"EXCESSO DE AUTO CONFIANÇA, O QUE É ISSO???"

              " A expressão popular "EGO INFLADO", se refere a um aparente excesso de confiança em si mesmo, um sentimento de ser superior aos demais, e isso transparece em condutas arrogantes.

Comumente, essa máscara esconde um sentimento de inadequação e de competência.

A pessoa coloca-se como dono (a) da verdade, se fechando para ajudar os (as) demais, se tornando menos colaborador (a), por conta da necessidade de se destacar ou de dominar os (as) demais, achando que só ele (a) sabe tudo, e o que faz é sempre o certo.

          Precisa-se voltar atrás em certas atitudes que nos mostram, que não é difícil encontrar em todos os cantos pessoas que não cabem em si, tamanho o ego delas. Aquele tipo de pessoa que se acha e se julga a melhor, mais inteligente e que em todas as respostas é a dona da razão se considerando a mais inteligente e experiente.

A lista de qualidades nunca termina, e quando alguém comenta a respeito delas, costuma dizer: "Fulano (a), tem um ego maior que ele (a).

Para reconhecer uma pessoa de " EGO INFLADO", basta permanecer alguns minutos no mesmo ambiente. Estas pessoas tem a visão distorcida sobre a sua imagem, acreditam serem realmente melhores do que são, geralmente é muito comum perceberem que, trazem na sua imaginação recordações de sua infância, pois o berço mostra a maneira como foram educadas, pela supervalorização de seus pais e familiares, que as cobrem de mimos e admiração, elogiando-as de maneiras exageradas, em muitos momentos.

O grande problema maior, é que elas crescem acreditando nisso. A palavra ego, por si só já atrai uma atenção negativa.

Temos a impressão que está diretamente ligado as atitudes egoístas, centradas no próprio ser individualista.

Mas o ego não é apenas um conjunto de atitudes, muito pelo contrário, ele é o centro da consciência de um ser humano.

Chega-se a conclusão de se dizer, que ele é a somatória de idéias, pensamentos, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais, em muitos aspectos da vida pessoal e profissional que estão ligadas a sua capacidade de equilibrar a auto confiança e  humildade.

Caso contrário, se corre o risco de serem mal interpretados (as), vendo seus esforços irem por água abaixo.

          Para realizar um bom trabalho de mediador, é preciso cultivar e fortalecer o ego, com muita informação e com desenvolvimento da inteligência, a harmonização dos sentimentos e o cultivo das potencialidades, sem cair no egoísmo e nem ao egocentrismo.

Nos diz Jesus Cristo, que quando o ser humano se conhecer melhor, saberá entender o que E'le nos fala sempre: " CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ".

No meu entender, o ego não é algo teórico e sim pessoal e intransferível concreto e vivo.

Existem tantos egos, como quantas pessoas existem no mundo. De maneira geral esses egos são todos considerados heróis, em busca do " SANTO GRAAL".

Todos nós estamos nesse mundo vivendo, experimentando todo tipo de frustrações, derrotas, vitórias e sucessos, temos um ego nos conduzindo e nos norteando na busca incessante de um caminho de volta para casa.

Ego, o que você pensa que é???

Ego é personalidade que vem de persona máscara. É na verdade uma identidade social, é uma estrutura feita para nos defender da sobrevivência. 

Basicamente o ego vive no medo, numa constante posição de defesa diante da vida, porque é baseado na premissa de que, temos de ser diferentes do que somos, para sermos aceitos socialmente.

O indivíduo apenas chega a auto realização, quando percebe que o ego não é o fim mas uma escada, um amadurecimento para um outro processo mais fluído e mais criativo de vida, que não seja baseado no medo, mas sim de amor.

As definições de ego variam de acordo com diferentes teorias sobre a mente humana, mas o significado popular do termo " SER", fere a consciência que cada ser tem em si a percepção da própria identidade e até mesmo ao orgulho próprio.

Portanto o excesso de auto confiança, permite que o egoísmo é que se apresenta como foco negativo, é ele que retrata a pessoas que tem o foco, totalmente centrado nelas mesmas.

Pois o fato é que o egoísmo, por passar uma sensação de consciência, tenta se contrapor a qualquer coisa, que possa ameaçá-lo e é ai que o ego se instala, que faz com que pessoas se inflam, tendo uma visão distorcida sobre a própria imagem, acreditando que realmente são melhores do que são e das outras pessoas.

Ego é medo, falta de limpeza na consciência e necessidade do amor Divino.

E quando falta o verdadeiro amor, é um convite para buscar Cristo e colocá-lo dentro do coração, só assim o egoísmo, não será mais o egoísmo e sim amor, caridade e paz interior, pelas manifestações de alegria e crescimento que vem junto com o poder maior de Nosso Senhor.

Vibrações de muito equilíbrio e paz em sua vida. Jesus Carlos Uchôa- sp. 

Exibições: 829

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Por que ideias não espíritas são ensinadas nos centros espíritas?

Pode ser que ao ler o título deste texto você imagine que se trata de uma espécie de censura ou proibição a alguma ideia veiculada no centro espírita. Por isso, faço o convite para que prossiga na leitura, pois, adianto, não se trata de censura ou proibição de qualquer…

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Últimas atividades

Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

1 – Enfatiza-se no meio espírita o fato de que estamos em plena transição na sociedade planetária, de Mundo de Provas e Expiações para Mundo de Regeneração. É isso mesmo?Depende do ponto de vista. Imaginemos que façamos uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro como andarilhos. Desde a saída estaremos em trânsito a caminho do Rio, mas ainda longe de nosso destino. Imagino que o fato de estarmos em transição para o Mundo de Regeneração não significa que estejamos às suas portas.2 – No que você…Ver mais...
13 horas atrás
Erika Silvira postou um evento
Miniatura

Workshop Controle da Mente- Desperte o Poder da sua Consciência em Local: Hotel Braston

28 setembro 2019 de 9 a 16:30
Diante de tantos desafios diários quais são os passos para ter uma mente mais saudável? Como podemos evitar síndromes da mente ?Todas essas respostas estarão no Workshop Controle da Mente - Desperte o Poder da sua Consciência.O encontro contará com um time de palestrantes especialistas de destaque na área da saúde mental, unindo medicina e espiritualidade.Participação: Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, Dr. João Lourenço Navajas, Marcelo Bispo e Raquel BacchiegaGaranta já seu ingresso ligando para…Ver mais...
14 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Anália Franco-"A Grande Dama da Educação Brasileira". de Liudmila Carla Pinheiro
"Anália Franco. Gratidão O lar Anália Franco, Rio de Janeiro (1, 2) foi fundado em 22 de outubro de 1922. Em 2017 a direção programou o Seminário Anália Franco, o Evangelho Aplicado à…"
ontem
Armando Jorge Pereira Carvalho curtiram o perfil de Georgia
ontem
Sergio Bini curtiram a discussão Chorando para realizar de Maria Luci Sales Marques
ontem
Sergio Bini curtiram a discussão DIAS DE SOMBRA - JOANNA DE ÂNGELIS E DIVALDO PEREIRA FRANCO de Maria Luci Sales Marques
ontem
Ícone do perfilAna Mafalda Candy, Shirley Cristiane Amaral, Augusto Cesar Sousa e mais 3 pessoas entraram em RAE
domingo
Shirley Cristiane Amaral curtiu a postagem no blog SABER SOFRER - Richard Simonetti ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Shirley Cristiane Amaral curtiu a postagem no blog SABER SOFRER - Richard Simonetti ::: de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Posts no blog por LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA

“Dia dos Pais”

Alguns podem pensar e admitir que a lei  é exageradamente generosa. (1) Tremembé, São Paulo, possui pais famosos. (2) Mesmo condenado pela Justiça após ter matado uma filha, o detento paradoxalmente poderá deixar a Penitenciária devido ao “benefício da saída temporária de Dias dos Pais”.“No projeto de lei anticrime, consta a vedação de saídas temporárias da prisão para condenados por crimes hediondos”. (3) O texto final poderá apresentar alterações advindas da Câmara dos deputados e do…Ver mais...
domingo
Elmira Vaz Malheiros comentou a página Colabore com a Rede Amigo Espírita de Amigo Espírita
"CANCELAR MEU NOME IMEDIATAMENTE. DESISTO DO RAE. obrigada !"
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani curtiram o evento Joanna de Ângelis e Divaldo Franco de Amigo Espírita
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani curtiram o perfil de Fernanda de Moraes Cippiciani
domingo
Fernanda de Moraes Cippiciani curtiram o perfil de Fernanda de Moraes Cippiciani
domingo
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Ondas do Pensamento

A questão de número oitenta e oito de O Livro dos Espíritos nos esclarece que o Espírito pode ser comparado a um clarão, uma fagulha, uma centelha etérea.Na questão seguinte, oitenta e oito “a”, o Emérito Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, pergunta se o espírito tem cor, e a resposta dos Orientadores Espirituais diz que sim, e que essa cor pode variar do escuro…Ver mais...
domingo
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog O aforismo “Fora da caridade não há salvação” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sábado
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sábado
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog SAIR PELA MESMA PORTA. SUPERSTIÇÕES. de Nilton Cardoso Moreira
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog LUZ PARA TODOS de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
sexta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço