Divulgando, Instruindo e Unificando!!!
TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER
O leitor aceitaria advogar para um acusado de diversos crimes, aparentemente indefensáveis e que provocam náuseas?
Como faria para tomar essa decisão?
Levaria em conta o preceito de que “fora da caridade não há salvação”.
Certa vez, o advogado Sobral Pinto deixou seu ponto de vista. Disse que “ o primeiro e mais fundamental dever do advogado é ser o juiz inicial da causa que lhe levam para patrocinar. Incumbe-lhe, antes de tudo, examinar minuciosamente a hipótese para ver se ela é realmente defensável em face dos preceitos da justiça. Só depois de que eu me convenço de que a justiça está com a parte que me procura é que me ponho à sua disposição.“
Se o leitor fosse obrigado, por dever de ofício, a defender o acusado qual conduta adotaria? Pensaria em “delação premiada?”
O que faria se desconfiasse que o acusado é portador do Transtorno da Personalidade Antissocial e que usa uma máscara de sanidade.
No Manual do Residente (de Psiquiatria) da Universidade Federal de São Paulo e Associação dos Médicos Residentes da Escola Paulista de Medicina. São Paulo, Roca, 2014, vemos que este grupo diagnóstico vem cercado de controvérsias e que a atual classificação divide os transtornos de personalidade em dez tipos, agrupados em três clusters.
Uma pessoa pode ser portadora de transtorno que é dificilmente curável, situação onde as perspectivas de tratamento são sombrias. Sabe-se que na reclusão, as tentativas de reintegração social são nulas e assim, o indivíduo, portador dessa disfunção, não deixa a penitenciária em melhores condições.
A antiga denominação de “Personalidade Psicopática” é hoje, ONU, CID-10, o “Transtorno da Personalidade Antissocial”. Na Associação Americana de Psiquiatria, DSM-IV-TR, é encontrada como “Transtorno da Personalidade Dissocial”.
Esses indivíduos são capazes de utilizar uma mascara, mostrando-se altivos e dignos de credibilidade numa entrevista. Até mesmo os profissionais mais experientes já foram enganados por tais pacientes.
Eles apresentam, quase sempre, um aspecto exterior normal, agradável e cativante, mas suas histórias revelam áreas de funcionamento vital desordenado desde o período infantil.
São encontradas nos relatos, as violações das regras, destruição de patrimônio, mentiras, faltas à escola, fugas de casa, furtos, brigas, agressões. Posteriormente vamos encontrar a promiscuidade com amantes e atividades ilegais. Por exibirem características sedutoras, podem provocar certo encanto. Sendo manipuladores, podem impressionar o sexo oposto, mesmo que esses sejam profissionais de saúde. Profissionais das Ciências Jurídicas seriam mais facilmente enganados?
Leigos, como nós, podemos pensar inicialmente que estamos na presença de um neurótico, mas a zona de desarranjo espiritual do antissocial é muito mais acentuada. Dialogando com os espíritos das sombras o pesquisador Hermínio C. Miranda também encontrou uma escala cromática, ampla e variada.
Um profissional, médico ou advogado, pode enfrentar situações muito difíceis, mas é nesta hora que percebemos aquele que foi orientado e se tornou um profissional ético, com consciência crítica, livre, criativa e responsável. Por esse motivo, nos dias de hoje fica ainda mais claro que o maior desafio para a universidade será resgatar princípios morais, que foram responsavelmente trabalhados na sociedade familiar.
Como ser advogado de defesa de um acusado de crimes graves contra a sociedade e que se apresenta com o Transtorno da Personalidade Dissocial? Qual a conduta de um médico diante de uma gestante, HIV reativa, grávida pelo estupro? O que fazer? O que é bom fazer? Qual o bem a ser preservado e o bem a ser promovido? Pensou em aborto?
O leitor deve ser um estudioso, por isso sugiro não perder oportunidade de, com visão espírita, demonstrar como se aplica o “Evangelho”, não ontem, mas no aqui e agora.
https://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2019/01/teoria-e-pratica-o...
https://paespirita.blogspot.com/2019/01/teoria-e-pratica-o-que-e-bo...
Leia mais
http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/juntas-e-misturadas-a-...
http://www.oconsolador.com.br/ano10/470/ca6.html
http://bvespirita.com/Etica,%20Sociedade%20e%20Terceiro%20Milenio%2...
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_t...
http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/ETICA_SOC_TERC_MILENIO_LCF...
http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2015/11/luiz-carlos-formiga...
https://issuu.com/merchita/docs/mascara_de_sanidad_dr_luiz_carlos_f
http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/MASCARA_DE_SANIDADE-TRANST...
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_t...
http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/a-m-scara-e-os-p...
https://espirito.org.br/artigos/etica-sociedade-e-terceiro-milenio-2/
https://issuu.com/merchita/docs/__tica__sociedad_y_tercer_milenio_d
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_t...
Comentar
Quem teve aquela mãe, e ainda de quebra aquela avó?
Essas mulheres maravilhosas trabalham com seus filhos e netos, ainda no período infantil, a “inteligência espiritual” (QS). Foi o que fez o espírito mãe de Francisco Cândido Xavier. Aos cinco anos o menino Chico conversava com sua mãe desencarnada.
Em face da fenomenologia paranormal, em que a mediunidade é de grande expressão, as três variedades – QI, QE e QS – mostrar-se-ão de acordo com os seus diversos graus e alcances. Assim, o fenômeno mediúnico, por fazer parte dos componentes orgânicos, quando ativado alcançará e será envolvido por qualquer tipo de inteligência.
Diante de tal fato, compreendemos o teor das mensagens espirituais reveladas no processo mediúnico, com as características de maior ou menor significado, pela condição de filtragem que a organização mediúnica oferece.
https://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2019/02/onde-mae-errou.html
https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga-2019/
A Lição, resumida, de Kozlovsky o leproso, sobre Evangelho praticado.
Kozlovsky vive sozinho com um anão. A mulher dele fugiu. Mas as autoridades encontraram-na e fizeram-na voltar para tratar dele. Matou-se
Farmacêutico abastado, adoeceu e a miséria colheu-o em suas redes. Por motivos políticos vira-se preso e sofrera o degredo com trabalhos forçados, na Sibéria, e lá tivera início o seu terrível mal, que progredira assustadoramente.
Um monstro de pernas paralíticas, cego, leproso em adiantado grau, e cujas mãos, já sem dedos, porque o mal terrível corroerá as falanges, eram incapazes de algo tentar para os serviços do dono.
O rosto, dir-se-ia máscara diabólica, pela fealdade, pois dele desaparecera já parte do nariz, dos lábios e das orelhas, além dos supercílios, e de cuja pele arroxeada e escalavrada, como se queimaduras a alterassem, destilavam matérias asquerosas, exalando desagradável almíscar, tal um suor pestífero
— Conheces, pois, os Evangelhos, ou a história do Cristianismo do primeiro século? Perguntou o seu interlocutor.
— Conheço, Excelência! O Evangelho há sido o grande esteio onde me amparo para enfrentar as desventuras; o consolo supremo das horas que aqui suporto, entre o amargor da miséria, o opróbrio da doença e a solidão dos afetos. A tal ponto protegeu-me o Evangelho contra as desgraças que me atacaram que, tal como me vê, assim monstruoso e sofredor, desfruto momentos de tão intensa felicidade espiritual.
— Enquanto possuí olhos e a dádiva da vista não me abandonara, li e reli os Evangelhos, procurando assimilar a sua essência. Sobre eles meditei até horas mortas da noite... e consegui encontrar o meio de suprir minha alma de conhecimentos bastante preciosos, para me ampararem quando os olhos se apagassem, vencidos pela moléstia.
Colhido de Ressurreição e Vida, Leão Tolstoi / Yvonne Pereira. Citado no artigo Céu - propriedade particular.
http://paespirita.blogspot.com.br/2018/01/ceu-propriedade-particula...
http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2018/01/ceu-propriedade-...
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/06-01-2018.htm
Cielo propiedad particular
https://issuu.com/merchita/docs/cielo_propiedad_particular_dr_luiz_
Roda de conversa sobre "Dificuldades de relacionamento" com André Sobreiro, José Antonio da Cruz, Ary Dourado e Orson Carrara
17/02 - 9:00 as 10:30h
“Granjeai Amigos”, com Cristiano Abreu Paiva
17/02 - 9:00 as 10:00h
Palestra com Júlio César André (CEFA-Rio Preto/SP)
17/02 - 9:00 as 10:00h
Palestra: Prece Dominical - Joel Beraldo
17/02 - 10:00 às 10:45h
"Estudando a Prece" - Programa Momento espírita com Telma Eid
17/02 - 19:00 as 20:00h
Palestra: As ideias básicas do espiritismo com Sergio Avelhaneda
17/02 - 19:30 as 20:45h
© 2019 Criado por Amigo Espírita.
Ativado por
Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!
Entrar em RAE