No dia 17 de dezembro, de 1961, ocorreu comovedora tragédia na cidade de Niterói com o incêndio do Circo Norte Americano, recentemente focalizada pelo Programa Linha Direta, da TV Globo.

Segundo o Espírito Humberto de Campos, pelo médium Chico Xavier, no livroCrônicas de Além Túmulo, os que morreram queimados e pisoteados nesse doloroso acontecimento, ou mesmo os acidentados, foram aqueles que, no ano de 177 de nossa era, colocaram cerca de mil crianças e mulheres cristãs para morrerem queimadas numa arena de um circo na Gália, região da França, na época do Império Romano.

É bem verdade que o Espiritismo nos explica a causa dos sofrimentos das criaturas humanas como conseqüência das faltas cometidas por elas nesta existência ou em encarnações passadas.

Esse esclarecimento está de pleno acordo com o ensinamento de Jesus: “A cada um será dado segundo as suas obras”, ou seja, ninguém paga pelo erro cometido pelo pai, pela mãe, pelos avós ou até, como muitos acreditam, por Adão e Eva. Ora, se a justiça humana pune o culpado e não o inocente, como Deus, sendo a Justiça Suprema, punirá você, que não tem culpa por uma coisa que seu pai fez de errado, ou pelos erros cometidos por Adão e Eva?

O Espiritismo também esclarece: a lei que age sobre o indivíduo é a mesma que age sobre a família, a nação e as raças, formando individualidades coletivas. Existem, portanto, as faltas do indivíduo, as da família e as de um país, e cada uma dessas faltas – qualquer que seja o seu aspecto – é reparada pela aplicação da mesma lei de ação e reação ensinada por Jesus. Diz até um ditado que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

Portanto, a reparação dos erros praticados por um grupo de pessoas é solidária, isto é, os mesmos Espíritos que erraram juntos, como não vão para o inferno, pois ele nunca existiu, se reúnem na Terra em nova reencarnação para sofrerem o retorno do mal praticado, reparando suas faltas anteriores. E isso foi o que aconteceu no incêndio do circo, quando a Justiça Divina, através da reencarnação, reaproximou os responsáveis em diversas posições da idade física para dolorosa expiação, libertando suas consciências das culpas passadas. 


GERSON SIMÕES MONTEIRO é presidente da Fundação Cristã-Espírita Paulo de Tarso, do Rio de Janeiro, RJ, e diretor da Rádio Rio de Janeiro. 

fonte- o consolador
 

 

Exibições: 304

Tags: coletivo, resgate, tragédia

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

COLABORE

Parceiros

TWITTER AMIGO

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Siga-nos

Artigos

A força da informação espírita

Sempre que visito os centros espíritas em palestras tenho o costume de olhar nas prateleiras em busca de um tesouro que, não raro, está escondido. Um tesouro de valor incalculável e que pode salvar vidas, alimentar almas, dar ânimo para aqueles que encontram-se com o coração em desalento em…

O PORÃO INTERIOR

É comum termos receio de descer até o porão de nossa consciência, porque lá vamos nos deparar com muitos espelhos a refletir as nossas imagens – Sim, nossas imagens!

 

A verdade é…

© 2014   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço