamos eternos... Uma simples célula cancerígena que nos apareça no corpo joga tudo no chão. Vamos partir para o Além com os tesouros da alma. Como é que haveremos de nos apresentar aos que nos endossaram a…Ver mais...
sexta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento "Equilíbrio do Corpo e da Alma", com Dalva Silva Souza de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço