Suicídio. Quando ...

Pessoas sofrem e sem fé no futuro podem chegar ao suicídio. Uns são capazes de resistir a desgraças horríveis, outros se suicidam depois de aborrecimentos ligeiros. Qual a causa desta diferença?

O Presidente Getúlio Vargas (1954), seu filho Maneco (1997) e seu neto Getulinho (2017) suicidaram-se com revólver.

Por outro lado, “leprosos” não chegaram ao vazio existencial. Imprimiram  ritmo em suas vidas, de dar inveja aos “sadios”.

Leda Amaral era jovem e bonita quando a lepra a assaltou. Ficou cega aos 17 anos. Sua determinação era tanta que aprendeu a ler em braile com a língua. (1)

O que está por trás dessas pessoas que resistem diante de problemas tão difíceis?

QUANDO as examinamos, vamos perceber que elas possuem no seu interior uma religiosidade, uma espiritualidade que não encontramos desenvolvida nas pessoas de resistência menor. Elas são capazes de ouvir Deus sussurrando aos seus ouvidos, dizendo que o amanhã será melhor.

Essas pessoas procuram ouvir Deus e conseguem escutá-Lo através de uma letra de música.

Deus nos envia artistas para estimular a esperança, em dias melhores.

Ouçam as palavras, indutoras de fé, (2) cantadas por um artista internacional.

Os compositores, ouvindo Deus, transmitiram  Sua mensagem àquela menina.

QUANDO você estiver sentindo-se cansada, desvalorizada,  QUANDO as lágrimas inundarem seus olhos eu as enxugarei. QUANDO os tempos tempestuosos lhe maltratarem eu estarei com você, a seu lado. QUANDO você não encontrar mais os amigos, Eu me inclinarei como uma ponte sobre as águas turbulentas.

QUANDO você estiver depressiva, solitária nas ruas e o anoitecer for difícil eu lhe confortarei. QUANDO a escuridão se fizer eu lhe darei apoio, QUANDO a dor estiver por todos os lados eu assumirei a parte que lhe compete. É isso mesmo, eu me colocarei como uma ponte sobre as águas turbulentas.

Navegue garota prateada, navegue o seu caminho. Chegou a sua hora de brilhar. Todos os seus sonhos estão a caminho. Vejam como eles brilham. Se precisar de um amigo eu me proponho a navegar junto com você. Eu acalmarei seus pensamentos.

Diante do sofrimento extenuante, lembre-se que há sempre um amanhã, você pode esperar, não desista, há sempre uma chance de descobrir algo maravilhoso.

O que acabamos de registrar acima foi inspiração de Deus que fez a mensagem percorrer o planeta através da voz privilegiada. Podemos escutá-la antes de prosseguir a leitura. “Ouça Deus”. (2)

Você acredita que Deus possa falar através da poesia?

O poeta brasileiro sabia que Deus falava às “garotas prateadas” e assim nos deixou essa pérola.

Filha minha!

QUANDO, nas horas de íntimo desgosto, o desalento te invadir a alma e as lágrimas te aflorarem aos olhos, busca-me: eu sou aquele que sabe sufocar-te o pranto e estancar-te as lágrimas;

QUANDO te julgares incompreendido dos que te circundam e vires que, em torno, a indiferença recrudesce, acerca-te de mim: eu sou a LUZ, sob cujos raios se aclaram a pureza de tuas intenções e a nobreza de teus sentimentos;

QUANDO se te extinguir o ânimo para arrostares as vicissitudes da vida e te achares na iminência de desfalecer, chama-me: eu sou a FORÇA capaz de remover-te as pedras dos caminhos e sobrepor-te às adversidades do mundo;

QUANDO, inclementes, te açoitarem os vendavais da sorte e já não souberes onde reclinar a cabeça, corre para junto de mim: eu sou o REFÚGIO, em cujo seio encontrarás guarida para o teu corpo e tranquilidade para o teu espírito;

QUANDO te faltar a calma, nos momentos de maior aflição, e te considerares incapaz de conservar a serenidade de espírito, invoca-me: eu sou a PACIÊNCIA, que te faz vencer os transes mais dolorosos e triunfar das situações mais difíceis;

QUANDO te debateres nos paroxismos da dor e tiveres a alma ulcerada pelos abrolhos dos caminhos, grita por mim: eu sou o BÁLSAMO que te cicatriza as chagas e te minora os padecimentos;

QUANDO o mundo te iludir com suas promessas falazes e perceberes que já ninguém pode inspirar-te confiança, vem a mim: eu sou a SINCERIDADE, que sabe corresponder à franqueza de tuas atitudes e à nobreza de teus ideais;

QUANDO a tristeza e a melancolia te povoarem o coração e tudo te causar aborrecimento, clama por mim: eu sou a ALEGRIA, que te insufla um alento novo e te faz conhecer os encantos de teu mundo interior;

QUANDO, um a um, te fenecerem os ideais mais belos e te sentires no auge do desespero, apela para mim: eu sou a ESPERANÇA, que te robustece a fé e te acalenta os sonhos;

QUANDO a impiedade recusar-se a relevar-te as faltas e experimentares a dureza do coração humano, procura-me: eu sou o PERDÃO, que te levanta o ânimo e promove a reabilitação de teu espírito;

QUANDO duvidares de tudo, até de tuas próprias convicções, e o cepticismo te avassalar a alma, recorre a mim: eu sou a CRENÇA, que te inunda de luz o entendimento e te habilita para a conquista da Felicidade;

QUANDO já não provares a sublimidade de uma afeição terna e sincera e te desiludires do sentimento de teu semelhante, aproxima-te de mim: eu sou a RENÚNCIA, que te ensina a olvidar a ingratidão dos homens e a esquecer a incompreensão do mundo;

E QUANDO, enfim, quiseres saber quem sou, pergunta ao riacho que murmura e ao pássaro que canta, à flor que desabrocha e à estrela que cintila, ao moço que espera e ao velho que recorda. Eu sou a dinâmica da vida, e a harmonia da Natureza: chamo-me AMOR, o remédio para todos os males que te atormentam o espírito.

Estende-me, pois, a tua mão, ó alma filha de minh’alma, que eu te conduzirei, numa sequência de êxtases e deslumbramentos, às serenas mansões do Infinito, sob a luz brilhante da Eternidade.

De Deus, o Pai, a mensagem mais poderosa veio através de Jesus. (4)

O Cristo Consolador.

Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (Mateus, 11: 28- 30.)

Que possamos ouvir Deus, falando em nosso íntimo, “o melhor ainda está por vir”.

Não podemos deixar de vigiar  e deixar que a doença da incredulidade  nos contamine.

Nos dias cinzentos, entreguemo-nos em Tuas mãos e digamos ao Senhor: confio que Tua solução será o melhor para mim. Por isso, aceito. Seja feita a Tua Vontade e não a minha. Por me socorreres, agradeço-Te antecipadamente.

Mesmo diante de um sofrimento extenuante, há sempre uma chance de descobrir algo maravilhoso. Se a incredulidade se soma ao nosso maior problema e nos recusamos a admitir a imortalidade da alma; se pensamos que a morte do corpo mata a vida, devemos aceitar o convite para assistir e refletir com um vídeo do “Movimento de Amor ao Próximo”.  Nele, há testemunhos da realidade da imortalidade da alma. Testemunhos dos que viram e creram, como São Tomé. (5)

Para alguns cientistas não existe vida depois da morte, no entanto eles não podem falar daquilo que não investigaram. Não podem  nos informar sobre tristezas ou alegrias, depois da morte do corpo. Suas opiniões valem tanto quanto uma nota de três reais. Viva a Vida!

 

Clique no link. Leia e escute.

  1. Ecologia da Alma. https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2017/10/02/ecologia-da-alm...
  2. "Bridge Over Troubled Water"

http://www.youtube.com/watch?v=e20kFK4Mf0A

http://www.youtube.com/watch?v=ZQxMoel34Sc

  1. Quando. Livro "O Primado do Espírito" cap. 2, pág. 16-18, 3°.edição ampliada 1965, Editora Síntese Ltda., Divinópolis - M.G., Brasil.

http://www.redeamigoespirita.com.br/video/quando-rubens-romanelli-v...

http://www.rubensromanelli.net/quand.html

  1. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

 https://febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/obras/evange...

  1. https://www.facebook.com/map.org.br/videos/1085319741657212/

 

Exibições: 250

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 2 março 2020 às 16:57

Suicídio X Superação

O que está por trás dessas pessoas que resistem diante de problemas tão difíceis?

https://www.facebook.com/jo.teixeira.946/videos/2552505204989553/

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 1 março 2020 às 20:09

Há relato de suicídio entre “espíritas”?

Conforme relatório da Organização Mundial de Saúde 10 a 20 milhões de pessoas no mundo tentam se suicidar. O Brasil está entre os dez países com maior número absoluto de suicídios. Somente uma dor muito profunda pode explicar o suicídio entre os espíritas, pois estão de posse do conhecimento da imortalidade da alma e do sofrimento de estar ligado a um corpo sem vida.

Um estudo mostra que a concepção suicida foi mais frequente entre mulheres, em adultos de 30 a 44 anos, nos que vivem sozinhos, entre os espíritas e os de maior renda. O planejamento ocorre quando a pessoa organizou mentalmente estratégias sobre a forma com que irá tirar a própria vida. (1)

Diante do sofrimento, com dor na alma extenuante, procure um Centro Espírita (2) e “tome” passes. Mas não despreze a ajuda de profissionais de saúde.

  1. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/smad/v12n2/pt_07.pdf
  2. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_t...

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 19 fevereiro 2020 às 6:42

Por que não cometeu suicídio?

Outros o fazem depois de aborrecimentos ligeiros.

Diante das dores pessoas religiosas e/ou espiritualizadas parecem possuir vantagens, como Jerônimo Mendonça. Foi um gigante deitado.

http://www.oconsolador.com.br/ano12/578/especial.html

Depois da Artrite Reumatóide Progressiva acabou tendo que ficar numa cama ortopédica.

O quadro enfermo de Jerônimo era tão desolador que mesmo sob efeito medicamentos, seus amigos tiveram que fabricar uma cama especial e colocar sobre seu peito um saco de areia de 30 quilos para que ele pudesse suportar a dor.

Da Biografia de Jerônimo Mendonça. Os clássicos do Espiritismo no Brasil

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Clas...

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 14 setembro 2019 às 17:29

QUE TAL SAIR POR AÍ SEMEANDO ESPERANÇA?

 

Título questão convite espírita (1).

O Centro Espírita poderia formar um grupo pequeno, cinco pessoas, para elaborar um projeto para divulgar o Espiritismo aos não espíritas. (2)

No Livro Obras Póstumas (3) a popularização do Espiritismo é recomendada. O Evangelho Segundo o Espiritismo (4) diz que: a árvore do Cristianismo deve dar os frutos de vida, de esperança e da fé. A árvore que dá bons frutos deve distribuí-los para todos.

A inteligência espiritual necessita bom cultivo para o crescimento. Pode ser estimulada discutindo as evidências oferecidas pela Neurociência.

Neurocientistas indicam que a consciência é independente do cérebro e que continua depois da morte. Sabemos que sua negação, pura e simples, não é uma atitude científica, estando no domínio da ideologia. Contra fatos não existem argumentos. No entanto, existem as versões.

 Estas versões, repetidas à exaustão na escola e na universidade, acabam encontrando eco, em criaturas mal preparadas na família. Já os neurocientistas encontram evidências da vida após a morte. (5)

Não só em Setembro-Amarelo devemos falar de Vida, Esperança e Fé aos não Espiritas. (6) Entre os que desistem dela, estão em maior número.

 

  1. https://www.letras.mus.br/marielza-tiscate/958409/
  2. http://bvespirita.com/Implantando%20a%20Cultura%20do%20Dialogo%20no...
  3. https://www.livrariadeluz.com.br/loja/obras-postumas-feb-normal.html
  4. https://www.extra.com.br/livros/livrosdereligiaoeespiritismo/livrod...
  5. https://jornalcienciaespirita.spiritualist.one/neurocientistas-enco...
  6. https://issuu.com/merchita/docs/vida_esperanza_y_fe_para_no_espirit

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 12 setembro 2019 às 19:30
Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 12 setembro 2019 às 19:06
Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 9 setembro 2019 às 21:04

SUICIDIO. CUANDO…

Las personas que sufren y no tienen fe en el futuro pueden llegar al suicidio. Algunos son capaces de soportar problemas horribles, otros se suicidan después de pequeñas molestias. ¿Cuál es la causa de esta diferencia? El presidente Getúlio Vargas (1954), su hijo Maneco (1997) y su nieto Getulinho (2017) se suicidaron con revólver.

Por otro lado, los “leprosos” no alcanzaran el vacío existencial.

Marcan el ritmo en sus vidas, de envidiar a los “sanos”.

Leda Amaral era joven y hermosa cuando la asaltó la lepra. Ella era ciega a los 17 años. Estaba tan decidido que aprendió a leer Braille con la lengua. (1)

¿Qué hay detrás de estas personas que resisten frente a problemas no difíciles?

https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga-2019/

 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Ante o Convid-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece (Jorge Hessen) de os pae
"Ante o COVID-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece. Entrego-me em tuas mãos, Senhor, confio que Tua solução será o melhor para mim, por isso aceito, que seja feita a Tua Vontade e não a minha.…"
6 horas atrás
marina kione e francisco carvalho da Silva agora são amigos
22 horas atrás
André Sobreiro e Márcio Pereira de Souza agora são amigos
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Vai, e não Peques mais!

Sidney FernandesVárias condições são necessárias para que o passe espírita favoreça o candidato ao benefício. A câmara de…Ver mais...
ontem
Ditinha Calixto agora é amigo de Juliano Scrignoli, André Luís Bettoni, Viviane Patricia Granetto e 2
ontem
Márcio Pereira de Souza e Regina A. agora são amigos
ontem
Márcio Pereira de Souza curtiram o perfil de Claudio Palermo
ontem
Márcio Pereira de Souza entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE…Ver mais...
ontem
Arthur Silva Filho e Angelita Bagatin agora são amigos
ontem
Luciane Soares entrou no grupo de Maurício de Araújo Zomignani
Miniatura

Transição Planetária

Grupo para quem quer se dedicar à reflexão sobre o momento de transição que vimos atravessando no mundo e dentro de nós mesmos. Ver mais...
ontem
Isabelly Tomazini talvez participe do evento de Erika Silvira
Miniatura

18° Encontro Amigos da Boa Nova em Internacional Eventos Guarulhos

25 abril 2020 de 10 a 19
18° Encontro Amigos da Boa Nova No dia 25 de abril acontece o 18° Encontro Amigos da Boa Nova no Espaço Internacional…Ver mais...
sábado
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
sábado

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço