REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Centro Espírita Joaquim Murtinho
  • Rio de Janeiro RJ
  • Brasil
  • Rio de Janeiro
Compartilhar no Facebook
Compartilhar
  • Mensagens de blog
  • Tópicos
  • Eventos (7)
  • Grupos
  • Fotos
  • Álbuns de Fotos
  • Vídeos

Eventos de Centro Espírita Joaquim Murtinho

Presentes recebidos

Presente

Centro Espírita Joaquim Murtinho ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Centro Espírita Joaquim Murtinho

Últimas atividades

Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Centro Espírita Joaquim Murtinho
quarta-feira
Centro Espírita Joaquim Murtinho postou eventos
terça-feira
Centro Espírita Joaquim Murtinho comentou o álbum de Centro Espírita Joaquim Murtinho

Almoço fraterno de Outubro-Cozido Portugues

"Almoço fraterno ocorrido no último dia 08 de outubro de 2017 após a palestra de Nilza Silva : " O Espírito Imortal" https://www.youtube.com/watch?v=0BZNIVRwwFs&feature=share."
terça-feira

Informações do Perfil

Você é Espírita ou simpatizante?
Espírita
Qual a cidade que reside?
Rio de Janeiro
Qual Estado e País?
Rio de Janeiro/ Brasil
Como você conheceu esta REDE AMIGO ESPIRITA
Outros
Frequenta alguma Casa Espírita? Qual o nome da casa espírita, qual a cidade e estado?
Centro Espírita Joaquim Murtinho
Faz parte de algum grupo de estudos?
Sim
Qual o gênero de livros ESPÍRITAS que você prefere?
Mediunidade, Mensagens, Doutrinário
Em que ano iniciou seus primeiros contatos com a Doutrina Espirita?
1935
Você já leu as Obras Básica?Quais?
Todas
Exerce alguma atividade na Casa Espírita ou no Movimento Espírita? Quais
Outras
Site pessoal ou Blog (não E-mail)
http://www.facebook.com/CENTROESPIRITAJOAQUIMMURTINHO/

CEJM - Nossa Histótia

CENTRO ESPÍRITA JOAQUIM MURTINHO

Fundado em 15 de novembro de 1935, tendo como seu primeiro Presidente e Fundador, o Sr. Manuel Alvares da Silva, português naturalizado brasileiro. Nascido em 1898, precedente de Trás – dos – Montes (Portugal), veio para o Brasil por volta de 1918 (conforme informações de seu neto Carlos Henrique da Silva Zangrando). 
Pelos seus serviços prestados a comunidade recebeu em 1980, o título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro. 
Sr. Manuel escolheu o nome de Dr. Joaquim Murtinho por tê – lo conhecido, intimamente, quando encarnado, homenageando este grande cidadão brasileiro, implantando o seu nome ao Centro Espírita que fundou.
As atividades da casa se iniciaram – se em 1932, à rua Cisplatina, 27 – Irajá, local que era também a residencia do Sr. Manuel Alves da Silva.
Naquela época, no Distrito Federal , capital da Pátria Brasileira, hoje município do Rio de Janeiro, já havia grande dificuldade escolar para o povo. O Sr. Manuel Alves da Silva, ofereceu e conseguiu com a sua liderança, criar e instalar uma Escola Governamental nas dependências do Centro Espírita Joaquim Murtinho, e, com seu desempenho junto às autoridades municipais da época, acolheu várias crianças de famílias carentes que não tinham a oportunidade de estudar.

CRIAÇÃO DA SEDE PRÓPRIA-Srª. Erothildes de Castro Grandés (nasceu em 1910, no Rio de Janeiro e retornou à pátria espiritual em 31 de outubro de 1995), começou a liderar o CEJM auxiliando diretamente o Sr. Manuel, levando a ideia de que o CEJM deveria possuir uma sede própria começando, aí o grande trabalho da Srª Erothildes.
     Dotada de grande mediunidade, era empresária juntamente com seu marido, Jean Geoerges Grandés, no Méier. Eles começaram uma grande luta para aquisição de um terreno, o que obtiveram exito junto com o Sr. Manuel e os Trabalhadores do CEJM , na década de 1950. Localizado à rua Caobi, 107 em Irajá.
     Agora Presidente da instituição, a Srª Erothildes, com a incansável ajuda e compreensão do marido arrojou – se na construção da nova sede sem, contudo, deixar de lado os postulados da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.
     Nesta época já não mais existia a escola do CEJM, porém, a experiencia vivida trouxe ensinamentos edificantes para a formação da Mocidade Espírita do CEJM como, também a Evangelização Infantil que, hoje são os pilares sólidos de sustentação da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, coordenada e orientada pela Federação Espírita Brasileira(FEB).
     Quando da inauguração da sede própria do CEJM, esteve presente o Sr. Geraldo de Aquino, presidente da Radio Rio de Janeiro – AM 1400.
     Um dos grandes incentivadores e amigos da Srª Erothildes, foi o professor Leopoldo Machado, um dos baluartes da Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e também, respeitado espírita por todo o nosso País.
 
NOSSO PATRONO E GUIA - Dr. Joaquim Duarte Murtinho 
     Filho do Dr. José Antonio Murtinho e Srª Rosa Joaquina Murtinho, nasceu a 07 de dezembro de 1848, em Cuiabá, capital da então província de Mato Grosso. 
Desencarnou na cidade do Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 1911. 
     Foi um médico notável, além de engenheiro, Senador, Ministro da Fazenda, Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas. 
     Em 06 de abril de 1870, recebeu o grau de bacharel em Ciências Matemáticas e Físicas e em 15 de dezembro de 1873, defendia com distinção na Faculdade de Medicina/RJ, a tese sobre o estudo Patológico em que sustentava a eficácia da homeopatia.
     Era entre os pobres, principalmente, que exercia a clínica e parecia infatigável na época da mais intensa epidemia.
Pelas suas palavras e pelos seus atos, alcançou o renome de um dos mais notáveis médicos da América.
     Elegeu- se Senador por Mato Grosso em 1891, impondo – se à admiração de todos pela serenidade e elevação de ideais. Em 1897, tornou – se Ministro de Indústrias, Viação e Obras públicas. De 1898 a 1902, coube – lhe o Ministério da Fazenda. Quando assumiu esta pasta o Brasil atravessava uma crise sem precedentes. Recebeu calúnias, contra uma oposição sistemática e intolerante. Antes de três anos refez o crédito; arregimentou as rendas , elevou o cambio da taxa de 5 para 14 e instituiu os fundos de reserva e resgate do papel moeda. 
    Acudia aos doentes desesperados, que a sua fama de clínico apregoava pela suas extraordinárias curas.
    Não falava de si, era humilde.
Chegara à situação espiritual de quem é consciente da verdade: tranquilo e liberal, não teve pressa de ser reconhecido e nunca forçou a consciência alheia. Por isso não se ufanava da vitória nem zombava da deserção dos antagonistas gratuitos. 
Inspirou – se no ensinamento do Cristo e o cumpriu: nunca soube a sua mão esquerda o que fazia a direita, e somente na sua morte apareceu
revelada a caridade que havia feito. 
Agredido e caluniado, nunca se defendeu, mas os agressores depois lhe rendiam admiração e estima, contritos.
Agasalhava os que lhe apareciam, doentes ou perdidos e chegou a construir uma casa para esses asilados.
     Como Espírito, editou a página SAÚDE, no livro Falando à Terra, psicografado por Francisco Cândido Xavier – p. 143 – 5ª. Edição – FEB e SOLUÇÃO IDEAL, do livro Seareiros de Volta, psicografado por Waldo Vieira – p. 116 – 3ª. Edição – FEB.

CRIAÇÃO DO LAR MÃE RITINHA.
     Dos novos projetos do CEJM, o maior foi sem dúvida a inserção de uma Casa – Lar, nas dependências do CEJM.
      Por volta dos anos de 1970, a obra do CEJM ia a todo vapor com a sábia direção do engenheiro Sr.Grandés – porém, as dificuldades se acumulavam e já muitas pessoas desistiam dos compromissos ao projeto maior da Srª Erothildes – formar um lar para crianças órfãs que mais tarde, optou – se por uma Casa – Lar para idosas.
      A Srª Erothildes, em 15 de julho de 1972, desanimada, triste mesmo, devido a muitas dificuldades em que se encontrava para a construção do CEJM e no projeto de acolher agora, senhoras idosas, carentes ou não, sentiu a necessidade de ir à Uberaba, Minas Gerais, avistar – se com Francisco Cândido Xavier, seu grande amigo. Intimamente, ela tinha a certeza que ele lhe daria forças, esperanças e coragem para continuar a sua missão. No segundo dia de sua chegada, na manhã de sábado, avistou- se com o médium que lhe disse ter para entregar ” uma cartinha de Mãe Ritinha” (carta espiritual da Srª. Rita Cerqueira, a conhecida Mãe Ritinha), na qual ela afirma que os objetivos deste projeto teriam exito sob o amparo de Jesus.
        Todas as dificuldades foram vencidas e em 19 de dezembro de 1976, a Srª. Erothildes, seu marido e os Trabalhadores do CEJM, inauguraram com pompa, o Lar Mãe Ritinha, com nove “vovós” acolhidas com muito amor. Hoje (2014), o Lar acolhe trinta e cinco vovós.
        A Srª Erothildes foi uma das pioneiras em programas espíritas no rádio. Seu ultimo programa foi na Radio Rio de Janeiro e chamava – se “Momentos de Ternura”, onde levava aos ouvintes a ternura e carinho do seu conhecimento doutrinário.


Quem era Mãe Ritinha?  Chamava – se Rita Cerqueira. 
        Nascida em 29 de abril de 1888, em Augustina, Distrito de São Jose Além – Paraíba, Minas Gerais e desencarnou em Tres Rios, Rio de Janeiro, em 06 de abril de 1951.
        Por volta de 1918, foi acometida de uma enfermidade, sem solução medica. 
        Teve conhecimento de um médium espirita em Porto Novo da Cunha. Voltando de sua consulta trouxe consigo remédios homeopáticos, ervas e a recomendação para que lhe fossem ministrados os passes, pois a sua doença, segundo o guia espiritual do médium, era de origem espiritual. Seguindo à risca as recomendações, ficou boa em poucos dias e daí em diante mostrou – se uma grande médium, desenvolvendo de forma bastante rápida o dom da mediunidade, comunicando – se por intermédio de um amigo espiritual de grande elevação, que certificou a todos a grande tarefa que ela tinha pela frente.
        Socorria enfermos que se encontravam em aflição, impondo suas mãos e em elevado pensamento de prece, tornou – se grande médium de cura. Fez parte de várias instituições. 
        “Em sua oratória fazia salientar a necessidade da prática do amor ao próximo, dando também muita enfase a temas que versassem sobre a fé, a esperança, a bondade e, sobretudo, a caridade.”
        “Mãe Ritinha, como era mais conhecida, por sua bondade incomensurável, era todo amor e ternura. Além de sua tarefa de amparo a criança, muitas vezes foi requisitada para apaziguar desentendimentos entre casais e familiares”.
        “Mãe Ritinha tinha a profissão de parteira. Não recebia dinheiro pelo trabalho de parto e aquelas que tinham bom rendimento, ajudavam. 
        Fez um curso especializando – se e trouxe á vida centenas de reencarnantes; seu estado de saúde precário não lhe causou impedimento de socorrer centenas de parturientes”

Caixa de Recados

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

ALJACYRO FIRMINO DE SOUZA curtiu o vídeo de Amigo Espírita
15 minutos atrás
Genivaldo da Silva curtiu o vídeo de Amigo Espírita
26 minutos atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
1 hora atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
1 hora atrás
Jose Carvalho Filho comentou o vídeo de Amigo Espírita
2 horas atrás
Jose Carvalho Filho compartilhou o vídeo de Amigo Espírita em Facebook
2 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Rogério de Souza Melo e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/gI5yMDXkMm
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estamos ao vivo, venha participar conosco!!! Multistreaming with https://t.co/W3cDGMksrg
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Pílulas de Luz nº 3 - Ferramentas pedagógicas de Deus - André Sobreiro: https://t.co/4WSTBnqfdh via @YouTube
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/BTrl6JYiUXílulas de Luz nº 3 - Ferramentas pedagógicas de Deus - André
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Ruy Fernandes compartilhou o vídeo de Amigo Espírita em Facebook
2 horas atrás
Ruy Fernandes curtiu o vídeo de Amigo Espírita
2 horas atrás
NILO DAMASCENO REZENDE curtiu o vídeo de Amigo Espírita
2 horas atrás
Feeak Minas adicionou 5 discussões ao grupo Áudios Espíritas
3 horas atrás
The Spiritist Psychological Soci postou um vídeo

Study: The Spirits' Book - THE LAW OF EVOLUTION - The Trials of Wealth and Poverty (18.10.17)

Study: The Spirits' Book - THE LAW OF EVOLUTION -The Trials of Wealth and Poverty - Q. 814, 815, 816 (18.10.17) The Spiritist Psychological Society www.spiri...
3 horas atrás
Virtude Espirita postou vídeos
3 horas atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou um vídeo

MARIA RUFINA BARROS - " PARÁBOLA DO SEMEADOR " - 17/10/2017 - Irmão Tomé - Vitória/ES.

Palestra de MARIA RUFINA BARROS, em 17/10/2017, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé, em Vitória/ES
3 horas atrás
Feeak Minas postou vídeos
3 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço