A infância é a fase em que o espírito está mais acessível às impressões que recebe. O espírito lentamente assume o controle da organização fisiológica e o processo de reencarnação não se completa de imediato ao nascimento, ou seja, gradualmente ele vai se adaptando ao mundo em que reencarnou, os hábitos bons ou maus que adquirir, nesta fase, serão os que o nortearão por toda a existência planetária.

Lembra-nos Allan Kardec, em o Livro dos Espíritos (questão 199-a explicação e questão 385), que a infância não é um estado normal de inocência, o espírito já possui sua bagagem espiritual, boa ou má, de existências anteriores. Durante o período em que seus instintos se conservam adormecidos, a criança é mais maleável, acessível aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-la progredir. Nessa fase, é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores. Tal o dever que Deus impôs aos pais, missão sagrada de que terão de dar contas.

Além de sua origem espiritual, a criança possui diversidades ligadas ao seu momento histórico, sócio-econômico, religioso, escolar e outros, que se refletem no plano reencarnatório e orgânico, determinando e modificando o comportamento. Crianças que, junto com seu núcleo familiar, apresentam comportamento que reflete inconscientemente o seu passado espiritual e suas atuais relações, podem criar em sua psicosfera, um ambiente propício para processos obsessivos de variadas matizes.

Na educação infantil o Movimento Espírita conta com a Evangelização, que repassa a Doutrina Espírita, levando às crianças a moral cristã de forma didática e sistemática. Porém, crianças que vem apresentando processos obsessivos, problemas psicológicos ou comportamentais, necessitam de uma forma diferenciada de trato. É necessário ter um trabalho individualizado, isto é, que não se entenda a criança apenas como parte de um grupo, mas também que compreendamos suas ações e reações em relação a tudo que ela vivencia na casa espírita e se possível no seu convívio familiar.

Com base nesse preceito, a Evangelização Infantil deve disponibilizar em sala uma sistemática, cuja finalidade principal é acompanhar as crianças e adolescentes de forma mais próxima, tentando conhecer a realidade familiar e espiritual daquele ser. Essa atividade poderia ser uma evangelização para auxílio a problemas espirituais infantis, que objetivará atender esses seres de forma holística.

(Este texto foi retirado das diretrizes do Tratamento Espiritual Infantil/Assitência Espiritual à Criança - implantando no Centro Espírita Fundação Allan kardec em Manaus/AM)

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Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 24 dezembro 2018 às 10:29

 “Somente se há uma mãe suficientemente boa é que a criança inicia um processo de desenvolvimento que seja pessoal e real. Se a maternagem não é suficientemente boa, então a criança torna-se uma coleção de reações à imposição, e a verdadeira identidade da criança falha em se formar ou se torna escondida atrás de uma falsa identidade..."

Como ensinar esta realidade a essas almas ainda no corpo infantil?

Lembro-me de uma conversa com uma espírita pedagoga: “Com a criança, no ensino da imortalidade da alma, somente teremos bons resultados se (...)

Como é a num país comunista?

Veja aqui https://paespirita.blogspot.com/2018/12/natal-comunista-filhos-e-am...

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 8 dezembro 2018 às 20:53

O texto principal diz:

“Além de sua origem espiritual, a criança possui diversidades ligadas ao seu momento histórico, sócio-econômico, religioso, escolar e outros, que se refletem no plano reencarnatório e orgânico, determinando e modificando o comportamento.”

“Crianças que apresentam comportamento que reflete inconscientemente o seu passado espiritual e suas atuais relações, podem criar em sua psicosfera, um ambiente propício  para processos obsessivos de variadas matizes.”

 

Desdobrando e compartilhando reflexões diversas. O exemplo arrasta.

 

"Ando bastante preocupada, pois como realizo avaliação neuropsicológica, acabo me deparando com alguns transtornos nas crianças/adolescentes, cujos responsáveis fizeram ou fazem uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas e a consequência é que os filhos estão abrindo cada vez mais cedo transtorno de conduta e comportamento anti-social, dentre outras coisas. Estou assustada."  Disse  a Psicóloga /Neuropsicóloga .

Secretária AME Carioca (Associação Médico-Espírita Carioca)

http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_t...

 

E sobre a Pedofilia na escola?

A Pedofilia e a futura ministra

https://www.facebook.com/pretinho.ulisses.9/videos/604141173354132/...

 

Um artigo recente dizia que, por linhas tortas educacionais, o governo planejava fazer a pedofilia chegar à escola.

http://www.puggina.org/artigo/puggina/a-pedofilia-vai-a-escola/6657

 

Sexo e pedofilia “no visão espírita”.

https://visaoespiritabr.com.br/moral-crista/sexo-e-pedofilia

 

Arte divina, a ciência de ensinar, no O Consolador.

http://www.oconsolador.com.br/ano10/468/ca7.html

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 8 dezembro 2018 às 15:10

 

O texto acima diz: “O espírito lentamente assume o controle da organização fisiológica e o processo de reencarnação não se completa de imediato ao nascimento, ou seja, gradualmente ele vai se adaptando ao mundo em que reencarnou,”

“Lembra-nos Allan Kardec, em o Livro dos Espíritos (q. 199 - 385), que a infância não é um estado normal de inocência, o espírito já possui sua bagagem espiritual, boa ou má, de existências anteriores.

Reencarnação- liberdade perigosa

Pergunto: reencarnação  existe?

Gerson Simões Monteiro, no jornal Extra, afirma que a Lei da Reencarnação está mais do que provada. Mas, o Segundo Concílio de Constantinopla, reunido em 553 d.C. declarou herético o conceito de reencarnação.

Como dizer “O Concílio  é uma vergonha”, sem magoar o ministro e, ainda, sem ouvir:  “herético  você quer ser preso”?

Veja em http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2018/12/lenha-na-retorica.html

 

 

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