Transtorno da Personalidade Antissocial

Uma pessoa pode ser portadora de um tipo de transtorno dificilmente curável, onde as perspectivas de tratamento são sombrias. Na reclusão, as tentativas de reintegração social são nulas. Assim, o indivíduo, portador dessa disfunção, não deixa a penitenciária em melhores condições.

A antiga denominação de “Personalidade Psicopática” é hoje, ONU, CID-10, o “Transtorno da Personalidade Antissocial”. Na Associação Americana de Psiquiatria, DSM-IV-TR, é encontrada como “Transtorno da Personalidade Dissocial”.

 “Os pacientes podem mostrar-se, utilizando uma mascara de sanidade, altivos e dignos de credibilidade numa entrevista. Na realidade estão tensos, escondem a hostilidade, a irritabilidade e a cólera.”

 “Uma investigação diagnóstica completa deve incluir um exame neurológico minucioso, uma vez que esses pacientes costumam exibir eletroencefalogramas anormais e leves sinais neurológicos sugestivos de um dano cerebral mínimo na infância.”

Apresentam quase sempre um aspecto exterior normal, agradável e cativante, mas suas histórias revelam áreas de funcionamento vital desordenado desde o período infantil, antes dos 15 anos. São encontradas nos relatos, as violações das regras, destruição de patrimônio, mentiras, faltas à escola, fugas de casa, furtos, brigas, agressões. Posteriormente são encontradas a promiscuidade com amantes e atividades ilegais.

Esses pacientes por exibirem características sedutoras, podem provocar certo encanto. Sendo manipuladores, podem impressionar o sexo oposto, mesmo que esses sejam profissionais de saúde.

Mesmo quando são espancados pelos fatos demonstrativos de seu comportamento antissocial, podem demonstrar ausência de ansiedade ou depressão.

Também podem demonstrar uma boa inteligência verbal, o que impressiona a muitos.(2)

Até mesmo os profissionais mais experientes já foram enganados por tais pacientes.

No duelo que se trava hoje entre “esquerda e direita” esses pacientes poderiam chegar a ser candidatos a cargos eletivos.

Na condição de espíritos, comparecendo a uma reunião de socorro e tratamento de desencarnados, seriam de difícil diálogo.

Leigos, como nós, podemos pensar inicialmente que estamos na presença de um neurótico, mas a zona de desarranjo espiritual do antissocial é muito mais acentuada.

 

Dialogando com os espíritos das sombras o pesquisador Hermínio C. Miranda encontrou uma escala cromática, ampla e variada. (3)

 

Todos, quase sempre se deixaram dominar por invencível vaidade.Demoram-se na doce e venenosa contemplação narcisista da própria inteligência, fascinados pelos seus mecanismos, sua engenhosidade e os belos pensamentos que produzem. Julgam-se geniais — e muitas vezes o são mesmo. São bons argumentadores e, quando movidos para objetivos bem definidos, tornam-se verdadeiramente difíceis de serem despertados, pois se acham solidamente convencidos do poder e da força das suas próprias fantasias, suas doutrinas, suas ideologias, seus sofismas e suas autojustificações.

 

Na mesa da reunião mediúnica, não se exaltam, nem dão murros. Parecem, mesmo, suaves e tranquilos. Têm respostas prontas e engenhosas para tudo, fazem perguntas bem formuladas, procurando confundir, para desarvorar o interlocutor. Ao cabo de algum tempo de observação atenta, descobrimos que o intelectualismo é como qualquer outra forma de fuga; é também um esconderijo, para o Espírito que reluta em enfrentar uma realidade dolorosa.

 

Só poderemos ajudá-lo se conseguirmos restabelecer o vínculo entre o cérebro e o coração.

 

Quando encarnados podem ocupar cargos eletivos, por isso seria bom se pudéssemos, com um psicoscópio, saber se o político antes de candidatar-se, fez a si três questões:

  • Sente-se capaz de executar as tarefas, sem quebrar o país e prejudicar os mais pobres?

  • A equipe de governo vai se sentir feliz em trabalhar com você, mesmo sem receber adicionais?

  • Vai resistir ao desejo de eternizar o mandato presidencial? (4)

"Poder possui duplo sentido. Um é a posse de poder sobre alguém. O outro é a posse de poder para fazer algo, o que nada tem a ver com dominação, mas maestria no sentido de capacidade. Aí, poder significa potência. Dominação e potencia são excludentes, uma vez que o primeiro é a perversão do segundo". (5)

 

Freitas diz que os pacientes com personalidade antissocial são altamente representados pelos chamados vigaristas. São capazes de convencer outros indivíduos a participarem de esquemas que envolvam modos fáceis de obter dinheiro ou de adquirir fama e notoriedade. "

 

Não se pode confiar neles para levar adiante qualquer projeto, ou aderir a qualquer padrão convencional de moralidade.

 

Fazem parte de sua história a promiscuidade, o abuso do cônjuge, o abuso infantil e a condução de veículos sob os efeitos do álcool. Parecendo desprovidos de consciência, nunca apresentam remorso pelas ações praticadas. (2)

 

O cidadão é responsável pela escolha do Presidente?

 

Será responsável pelos resultados do governo?

 

A resposta do espírito estimula o voto consciente: "quando você votar e o país tomar o rumo, então você é responsável, porque o rumo que o país seguir, será o resultado do homem que você escolheu."

 

Continuo dando meu voto a Zaqueu, o candidato ficha limpa. Muitos gostariam de ter um parente como ele (6). Como é diferente de alguns filhos de políticos atuais!

 

No Manual do Residente de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo encontramos que "o risco de parente de primeiro grau desenvolver o transtorno é maior".

 

Olho neles! Cuidado para não se tornar corresponsável pelo voto. 

 

Leitura complementar:

 

 

 

(3) Diálogo com as Sombras

 

 

 

Exibições: 384

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 10 agosto 2018 às 13:02

Vou aqui repassar minha experiência de 35 anos em unidades psiquiátricas-forenses hospitalares. Minha tese é de que, para deter as rebeliões/chacinas nos presídios, de nada adiantará “políticas de direitos humanos”, “recursos e mais recursos”, “comissões”, ou seja, o “blábláblá” de sempre… Atualmente dirijo uma unidade hospitalar psiquiátrica-forense destas, voltada para adolescentes. Tenho especialização em psiquiatria criminal (forense) e em psiquiatria do adolescente, pela Universidade de Paris. (...)

(...) No meu entender, prisões deveriam ser hospitais psiquiátricos, com tratamento, ocupação, psicoterapia, medicação que se fizer necessária. Avaliações periódicas para ver se há melhora. Se não há melhora, que continuem presos. Antes eles do que nós.  Marcelo Ferreira Caixeta

http://tribunadainternet.com.br/psiquiatra-forense-critica-a-excessiva-indulgencia-com-os-criminosos-no-brasil/

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 10 agosto 2018 às 9:56

Psiquiatra forense critica a excessiva indulgência com os criminosos no Brasil

http://tribunadainternet.com.br/psiquiatra-forense-critica-a-excess...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 13 maio 2018 às 10:50

Difícil restabelecer o vínculo entre cabeça e coração.

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/O_DIALOGO_MAIS_DIFICIL_LCF...

Em 13 de maio de 2018

Diário do Brasil. Diagnóstico. Psiquiatria

https://www.diariodobrasil.org/diagnostico-de-lula-doenca-sem-cura-...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 11 abril 2018 às 23:24

Supremo Tribunal Federal. STF

Transtorno da personalidade Narcisista. TPN

https://www.diariodobrasil.org/nao-aceito-pressao-popular-muito-men...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 24 fevereiro 2018 às 11:07

Venenoso, insensível; manipulador, perverso.

“O escorpião aproximou-se do sapo, que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu carona para chegar à outra margem. Desconfiado, o sapo respondeu: – Ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais. Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno, e eu vou morrer.

Mesmo assim, o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que, se picasse o sapo, ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar. Ao final da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou em terra firme.

Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo, desesperado, quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente:

– Porque essa é a minha natureza!”

Fonte. Ana Beatriz Barbosa Silva, Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado. São Paulo, Globo, 2014, 232 p.

Depois da morte?

Na desobsessão, parecem  suaves e tranquilos. Têm respostas prontas e engenhosas para tudo, fazem perguntas bem formuladas, procurando confundir. Com eles o diálogo é mais difícil. Espíritas também são enganados por esses políticos. Fonte. http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/O_DIALOGO_MAIS_DIFICIL_LCF...

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 25 janeiro 2018 às 20:16

O TEMPO POLÍTICA

http://www.otempo.com.br/capa/política/após-condenação-saiba-os-rec...

Nos Comentários – a opinião espírita.

Arnaldo Ribeiro 1

CONSCIÊNCIA CRISTÃ OS INCONSCIEMTES DESCONHECEM O NOSSO JUIZ CPMUM,O JUÍZ QUE NOS VIGIA PERMANENTEMENTE

Arnaldo Ribeiro  2

JUNTAS E MISTURAFS A JUSTIÇA HUMANA E A DIVINA E AS PSICOGRAFIAS

 

O julgamento de Lula pelo mundo.

https://jornalggn.com.br/noticia/julgamento-de-lula-pelo-mundo

Enfoque ético-espírita (a Justiça Divina)

Forum Espírita. Portugal.

http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/juntas-e-misturadas-a-justica-humana/#ixzz52YyeeAOr

 JUNTAS E MISTURAFS A JUSTIÇA

qua, 24/01/2018 - 16:29

 JUNTAS E MISTURAFS A JUSTIÇA HUMANA E A DIVINA E AS PSICOGRAFIAS

 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/AE0jxn53oa
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Margarida Maria Madruga e MILTON RAMOS LAMIM agora são amigos
1 hora atrás
Lucas Prado de Carvalho agora é amigo de Carlos Pretti - SCEE e Raimundo Nonato Soares
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/TomjHbP1Iz
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/qv9m32VyZi
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/wBQqQauG9r
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/fwdWyucUSS
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de José Carlos de Carvalho
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de RAINES C DE ALMEIDA
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Lucas Prado de Carvalho
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Iara da Silva Brandão
4 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Marcelo Henrique Sampaio Brito
4 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/THwLBVpnDa
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/6FCd7FcpAz
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Xandy Ribeiro curtiu a postagem no blog Um “médium curador” [não espírita] e o rebuliço na mídia global (Jorge Hessen) de os pae
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/zdl21zZulR Musical: "O Sermão da Montanha" com Fernando Arrobas
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço