Lenha na Retórica

 

Sabemos de cor a lição, só nos resta aprender (*)

 

Allan Kardec perguntou aos Espíritos Superiores: qual a causa do mal imperar no mundo?  “Porque os bons são tímidos”, foi a resposta.

Hoje, preocupam as frases de Ernesto F. Araújo, futuro Chanceler do Brasil. Ele, em janeiro, assumirá o cargo de ministro das Relações Exteriores.

Vejam algumas de suas afirmações. (1)

A mudança climática é “ideologia” inventada por “marxistas culturais” para sufocar as economias ocidentais. ”O clima é basicamente uma tática globalista de incutir medo por mais poder”.

Hoje se tenta “criminalizar” a “família”, as “relações heterossexuais”.

Araújo disse também que a ideologia partidária materialista “promove o totalitarismo ao criminalizar tudo que é bom, espontâneo, natural e puro; criminaliza a família por acusações de violência patriarcal; a propriedade privada; o sexo e a reprodução, dizendo que todo sexo heterossexual é estupro”.

O socialismo está "criminalizando a fé em Deus"; a Biologia, proibindo a declaração de que uma pessoa nasce homem ou mulher; criminalizando a competição (diz que o esporte é uma coisa fascista), a carne vermelha e o ar condicionado.

Retórica incendiária?

Certamente colocaria combustível na fogueira se defendesse a a reencarnação, dos espíritos dos mortos, (2) dizendo que “fora da reencarnação a guerra vai continuar”. (3)

Comentamos anteriormente as estratégias usadas pela ideologia materialista na doutrinação feita nas Instituições de Ensino, médio e superior, bem como os cérebros de espíritas abduzidos. (4, 5)

O que essas pessoas estão desejando obter por intermédio da ideologia de gênero e do estímulo a sexualidade precoce? Por que fazem a defesa e a promoção do crime organizado, como estilo de vida elegante?  Por que promovem o aborto? (6)

O que dizer dos escândalos de corrupção que agrediram o Brasil e da violência endêmica que afetou o país, com 60.000 assassinatos por ano?

O futuro ministro diz que “seu objetivo é ajudar o Brasil e o mundo a se libertarem da ideologia globalista", que considera anti-cristã ".

Araújo enfatiza o embate entre direita e esquerda. No entanto, essa divisão de mundo caducou e hoje se pode pensar que o duelo se trava entre o senso comum e as descobertas científicas, entre populismo e a república. (7)

Estamos vivendo dias esquisitos, onde estamos convivendo com o “fogo amigo”. Digo isso porque espíritas equivocados são capazes de afirmar que “O Livro dos Espíritos” apresenta respostas ultrapassadas. Um exemplo é aquela em que se está falando, linguagem microbiológica, de esporos como os do gênero Clostridium. Estes são capazes de passar da fase latente para uma forma vegetativa, colocados sob novas condições. Os Espíritos deixam claro o despertar do “germem primitivo” que latente já existia. Quando os Espíritos Superiores dizem “sim” em relação a geração espontânea, indicam também que não era bem como Allan Kardec estava pensando.

“O Livro dos Espíritos” é atemporal, insuperável, pelo fato de ser uma revelação, não histórica, mas natural. Estes conceitos podem dar origem à confusão, quando se estuda a filosofia. Outro ponto que também pode originar problemas é que mesmo uma revelação natural pode estar incompleta, por consideração à capacidade reduzida do ser humano na época.  Um respeito aos limites dos domínios das inteligências cognitiva, emocional e espiritual. Uma revelação natural pode também possuir linguagem simbólica, podendo assim ser interpretada, mas não contestada, pois tem carácter de perenidade. Pelo exposto, temos certeza de que não haverá uma nova revelação negando a realidade da reencarnação. Uma revelação não pode ser desmentida.

Newton G. de Barros na revista Reformador, em agosto de 1975, diz que “a filosofia reencarnacionista pode explicar, à claridade axiomática do bom senso, que tem visão da verdade, cientificamente, antes da própria comprovação científica.”

Em 1999, discutimos no NEU-UERJ evidências científicas sugestivas da reencarnação. (8) O homo sapiens é o único ser da Criação divina a elaborar a maiêutica subjetiva pela parturição da Verdade. O senso comum não indaga a razão, o motivo. Quando desejamos conhecer as causas, penetramos o campo das ciências. A curiosidade não nos deixa permanecer nas causas próximas. Aprofundamo-nos e invadimos a área da filosofia.

A revelação natural é causa, é fundamento. Divina na origem, a revelação espírita é iniciativa dos espíritos. Por outro lado, a doutrina espírita é produto da razão humana, é efeito, e por isso não está isenta de falhas.

Kardec, A Gênese, cap. I. (**) diz que O Espiritismo é uma verdadeira revelação, na acepção científica da palavra, porque se trata de uma revelação comprovada pelos fatos. Nos dias de hoje, um fato comprovado é que um espírito de médico desencarnado pode se materializar e realizar todos os procedimentos de uma cirurgia cardíaca, na presença de humanos, também médicos. (9)

Vamos colocar lenha na fogueira da “mulher sapiens” aliciada por Fidel? (10)

Se a alma é imortal, por que não pode voltar? Será que pode ou deve possuir méritos para poder reencarnar num planeta em regeneração?

Gerson Simões Monteiro, no jornal Extra, afirma que a Lei da Reencarnação está mais do que provada. (11) Anteriormente, um “Supremo Tribunal Federal”, vergonhoso na época, segundo Concílio de Constantinopla, reunido em 553 d.C. declarou herético o conceito de reencarnação. O Ministério da Reencarnação, citado no livro Nosso Lar (***) nem tomou conhecimento.

   

 (*)   http://www.youtube.com/watch?v=oMYkGYfT7Gg

http://www.youtube.com/watch?v=oMYkGYfT7Gg

(**)  http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/A%20Genese/...

(***)http://www.luzespirita.org.br/leitura/pdf/l25.pdf

 

Leia mais

  1. http://aluizioamorim.blogspot.com/2018/12/ao-escolher-ernesto-arauj...
  2. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2018/12/as-jorobadas-que-me...
  3. Newton G. de Barros. Reformador. FEB. 1980, outubro, pág. 20 (304).

http://www.sistemas.febnet.org.br/acervo/revistas/1980/WebSearch/pa...

  1. https://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2018/11/na-poeira-dos-secu...

https://paespirita.blogspot.com/2018/11/na-poeira-dos-seculos.html

  1. https://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2018/11/cerebros-abduzidos...

https://paespirita.blogspot.com/2018/11/cerebros-abduzidos-na-unive...

  1. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2015/10/que-13-que-agost...

http://passiniehessen.blogspot.com.br/2015/10/que-13-que-agosto-que...

http://paespirita.blogspot.com.br/2015/10/que-13-que-agosto-que-des...

http://pointier.blogspot.com.br/2015/10/que-13-que-agosto-que-desgo...

  1. https://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2015/11/luiz-carlos-formig...
  2. http://www.portalespirito.com/neurj/reencarnacao.htm
  3. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_t...
  4. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2016/11/fidel-como-comun...

https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga/

https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2016/11/26/fidel-como-comu...

  1. https://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/gerson-monteiro/a-re...

Exibições: 137

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 21 janeiro 2019 às 9:36

Imortalidade, reencarnação, livre-arbítrio e o jovem.

No Centro Espírita, como fazer quando discursos e aulas ficam aquém das ansiedades dos jovens e as reuniões são pouco atraentes?

O que fazer quando os jovens encontram temas que aguçam a curiosidade, mas eles percebem, logo em seguida, que esses estudos são mal administrados e/ou ministrados por pessoas bem intencionadas, mas incompetentes?

Como lapidar o diamante, na infância, quando as condições familiares são desfavoráveis, a constelação familiar é defeituosa? Como ajudar progenitores complicados, ausentes, subservientes, alcoólatras, machistas, violentos, autocratas, dominadores?

O que fazer quando o que é pregado pelos pais não é vivenciado?

Pais atualizados e atuantes são educadores diretos e indiretos dos jovens em formação. Verifica-se que há contágio do idealismo em família. Os pais que adotam a posição firme, sem radicalismos, são questionados em relação ao livre arbítrio. Certa vez, ouvimos uma explicação: “se estivermos avançando na direção de algo que irá nos ensinar uma lição valiosa, porém difícil, espíritos amigos poderão nos mostrar maneiras mais alegres de aprender a mesma coisa. Se resolvermos persistir no caminho original, eles não irão nos impedir. Cabe a nós escolhermos a alegria, mas caso aprendamos melhor através da dor e do esforço, os guias espirituais não os afastarão de nós”.

Os jovens precisam de uma nova ordem de ideias, que possa trazer também uma nova ética comportamental. Imprescindível a noção de imortalidade, base da doutrina do Cristo, que a demonstrou.

Sem o seguro conhecimento das diversas evidências científicas sugestivas da imortalidade da alma, não tem sentido falar-se em escala de valores, em regras dirigentes da conduta e em livre arbítrio. No entanto, demonstrada a Imortalidade e examinadas as consequências futuras, dela derivadas, a vida ganha outro sentido.

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/DEIXE_CLARO_P_SEU_FILHO_LC...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 20 janeiro 2019 às 11:38

Se a vida não começa no momento da concepção nem termina no momento da morte física; se a reencarnação é lei natural; se certos dons e talentos atuais, podem ser encontrados nas vidas passadas; se a medicina usa o critério da normalidade e seus valores; se os critérios estatísticos, sociais e culturais nem sempre são suficientes; se dentes cariados, embora prevalentes, não podem ser considerados normais para a finalidade; se aceitamos os humanos como seres de natureza biológica, psicológica, social e espiritual; se consideramos o homem como espírito em evolução; se considerarmos o período infantil importante para o futuro, como lapidar o diamante? A lição sabemos de cor!

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2017/10/dia-da-crianca-como...

 

 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Um tempo atrás, quando saía do centro espírita, um senhor me abordou para narrar curioso fato.

Aspas pra…

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Últimas atividades

os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
3 horas atrás
os pae compartilhou o post do blog deles em Facebook
4 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiram a discussão Espíritos de pessoas vivas: uma história de reconciliação. de Wellington Balbo
7 horas atrás
Jacimara Vieira dos Santos curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
7 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco de Carlos Pretti - SCEE
11 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira

ENCONTRAMOS EXPLICAÇÕES

           É comum para todos os eventos que acontecem em nossa vida querermos achar explicações. É da natureza humana o ato investigativo, pois que todos nós temos anseios de querer saber o motivo pelo qual determinado fato aconteceu, mesmo que o evento tenha sido com outra pessoa.           Existem situações na vida que embora procuremos esclarecimentos a respeito, não…Ver mais...
17 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Implicações da culpa (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Postura Altamente Humanitária – Orson Peter Carrara

Toda cidade tem seu vulto histórico de destaque ou vários, a depender de sua história e origens no tempo. É comum que todos recordemos fatos da infância ou ainda que não tenhamos tido contato direto, até por questão cronológica, mas tenhamos conhecimento das ações e legado deixado por esses homens e mulheres que marcaram época, projetando suas ações no futuro.Vim de…Ver mais...
ontem
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“O Talento Perdido!”, com Rafael Brocco em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

22 setembro 2019 de 9 a 10:15
“O Talento Perdido!”, este será o tema da palestra do fotógrafo, pesquisador e orador espírita Rafael Brocco, de Colatina-ES, no próximo domingo 22 de setembro de 2019, de 09 às 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Rafael é um jovem talento da oratória espírita aqui de Colatina. Ele é evangelizador de juventude, estudante e trabalhador na área da…Ver mais...
ontem
Posts no blog por os pae

Implicações da culpa (Jorge Hessen)

Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DFMuitas crianças são induzidas a agir de forma sempre “correta”, conforme o padrão do seu meio ambiente, dos valores éticos, das pressões existentes. Quando a criança é obrigada a fazer as coisas dessa ou daquela maneira, todas as vezes que faz de forma diferente desenvolve a culpa. A…Ver mais...
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Procura-se urgentemente quem ouça. E ouça com atenção! de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Dolorosa advertência de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O MAU HUMOR MATINAL de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão O Homem que fizer estas coisas viverás por elas - Estudo (67) Cartas de Paulo de Feeak Minas
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de luciane Duarte de souza
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de André M
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Alberto Neto
quarta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de André Psicologo
quarta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço