O caso de animismo politizado em “psicografia de Tancredo Neves” – artigo de Madson Góis

Recebi recentemente a notícia da seguinte psicografia atribuída a Tancredo Neves, conforme site a seguir: 

O médium fala sobre o texto no vídeo a seguir: 

Conforme pontua Kardec, devemos analisar o conteúdo das comunicações. De antemão, observa-se o tom embusteiro e a mistificação grosseira. Primeiramente, até onde se sabe, Tancredo era católico e ressurge em sua psicografia com um conteúdo altamente espiritualista, citando inclusive Kardec de forma equivocada (na realidade, não foi Kardec que falou sobre os espíritos dirigirem a nossa vida, mas os próprios espíritos), além do místico americano Edgar Cayce. O autor espiritual também nos fala de obsessão complexa. Do que se trata o assunto? Parece que o político traz informações do além-túmulo sobre os processos obsessivos no Brasil. O viés maniqueísta da luta do bem conta o mal é quixotesco e infantil no texto. O mundo passa por um período de agitação social e econômica (Europa motivados pela Grécia, Asia motivados pela China) escondidos pela mídia brasileira por fatores dos mais diversos. Nesses locais de tensões supracitados, não se tem a influência espiritual?

É natural que espíritos ignorantes estejam atordoando as consciências, como em todos os tempos da humanidade. Pergunto-me se no tempo da ditadura civil-militar no Brasil, como era a relação entre encarnados e desencardos. Será que não estávamos num momento mais delicado e ferrenho?

O autor espiritual é passional, usando o tom autoritário com vários verbos no imperativo, permeando o discurso por uma retórica florida de termos espiritas. Não obstante, o autor já faz seu julgamento nas entrelinhas (“quadrilhas que tomaram de assalto e aparelharam o governo”, “políticas públicas populistas, com seu idealismo patética distribuir suas migalhas”). Qual espírito conselheiro vem condenar e trazer julgamento?

Que espírito superior tenta direcionar as mentes para uma interpretação única do cenário político?

Que espírito faz ameaças e intimidações (“posicionemos, em nossas redes sociais, em nosso círculo de ação, em nossas famílias, no trabalho e na sociedade, enquanto é tempo”).

Qual espírito defende uma teocracia (“política divina”)? Bem, esse espírito embusteiro seja ele quem for precisa de orações e preces na mesma medida que todo o povo brasileiro e seus políticos. Orar é o caminho. E orar também pelo irmãos e irmãs cristãos que se deixam manipular por mentes ardilosas nas homilias, sermões, psicografias e psicofonias que mercadejam a mediunidade e quaisquer carismas da fé. A fé está ai para unir, não para dividir. Cada vez mais, pelos Cazuzas, Cássia Ellers e Tancredos da vida, que o movimento espírita no Brasil está perdendo todo fundamento kardequiano. Um movimento cada vez mais mistificado, enfraquecido, igrejeiro e beato, com a pilantragem mediúnica, tão corrupto como qualquer político da nação. 

“A fascinação tem conseqüências muito mais graves. Trata-se de uma ilusão criada diretamente pelo Espírito no pensamento do médium e que paralisa de certa maneira a sua capacidade de julgar as comunicações. O médium fascinado não se considera enganado. O Espírito consegue inspirar-lhe uma confiança cega, impedindo-o de ver a mistificação e de compreender o absurdo do que escreve, mesmo quando este salta aos olhos de todos. A ilusão pode chegar a ponto de levá-lo a considerar sublime a linguagem mais ridícula. Enganam-se os que pensam que esse tipo de obsessão só pode atingir as pessoas simples, ignorantes e desprovidas de senso. Os homens mais atilados, mais instruídos e inteligentes noutro sentido, não estão mais livres dessa ilusão, o que prova tratar-se de uma aberração produzida por uma causa estranha, cuja influência os subjuga. Dissemos que as conseqüências da fascinação são muito mais graves. Com efeito, graças a essa ilusão que lhe é conseqüente o Espírito dirige a sua vítima como se faz a um cego, podendo levá-lo a aceitar as doutrinas mais absurdas e as teorias mais falsas como sendo as únicas expressões da verdade. Além disso, pode arrastá-lo a ações ridículas, comprometedoras e até mesmo bastante perigosas.” (Kardec, Allan. Em O Livro dos Médiuns)

A quem interessar, o método comparativo é um dos mais eficientes para averiguar identidade dos espíritos, sua linguagem, o vocabulário, o estilo, a semântica. Comparar os escritos entre diferentes fases, em vida e no além-túmulo lançam luzes na compreensão e fidedignidade da escrita. Abaixo, transcrevo parte do discurso de posse do Sr. Tancredo Neves, antes de desencarnar, discurso proferido no Congresso. Observemos o teor da linguagem, a construção dos períodos e das idéias. Em que sentido se parece com a psicografia pretensamente atríbuida a ele? 

“A Nação renasce porque está renascendo nos olhos dos moços. Refletindo-se em suas pupilas, as cores nacionais recebem aquele calor sagrado que torna as pátrias imperecíveis. Brasileiros:


Começamos hoje a viver a Nova República. Deixemos para trás tudo o que nos separa e trabalhemos sem descanso para recuperar os anos perdidos na ilusão e no confronto estéril. Estou certo de que não nos faltará a benevolência de Deus. Entendamos a força sagrada deste momento, em que o povo retoma, solenemente, seu próprio destino.
Juntemos as nossas mãos e unamos as nossas vozes para elevá-las à Pátria, no juramento comum de servi-la com as honras do sacrifício. Peço-vos que canteis, junto conosco, estejais onde estiverdes, o nosso Hino Nacional.
Viva o Brasil.”
( Fonte: Tancredo Neves:Tancredo Neves. Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação. Coordenação de Publicações. Brasília, 2001. p. 693-692)

De fato, a tônica do trecho acima é totalmente diferente da suposta psicografia. O tom sereno e unificador conclama o povo sob a benevolência de Deus para se trabalhar por um país melhor. A idéia de companheirismo e patriotismo verdadeiro sem enviesamentos marcam a escrita permeada de esperança, desencorajando inclusive o “confronto estéril”. 

 

Desta forma, não se observa qualquer indício que possa comprovar que o Sr. Tancredo Neves tenha enviado qualquer comunicação ao povo brasileiro.

Causa espanto quando um médium, ao se julgar um mero correio, não observa o conteúdo dos pacotes que direciona. Esse é o tipo de responsabilidade que Kardec recomenda a um médium? O Espírito manda uma mensagem tal e qual, se torna lei? Espanta ainda mais quando um médium já se autojustifica no tocante ao conteúdo da mensagem. Por que o médium consegue antecipar que receberá “pedradas” e se autoproclama ‘corajoso’ diante do míster mediúnico? 

Reflitamos cautelosamente acerca da influência perniciosa dos anátemas mediúnicos em nosso meio. O movimento espírita brasileiro cada vez mais se aproxima de uma aberração espiritualista-esotérica, marcada pelo fast food dos eventos de rebanho de ovelhas, que cultuam a física quântica, a glândula pineal e as psicografias “made in animismo”, venerando orador A, palestrante B, doutora fulana de tal, estilando a febre do mercado editorial irresponsável, maior fábrica de médiuns hoje no Brasil. Precisamos de mais Kardec, não aquele embalsamado nas apostilas dos ESDEs. Precisamos de mais Jesus, não aquele senhor morto preso no madeiro. Kardec para sensibilizar a nossa mente. Jesus para racionalizar o nosso coração.

Autor:

Madson Góis é expositor espírita e membro do

Centro Espírita Casa do Caminho em Recife-PE
Créditos e Fonte: Blog do Bruno Tavares Expositor Espírita

Exibições: 14669

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Kátia Maria de Medeiros em 13 agosto 2015 às 19:58

Perfeita análise e conclusão do irmão Madson!! Logo que recebi a tal mensagem percebi até pelo tom com que o médium se dirige as pessoas que não passava de um embuste . O que infelizmente tem se tornado comum no meio espirita ,inclusive em obras vendidas como psicografias e que Raul Teixeira em uma exposição adverte sobre a necessidade de passar essas obras pelo crivo da doutrina antes de valida-las. Não se trata de faltar com caridade ou crucificar médium , mas não podemos crer que todos os espíritos comunicantes são dignos de crédito e temos que sim orar por esses irmãos que estão se deixando confundir pela fenomenologia .

Comentário de Hilário Nunes em 13 agosto 2015 às 14:29

Nossa!!! Vocês irão crucificar o médium?!!! Estão relembrando a Santa Inquisição?.Quem sabe não queimam os Livros psicografados pelo médium? Eu hein, que não quero vocês como inimigos.Se em nome da"fraternidade" detonam o médium, imagino como não foi no passado na Idade Média!!! Acusaram este médium de charlatão, obsidiado, mentiroso...vocês conhecem pessoalmente o médium?

Comentário de Maria de Lourdes Cavalcante em 13 agosto 2015 às 10:22

Oh! Se antes já houvera lido a enganosa psicografia logo teria esta observância que o Madson Góis nos traz. Feliz exposição sobre assunto extremamente delicado, no tocante à mediunidade por fascínio e vaidade, até. Aplausos!

Na sequência lerei e verei o vídeo sobre o assunto. 

Paz, Luz!

Comentário de Olívio Britto Júnior em 13 agosto 2015 às 0:33

Para que serve as mensagens psicografadas?

Para o espiritismo serve para que, para consolar, ensinar, esclarecer e, essas mensagens são de espíritos superiores.

Essa mensagem que pode ser de qualquer espírito, ate´mesmo do Tancredo, mas serve para que mesmo?

Para dividir espíritas e, colocar fogo na lenha da nossa situação política atual.

A linguagem utilizada, não condiz com nenhum espírito superior, pois em muitos pontos é chula.

No livro dos espíritos tem uma parte nos explica como devemos analisar as mensagens que nos chegam do plano espiritual.

Abraços fraternos.

Fiquem com Deus.

Comentário de vera lucia da silva em 12 agosto 2015 às 23:51

Muito boa análise! Parabéns!

Comentário de Aurino Gusmão Lafrande em 12 agosto 2015 às 21:56

Orar e vigiar Sempre.

Comentário de Regih Silva em 12 agosto 2015 às 19:45

O caso citado pode ser: Mistificação, Fascinação ou Charlatanismo. Animismo nunca! 

Comentário de sebastião alves de oliveira neto em 12 agosto 2015 às 14:05

CONCORDO MADSON.

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Últimas atividades

JORGE RAMOS respondeu à discussão O que aconteceu com a diversidade das mediunidades nas reuniões mediúnicas espíritas? de Amigo Espírita no grupo Artigos Espíritas
"  Reflitamos essas colocações acerca da pouca atenção que as Casas Espíritas dispensam à diversidade das expressões da mediunidade na perspectiva dos médiuns novatos; o quão lhes…"
49 minutos atrás
JORGE RAMOS entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
49 minutos atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
5 horas atrás
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Inteligência & moralidade de Feeak Minas
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Bom Samaritano - Palestra de Rafael Papa assista pelo youtube https://t.co/d5FIqbnczG https://t.co/jqLRiVKs62
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Divórcio - Palestra de Egle Henrique assista pelo youtube https://t.co/pHNGpXlCbs https://t.co/7or0f1Ezms
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos. de Wellington Balbo
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
“Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp assista pelo youtube https://t.co/JcNUNsOgU3 https://t.co/fYhXaLvLqE
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Palestra com Vinicius Lara (CEFA-Rio Preto) assista pelo youtube https://t.co/l31R6rSArT https://t.co/B0hpqnuQIA
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Palestra "Cairbar Schutel" - Cássio Carrara e David Liesenberg assista pelo youtube https://t.co/mXkBB9LTW9 https://t.co/zr7fsQyU08
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilEmillay Lima Pimentel, joseli caldas terra e Juliana da Costa Siqueira Serran entraram em RAE
9 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Eu encontrando Eu mesmo”, com Dr. Virgilio Knupp em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

21 julho 2019 de 9 a 10:15
“Eu encontrando Eu mesmo”, este será o tema da palestra do odontólogo e orador Dr. Virgilio Knupp de Colatina-ES, será no próximo domingo 21 de julho de 2019, de 09 às 10h da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Dr. Virgilio é um dos fundadores e está como presidente da SCEE. Ele faz abordagens didáticas baseadas em estudos de O Livro dos Espíritos e O…Ver mais...
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/UvkfDZOUy1
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/5JmyP8Lg0l
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/oYOsCNLuK5
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Colocar a vida em ordem: inadiável tarefa espiritual - Oscar de Lira assista pelo youtube https://t.co/dCLIynb8Qr https://t.co/WrEv0GmL3l
Twitter20 horas atrás · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Já encontrei e acabo de publicar um tópico relativo ao q estamos falando, isto é, q Jesus e Paulo disseram q não existe livre-arbítrio, q não são as obras q nos salvam e q e os pensamentos não…"
21 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Seminário Transição Planetária (Parte 3) com Anete Guimarães assista pelo youtube https://t.co/fy6NnE49PA https://t.co/RDKCwy96oZ
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço