É Admissível o Aborto em caso de Estupro?

Essa pergunta foi feita por uma estudante de medicina ao acompanhar o parto de um bebê gerado em decorrência de um estupro. Naturalmente, ela queria saber sobre a posição da Doutrina Espírita a respeito do assunto.

Já escrevemos sobre o estupro em outro artigo intitulado “O Estupro é Programado pela Espiritualidade?”, onde concluímos que a Espiritualidade, assim entendida a que se refere aos espíritos esclarecidos e adiantados do espaço, jamais programaria para o curso de uma existência física esse tipo de crime ou qualquer outro. Ninguém renasce para ser assassino, estuprador, suicida etc.

Deus não pune criatura alguma, considerando que Ele é a mais absoluta expressão do Amor.

O mal é criação humana e não de Deus. Sendo assim, alcança seus autores irremediavelmente: o mal gera o mal para quem o pratica.

A estudante de medicina acrescenta outra pergunta:

– queria saber algo sobre a situação do espírito reencarnante.

Vamos ver, então, algumas possibilidades (muito longe de pretender esgotar o assunto):

Pode acontecer de o espírito reencarnante ser inimigo de outra vida da mulher violentada e ser o “autor intelectual” da ocorrência. Por exemplo: supondo que a vítima sai a pé à noite de retorno do trabalho e que atravessa áreas isoladas e afastadas do movimento normal da via pública, o espírito poderá agir de forma a intuir um criminoso a encontrá-la e praticar o ato. É possível, nesse caso, de o Espírito vingativo ser atraído magneticamente para a reencarnação compulsória, sem mesmo ter consciência disso.

Soubemos de um caso que o Espírito vingativo, que já havia sofrido muito nas mãos de uma jovem em existência pregressa, “estimulou-a” a experiências sexuais com o namorado com o intuito de “fazê-la” engravidar, convicto de que ela faria o aborto quando ficasse ciente da gravidez inesperada. Desse modo, após esse ato, a jovem estaria mais acessível a sua injunção obsessiva pelo crime praticado. Mas, felizmente, a moça foi devidamente orientada na casa espírita e o espírito, antigo verdugo, é-lhe hoje o filho muito amado. De um mal aparente, o bem triunfou.

Uma outra possibilidade: Poderá ser uma expiação para a futura mãe que em outras existências praticou vários abortos, por exemplo (apenas para citar uma possibilidade). Antes da presente reeencarnação, no mundo espiritual, pôde a mulher ver com clareza a gravidade dos seus crimes, implorando ao Bom Deus a oportunidade de ser novamente testada na sua resistência moral com gravidez em situação bastante adversa – que é o caso do estupro.

Vejamos o que diz o conhecido médium e orador espírita Divaldo P. Franco:

“Embora lamentável e dolorosa a circunstância traumática da ocorrência, é dever da jovem e dos seus familiares manterem a gravidez, auxiliando o Espírito que se reencarna em situação aflitiva e angustiante. Compreende-se a dor da vítima e dos seus familiares, no entanto, não se tem o direito de matar o ser reencarnante que necessita do retorno naquela maneira, a fim de crescer para Deus. Não raro, esses seres que renascem nessa conjuntura tornam-se amorosos e profundamente agradecidos àqueles que lhe propiciaram o recomeço terrestre: a mãe e os familiares”.

Dr. Jorge Andréa (Encontro com a Cultura Espírita, págs. 91 a 95),  afirma que:

“nenhum Espírito chegará ao processo reencarnatório sem uma atração específica com sua futura mãe. O  mergulho na reencarnação – diz ele – só se dará quando a sintonia entre mãe e futuro filho estiver praticamente indissolúvel. Qualquer que seja a qualidade do reencarnante, haverá sempre com a mãe correlação de causas, onde ambos lucrarão sempre, no sentido evolutivo, quer os mecanismos se exteriorizem nas faixas do amor ou do ódio. O Espírito reencarnante, com o seu campo específico de energias, fará a seleção do espermatozoide pelas contingências de suas irradiações, adquirindo e construindo o futuro corpo de acordo com as suas necessidades.”

Verificamos, então, que o espírito reencarnante além de grande devedor que vem para resgate difícil (iniciando sua prova já na gestação), é também ligado espiritualmente à mulher, vítima atual da violência sexual.

Conquanto seja uma situação extremamente adversa e traumática, a prova somente será vencida, proporcionando um extraordinário crédito espiritual à futura mãe, se houver aceitação da gestação, o que implicará em receber o bebê com amor.

Caso a mãe não consiga ou não queira ficar com o bebê por questões emocionais, psicológicas, familiares ou financeiras, existem milhares de casais ávidos por uma adoção e que receberá a criança com o amor que todos nós merecemos.

De acordo com a questão 359 de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, apenas numa única situação o aborto é admissível: Quando a criança em gestação põe em perigo a vida da mãe, é preferível que se sacrifique a vida do nascituro.

Fernando Rossit

Fontes de apoio:

-Entrevista concedida por Divaldo Franco pode ser vista na íntegra clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/51/entrevista.html

-Astolfo de Oliveira Filho -aoofilho@oconsolador.com.br – Londrina, Paraná (Brasil)

Exibições: 194

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 17 novembro 2019 às 16:13

Legalização do aborto “o mais rápido possível”

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse que pretende fazer “sair o mais rápido possível” a legalização do aborto no país. Segundo Fernández, “haverá um projeto de lei enviado pelo presidente” assim que ele assumir o governo.

https://www.oantagonista.com/mundo/poste-argentino-quer-legalizacao...

No Brasil, um dos primeiros atos  foi a assinatura do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, onde havia compromisso de legalizar o aborto no Brasil.

Em Abril de 2005, foi apresentado à ONU um documento com o compromisso de  legalizar o aborto.

Setembro de 2005 surge o um projeto de lei, conhecido como substitutivo do PL 1135/95, que pretendia tornar legal e totalmente livre o aborto durante todos os nove meses da gravidez.

Em abril de 2006. A descriminalização do aborto seria diretriz do programa de governo para um segundo mandato de presidente.

Em setembro de 2006, o aborto foi incluído no programa de governo.

Em setembro de 2009, foram condenados, por infração contra a Ética Partidária, os deputados federais Luiz Bassuma e Henrique Afonso por terem se posicionado contra o aborto.

Em junho de 2012, o governo declara que "o sistema de saúde acolheria mulheres que desejassem  fazer aborto e as orientaria na utilização correta dos métodos, argumentando que "é crime praticar o próprio aborto, mas não é crime orientar uma mulher na sua realização”.

Em 01 de agosto de 2013 foi sancionada a Lei 12.845.

A Argentina será mais rápida?

Quem partido presidia o Brasil, no dia 13?

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2015/10/que-13-que-agost...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 8 novembro 2019 às 11:24

Mas, e se a gestante correr risco de vida e ainda estiver com AIDS?

Em outras palavras, Deve-se aceitar o aborto para “salvar a vida” da gestante HIV-positiva, grávida pelo estupro?

 

http://bvespirita.com/Etica,%20Sociedade%20e%20Terceiro%20Milenio%2...

 

No final do artigo encontramos:

Um profissional ético certamente diria que esta é uma matéria sem resposta definitiva, sobre à influência da sorologia positiva no processo gestacional e da própria saúde do feto.

Não existe ainda nenhum argumento ético, jurídico ou técnico, capaz de fundamentar a interrupção de uma gravidez numa mulher soro-convertida ou já doente de AIDS, a não ser que suas condições de saúde sejam agravadas pela gestação, que cessada a gravidez cesse o perigo e que não haja outro meio de salvar-lhe a vida.

 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

Goliveira Goncalves respondeu à discussão PSICOGRAFIA DIGITADA - O que você acha sobre isso? de Marcelo Pimentel
"Amigo, boa noite. Esses posts não são novos, mas resolvi participar mesmo assim.....Creio que precismos educar o nosso olhar para não nos perdermos nesse mar de coisas negativas, correndo o risco de deixar passar um oceano de…"
13 horas atrás
Goliveira Goncalves respondeu à discussão PSICOGRAFIA DIGITADA - O que você acha sobre isso? de Marcelo Pimentel
13 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Teatro. Humor e Reflexão (*) de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“LOCKDOWN”. Fazendo “ARTE”. Resolvemos explicar como sofrer menos, quando a idade nos coloca no grupo de risco do vírus - codinome COVID 19.  A fórmula foi a “literatura e o cinema”,…"
18 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Teatro. Humor e Reflexão (*) de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Como dizer, através da Arte, em todos os continentes que “Tudo Passa”? Veja em Criações artísticas. No inicio da Regeneração.  As criações artísticas surpreendem e se…"
23 horas atrás
luis conforti junior comentou a postagem no blog QUEM SÃO AS PESSOAS QUE MAIS SOFREM? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
"E porq é que sofre toda a criação de seres vivos, se absolutamente todos são criados por Deus?"
ontem
luis conforti junior comentou a postagem no blog Saúde e Paz de PATRIZIA GARDONA
"E como entender isso, que periodicamente, de tempos em tempos, Deus nos manda terríveis pragas, como essa atual pandemia, q fazem q a humanidade inteira sofra cruelmente, se ele é soberano amor?"
ontem
luis conforti junior comentou a postagem no blog Vai, e não Peques mais! de PATRIZIA GARDONA
"Se a recomendação é q não pequemos mais, porq não a obedecemos, pois q isso será melhor para nós?"
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Teatro. Humor e Reflexão (*) de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"ARTE É VIDA, O VALIOSO BEM Não pense em desistir da vida ela é o bem mais valioso. Quem pintou esse quadro?  Fotos no Blog do Bruno Tavares. (BBT) disponível provavelmente entre os dias 05-07 de junho de…"
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Teatro. Humor e Reflexão (*) de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quarta-feira
Codificador do Paracleto curtiu a postagem no blog Deus é um imenso “inexistir”? (Jorge Hessen) de os pae
quarta-feira
Marco Antonio Serra curtiu a postagem no blog Não temos para onde fugir de Nilton Cardoso Moreira
terça-feira
Edson Luís da Silva Macedo curtiram a página Regras de Publicação de Amigo Espírita
30 Maio

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço