Beneficiários da Doutrina Espírita - Proselitismo e Divulgação, Onde A Fronteira?

Tornarmo-nos beneficiários da Doutrina Espírita. E agora? O que fazer com Ela?

Por Luiz Carlos Formiga

Proselitismo e Divulgação, Onde A Fronteira?

“Pelo seu poder moralizador,  por suas tendências progressistas,

 pela amplitude de suas vistas, pela generalidade das questões que abrange,

o Espiritismo é mais apto,  do que qualquer outra doutrina a secundar

 o movimento de regeneração” (4)

Emmanuel afirma que o Espiritismo solicita uma espécie permanente de caridade, a caridade de sua divulgação (1). Em outro livro, nos fala de responsabilidade, dizendo que “toda religião apregoa o bem como preço do paraíso, mas só a Doutrina Espírita estabelece a caridade incondicional como simples dever;  toda religião fala de penas e recompensas, mas só a Doutrina Espírita elucida que todos colheremos conforme a plantação que tenhamos lançado à vida, sem qualquer privilégio na Justiça Divina.”

O mentor espiritual de Chico Xavier pede que a dignifiquemos, pois nos consola e liberta.  Afirma ainda que a Doutrina Espírita quer dizer Doutrina do Cristo e que é a nossa responsabilidade mais alta. Lembra-nos que dia virá em que seremos  convidados a prestar-lhe contas. (2)

 Ainda hoje, diversos beneficiários do Espiritismo se recusam a participar da sua divulgação e usam o argumento de que não devemos fazer proselitismo, não devemos interferir no livre arbítrio.

Divulgar postulados espíritas além de nossas fronteiras é importante e premente?

Deveremos divulgar por todos os meios e modos dignos ao nosso alcance?

Seria tarefa prioritária também entre todos os beneficiados? A verdade é que o equilíbrio, demonstrado pelo adepto, não fica apenas evidenciado quando diante da morte de entes queridos.

Seria justo ficar indiferente, diante da possibilidade de levá-lo também ao próximo?

Divulgar para espíritas seria inútil?

Como popularizarmos o Espiritismo?

Kardec orienta, no Projeto 1868 – Obras Póstumas: dois elementos concorrem para o progresso do Espiritismo. O estabelecimento teórico da Doutrina e os meios para popularizá-la.”

Estamos sendo tímidos ou indiferentes em relação à importância da divulgação aos não-espíritas?

Com as peças teatrais os princípios espíritas são divulgados aos não-espíritas, percorrendo todo nosso País. Filmes espíritas começam a surgir. A mídia impressa descobre o Espiritismo.

Um amigo nos faz pensar:  “nós espíritas estamos falando para nós mesmos”. O fato é que fazemos palestras para espíritas, congressos para espíritas, eventos para espíritas. Kardec deixa claro que o objetivo essencial é o nosso desenvolvimento espiritual, no entanto, o Espiritismo veio para propiciar as bases para uma nova sociedade.

 Alkíndar (5) deixa questionamento: será que não nos está faltando ousadia para quebrarmos os limites físicos dos nossos Centros Espíritas e levarmos a mensagem espírita além-paredes? E chega a uma conclusão: na ausência de nossa atuação eficaz na divulgação aos não-espíritas, a espiritualidade toma a iniciativa e induz não-espíritas a produzirem sérias reportagens em revistas de grande circulação; novelas com cunho espírita; filmes sobre temas espíritas.

Alguns mentores espirituais pedem para refletirmos diante de algumas questões:

  1. A publicidade, numa larga escala, feita nos jornais mais divulgados, levaria ao mundo inteiro, e até aos lugares mais recuados, o conhecimento das ideias espíritas? Faria nascer o desejo de aprofundar os novos conhecimentos, e, multiplicando os adeptos, imporia silêncio aos detratores, que logo cederiam diante do ascendente da opinião? (a)
  2. Os espíritos desejam que levemos as suas palavras a toda parte. Aqueles que possam fazê-lo devem transmiti-la através dos meios de comunicação, contagiando a sociedade com forças positivas, para que o país cresça e caminhe no rumo do progresso? (b)
  3. Diante da informática, o espírita pode disfarçar a timidez, o desamor à causa ou a indiferença pela divulgação, usando pretextos pueris? (c e 6)
  4. Considerando que a base é indispensável, para qualquer edificação, deveremos divulgar o Espiritismo em cada programa de rádio e televisão, ou programas outros de expansão doutrinária, conceitos e páginas das obras fundamentais do Espiritismo?(d)

Uma importante observação de Alkíndar: a  divulgação do Espiritismo aos não-espíritas não pode ter o objetivo de convertê-los. “O Espiritismo não será a religião do futuro, mas, o futuro das religiões”. Assim todos devem ter conhecimento dos postulados espíritas, pois são leis naturais (5)

“Os maus são intrigantes e audaciosos; os bons são tímidos.”

Depois de nos tornamos beneficiários da Doutrina Espírita o que devemos fazer com Ela?

(a)  Allan Kardec;  (b) Eurípedes Barsanulfo;  (c) Vianna de Carvalho; (d) André Luiz

(1) Emmanuel. Estude e Viva, psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, FEB.

http://bvespirita.com/Estude%20e%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xa...

(2) Emmanuel. Religião dos Espíritos. Doutrina Espírita. Francisco Cândido Xavier FEB.

http://bvespirita.com/Religi%C3%A3o%20dos%20Esp%C3%ADritos%20(psico...

(3) Allan Kardec. Projeto 1868 – Obras Póstumas. FEB

http://www.febnet.org.br/ba/file/Obras%20B%C3%A1sicas/op.pdf

(4) Allan Kardec. A Gênese. capítulo XVIII. FEB

http://www.febnet.org.br/ba/file/Obras%20B%C3%A1sicas/ge.pdf

(5) Alkíndar de Oliveira. Desenvolvimento Espírita, Editora Truffa .  http://neu-uerj.zip.net/

(6) NEU-UERJ comemora 15 anos de divulgação

http://visaoespiritabr.com.br/noticias/palestra-comemorativa-com-lu...

http://proeperccs.wordpress.com/2013/08/

 

O Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade — a caridade da sua própria divulgação. “Socorro Oportuno” em ESTUDE E VIVA.

 

http://bibliadocaminho.com/ocaminho/TXavieriano/Livros/Eev/Eev79.htm

 

Exibições: 696

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 20 maio 2020 às 18:49

COMUNICAÇÃO DEPOIS DA MORTE

https://correio.news/aconteceu-comigo/comunicacao-depois-da-morte

https://www.facebook.com/groups/transcendencia/permalink/8727023065...

https://www.facebook.com/groups/sirianoscristicosogrupo/permalink/1...

 

Toda religião é conforto na morte. No entanto, a Doutrina Espírita é suscetível de descerrar a continuidade da vida, além do sepulcro.

Emmanuel

 

Procurei saída honrosa, quando o responsável pelo programa de TV telefonou

O tema aborto não me agradava. Não me sentia confortável diante do tema, pois tivera experiência pessoal angustiante.

Em casa a “inspiração” falou-me ao cérebro: “Está com medo?”

Fiquei arrepiado.

Parecia a voz do cego Marcondinho. Será que seus lábios retorcidos, pela “lepra”, ainda ofereciam aquele som característico, mesmo depois de “morto”?

Não sou médium ostensivo, mas “a voz no cérebro” falou-me que deveria abrir um espaço para dizer que: “Hanseníase Tem Cura.”

Atendi ao convite..

Antes do inicio do programa, Dr. Reynaldo Leite, médium vidente, Juiz de Direito e que eu não conhecia, me diz que um espírito queria dar um recado.

Dr. Reinaldo:  “O espírito que é fisicamente deformado, disse que você vai identificá-lo, com facilidade. Veio rolando pelo chão, braços e pernas atrofiados. Pediu para lhe descrever como está na nova vida.

Ele  transformou-se e ficou nimbado de luz.”

 

Observações:

A hanseníase pode levar à cegueira, mas o preconceito vai além, e o preconceituoso chega a surdez. Isso precisa ser "bem visto" e "ouvido" por uma campanha que se propõe chegar à visão (TV) e à audição (rádio).

http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_t...

Marcondes estudou no Centro Espírita Filhos de Deus, Situado nas dependências do Hospital de Dermatologia Sanitária, antigamente chamado de Leprosário do Curupaiti, Jacarepaguá, RJ.RJ.

A Hanseníase, que tem cura, o deixou cego e com braços e pernas atrofiados. Mesmo assim, trabalhou na reunião de desobsessão.

Dr. Reynaldo “morreu” em 11 de maio de 2004. Psicografou livros tendo sido um deles vertido para o Inglês. Viajou aos Estados Unidos, Suécia, Noruega, França, Portugal, Espanha, Inglaterra, Peru, Japão, Canadá, orador no Congresso Mundial de Espiritismo, Portuga. No ano 2000 esteve em Cuba. Participou do programa “Evoluir”, na Rádio Boa Nova. AM 1450; Rádio Mundial, programa “Arautos e Você”; canal Comunitário de São Paulo, programa “Espiritismo com Reynaldo Leite”. Produziu 92 CDs e 200 palestras em vídeo.

Prof. Dr. Luiz Carlos D. Formiga. Professor aposentado (UFRJ e UERJ). Formado em Biomedicina, Pedagogia e Direito. Atualmente graduando da Faculdade de Psicologia.

Último trabalho técnico publicado. Formiga, LCD. Um "centro de referência" na UERJ: prevenindo demandas judiciais. R...Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15n. 263821 set. 2010.  https://jus.com.br/artigos/17015/um-centro-de-referencia-na-uerj-pr...

Marcondinho, who when incarnated was blind and had his upper and lower limbs atrophied, now as a Spirit rolled by the TV studio, to demonstrate the immortality of the soul through the mediumship of the interviewee himself. Anesthesia, God and human pain.

http://www.oconsolador.com.br/ano12/578/especial_ingles.html

http://www.oconsolador.com.br/ano12/578/principal.html

Anestesia, Dios y dolor humano

http://www.oconsolador.com.br/ano12/578/especial_espanhol.html

 

 

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 21 março 2020 às 4:51

Quarentena, Universidade e Núcleo Espírita.

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2020/03/quarentena-universi...

Responsável pela divulgação de artigos, para os membros dos Núcleos Espíritas Universitários, Juli Lima foi doadora de suor. (2) Criou o “NEU-Recanto”. (3)

De sua generosidade surgiu uma janela de divulgação da descoberta da “Vida Espiritual” e sua atuação no mundo material. (4)

Revela um Espírito materializado.

“Com visão microscópica, vejo o interior dos corpos humanos, distingo uma célula doente pelo seu padrão vibratório e coloração diferente. Somos capazes de poupar as células sadias, afetando apenas as enfermas.”

Como ajudar?

Na resposta dada a Kardec pelos espíritos foi citada a doação material? (5)

  1. http://www.mundoespirita.com.br/?materia=doadores-de-suor
  2. https://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995
  3. https://www.recantodasletras.com.br/indrisos/6853247

5..  https://estudandocomchicoxavier.wordpress.com/justica-divina/anteri...

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 1 março 2020 às 11:19

Beneficiário. Roberto Carlos  também canta para Chico.

https://www.youtube.com/watch?v=hAq9FxkAZQs

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 1 março 2020 às 11:04

Lucas e Luan cantam Chico Xavier HOMEM DE FÉ

https://www.youtube.com/watch?v=zaLw9Zog7w4

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 14 dezembro 2019 às 11:48

Em 2018, um ministro do STF disse: “A polícia, como regra, só pode entrar em uma universidade se for para estudar”. Já o traficante, no mesmo raciocínio de Sua Excelência, está livre para entrar e operar, sem necessidade de estudar. Tem ali um ambiente seguro para suas ações.

http://www.puggina.org/artigo/puggina/despaulofreirizar-o-brasil/16896

Relatos chocantes de ex-aluno da UnB comprovam que ministro tem razão?

Veja a entrevista e responda.

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/17750/relatos-choc...

Como criar e manter um Núcleo Espírita Universitário? Como ajudar os que estão na UTI?

http://www.portalespirito.com/neurj/neurj.htm

http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 1 agosto 2019 às 20:12

Espíritos reencarnados: 1.4 bilhão

Comente, traduza, compartilhe, divulgue.

Será possível comemorar o Natal

de Jesus num país comunista?

Casa Espírita Ilha de Paquetá (Grupo Amigos da CEIP)

https://www.facebook.com/groups/1499993836709886/permalink/29272464...

População

China - 1.4 bilhão de pessoas.

Brasil - 209,3 milhões.

Espanha - 46,72 milhões

Portugal  - 10,31 milhões

Comente, traduza, compartilhe, divulgue.

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 4 março 2018 às 20:34

Depois de perder o emprego, a dignidade e a razão, uma a mulher, pesando 34 kg, 1m e 67 cm de altura, foi resgatada à força pela família, da cracolândia em São Paulo. Vivendo lá há 02 anos, ela fazia sexo com até 20 desconhecidos, por noite, ao preço de 05 reais, para consumir a droga no mesmo dia.

Sabemos que o melhor período para a prevenção é a idade infantil.

No entanto, na “cracolândia” das universidades vamos encontrar os jovens. Como a universidade pode ser “nosso” local de trabalho, perguntamos:

Seria válido formar um Núcleo na universidade onde pudéssemos discutir essas questões com a visão da ciência espírita? Dois textos simples podem ser úteis.

Cracolândia  https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2017/05/31/cracolandias-pe...

Ciência Espírita  http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2016/11/a-elevada-missao...

https://issuu.com/merchita/docs/la_elevada_misi__n_de_la_ci__ncia_e

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 1 março 2018 às 18:36

Considerando que a autonomia universitária, as liberdades de cátedra e o direito de expressão dos docentes não podem servir de subterfúgio para fins nebulosos;

Considerando que é livre o direito de manifestação de qualquer pessoa, mas não em ambiente de trabalho, não em ambiente em que o docente exerça, mesmo que intelectualmente, uma hierarquia sob seus alunos. (1)

Perguntamos: como divulgar a Doutrina Espírita na Universidade? (2)

(...)  Jesus já estava de posse do conhecimento antes de Piaget. Por isso enviou seus doze apóstolos, com as instruções: “não procureis os gentios e não entreis nas cidades dos samaritanos. — ide, antes, em busca das ovelhas perdidas da casa de israel; — e, nos lugares onde fordes, pregai, dizendo que o reino dos céus está próximo.” ( Mateus, X: 5.). Os judeus já acreditavam no Deus uno e esperavam o Messias. Estavam preparados, pela lei de Moisés e pelos profetas, a lhes acolherem a palavra, iriam semear em terreno já arroteado.

Este mesmo raciocínio aplica-se hoje aos divulgadores do Espiritismo nas Universidades. Ao aluno de graduação de nada adiantaria detalhar determinadas informações. No entanto, essas mesmas informações podem ser imprescindíveis aos alunos da pos-graduação.

Os incrédulos sistemáticos, os zombadores obstinados, são para nós hoje, o que eram os gentios para os apóstolos. Não perder tempo com os que não querem ver, nem ouvir. Deixá-los tranquilos não é indiferença, mas boa política. Há ideias que “não podem germinar fora da estação apropriada, nem em terreno não preparado”. Por outro lado, as informações podem ser deixadas numa página na internet.(3) Um dia eles amadurecem e a examinam. A divulgação deve estar isenta de preconceitos e devemos abrir as portas ao povo, socializando o conhecimento não apenas porque pagam seus impostos. Leia mais em

  1. https://www.oantagonista.com/brasil/autonomia-universitaria-nao-pod...
  2. http://formiga.iqm.unicamp.br/neu/nauniversidadeindiferencaoumedo.pdf
  3. http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995
Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 28 fevereiro 2018 às 18:01

Ex-espírita existe e conheço vários.

  1. Considerando que existe no Brasil um trabalho bem articulado para ridicularizar a fé cristã, minando os valores do Cristianismo;
  2. Considerando que a mídia e as instituições aparelhadas lutam diariamente pela desmoralização da visão judaico-cristã;
  3. Considerando que no Brasil a desconstrução dos valores Cristãos é promovida por blogs, sites, canais de televisão, instituições governamentais e, principalmente, no ambiente acadêmico;
  4. Considerando que muitos dos nossos jovens chegam despreparados para enfrentar o ambiente materialista da universidade;
  5. Considerando que os jovens de formação cristã deficiente não conseguem sustentar sua fé perante o discurso acadêmico de docentes relativistas, pergunta-se:

Nossos amados poderão ser aliciados, tornar-se céticos e até ateus? O que fazer?

Sugestão de leitura recente:

E os jovens Espíritas? Leia mais em:

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2018/02/luiz-carlos-form...

https://paespirita.blogspot.com.br/2018/02/e-os-jovens-espiritas.html

 

Comentário de Adão de Araujo em 28 fevereiro 2018 às 17:34

Eis aí um tema para muita reflexão! 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

MARCELO CARDOSO FELIX DA COSTA e ISA SOARES agora são amigos
1 hora atrás
ISA SOARES entrou no grupo de Ari Carrasco Silveira
Miniatura

Reforma Intima

"CONHECE-TE A TI MESMO"Textos de reflexão para a reforma íntimaVer mais...
19 horas atrás
ISA SOARES entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mensagens de Reflexão

Mensagens, frases e pensamentos para reflexão iluminando nossas vidas.
19 horas atrás
ISA SOARES entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Espiritismo e Evangelho

Grupo destinado a estudos do Evangelho a Luz da Doutrina EspíritaVer mais...
20 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento Votação para escolha do Projeto Médicos do Bem no Prêmio Euro de Marcílio Dias Henriques
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Não temos para onde fugir de Nilton Cardoso Moreira
sexta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"DEPOIS DA MORTE Em 1965, Yvonne Pereira diz que “o Evangelho é imortal, uma vez que sempre existirão cérebros e corações necessitados de renovação." Ela fala também sobre “uma…"
quarta-feira
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
6 Jul
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
6 Jul
Helena Padilha de Meneses curtiram o perfil de Helena Padilha de Meneses
6 Jul
Ícone do perfilNilton Cardoso deu um presente para José Ricardo Fernandes
4 Jul

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço