Anticristo – Senhor do Mundo: Obra raríssima e histórica

Anticristo – Senhor do Mundo: Obra raríssima e histórica

No dia de Kardec (3/10/2018), foi lançada uma obra raríssima – em edição digital -, de autoria do ex-presidente da Federação Espírita Brasileira Leopoldo Cirne (gestão 1900-1914), que sucedeu Bezerra de Menezes, grande divulgador das obras de Kardec.
Em mais um esforço para oferecer aos estudiosos do Espiritismo subsídios para o conhecimento histórico e fundamentação doutrinária acerca da Terceira Revelação, a equipe “Luz Espírita” em parceria com o site “Autores Espíritas Clássicos” finalizou a edição de uma importante obra literária e agora a disponibiliza para todos em edição digital. Trata-se do livro Anticristo - Senhor do Mundo, da autoria do memorável Leopoldo Cirne. O objetivo da obra, definido pelo autor é claro: “[...] apreciando a ação perturbadora do Anticristo na existência da igreja – alvo do seu inveterado rancor – do mesmo que em todas as manifestações da vida humana, em que essa interferência transparece, colher ensinamentos e advertências para salvaguarda dos que, nesta época de transformações e num radioso futuro que se avizinha, desejem sinceramente seguir a Jesus e necessitam estar apercebidos contra as insidiosas manobras dos que com propriedade são denominados inimigos da luz. [...] O presente estudo é assim uma contribuição exclusivamente pessoal, fundada na observação e análise dos fatos à luz dos conhecimentos adquiridos na doutrina espírita, que temos a felicidade de professar há quarenta anos”. Leopoldo Cirne esclarece que entende por “Anticristo” uma força, também chamada de “príncipe deste mundo”, “poder das trevas”, que age “em oposição, deliberada e sistematicamente, ao plano evolutivo traçado por Deus à humanidade”.
Em “Anticristo. Senhor do Mundo”, o autor trata da trajetória do Cristianismo e do Espiritismo, focalizando progressos e enganos.
No desenvolvimento do tema, na parte sobre Espiritismo, surgem informações e depoimentos históricos. Leopoldo Cirne renovou os Estatutos da FEB no ano de 1902, instituindo o estudo das obras completas de Allan Kardec como básicas para a instituição, retirando a referência ao estudo de obras de J.B. Roustaing e eliminando os poderes discricionários que haviam sido concedidos a Bezerra de Menezes, pois este assumiu a FEB em momento de profunda crise. Em 1904 promoveu o I Congresso Espírita - o primeiro grande evento espírita do Brasil -, evocativo do Centenário do nascimento de Kardec, com a participação de mais de duas mil pessoas. Na oportunidade foi aprovada sua proposta “Bases de Organização Espírita”, definindo que a FEB filiaria diretamente centros espíritas e orientaria o trabalho de união dos espíritas, estimulando a fundação de Federações Estaduais. Até então somente existiam duas Entidades Federativas Estaduais. Dedicou-se para implantar a “Escola de Médiuns” e iniciou a promoção do Esperanto na FEB e junto ao movimento espírita (1909). Em sua gestão foi construída e inaugurada a sede própria da FEB, em dezembro de 1911. Atualmente é a chamada Sede Histórica da FEB, sita à av. Passos, 30, no Rio de Janeiro.
Em virtude de resistências dentro da FEB, que não concordavam com algumas inovações e propostas implantadas por Cirne, principalmente do setor de “Assistência aos Necessitados” e também um certo descontentamento dos seguidores da obra Roustaing, o presidente Leopoldo Cirne perdeu a eleição para a presidência em 1914. Analisa este cenário e as dificuldades estatutárias, organizacionais e doutrinárias da FEB. Retira-se completa e definitivamente da instituição, mantendo-se em atividades espíritas como escritor e expositor. Cirne desencarnou com 71 anos de idade no Rio de Janeiro em 1941.
Nos últimos capítulos do livro, Cirne faz uma significativa análise da obra de Allan Kardec, diferenciando-a de interferência ou confusões com outras obras como de Roustaing, da Teosofia e do Esoterismo.
Esta obra lançada em 1935, esgotada há décadas e raríssima, contém subsídios para estudos e muitas reflexões para o cenário do movimento espírita.
O Prefácio da edição digital é de autoria de Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da FEB.
Mais informações – link:
https://espiritismoemmovimento.blogspot.com/2018/10/sala-de-leitura...;
Para download gratuito – link:
http://luzespirita.org.br/leitura/pdf/L163.pdf

Exibições: 527

Comentar

Você precisa ser um membro de . para adicionar comentários!

Entrar em .

Comentário de Ana Lucia F. Ribeiro da Silva em 12 outubro 2018 às 18:13

Orar e Vigiar sempre

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Denílson Alves curtiram a página Canal 1 de Amigo Espírita
1 hora atrás
Denílson Alves curtiu a postagem no blog Natureza e Beleza pelo olhar de Léon Denis de Amigo Espírita
2 horas atrás
Denílson Alves curtiram a discussão FUNÇÃO DO DOUTRINADOR de Amigo Espírita
2 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog Despotismos, Chico Xavier, forças armadas e Deus acima de todos (Jorge Hessen) de os pae
10 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog Despotismos, Chico Xavier, forças armadas e Deus acima de todos (Jorge Hessen) de os pae
10 horas atrás
edina aparecida da silva curtiram o evento “O Amor que Transforma”, com Rogério Alencar ao vivo na RAETV de Carlos Pretti - SCEE
17 horas atrás
Amanda e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
17 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira
21 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
21 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Despotismos, Chico Xavier, forças armadas e Deus acima de todos (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Karen Cristina Simões Camargo
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Karin
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Paulo Araujo
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Márcio Oliveira
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de alvinbolo
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de MARIA CLAUDIA PENCHIARI
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Marlowa Barcellos Ribeiro
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de sergio aparecido narcizo
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Amanda Moreira
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Mariana Veríssimo de Souza
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço