Em antigo programa de TV (Pinga Fogo), Chico Xavier interrogado sobre a ingestão de carne de animais deu uma resposta que tem servido de argumento para muitos companheiros defensores da alimentação carnívora.

        Sobre esse mesmo assunto o mentor espiritual Emmanuel também foi questionado conforme consta no livro "O Consolador", psicografado por Chico Xavier e editado pela FEB, 1ª edição de 1941. Emmanuel na questão de nº 129, assim se manifestou:

        "A ingestão de vísceras dos animais é um erro de enormes consequências do qual derivam numerosos vícios da nutrição Humana. É de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a ingestão de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade absoluta dos matadouros e frigoríficos."

        Perguntamos: Chico Xavier teria esquecido a orientação de seu mentor espiritual? Acreditamos que não. Melhor seria examinar PALAVRA por PALAVRA toda a resposta do Chico bem como o contexto em que ela foi dada.

        No livro "Missionários da Luz", o Espírito André Luiz também se refere ao tema no cap. IV da referida obra,  citando palestra do mentor Alexandre, nos seguintes termos:

        "E nós outros, André Luiz, quando encarnados, as nossas mesas não se mantinham à custa das vísceras dos bovinos e das aves? A pretexto de conseguir recursos proteicos, exterminávamos frangos e 

carneiros, leitões e cabritos incontáveis. Sugávamos os tecidos musculares, roíamos os ossos. Não contentes em matar os pobres seres que nos pediam roteiros de progresso e valores educativos, para melhor atenderem à Obra do Pai, dilatávamos os requintes da exploração milenária e infligíamos a muitos deles determinadas moléstias para que nos servissem ao paladar, com a máxima eficiência. O suíno comum era preso por nós, em regime de ceva, e o pobre animal, muitas vezes à custa de resíduos, devia criar para nosso uso certas reservas de gordura, até que se prostrasse, de todo, ao peso de banhas doentias e abundantes. Colocávamos gansos nas engordadeiras para que hipertrofiassem o fígado, de modo a obtermos pastas substanciosas destinadas a quitutes que ficaram famosos, despreocupados das faltas cometidas com a suposta vantagem de enriquecer valores culinários. Em nada nos comovia o quadro comovente das vacas-mães, em direção ao matadouro, para que nossas panelas transpirassem agradávelmente.

        Em todos os setores da Criação, Deus, Nosso Pai, colocou os superiores e os inferiores para o trabalho de evolução, através da colaboração e do amor, da administração e da obediência. Atrever-nos-íamos a declarar, porventura, que fomos bons para os seres que nos eram inferiores? Não lhes devastávamos a vida, personificando diabólicas figuras em seus caminhos? Os seres inferiores e necessitados do Planeta não nos encaram como superiores generosos e inteligentes, mas como verdugos cruiéis. Confiam na tempestade furiosa que perturba as forças da Natureza, mas fogem, desesperados, à aproximação do homem de qualquer condição, excetuando-se os animais domésticos que, por confiar em nossas palavras e atitudes, aceitam o cutelo e a faca no matadouro, quase sempre com lágrimas de aflição, incapazes de discernir com o raciocínio embrionário onde começa a nossa perversidade e onde termina a nossa compreensão".

        Voltaremos ao assunto. Muita paz para todos.

Exibições: 372

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Adão de Araujo em 30 julho 2018 às 10:31

       Bom dia Ana Oliveira. Muito agradecido por seu comentário lúcido e oportuno. Muita paz.

Comentário de Ana Oliveira em 30 julho 2018 às 9:35

Bom dia!

Concordo com o amigo Adão de Araujo, a realidade hoje com a relação à disponibilidade de alimentos é muito ampla, com a proteína vegetal, vitaminas e suplementos. Sempre estamos em evolução de conceitos e disciplinando nossas vontades e desejos. É o caminho da evolução, tudo leva tempo, mas com fé e amor chegaremos lá.

Comentário de Adão de Araujo em 29 julho 2018 às 11:02

Estimado amigo Plauto Giani Gonçalves: concordo com você com o exposto na Questão 723 de O Livro dos Espíritos. Entretanto, penso que devemos levar em consideração que algumas questões (hábitos pessoais, costumes, tradições, culturas, etc.), podem ser inseridas no aspecto de que ao Espiritismo é uma Doutrina evolucionista e que, portanto, essas questões poderiam ser atualizadas e ou contextualizadas, tendo em vista que a realidade, hoje, com relação a disponibilidade de alimentos é muito diferente daquela da época da Codificação.

Vale a pena ler também a Questão 724; alí parece que os Espíritos deixaram uma boa sugestão...

O assunto, porém, está em aberto. Toda e qualquer opinião ou comentário é sempre bem vindo. Grato por sua contribuição Plauto. Um forte abraço. Muita paz.

Comentário de Plauto Giani Gonçalves em 29 julho 2018 às 10:37

Bom-dia!

Muita paz!

Questão 723  de O Livro dos Espíritos:

"A alimentação animal é, para o homem, contrária à lei natural?"

- "Em vossa constituição física, a carne alimenta a carne; de outro modo, o homem enfrquece. A lei de conservação dá ao homem o dever de manter suas forças e sua saúde para cumprir a lei do trabalho. Ele deve, portanto, se alimentar conforme as exigências de seu organismo."

Com todo respeito ao Emmanuel, André Luiz e outros, fico com a codificação.

O que é prejudicial é o excesso.

Fraternal abraço.

Comentário de Adão de Araujo em 24 julho 2018 às 18:01

Muito agradecido por sua atenção e comentário Ana Oliveira.

Comentário de Ana Oliveira em 24 julho 2018 às 15:06

Importante para nossa reflexão!

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

Isabelly Tomazini talvez participe do evento de Erika Silvira
Miniatura

18° Encontro Amigos da Boa Nova em Internacional Eventos Guarulhos

25 abril 2020 de 10 a 19
18° Encontro Amigos da Boa Nova No dia 25 de abril acontece o 18° Encontro Amigos da Boa Nova no Espaço Internacional…Ver mais...
14 horas atrás
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
14 horas atrás
Isabelly Tomazini curtiram a discussão Reflexões sobre as Leis Naturais. de Wellington Balbo
15 horas atrás
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
15 horas atrás
Alexandre Nunes comentou a postagem no blog Ante o Convid-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece (Jorge Hessen) de os pae
"Divaldo P. Franco Periodicamente a sociedade é sacudida por sofrimentos coletivos que a fazem estertorar. Calamidades de vário tipo tomam conta das multidões e se descobre que os grupos sociais não estão…"
23 horas atrás
Alexandre Nunes curtiu a postagem no blog Ante o Convid-19 empreguemos a disciplina mental e os recursos da prece (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Angelita Bagatin curtiu a postagem no blog Falsas cartas mediúnicas na era de Facebook (Jorge Hessen) de Codificador do Paracleto
ontem
Alexandre Nunes curtiu a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Angelita Bagatin curtiu a postagem no blog Livro do Espiritos - cap VI - Lei de Destruição de Arthur Silva Filho
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog CUIDADO COM A OVER-DOSE! “VIVER É MELHOR QUE SONHAR" de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Na no final da década de 1990, uma menina foi a óbito por causa da difteria. Tinha sido competentemente medicada num Hospital Universitário. Como aceitar e explicar a ocorrência? Esse agente etiológico é…"
ontem
Carlus Martel comentou a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
"Com certeza por “lá” não há “vasos sanitários” e mictórios.  Infelizmente o livro "Violetas na Janela"  descreve que há banheiro nas colônias…"
ontem
os pae curtiu a postagem no blog Epítome descritivo sobre o cenário e a vida além da sepultura (Jorge Hessen) de os pae
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço