Transtorno da Personalidade Antissocial

Uma pessoa pode ser portadora de um tipo de transtorno dificilmente curável, onde as perspectivas de tratamento são sombrias. Na reclusão, as tentativas de reintegração social são nulas. Assim, o indivíduo, portador dessa disfunção, não deixa a penitenciária em melhores condições.

A antiga denominação de “Personalidade Psicopática” é hoje, ONU, CID-10, o “Transtorno da Personalidade Antissocial”. Na Associação Americana de Psiquiatria, DSM-IV-TR, é encontrada como “Transtorno da Personalidade Dissocial”.

 “Os pacientes podem mostrar-se, utilizando uma mascara de sanidade, altivos e dignos de credibilidade numa entrevista. Na realidade estão tensos, escondem a hostilidade, a irritabilidade e a cólera.”

 “Uma investigação diagnóstica completa deve incluir um exame neurológico minucioso, uma vez que esses pacientes costumam exibir eletroencefalogramas anormais e leves sinais neurológicos sugestivos de um dano cerebral mínimo na infância.”

Apresentam quase sempre um aspecto exterior normal, agradável e cativante, mas suas histórias revelam áreas de funcionamento vital desordenado desde o período infantil, antes dos 15 anos. São encontradas nos relatos, as violações das regras, destruição de patrimônio, mentiras, faltas à escola, fugas de casa, furtos, brigas, agressões. Posteriormente são encontradas a promiscuidade com amantes e atividades ilegais.

Esses pacientes por exibirem características sedutoras, podem provocar certo encanto. Sendo manipuladores, podem impressionar o sexo oposto, mesmo que esses sejam profissionais de saúde.

Mesmo quando são espancados pelos fatos demonstrativos de seu comportamento antissocial, podem demonstrar ausência de ansiedade ou depressão.

Também podem demonstrar uma boa inteligência verbal, o que impressiona a muitos.(2)

Até mesmo os profissionais mais experientes já foram enganados por tais pacientes.

No duelo que se trava hoje entre “esquerda e direita” esses pacientes poderiam chegar a ser candidatos a cargos eletivos.

Na condição de espíritos, comparecendo a uma reunião de socorro e tratamento de desencarnados, seriam de difícil diálogo.

Leigos, como nós, podemos pensar inicialmente que estamos na presença de um neurótico, mas a zona de desarranjo espiritual do antissocial é muito mais acentuada.

 

Dialogando com os espíritos das sombras o pesquisador Hermínio C. Miranda encontrou uma escala cromática, ampla e variada. (3)

 

Todos, quase sempre se deixaram dominar por invencível vaidade.Demoram-se na doce e venenosa contemplação narcisista da própria inteligência, fascinados pelos seus mecanismos, sua engenhosidade e os belos pensamentos que produzem. Julgam-se geniais — e muitas vezes o são mesmo. São bons argumentadores e, quando movidos para objetivos bem definidos, tornam-se verdadeiramente difíceis de serem despertados, pois se acham solidamente convencidos do poder e da força das suas próprias fantasias, suas doutrinas, suas ideologias, seus sofismas e suas autojustificações.

 

Na mesa da reunião mediúnica, não se exaltam, nem dão murros. Parecem, mesmo, suaves e tranquilos. Têm respostas prontas e engenhosas para tudo, fazem perguntas bem formuladas, procurando confundir, para desarvorar o interlocutor. Ao cabo de algum tempo de observação atenta, descobrimos que o intelectualismo é como qualquer outra forma de fuga; é também um esconderijo, para o Espírito que reluta em enfrentar uma realidade dolorosa.

 

Só poderemos ajudá-lo se conseguirmos restabelecer o vínculo entre o cérebro e o coração.

 

Quando encarnados podem ocupar cargos eletivos, por isso seria bom se pudéssemos, com um psicoscópio, saber se o político antes de candidatar-se, fez a si três questões:

  • Sente-se capaz de executar as tarefas, sem quebrar o país e prejudicar os mais pobres?

  • A equipe de governo vai se sentir feliz em trabalhar com você, mesmo sem receber adicionais?

  • Vai resistir ao desejo de eternizar o mandato presidencial? (4)

"Poder possui duplo sentido. Um é a posse de poder sobre alguém. O outro é a posse de poder para fazer algo, o que nada tem a ver com dominação, mas maestria no sentido de capacidade. Aí, poder significa potência. Dominação e potencia são excludentes, uma vez que o primeiro é a perversão do segundo". (5)

 

Freitas diz que os pacientes com personalidade antissocial são altamente representados pelos chamados vigaristas. São capazes de convencer outros indivíduos a participarem de esquemas que envolvam modos fáceis de obter dinheiro ou de adquirir fama e notoriedade. "

 

Não se pode confiar neles para levar adiante qualquer projeto, ou aderir a qualquer padrão convencional de moralidade.

 

Fazem parte de sua história a promiscuidade, o abuso do cônjuge, o abuso infantil e a condução de veículos sob os efeitos do álcool. Parecendo desprovidos de consciência, nunca apresentam remorso pelas ações praticadas. (2)

 

O cidadão é responsável pela escolha do Presidente?

 

Será responsável pelos resultados do governo?

 

A resposta do espírito estimula o voto consciente: "quando você votar e o país tomar o rumo, então você é responsável, porque o rumo que o país seguir, será o resultado do homem que você escolheu."

 

Continuo dando meu voto a Zaqueu, o candidato ficha limpa. Muitos gostariam de ter um parente como ele (6). Como é diferente de alguns filhos de políticos atuais!

 

No Manual do Residente de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo encontramos que "o risco de parente de primeiro grau desenvolver o transtorno é maior".

 

Olho neles! Cuidado para não se tornar corresponsável pelo voto. 

 

Leitura complementar:

 

 

 

(3) Diálogo com as Sombras

 

 

 

Exibições: 625

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 7 julho 2019 às 0:04

Do Berço até o Túmulo. Perdas e Danos.

O psiquiatra Lyle Rossiter, no livro The Liberal Mind: The Psychological Causes of Political Madness, explica que acontecimentos ocorridos durante a formação da personalidade, podem causar uma série de problemas psiquiátricos. Eles podem ser rotulados de esquerdismo. 

Dr. Rossiter classifica-os em dois tipos polares: benignos e radicais. Os radicais são aqueles que no agir causam dano a outros indivíduos. Por outro lado, benignos, moderados, não são menos importantes, uma vez que dão sustentação aos radicais. A obra fala sobre o tratamento clínico realizado por um psiquiatra forense. 

Liberal Mind oferece exame da loucura política, relevante nos dias que correm: - aqueles esforços feitos pela esquerda radical para controlar pessoas desde o berço até o túmulo.

A agenda esquerdista recomenda a negação da responsabilidade pessoal, promove a dependência do governo, a indulgência sexual, racionaliza a violência, pede desculpas pela obrigação financeira, justifica o roubo, ignora a grosseria, denigre o matrimônio e a família, legaliza os abortos, desafia a tradição social e religiosa, declara a injustiça da desigualdade, e se rebela contra os deveres da cidadania, entre outras

O político de esquerda promete garantir o bem-estar material, fornecendo saúde para todos, protegendo a autoestima de todos, corrigindo as desvantagens sociais e políticas, educando cada cidadão, eliminando todas as distinções de classe.

O radical ataca os fundamentos da liberdade civilizada. Dadas as suas metas irracionais, métodos coercitivos e fracassos históricos, juntamente aos seus efeitos perversos sobre o desenvolvimento do caráter, não pode haver dúvida da loucura contida na agenda radical. Só uma agenda irracional defenderia uma destruição sistemática dos fundamentos que garantem a liberdade organizada.

Apenas uma pessoa irracional iria desejar que o Estado decidisse a  sua vida por ele, ao invés de criar condições de segurança para que ele possa planejar e executar sua própria vida.

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 15 dezembro 2018 às 8:20

Magno Fundamentalismo

Damares Alves, “uma menina abusada pode ser ministra da República.”  (1) Mas, “do ponto de vista da democracia”, diz Demétrio Magnoli, “não existem diferenças essenciais entre Damares e os fundamentalistas islâmicos que governam a Arábia Saudita, o Irã, o Sudão e a Faixa de Gaza”.

Que se saiba, a futura ministra Damares Alves nunca pensou em enforcar um infiel em seu pé de goiaba. Mas isso, segundo o colunista da Folha de S. Paulo, não é essencial – é só um detalhe. (2)

Em 1988, no preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB 88) o constituinte original permitiu interpretar que o Estado é laico, mas não é ateu: "Promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da Republica Federativa do Brasil".

Nossa Constituição consagra como direito fundamental a liberdade de religião. Assim, o Estado deve proporcionar a seus cidadãos um clima de perfeita compreensão religiosa sem intolerância e fanatismo. Apesar da norma, as agressões parecem não ter fim.  (3)

  1. https://www.oantagonista.com/brasil/uma-menina-abusada-pode-ser-ministra-da-republica/
  2. https://www.oantagonista.com/brasil/o-fundamentalismo-da-imprensa/

http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_Umbanda_Candomble_torres_gemeas.htm

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 10 agosto 2018 às 13:02

Vou aqui repassar minha experiência de 35 anos em unidades psiquiátricas-forenses hospitalares. Minha tese é de que, para deter as rebeliões/chacinas nos presídios, de nada adiantará “políticas de direitos humanos”, “recursos e mais recursos”, “comissões”, ou seja, o “blábláblá” de sempre… Atualmente dirijo uma unidade hospitalar psiquiátrica-forense destas, voltada para adolescentes. Tenho especialização em psiquiatria criminal (forense) e em psiquiatria do adolescente, pela Universidade de Paris. (...)

(...) No meu entender, prisões deveriam ser hospitais psiquiátricos, com tratamento, ocupação, psicoterapia, medicação que se fizer necessária. Avaliações periódicas para ver se há melhora. Se não há melhora, que continuem presos. Antes eles do que nós.  Marcelo Ferreira Caixeta

http://tribunadainternet.com.br/psiquiatra-forense-critica-a-excessiva-indulgencia-com-os-criminosos-no-brasil/

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 10 agosto 2018 às 9:56

Psiquiatra forense critica a excessiva indulgência com os criminosos no Brasil

http://tribunadainternet.com.br/psiquiatra-forense-critica-a-excess...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 13 maio 2018 às 10:50

Difícil restabelecer o vínculo entre cabeça e coração.

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/O_DIALOGO_MAIS_DIFICIL_LCF...

Em 13 de maio de 2018

Diário do Brasil. Diagnóstico. Psiquiatria

https://www.diariodobrasil.org/diagnostico-de-lula-doenca-sem-cura-...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 11 abril 2018 às 23:24

Supremo Tribunal Federal. STF

Transtorno da personalidade Narcisista. TPN

https://www.diariodobrasil.org/nao-aceito-pressao-popular-muito-men...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 24 fevereiro 2018 às 11:07

Venenoso, insensível; manipulador, perverso.

“O escorpião aproximou-se do sapo, que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu carona para chegar à outra margem. Desconfiado, o sapo respondeu: – Ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais. Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno, e eu vou morrer.

Mesmo assim, o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que, se picasse o sapo, ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar. Ao final da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou em terra firme.

Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo, desesperado, quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente:

– Porque essa é a minha natureza!”

Fonte. Ana Beatriz Barbosa Silva, Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado. São Paulo, Globo, 2014, 232 p.

Depois da morte?

Na desobsessão, parecem  suaves e tranquilos. Têm respostas prontas e engenhosas para tudo, fazem perguntas bem formuladas, procurando confundir. Com eles o diálogo é mais difícil. Espíritas também são enganados por esses políticos. Fonte. http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/O_DIALOGO_MAIS_DIFICIL_LCF...

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 25 janeiro 2018 às 20:16

O TEMPO POLÍTICA

http://www.otempo.com.br/capa/política/após-condenação-saiba-os-rec...

Nos Comentários – a opinião espírita.

Arnaldo Ribeiro 1

CONSCIÊNCIA CRISTÃ OS INCONSCIEMTES DESCONHECEM O NOSSO JUIZ CPMUM,O JUÍZ QUE NOS VIGIA PERMANENTEMENTE

Arnaldo Ribeiro  2

JUNTAS E MISTURAFS A JUSTIÇA HUMANA E A DIVINA E AS PSICOGRAFIAS

 

O julgamento de Lula pelo mundo.

https://jornalggn.com.br/noticia/julgamento-de-lula-pelo-mundo

Enfoque ético-espírita (a Justiça Divina)

Forum Espírita. Portugal.

http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/juntas-e-misturadas-a-justica-humana/#ixzz52YyeeAOr

 JUNTAS E MISTURAFS A JUSTIÇA

qua, 24/01/2018 - 16:29

 JUNTAS E MISTURAFS A JUSTIÇA HUMANA E A DIVINA E AS PSICOGRAFIAS

 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Especial de Natal" é Repudiado. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" A atriz Paris Jackson deve interpretar Jesus como uma mulher lésbica no próximo filme. https://observatoriodemusica.uol.com.br/noticia/filha-de-michael-jackson-vai-interpretar-jesus-em-filme-com-artista-que-fez-porno No Brasil…"
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Empoderamento da Mulher. O Exemplo de Norberta de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"NASA renomeia sua sede em homenagem à engenheira Mary W. Jackson A primeira engenheira negra da agência espacial norte-americana trabalhou na construção do túnel de pressão supersônico, que…"
quarta-feira
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Fenômenos Mediúnicos, Metapsíquicos e Parapsicológicos de PATRIZIA GARDONA
terça-feira
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Não temos para onde fugir de Nilton Cardoso Moreira
terça-feira
Lucas Oliveira da Silva Farias curtiram a página Rádio Amigo Espírita 1 - Música Instrumental e Estudos ao vivo de Amigo Espírita
segunda-feira
DÓRIS MARIANA SIQUEIRA ALVARENGA curtiram o perfil de Magali Bischoff
sábado
Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa comentou o grupo Meimei - Espirito de Luz de Acacia Maria Picoli
"Estimados confrades: Estou interessando em linda mensagem de Meimei, onde ela narra que um discípulo de Jesus queria conhecê-lo de mais perto...Viaja por diversos lugares, e acaba abrigando uma criança, onde então Jesus…"
sábado
Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa entrou no grupo de Acacia Maria Picoli
Miniatura

Meimei - Espirito de Luz

Grupo criado com o objetivo de divulgar as lindas mensagens e preces de MeimeiVer mais...
sábado
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"VOMITANDO!   Palavras-chave. Pedofilia, poder, corrupção, justiça, Espiritismo.   Pântano sendo drenado. O procurador Geoffrey Berman da Corte Federal, Distrito de Nova York foi demitido a pedido do presidente…"
26 Jun
Marlene Matias da Silva curtiu a postagem no blog Fenômenos Mediúnicos, Metapsíquicos e Parapsicológicos de PATRIZIA GARDONA
25 Jun
Marlene Matias da Silva curtiu a postagem no blog Na Escola Terrestre - (Mensagem psicografada por Wagner Paixão, em 18 abril de 2020) de Amigo Espírita
25 Jun

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço