Antes que seja tarde demais – por Sidney Fernandes

Reconcilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele…

Mateus, 5:25

Nunca dantes a cidade São Paulo reuniu um grupo de jovens capaz de fazer tanto barulho. Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Menotti Del Pichia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, com a Semana de Arte Moderna de 1922, jogaram São Paulo para o centro de renovação artística e cultural do país.

Oswald e Mário, não eram irmãos, como muitos supunham, foram amigos durante poucos anos e logo tomaram rumos diversos. Os seus temperamentos eram diferentes e preconizaram uma das contendas mais tristes da história da cultura brasileira. A briga definitiva entre eles ocorreu em 1929 e jamais foi esquecida.

Brincadeiras ferinas e provocações de Oswald causaram o rompimento entre os dois Andrades. Oswald se arrependeu, chorou amargamente quando Mário morreu, e ficou triste de não ter podido se reconciliar com ele, antes disso. Reuniram-se, enfim, depois da morte, no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

Muitos amigos comuns se esforçaram para reconciliá-los, principalmente Tarsila do Amaral, que, na época, estava casada com Oswald e continuou sendo amiga de Mário. Imagino que ambos preferiram continuar vivendo brigados, permanecendo assim por muitos anos, com suas existências azedadas pelo ressentimento. Se houvessem exercitado um pouco de compreensão e tolerância, talvez tivessem se aproximado, antes que fosse tarde demais.

***

Naquela manhã, Doutor Gualberto estava sério e preocupado. Médico oncologista, sempre passava, ao final do cansativo plantão noturno, pela casa de apoio dos voluntários de um hospital público.

Embora dura a jornada, sempre tinha um sorriso ou alguma pitoresca história, que contava, enquanto tomava um cafezinho, para ganhar energia para o dia que iria se iniciar.

Notando a inabitual seriedade, a turma logo se solidarizou com ele, buscando animá-lo. Com um sorriso meio sem graça e uma lágrima disfarçada, Gualberto contou que, na madrugada, teve uma conversa com Otávio, senhor de oitenta e dois anos, em estado terminal na UTI.

— Pelo amor de Deus, Doutor Gualberto. Dê-me pelo menos mais um dia de vida. Não posso morrer assim…

— Assim como, Otávio?

— Sem me reconciliar com meu filho. Muitos anos atrás tivemos uma desavença, daquelas em que um não olha mais para a cara do outro. Arrependo-me amargamente de ter sido tão duro e intransigente. Não posso partir sem ao menos pedir perdão para meu filho.

— No plantão desta madrugada — confessou Doutor Gualberto aos seus improvisados confidentes —, tive a confirmação do que venho pensando há muitos anos. De nada adiantam a posição social, a riqueza, a fama ou o prestígio político. Meu paciente está no fim de suas ilusões. A única coisa que almeja — e não sei se terá tempo para isso — é partir desta vida de bem com seu filho. Será que todos nós já temos noção dessa realidade?

Para alegria e alívio do Doutor Gualberto, naquele mesmo dia o filho de Otávio foi visitá-lo no hospital.

— Felizmente — arrematou o médico, uma semana mais tarde — Otávio partiu em paz.

***

Otávio e os escritores Oswald e Mário de Andrade viveram situações em que poderiam e deveriam ter perdoado, superado o orgulho e se reconciliado com seus desafetos.

Felizmente, o filho de Otávio aproveitou essa oportunidade em vida. Oswald e Mário só tiveram esse ensejo do outro lado da existência, onde, provavelmente, compreenderam como eram estúpidos os ressentimentos que se votavam mutuamente e infantis os motivos que os inspiravam.

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

ASSISTA AO VIVO


Clique no título para acessar o vídeo no Youtube

Ofensas e Ofensores - Evangelho na Rede com Carla Fabres

26/02 - 8:00 as 9:00h

Vontade Divina - (154) Cartas de Paulo (Carlos Alberto Braga)

26/02 - 19:30 as 20:45h

Palestra Ressurreição ou Reencarnação?

26/02 - 20:00 as 21:00h

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
2 horas atrás
Roberto Rezende curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Roberto Rezende curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Roberto Rezende curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
4 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
7 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Reflexão Biomédica na Quarta-Feira de Cinzas de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Carnaval e Verdades. Que encarnados lucram com o carnaval? O que fazem os desencarnados nesta hora? Os Anjos da guarda ficam de plantão? https://www.facebook.com/jacksonfreitas.dossantos.9/videos/1587873111366672/ O Anjo da Guarda sempre…"
8 horas atrás
Ícone do perfilMarco Antonio Sarmeiro Maia, renata kelen cardoso camara, Filipe e mais 5 pessoas entraram em RAE
10 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

1 março 2020 de 18 a 19
“Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, este será o tema da palestra do pesquisador e orador Fabiano Santos (de Vitória-ES). Será no próximo domingo 01 de março de 2020, de 09 as 10 da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Fabiano Santos está como o atual presidente da FEEES – Federação Espírita do Estado do Espírito Santo.…Ver mais...
12 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog AMAS O BASTANTE/ de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Evangeliza teu filho. Demonstre que o Ama Bastante. Nossos pais fizeram o que puderam, diante de nossas tendências. Se o leitor oferecer à sociedade “Homem de Bem” estará com um resultado de “bom tamanho”.…"
ontem
Carlos da Silva Santos curtiram o perfil de Anete Guimarães
ontem
ehdson albuquerque e Raquel Aguillar agora são amigos
segunda-feira
Carlus Martel comentou a postagem no blog Carnaval - não há outra disposição que não seja o da abstinência espontânea do folguedo (Jorge Hessen) de os pae
segunda-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Intolerância Religiosa em fevereiro de 2020, no Rio de Janeiro. Nenhuma nota de repúdio! “Cinquenta Anos Depois” é um romance. Emmanuel conta-nos uma história ligada ao Cristianismo do século II. Nele, o…"
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Reflexão Biomédica na Quarta-Feira de Cinzas de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Carnaval. Atualidades psiquiátricas. Para as pessoas normais o carnaval é uma festa propícia à afetividade, pois permite e provoca uma saudável liberação de alegria e do bem estar.  Entretanto,…"
domingo
Ícone do perfilFábio Lavor Bezerra, Mauro Molina, Cecilia Carvalho e mais 2 pessoas entraram em RAE
domingo

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço