Sou um corpo estruturado submetido a leis físicas, uma individualidade, ser único, que gasta energia, amadurece e sofre desgaste. Sou um mundo interior complexo estudado pela psicologia, psiquiatria. Situado num contexto espacial-temporal, lugar e época, que me determina, cultivado num meio de cultura próprio, numa “temperatura” que interfere na curva de crescimento. Vivo num meio artificial e dele recebo influências diversas, como costumes, moralidade, religião, modelo econômico, político. Mas, tenho livre arbítrio.

Tomo decisões, faço opções, aceito, rejeito ou transformo. Posso produzir o bem e, sob o ponto de vista social e político, posso ajudar a transformar a sociedade e as instituições humanas.

Mesmo correndo risco (estresses), posso deixar de ser comum para ser diferente de uma massa, idiotizada pela ideologia, que quer dominar. Quando descubro meus limites, os limites da minha liberdade, fico consciente.  “Ninguém julgue fácil a aquisição de um título referente à elevação espiritual. A erva está longe da espiga, como a espiga permanece distanciada dos grãos maduros.”

O mais forte adversário da alma é o próprio mundo. Ninguém está livre do estresse, mas existem diversos e diferentes modos de lidar com ele.

Uma situação que exija adaptação orgânica e ou emocional produz estresse e gasto de energia superior àquele a que o organismo está acostumado.

Nos estados de estresses há produção de determinadas substâncias importantes durante a adaptação, mas que, liberadas por prazo longo, produz efeito destruidor sobre tecidos, inibindo o crescimento somático e a formação óssea.

Em indivíduos estressados, surgem diversos tons de cinza. Há perda do sono, o que produz déficit na capacidade de síntese molecular do cérebro, necessária à estruturação da memória. Os estressados podem apresentar um número variado de distúrbios, como o envelhecimento precoce.

Há uma gama de tons de cinza, nos quais a relação mente-soma está intimamente intrincada. A síndrome do cólon irritável está associada à ansiedade ou depressão. O estresse produz a imunossupressão dos mecanismos ligados não só às infecções, mas também aos ligados as doenças malignas e as enfermidades auto-imunes.

O estado de saúde é um estado de harmonia tanto interna quanto externa. Devemos estar despertos para o fato de que, quando fixamos a atenção da doença no corpo físico, desviamos da verdadeira origem da enfermidade que, em essência, tem seu start no desequilíbrio energético de natureza mental, emocional e espiritual.

No Journal of Alternative and Complementary Medicine, 2010-12. New York, N.Y., encontram-se artigos que exploram o ramo da Imunologia onde se pesquisa a influência das emoções sobre o trinômio adaptativo (os sistemas imunitário, endócrino e nervoso).

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé! (Paulo,2 Timóteo 4: 7).

Acho que todo biomédico Microbiologista/Imunologista deveria estudar Pedagogia e Psicologia. Se você ainda não morreu nesse carnaval, vai ser legal “morrer estudando”. Vocês lembram do Betinho, naqueles dias de AIDS?

Vocês estão me olhando pensando: - “esse cara vai morrer”. Eu tenho uma péssima notícia. Vocês também vão morrer!  (*)

 

(*) http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/carnaval-e-prote...

 

Exibições: 373

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 24 junho 2020 às 20:00

Alguém ainda tem dúvida de que o Carnaval deveria ter sido cancelado?

 “Se estivermos avançando na direção de algo que irá nos ensinar uma lição valiosa, porém difícil, eles poderão nos mostrar maneiras mais alegres de aprender a mesma coisa.”

“Se resolvermos persistir no caminho original, eles não tentarão nos impedir.”

“Cabe a nós escolhermos a alegria, mas caso aprendamos melhor através da dor e do esforço, os guias espirituais não os afastarão de nós”.

http://www.portalespirito.com/neurj/deixe-claro-para-seu-filho.htm

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 26 fevereiro 2020 às 11:00

Carnaval e Verdades. Que encarnados lucram com o carnaval? O que fazem os desencarnados nesta hora?

Os Anjos da guarda ficam de plantão?

https://www.facebook.com/jacksonfreitas.dossantos.9/videos/15878731...

O Anjo da Guarda sempre estará de plantão. Mas, lembram?

 “Se estivermos avançando na direção de algo que irá nos ensinar uma lição valiosa, porém difícil, eles poderão nos mostrar maneiras mais alegres de aprender a mesma coisa.”

“Se resolvermos persistir no caminho original, eles não tentarão nos impedir.”

“Cabe a nós escolhermos a alegria, mas caso aprendamos melhor através da dor e do esforço, os guias espirituais não os afastarão de nós”.

http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/carnaval-e-prote...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 23 fevereiro 2020 às 9:27

Carnaval.

Atualidades psiquiátricas.

Para as pessoas normais o carnaval é uma festa propícia à afetividade, pois permite e provoca uma saudável liberação de alegria e do bem estar.

 Entretanto, para as pessoas predispostas ou mentalmente anormais ele se constitui em perigosa oportunidade de extravasamento de descargas patológicas, ou se transforma num período excitante capaz de por em marcha uma reação neurótica ou uma psicose latente.

Analisando o Carnaval como época propiciadora dos impulsos patológicos, podemos citar algumas anormalidades frequentemente observadas nessa época, e que servem de material à crônica policial. Leia mais em

 https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2020/02/22/problemas-psiqu...

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 14 março 2019 às 7:42
Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 7 março 2019 às 10:18
Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 6 março 2019 às 19:51

Com Jesus ficou demonstrado que somos seres de natureza espiritual. Daí a importância do cuidado com o universo interior, com o estudo da Ecologia da alma.

O autoconhecimento acelera a evolução individual. Mais evoluídos responderemos de forma mais satisfatória, quando expostos a situações estressantes.

Com duas semanas de conhecimento cristão, já sabemos o que fazer.

Fonte

http://www.oconsolador.com.br/ano11/536/ca3.html

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"DEPOIS DA MORTE Em 1965, Yvonne Pereira diz que “o Evangelho é imortal, uma vez que sempre existirão cérebros e corações necessitados de renovação." Ela fala também sobre “uma…"
6 horas atrás
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
ontem
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
ontem
Helena Padilha de Meneses curtiram o perfil de Helena Padilha de Meneses
segunda-feira
Ícone do perfilNilton Cardoso deu um presente para José Ricardo Fernandes
domingo
Nilton Cardoso e José Ricardo Fernandes agora são amigos
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Hanseníase. Você o conhece? de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"  N.F.P, 23, noiva, não consegue sentir mais os pés, (...) e sua sensibilidade totalmente debilitada. Ela tem hanseníase, doença mais conhecida como lepra. Sua primeira atitude foi querer se suicidar, mas agora,…"
sábado
José Ricardo Fernandes curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
sexta-feira
José Ricardo Fernandes curtiram o perfil de Nilton Cardoso
sexta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Especial de Natal" é Repudiado. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" A atriz Paris Jackson deve interpretar Jesus como uma mulher lésbica no próximo filme. https://observatoriodemusica.uol.com.br/noticia/filha-de-michael-jackson-vai-interpretar-jesus-em-filme-com-artista-que-fez-porno No Brasil…"
1 Jul
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Empoderamento da Mulher. O Exemplo de Norberta de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"NASA renomeia sua sede em homenagem à engenheira Mary W. Jackson A primeira engenheira negra da agência espacial norte-americana trabalhou na construção do túnel de pressão supersônico, que…"
1 Jul

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço