É Admissível o Aborto em caso de Estupro?

Essa pergunta foi feita por uma estudante de medicina ao acompanhar o parto de um bebê gerado em decorrência de um estupro. Naturalmente, ela queria saber sobre a posição da Doutrina Espírita a respeito do assunto.

Já escrevemos sobre o estupro em outro artigo intitulado “O Estupro é Programado pela Espiritualidade?”, onde concluímos que a Espiritualidade, assim entendida a que se refere aos espíritos esclarecidos e adiantados do espaço, jamais programaria para o curso de uma existência física esse tipo de crime ou qualquer outro. Ninguém renasce para ser assassino, estuprador, suicida etc.

Deus não pune criatura alguma, considerando que Ele é a mais absoluta expressão do Amor.

O mal é criação humana e não de Deus. Sendo assim, alcança seus autores irremediavelmente: o mal gera o mal para quem o pratica.

A estudante de medicina acrescenta outra pergunta:

– queria saber algo sobre a situação do espírito reencarnante.

Vamos ver, então, algumas possibilidades (muito longe de pretender esgotar o assunto):

Pode acontecer de o espírito reencarnante ser inimigo de outra vida da mulher violentada e ser o “autor intelectual” da ocorrência. Por exemplo: supondo que a vítima sai a pé à noite de retorno do trabalho e que atravessa áreas isoladas e afastadas do movimento normal da via pública, o espírito poderá agir de forma a intuir um criminoso a encontrá-la e praticar o ato. É possível, nesse caso, de o Espírito vingativo ser atraído magneticamente para a reencarnação compulsória, sem mesmo ter consciência disso.

Soubemos de um caso que o Espírito vingativo, que já havia sofrido muito nas mãos de uma jovem em existência pregressa, “estimulou-a” a experiências sexuais com o namorado com o intuito de “fazê-la” engravidar, convicto de que ela faria o aborto quando ficasse ciente da gravidez inesperada. Desse modo, após esse ato, a jovem estaria mais acessível a sua injunção obsessiva pelo crime praticado. Mas, felizmente, a moça foi devidamente orientada na casa espírita e o espírito, antigo verdugo, é-lhe hoje o filho muito amado. De um mal aparente, o bem triunfou.

Uma outra possibilidade: Poderá ser uma expiação para a futura mãe que em outras existências praticou vários abortos, por exemplo (apenas para citar uma possibilidade). Antes da presente reeencarnação, no mundo espiritual, pôde a mulher ver com clareza a gravidade dos seus crimes, implorando ao Bom Deus a oportunidade de ser novamente testada na sua resistência moral com gravidez em situação bastante adversa – que é o caso do estupro.

Vejamos o que diz o conhecido médium e orador espírita Divaldo P. Franco:

“Embora lamentável e dolorosa a circunstância traumática da ocorrência, é dever da jovem e dos seus familiares manterem a gravidez, auxiliando o Espírito que se reencarna em situação aflitiva e angustiante. Compreende-se a dor da vítima e dos seus familiares, no entanto, não se tem o direito de matar o ser reencarnante que necessita do retorno naquela maneira, a fim de crescer para Deus. Não raro, esses seres que renascem nessa conjuntura tornam-se amorosos e profundamente agradecidos àqueles que lhe propiciaram o recomeço terrestre: a mãe e os familiares”.

Dr. Jorge Andréa (Encontro com a Cultura Espírita, págs. 91 a 95),  afirma que:

“nenhum Espírito chegará ao processo reencarnatório sem uma atração específica com sua futura mãe. O  mergulho na reencarnação – diz ele – só se dará quando a sintonia entre mãe e futuro filho estiver praticamente indissolúvel. Qualquer que seja a qualidade do reencarnante, haverá sempre com a mãe correlação de causas, onde ambos lucrarão sempre, no sentido evolutivo, quer os mecanismos se exteriorizem nas faixas do amor ou do ódio. O Espírito reencarnante, com o seu campo específico de energias, fará a seleção do espermatozoide pelas contingências de suas irradiações, adquirindo e construindo o futuro corpo de acordo com as suas necessidades.”

Verificamos, então, que o espírito reencarnante além de grande devedor que vem para resgate difícil (iniciando sua prova já na gestação), é também ligado espiritualmente à mulher, vítima atual da violência sexual.

Conquanto seja uma situação extremamente adversa e traumática, a prova somente será vencida, proporcionando um extraordinário crédito espiritual à futura mãe, se houver aceitação da gestação, o que implicará em receber o bebê com amor.

Caso a mãe não consiga ou não queira ficar com o bebê por questões emocionais, psicológicas, familiares ou financeiras, existem milhares de casais ávidos por uma adoção e que receberá a criança com o amor que todos nós merecemos.

De acordo com a questão 359 de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, apenas numa única situação o aborto é admissível: Quando a criança em gestação põe em perigo a vida da mãe, é preferível que se sacrifique a vida do nascituro.

Fernando Rossit

Fontes de apoio:

-Entrevista concedida por Divaldo Franco pode ser vista na íntegra clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/51/entrevista.html

-Astolfo de Oliveira Filho -aoofilho@oconsolador.com.br – Londrina, Paraná (Brasil)

Exibições: 141

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA domingo

Legalização do aborto “o mais rápido possível”

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse que pretende fazer “sair o mais rápido possível” a legalização do aborto no país. Segundo Fernández, “haverá um projeto de lei enviado pelo presidente” assim que ele assumir o governo.

https://www.oantagonista.com/mundo/poste-argentino-quer-legalizacao...

No Brasil, um dos primeiros atos  foi a assinatura do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, onde havia compromisso de legalizar o aborto no Brasil.

Em Abril de 2005, foi apresentado à ONU um documento com o compromisso de  legalizar o aborto.

Setembro de 2005 surge o um projeto de lei, conhecido como substitutivo do PL 1135/95, que pretendia tornar legal e totalmente livre o aborto durante todos os nove meses da gravidez.

Em abril de 2006. A descriminalização do aborto seria diretriz do programa de governo para um segundo mandato de presidente.

Em setembro de 2006, o aborto foi incluído no programa de governo.

Em setembro de 2009, foram condenados, por infração contra a Ética Partidária, os deputados federais Luiz Bassuma e Henrique Afonso por terem se posicionado contra o aborto.

Em junho de 2012, o governo declara que "o sistema de saúde acolheria mulheres que desejassem  fazer aborto e as orientaria na utilização correta dos métodos, argumentando que "é crime praticar o próprio aborto, mas não é crime orientar uma mulher na sua realização”.

Em 01 de agosto de 2013 foi sancionada a Lei 12.845.

A Argentina será mais rápida?

Quem partido presidia o Brasil, no dia 13?

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2015/10/que-13-que-agost...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 8 novembro 2019 às 11:24

Mas, e se a gestante correr risco de vida e ainda estiver com AIDS?

Em outras palavras, Deve-se aceitar o aborto para “salvar a vida” da gestante HIV-positiva, grávida pelo estupro?

 

http://bvespirita.com/Etica,%20Sociedade%20e%20Terceiro%20Milenio%2...

 

No final do artigo encontramos:

Um profissional ético certamente diria que esta é uma matéria sem resposta definitiva, sobre à influência da sorologia positiva no processo gestacional e da própria saúde do feto.

Não existe ainda nenhum argumento ético, jurídico ou técnico, capaz de fundamentar a interrupção de uma gravidez numa mulher soro-convertida ou já doente de AIDS, a não ser que suas condições de saúde sejam agravadas pela gestação, que cessada a gravidez cesse o perigo e que não haja outro meio de salvar-lhe a vida.

 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

 

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Por que apenas em setembro?

Por que apenas em setembro? 

 

O tema suicídio sempre me chamou atenção, tanto que, no ano de 2011, junto com dois amigos…

Últimas atividades

Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NA VISÃO ESPÍRITA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Finanças e aflições – os boletos vencem… – Orson Peter Carrara de PATRIZIA GARDONA
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Direta ou Indiretamente de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Direta ou Indiretamente de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Lucival Silva curtiram a discussão MÚSICA PARA RELAXAR de Margarida Maria Madruga
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog É Admissível o Aborto em caso de Estupro? de PATRIZIA GARDONA
"Legalização do aborto “o mais rápido possível” O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse que pretende fazer “sair o mais rápido possível” a…"
domingo
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Os Cinco Pilares da Doutrina Espírita de PATRIZIA GARDONA
domingo
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Talismãs e Amuletos, e o que kardec diz sobre a força desses objetos? de PATRIZIA GARDONA
domingo
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
domingo
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
domingo
os pae postou um evento

CONVITE AOS AMIGOS DO PAE-TAGUATINGA-DF em QNM 40 ÁREA ESPECIAL NUMERO 2

16 novembro 2019 de 18 a 19
domingo
Angela Smanio curtiram o perfil de Adriano Moraes
sábado
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Cesar Fontes Gerhard
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Ana Paula D Aquino
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de José Maria Ramalho Pinto Júnior
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de katia maria brinco
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Robson Carlos Rocha Chicarino
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Carmen Angela Guimarães Leal
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Marcelo Myrrha
sexta-feira
Cesar Fontes Gerhard curtiram o perfil de Neldalia Silva Fort Bastos
sexta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço