Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen)

 

Jorge Hessen

jorgehessen@gmail.com 

Brasília/DF

 

Os países lutam para ter ou manter o controle de matérias primas, fontes de energia, terras, bacias fluviais, passagens marítimas e outros recursos ambientais básicos. Nessa luta, surgem conflitos que tendem a aumentar à medida que os recursos escasseiam e aumenta a competição por eles.

Na época de Kardec existia cerca de 1,5 bilhão de habitantes na Terra e estima-se que atingiremos, pelo menos, 11 bilhões daqui a três dezenas de anos.

A Fome já castiga mais de 1 bilhão de pessoas. Talvez a Terra produza sempre o necessário, se com o necessário souber o homem contentar-se. Se o que ela produz não lhe basta a todas as necessidades, é porque ele a emprega no supérfluo o que poderia ser empregado no necessário.

A questão é que, em uma sociedade consumista, poucos se contentam com o necessário, por isso não há distinção entre consumismo e materialismo.

Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade. Mas, neste mundo contraditório, temos o cinismo de divulgar a paz produzindo as ogivas de guerra; ansiamos resolver os enigmas sociais intensificando a edificação das penitenciárias, bordeis e motéis.

Dezenove anos se passaram neste novo milênio, porém o resultado da larga arena de lutas fratricidas do século XX ainda ecoa nos vagidos de cada criança que renasce. As atuais teorias sociais permanecem em sua trajetória equivocada, tangendo não raro a linha tenebrosa do extremismo.

É urgente que novas propostas teóricas interpretem a paz social em termos de valores mais transcendentes. Tais teses comprovarão a assertiva dos Espíritos e do Evangelho de que os bens materiais não trazem felicidade.

Tempos de combates sinistros, desde os primeiros anos do século XX, a guerra se instalou com caráter permanente em quase todas as regiões do planeta. Os pactos de segurança da paz oriundos das convenções internacionais após a I Guerra Mundial, não foram senão fenômenos da própria guerra, que culminaram com o apogeu da II Guerra Mundial.

A Europa e o Oriente constituem ainda hoje um campo vasto de agressão e terrorismo. Onde se encontram os valores morais da sociedade contemporânea? Muitas religiões estão amordaçadas pelas injunções de ordem econômica e política.

Não desconsideramos, nessas reflexões, a rejeição que padecem os excluídos da sociedade, porquanto a ganância pelo dinheiro atinge patamares surrealistas. Estarrece-nos a avidez dos adolescentes pelo sexo, quase sempre remetidos aos pântanos da indigência moral.

Hoje em dia, as pessoas vacilam em sair às ruas, defronte dos assaltos e sequestros relâmpagos que têm ocorrido a todo o momento. São ocasiões de muita inquietude e de grande volubilidade emocional.

Ainda sofremos os ressaibos amargosos dos contrastes de uma suprema tecnologia no campo da informática, das telecomunicações, da genética, das viagens espaciais, dos supersônicos, dos raios laser, do mesmo modo em que ainda temos que coexistir com a febre amarela, a tuberculose, a aids, e com todos os tipos de droga (cocaína, heroína, skanc, ecstasy, o crack, oxi etc).

As revelações dos espíritos descerão às almas, como rocio incorpóreo, expressando a paz e a luz de uma nova era. Cremos que abundantes mudanças são aguardadas e o Espiritismo iluminará os corações, reconstruindo a individualidade espiritual para o amanhã que se avizinha.

“Então, perguntar-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? - Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? - E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? - O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes”. (1)

 

Referência bibliográfica:

(1) Mateus 25:36-46

Exibições: 104

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 19 maio 2019 às 11:45

Brasileiros  divulgam espiritualidade na Austrália

https://www.facebook.com/groups/1208922355789777/permalink/27643428...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 18 maio 2019 às 19:41

Revista Espírita novembro de 1861:

“O Espiritismo aos materialistas prova a existência da alma; aos que não creem senão no nada, prova a vida eterna; aos que pensam que Deus não se ocupa das ações do homem, prova as penas e recompensas futuras. Destruindo o materialismo, destrói a maior chaga social. Eis o seu objetivo.”

“Eis o objetivo”.  Nesse sentido vamos ficar devendo sempre a Allan Kardec  e aos confrades espíritas  Marcondinho  e Reynaldo Leite, nesta hora..

http://paespirita.blogspot.com/2019/03/qual-maior-chaga-social.html

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Últimas atividades

Denilson Ferrara curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
20 minutos atrás
Conceição Valadares curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Injusto “passar em branco” – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Libertemo-nos": https://t.co/ZMhNQyzPEW
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

Libertemo-nos

O homem, na essência, é um espírito imortal, usando a vestimenta transitória da vida física. A existência regular no corpo terrestre é uma série de alguns milhares de dias – átomos de tempo na Imortalidade – concedidos à criatura para o aprendizado de elevação. A Crosta do Mundo é o campo benemérito, onde cada um de nós realiza a sementeira do próprio destino.A ciência é o serviço do raciocínio, erguendo a escola do conhecimento.A filosofia é o sistema de indagação que auxilia a pensar.A…Ver mais...
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Injusto “passar em branco” – Orson Peter Carrara": https://t.co/f9XfZjr9xF
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"O  CPP (Código de Processo Penal) e a prova ilegal. Art. 157. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas…"
7 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
8 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara de Carlos Pretti - SCEE
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, com Denilson Ferrara em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

23 junho 2019 de 9 a 10:15
“Palestra Espírita: seus fundamentos e benefícios”, este será o tema da palestra do pesquisador, músico e orador Denilson Ferrara de Posto da Mata, no próximo domingo 23 de junho de 2019, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Denilson usa a música para levar mensagens de paz, amor e compreensão ao próximo. Ele é trabalhador do Grupo…Ver mais...
9 horas atrás
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

No Umbral

Bandidos no Umbralhttp://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2019/06/bandidos-no-umbral.htmlhttps://paespirita.blogspot.com/2019/06/bandidos-no-umbral.htmlMicróbios e bandidos fazem grandes estragos, tanto quanto as guerras.A peste bubônica doença bacteriana matou milhões na Europa e Ásia.Ligou-se o problema ao aumento da população de…Ver mais...
9 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Não se pode servir a Deus e a Mamon - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/Z69qeYW3Bl
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Não se pode servir a Deus e a Mamon - Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/DzcmAOvWRw
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Angela Nardelli e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
20 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/XX7A72aZai
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/eqU519rE60
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O Cisco e a Trave no Olho: a necessidade de autodescobrimento - Raffaela Morais assista pelo youtube… https://t.co/UsmVXLE76K
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Odiar os Pais (Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap: XXIII -Itens 1 a 3) - Lúcia Lage assista no youtube… https://t.co/AtD7g6iyIK
Twitter22 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Orgulho - Palestra de Márcia Maue assista pelo youtube https://t.co/H3LmRi2vCJ https://t.co/vbk22LMtDz
Twitter23 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço