Somente o desconhecimento dos princípios espíritas pode gerar a idéia de que temos que pagar com sofrimentos, e para alguém, dívidas de existências passadas. Eis o equívoco.

O que ocorre é que a existência do espírito é única; as existências corpóreas é que são múltiplas, mas o ser integral é sempre o mesmo. As múltiplas existências corpóreas cumprem a finalidade de estágios de aprendizado, na verdade degraus de aperfeiçoamento.

Como estamos todos em aprendizados, cometemos equívocos. Tais equívocos geram conseqüências. Tais conseqüências podem redundar em prejuízos para nós mesmos ou para terceiros. E tais prejuízos devem ser reparados. Isto é das Leis Divinas.

Tais reparações nós as devemos à nossa própria consciência, à vida. E, neste processo, podemos nos encontrar em situações aflitivas, decorrentes todas dos equívocos que nos envolvemos.

Porém, tudo isso, não se refere a outro ser que viveu noutro tempo e que, aparentemente nenhum vínculo com ele mantemos. Não! Somos nós mesmos que agíamos nesta caminhada de aprendizados e que trazemos nas lembranças e registros, ainda que inconscientes, a necessidade dessas reparações que ora se apresentam na atualidade consciente que estamos vivendo.

Assim funciona a Lei da Reencarnação. Os filhos de Deus estagiam em diversas existências corpóreas (visando o próprio progresso, repetimos), habitando países e corpos diferentes, mas a individualidade é a mesma, razão pela qual carrega consigo seu patrimônio moral e intelectual, bem como as reparações devidas aos equívocos praticados com prejuízos para si mesmo ou para terceiros.

Então, não se trata de uma questão de pagar, mas de conquistar a paz de consciência. Quando constatamos, antes da presente encarnação, que prejudicamos alguém ou a nós mesmos, solicitamos que a próxima encarnação propicie os mecanismos de reparação.

Esses mecanismos podem apresentar-se com a aparência de enfermidades, limitações físicas, dificuldades materiais, obsessões, entre outras.

E a visão distorcida sobre os princípios espíritas gera a errônea idéia de que estamos no mundo para pagar... Renascemos simplesmente para dar continuidade ao processo evolutivo. Mas, como ontem (aqui significado existências corpóreas) nos alimentamos em excesso, hoje (atualidade que estamos vivendo da presente encarnação) poderemos estar enfrentando uma forte dor de estômago ou até uma incômoda diarréia, simplesmente como conseqüência imediata da gula. Agora peço ao leitor substituir o exagero da alimentação pelas diversas situações que podem ser imaginadas, em outros exemplos. O exemplo da alimentação é apenas comparativo.

Assim também nos prejuízos, de qualquer ordem, causados a terceiros.

Criamos vínculos com eles e os trazemos em nós através de conseqüências que também podem ser apresentar com diversas aparências. Isto é apenas a reação de uma ação.

E o assunto ainda pode ser ampliado na visão dos aprendizes negligentes.

Negligência no passado ou mesmo no presente. Tarefas adiadas, desprezadas, abandonadas... Tudo traz reflexos. Afinal colhemos hoje as ações de ontem e estamos continuamente semeando para o amanhã.

Por outro lado, a título de ilustração do assunto, solicito ao leitor considerar também que nem todo equívoco passado pode apresentar-se atualmente através de dificuldades. Muitas vezes, equívocos podem ser reparados através de trabalho e dedicação a causas e pessoas. Isto tudo porque, conforme já sabemos, "o amor cobre a multidão de pecados".


 

Orson Peter Carrara
 

 

Orson Peter Carrara (Matão/SP) é membro da Rede Amigo Espírita

Escritor e orador espírita. Constultor Editorial residente em Matão/SP, Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais.  Autor dos livros "Causa e Casa Espírita" "Espíritos - Quem são? O que fazem? Onde estão? Por que nos procuram?", seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Seu site www.orsonpcarrara.com.br

e-mail: orsonpeter@yahoo.com.br

Blog: http://orsonpetercarrara.blogspot.com/

 




Exibições: 123

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Wania Gilbert em 18 outubro 2013 às 11:20

Novidade para mim obrigado amigo aprendi multi

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Últimas atividades

Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Perdoar, e Recomeçar”, com Alda Maria de Carlos Pretti - SCEE
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
"O Espiritismo vem, pois, dizer aos homens" : https://t.co/Nv3XOgrbj5
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

O Espiritismo vem, pois, dizer aos homens

“O Espiritismo vem, pois, dizer aos homens: Deixai esses atalhos tenebrosos, cheios de precipícios, cercados de espinhos e urzes e entrai no caminho que leva à felicidade que sonhais. Sede prudentes, a fim de serdes felizes; compreendei, meus amigos, que para os homens os bens da Terra não passam de emboscadas, que devem evitar. Eis por que finalmente o Senhor permitiu vísseis a luz desse farol, que deve vos conduzir ao porto. As dores e os males que sofreis com impaciência e revolta são o…Ver mais...
1 hora atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Perdoar, e Recomeçar”, com Alda Maria em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

30 junho 2019 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo dia 30 de junho de 2019, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com a pesquisadora e médium Alda Maria de Belo Horizonte-MG. Ela abordará o tema "Perdoar para Recomeçar". Alda faz parte do grupo de tarefeiros do Centro Espírita Manoel Felipe Santiago – CEMFS, sediado em Belo Horizonte. Há mais de 30 anos participa das atividades desenvolvidas pela Casa e, em função do seu comprometimento e dos sentimentos que orientam suas ações, tem…Ver mais...
1 hora atrás
André Goes respondeu à discussão É lícito pedir para não deixar-nos cair em tentação, mas livrar-nos do mal? de Marcelo Pimentel
"Luis: Amigo André, "hoje" somos diferentes e, por isso, nossas escolhas são tb diferentes; R = O que você sabe de suas supostas outras vidas ou de um princípio de igualdade? Consegue comprovar isso…"
1 hora atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Qual o pior analfabeto? O que diz odiar a política. Da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos  - o político vigarista e corrupto.”…"
11 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estudo 9 - Cap. 6 - Cristianismo (parte 5) - Vinicius Lara - Livro Depois da Morte / Léon Denis assista pelo youtu… https://t.co/ubGG1bmclM
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/safpIUyVp1
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/9d2WszBjZ4
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/WyPqEyUzmo
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/Ghw8e9aA4G
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Deixai que venham a mim as criancinhas - Evangelho na Rede com Simone Neto https://t.co/r2kLxGs6gO https://t.co/7UlNRdzurk
Twitterontem · Responder · Retweet
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
Miniatura

Estudando o Livro dos Espíritos

Grupo para estudo e discussão do "Livro dos Espíritos".Sejam bem vindos!Os temas são livres.Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Estudando o Livro dos Espíritos de Nelson Peixoto de Souza Filho
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Dicas de Livros Espíritas

Nada mais relaxante do que ler um bom livro. Este espaço é para divulgar, deixar comentários, dicas, opinar sobre os livros espíritas e indicar alguns lançamentos.   Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Dicas de Livros Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Áudios Espíritas

Espaço para divulgação de áudios espiritas, mensagens, reflexões, palestras, programas de rádio, entrevistas, congressos, seminários, etcPara baixar os mp3 e ter acesso é necessário ser membro cadastrado no GrupoVer mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Áudios Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Filmes e Documentários

Grupo para postagens de filmes com conteúdo e temas espirituais, retratando a vida após a morte. Este é um espaço para divulgação de filmes Espíritas, Espiritualistas, bem como filmes edificantes, com fundo moral e documentários do gênero. que encontramos na internet.Ver mais...
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço