A diversidade religiosa corresponde à diversidade humana

Neste Natal, em que todos os Cristãos se confraternizam em memória ao nascimento do Cristo, paremos para celebrar também a diversidade de crenças e de suas expressões, convidando as diferenças ao abraço fraterno do entendimento universal.

A religiosidade é um fenômeno inerente ao ser humano e suas marcas estão espalhadas pelos achados arqueológicos de todos os períodos históricos. A expressão dessa religiosidade se diversifica em uma grande quantidade de formas, cultos, crenças, mas todas baseadas nos princípios fundamentais Deus, alma e uma realidade que transcende o mundo material.

As diversas expressões da religiosidade encontram dificuldades em conviver de forma harmoniosa, uma vez que todas buscam 'a verdade'. Nesta busca da 'verdade' as 'verdades' se chocam e se contradizem quando colocadas em comparação umas com as outras. A espiritualidade superior, porém, afirma, através dos mecanismos da mediunidade, em especial a psicografia, que todas as religiões são escolas de espíritos, todas atendem a necessidade de educar-se para a transcedência, todas levam ao mesmo destino: viver como espíritos eternos; e atendem a diversidade de idades evolutivas em que se encontram os indivíduos.

Vejamos como isto é afirmado pelo orientador espiritual Áulus, que conduziu o aprendizado do Espírito André Luiz sobre mediunidade, descrito no livro 'Nos Domínios da Mediunidade', psicografia de Chico Xavier:

A religião digna, qualquer que seja o templo em que se expresse, é um santuário de educação da alma, em seu gradativo desenvolvimento para a imortalidade (XAVIER; LUIZ, 1955, p. 278).

(...) É preciso considerar que nem todos possuem idêntica idade espiritual e que a Humanidade Terrestre, em sua feição de conjunto, ainda se encontra tão longe da angelitude quanto a agressiva animalidade ainda está distante da razão perfeitamente humana.

É muito cedo para que o homem se arrogue o direito de apelar para a Verdade Total... Por agora, é imprescindível trabalhe intensamente, com devoção ardente e profunda ao bem, para atingir mais amplo discernimento das realidades fragmentárias ou provisórias que o cercam na vida física e, considerada a questão nesse aspecto, estejamos convictos de que a ausência de escolas do espírito ou a supressão dos instrutores constituiriam a multiplicação dos hospícios e o rebaixamento do nível moral, porque sem o apelo à dignificação da individualidade, em processo de crescimento mental e de sublimação no tempo, não poderíamos contar senão com a estagnação nas linhas inferiores da experiência. (XAVIER; LUIZ, 1955, p. 279).

Percebemos assim a necessidade de que afirmações como estas sejam popularizadas, para que as pessoas desenvolvam um olhar de empatia para a crença e a expressão da religiosidade do outro, sabendo que todas as religiões servem ao progresso dos espíritos, atendendo-os conforme as suas particularidades e idades evolutivas.

Vai ter Espírita achando que o espiritismo se situa dentre "as mais evoluídas". Fazer esses juízos de valor é bem típico do egoísmo em que ainda nos situamos. Vale lembrar que o saber Espírita, na maioria das vezes, é um "tiro de misericórdia" no coração de quem já não acreditava em nenhuma outra escola de espiritualidade. Feliz daquele que conseguiu crer em uma transcedência sem precisar "vê-la".

Feliz Natal a todxs

e paz na Terra.

Referência

XAVIER, Francisco Cândido. LUIZ, Espírito André. Nos Domínios da Mediunidade. Federação Espírita Brasileira - FEB - 22ª ed. BN 10.021. 12/1994. Copyright 1955 by.

Exibições: 112

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

Isabelly Tomazini talvez participe do evento de Erika Silvira
Miniatura

18° Encontro Amigos da Boa Nova em Internacional Eventos Guarulhos

25 abril 2020 de 10 a 19
18° Encontro Amigos da Boa Nova No dia 25 de abril acontece o 18° Encontro Amigos da Boa Nova no Espaço Internacional…Ver mais...
13 horas atrás
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
13 horas atrás
Isabelly Tomazini curtiram a discussão Reflexões sobre as Leis Naturais. de Wellington Balbo
13 horas atrás
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
13 horas atrás
Alexandre Nunes comentou a postagem no blog Ante o Convid-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece (Jorge Hessen) de os pae
"Divaldo P. Franco Periodicamente a sociedade é sacudida por sofrimentos coletivos que a fazem estertorar. Calamidades de vário tipo tomam conta das multidões e se descobre que os grupos sociais não estão…"
22 horas atrás
Alexandre Nunes curtiu a postagem no blog Ante o Convid-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Angelita Bagatin curtiu a postagem no blog Falsas cartas mediúnicas na era de Facebook (Jorge Hessen) de Codificador do Paracleto
ontem
Alexandre Nunes curtiu a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Angelita Bagatin curtiu a postagem no blog Livro do Espiritos - cap VI - Lei de Destruição de Arthur Silva Filho
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog CUIDADO COM A OVER-DOSE! “VIVER É MELHOR QUE SONHAR" de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Na no final da década de 1990, uma menina foi a óbito por causa da difteria. Tinha sido competentemente medicada num Hospital Universitário. Como aceitar e explicar a ocorrência? Esse agente etiológico é…"
ontem
Carlus Martel comentou a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
"Com certeza por “lá” não há “vasos sanitários” e mictórios.  Infelizmente o livro "Violetas na Janela"  descreve que há banheiro nas colônias…"
ontem
os pae curtiu a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço