Ansiedade, Pânico e Depressão

Em meio a correria do cotidiano e as consequências do estresse, um grande número de pessoas são atingidas por problemas físicos e emocionais, muitas vezes sem se dar conta da proporção que podem tomar, causando sofrimento e dor.

Entre os males crescentes que comprometem a qualidade de vida, estão os diversos tipos de transtornos, como é o caso da ansiedade, do pânico e da depressão, que em alguns casos, podem estar associados.

Uma série de sintomas caracterizam esses transtornos. A depressão, por exemplo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde afeta 350 milhões de pessoas de todas as idades em todo mundo e pode se apresentar de forma leve, moderada e grave. Se trata de um transtorno mental comum caracterizado por uma tristeza persistente ou perda de interesse, alterações no humor, sono e apetite, energia e concentração e em sua forma mais grave pode ter consequências ainda piores.

No caso do transtorno de ansiedade é caracterizado por sintomas como preocupação excessiva, problemas de concentração e no sono, manifestações que podem levar a um quadro depressivo.

O pânico, representa um transtorno de ansiedade intensa recorrente, desencadeado após situações de estresse extremo. Se manifesta por um conjunto de sintomas físicos, entre eles, tensão muscular, tremores, tonturas intensas, angústia constante, taquicardia, sudorese, sensação de medo, pensamentos negativos e obsessivos e outros.

Ainda de acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Seja qual for o caso é fundamental a busca por ajuda médica e psicológica. Sem esquecer que é necessário considerar como lembra a Doutrina Espírita, que os transtornos emocionais como ansiedade, pânico e depressão também envolvem uma profunda relação corpo e espírito, ou seja, por trás das doenças psíquicas também se encontram as influências espirituais, que precisam ser levadas em conta.

Em relação a interferência sobre nossos pensamentos e ações, explica a questão 459 de O Livro dos Espíritos:

“Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem”. E complementa quanto a sintonia desses pensamentos na 463: “Pode ser bom ou mau, segundo a natureza do Espírito encarnado. É sempre bom para aquele que ouve as boas inspirações”.

Essas reflexões lembram o quanto um olhar mais amplo a respeito dos transtornos psíquicos, como é o caso da ansiedade, do pânico e da depressão pode significar o inicio para um caminho de autoconhecimento e o despertar para a necessidade de uma abordagem integrada, que trate em conjunto, corpo, mente e espírito.

Fonte: https://espirito.org.br

Exibições: 168

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
4 horas atrás
Mauro Araújo Matoso de Lima curtiu a postagem no blog Angústias De Um Dirigente Espírita de PATRIZIA GARDONA
4 horas atrás
Helena Padilha de Meneses curtiram o perfil de Helena Padilha de Meneses
16 horas atrás
Ícone do perfilNilton Cardoso deu um presente para José Ricardo Fernandes
ontem
Nilton Cardoso e José Ricardo Fernandes agora são amigos
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Hanseníase. Você o conhece? de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"  N.F.P, 23, noiva, não consegue sentir mais os pés, (...) e sua sensibilidade totalmente debilitada. Ela tem hanseníase, doença mais conhecida como lepra. Sua primeira atitude foi querer se suicidar, mas agora,…"
sábado
José Ricardo Fernandes curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
sexta-feira
José Ricardo Fernandes curtiram o perfil de Nilton Cardoso
sexta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
quinta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Especial de Natal" é Repudiado. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" A atriz Paris Jackson deve interpretar Jesus como uma mulher lésbica no próximo filme. https://observatoriodemusica.uol.com.br/noticia/filha-de-michael-jackson-vai-interpretar-jesus-em-filme-com-artista-que-fez-porno No Brasil…"
quarta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Empoderamento da Mulher. O Exemplo de Norberta de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"NASA renomeia sua sede em homenagem à engenheira Mary W. Jackson A primeira engenheira negra da agência espacial norte-americana trabalhou na construção do túnel de pressão supersônico, que…"
quarta-feira
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Fenômenos Mediúnicos, Metapsíquicos e Parapsicológicos de PATRIZIA GARDONA
29 Jun

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço