Amor e humildade X ego e arrogância

Toda vez que não atingimos nossas metas, seja elas materiais, emocionais ou espirituais, é porque não confiamos no Poder Infinito de Deus, no Poder do Universo, que é abundante e pleno, nos fornecendo tudo que desejarmos com convicção e foco.
Toda vez que não atingimos nossos objetivos é porque deixamos de acreditar no nosso poder pessoal, nosso poder interior. Esquecemos que somos co-criadores do Universo e seres de espirituais de luz, com muito poder, resultado: a dúvida e o medo nos assola. Esquecemos também de amar incondicionalmente.
Há uma grande diferença entre pedir com gratitude e amor daquela em que oramos nos lamentando ou nos colocando na posição de vítima. E é fato que todos nós gostamos da posição de vítima em alguns momentos. É tão confortável e faz com que não busquemos as respostas dentro de nós, dentro do nosso coração.
Claro que necessitamos estar conectados com a Fonte e em equilíbrio para atingir nossos objetivos. Porém, como co-criadores do Universo temos que ter confiança, não duvidar jamais, mas também humildade.
Quantas vezes não traço um objetivo, faço um pedido e me mantenho em sintonia diversa ao meu propósito. Fico impaciente, querendo que seja atendido de forma imediata, mas deixo de fazer a minha parte.
Quantas vezes peço ao Universo, mas tenho "inveja" do próximo e acredito que para eu brilhar a luz dos outros deve estar apagada...
Em quantos momentos critico as pessoas que comigo convivem por pura arrogância, acreditando que sou melhor, que posso fazer sempre melhor, que ninguém fará como "eu". E é sempre o "Eu". Esqueço que "Eu Sou Nós" e não faço nada sozinho. Aliás, o que tento fazer sozinho sem o auxílio do mundo espiritual e sem estar conectado não dá certo!!!
Devemos estar conscientes que é preciso humildade, olhar a essência do nosso semelhante, perceber que ele também é um ser espiritual que está aqui na Terra em busca de evolução e como nós, também falha.
Mas como somos arrogantes e hipócritas em determinadas ocasiões!! Criticamos os outros, muitas vezes as pessoas que amamos, mas falhamos em situações idênticas. Agimos somente com o ego, com nosso Eu Inferior.
Esquecemos de nos cobrar pelos nossos erros, ou seja, sempre nos perdoamos, mas esquecemos de perdoar o nosso irmão. Onde está o amor e a compaixão?
Quantas vezes nos consideramos espiritualizados e evoluídos e não conseguimos compreender que cada ser está em um nível evolutivo diferente e que é preciso respeito.
Em quantas oportunidades pousamos de espiritualizados no trabalho, com as pessoas mais distantes, mas com a família, os amigos, gritamos, ofendemos, sempre querendo ter razão. Grande armadilha!!
Cada um tem um ponto de vista e determinadas crenças, as quais mudarão e se moldarão ao passar por novas experiências e aprendizados. E quem disse que estamos sempre certos?? As verdades são relativas. O que é verdade para nós, para outras pessoas não é; o que temos como verdade hoje, amanhã pode não ser mais.
Não é porque as pessoas nos magoam, nos criticam, fazem comentários mentirosos a nosso respeito que temos que "dar o troco", "pagar com a mesma moeda".
Essa época do "olho por olho, dente por dente" já acabou há milênios e se ainda é utilizada de diferentes formas, somente as pessoas distantes de Deus, de sua essência, que se sujeitam a tais práticas.
Se não conseguimos perceber que "dar o troco" quando somos injustiçados é algo inferior e prejudicial, sinceramente, estamos bem distantes da evolução espiritual.
Ora, essas situações e pessoas são apenas gatilhos e armadilhas, as quais é preciso identificar!! Recordando sempre da célebre frase do Mestre Jesus "Orai e Vigiai".
Isso porque os nossos pensamentos, emoções e sentimentos podem sim fazer com que permanecemos estagnados, adquirido desafetos e diversos conflitos, principalmente internos e deixemos em segundo plano nossa evolução espiritual.
Portanto, não há dúvida que somente o amor pode fazer com que mudemos nossos hábitos inferiores, pois quando aprendemos a enxergar a essência, inclusive dos nossos desafetos, subimos mais um degrau da nossa caminhada evolutiva.
Do mesmo modo, quando amamos incondicionalmente as nossas metas serão facilmente alcançadas.
Dessa forma, se torna imprescindível nos vigiarmos diariamente e com sinceridade, conectados com nosso Eu Superior e nos perguntarmos se realmente não estamos deixando o ego, a vaidade, a arrogância e a inveja destruir nossa caminhada evolutiva.
Somente o amor, a compaixão e a humildade nos mostrarão quem realmente somos. Todos nós fazemos parte de um grande plano divino e nossa missão é evoluir a cada dia, curando os sentimentos negativos e inferioridades.
Então, a partir de hoje, vamos tentar a cada dia ver a essência em cada pessoa que reencontramos, entendendo que a evolução plena depende da harmonia entre todos nós.

Exibições: 238

Tags: amor, arrogancia, ego, humildade

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

COLABORE

Parceiros

TWITTER AMIGO

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Siga-nos

Artigos

O PORÃO INTERIOR

É comum termos receio de descer até o porão de nossa consciência, porque lá vamos nos deparar com muitos espelhos a refletir as nossas imagens – Sim, nossas imagens!

 

A verdade é…

PENSAMENTO E EVOLUÇÃO ESPIRITUAL (por Michele Ribeiro de Melo)

        A mediunidade é um fenômeno natural, próprio do ser humano, é a faculdade que permite aos encarnados entrar em contato com o Plano Espiritual. 

        O codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, ensinou-nos que todos somos…

© 2014   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço